UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Metodologia do Trabalho Científico

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO

Código:

ICHPO32103

Período/Série:

Turma:

HN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

15

Total:

60

Obrigatória:

(X )

Optativa:

( )

Professor(A):

 

Ano/Semestre:

 

Observações:

Plano de reposição do semestre 2021-1, elaborado conforme a Resolução CONGRAD 25/2020. A disciplina será ministrada por meio da Plataforma Microsoft Teams no canal   https://bit.ly/MetTrabCienífico.

 

EMENTA

Os gêneros textuais acadêmicos. O uso da paráfrase, da citação, da nota de rodapé. A construção de uma atitude ética diante do plágio. A produção do fichamento, do resumo e da resenha. O seminário, a prova e o relatório.

JUSTIFICATIVA

 A disciplina Metodologia do Trabalho Científico, ofertada no início do curso, visa fornecer aos discentes os conhecimentos necessários à organização da vida acadêmica, métodos científicos para o desenvolvimento da leitura, interpretação, produção de textos, a pesquisa e produção do conhecimento científico de forma ética e responsável. É fundamental para um melhor aproveitamento durante o curso e formação para a vida profissional, sendo imprescindível ao alcance dos objetivos do Projeto Pedagógico do Curso.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

- Fornecer o conhecimento sobre os métodos científicos necessários para trabalhar metodologicamente a leitura, análise e interpretação de textos acadêmicos e orientar a produção de diferentes gêneros textuais acadêmicos.

Objetivos Específicos:

 - Orientar para elaboração de fichamentos, resumos e resenhas;

- Conhecer a diferença entre a paráfrase e o plágio;

- Construir uma atitude ética em relação ao plágio.

PROGRAMA

 

Unidade 1- A educação superior e a formação científica, profissional e política.

  1. Universidade: ensino, pesquisa e extensão
  2. Organização da vida acadêmica
  3.  O estudo, a leitura e a interpretação de texto

 Unidade 2- A produção de gêneros textuais acadêmicos

2.1. O resumo

2.2. O seminário, a prova e o relatório.

2.3. O fichamento

2.4. A resenha

Unidade 3- O conhecimento científico e a autoria na produção acadêmica

3.1. O plágio

3.2 A paráfrase, citação e a nota de rodapé

3.3. O texto historiográfico a citação e a nota de rodapé

Unidade 4- Gêneros textuais acadêmicos

4.1 O artigo científico

4.2 A monografia

4.3 O ensaio acadêmico

METODOLOGIA

 

A disciplina será ministrada no formato remoto por meio da Plataforma de TI Office.com – Microsoft Teams – Equipe: Metodologia do Trabalho Científico 2021-1, com acesso por meio do link https://bit.ly/MetTrabCienífico. A plataforma é acessada de forma gratuita com e-mail ID UFU. As orientações para criar o e-mail acadêmico @ufu.br estão disponíveis no link http://www.ibtec.ufu.br/system/files/conteudo/email_academico_ufu.pdf.  A aula de apresentação da disciplina será ministrada no Canal Geral e as aulas subsequentes no canal referente à unidade estudada.

As aulas síncronas serão ministradas às sextas-feiras das 19:00 às 21:00 horas, somando 2 horas semanais, de acordo com a Resolução Congrad 25/2020, por meio de encontros gravados no Microsoft Teams e disponíveis no Microsoft Stream.

As atividades assíncronas, somando 2 horas semanais, serão desenvolvidas da seguinte forma:

- Estudo e leitura da bibliografia – 1 hora semanal;

- Realização de tarefas e avaliações – 1 hora semanal.

Os atendimentos individuais ou em grupo serão realizados por meio de reuniões no Microsoft Teams às quintas-feiras das 14:00 às 18:00 horas, mediante agendamento prévio.

A bibliografia básica e complementar, a ser utilizada nas aulas, está disponível na Plataforma Microsoft Teams, no canal respectivo de cada unidade do programa, na guia “Arquivos”, de acordo com a sequência do seu desenvolvimento. Todos os textos, mesmo aqueles que estão disponíveis em plataformas on line, serão baixados de suas plataformas (ou digitalizados) e adicionados no canal respectivo da Unidade em que serão utilizados. Os textos também estão disponíveis no link informado em cada texto ou no Drive, que pode ser acesso por meio do link http://bit.ly/Drive-Metodologia.

O Canal Geral da equipe na Plataforma Teams (https://bit.ly/MetTrabCienífico)   será utilizado para postagens. As orientações para as atividades de avaliação serão geradas na guia “Tarefa”, onde também serão postadas as atividades realizadas pelo(a) discente. Os materiais didáticos utilizados na disciplina e as atividades de avaliação entregues pelos discentes serão arquivados no Google Drive- http://bit.ly/Drive-Metodologia.

 Observação importante: Qualquer dificuldade de acesso à plataforma, bem como de realização das atividades, entrar em contato por meio do endereço de e-mail dalva.oliveira@ufu.br .

AVALIAÇÃO

 

O processo de avaliação será constante, pois é fundamental para o alcance dos objetivos, portanto se fará um acompanhamento atencioso da frequência e participação nas aulas. O objetivo primordial da disciplina é o desenvolvimento de métodos de leitura, análise e interpretação de textos acadêmicos, condição para a produção de diferentes gêneros textuais acadêmicos, portanto a avaliação se dará a partir da produção desses gêneros, conforme explicitado abaixo:

  1. Redação de resumo de texto (especificado no cronograma da disciplina), aplicando a metodologia ensinada e as normas da ABNT - Valor 25 pontos;

 

  1. Elaboração de fichamentos de leitura (de texto especificado no cronograma da disciplina), aplicando a metodologia ensinada e as normas da ABNT - Valor 25 pontos;

 

  1. Redação de uma resenha crítica de leitura (do livro especificado no cronograma da disciplina), aplicando a metodologia ensinada e as normas da ABNT. Valor 50 pontos;

Os critérios de avaliação a serem observados remetem às características especificas de cada gênero textual. Serão avaliadas a aplicação das normas da ABNT; a correção gramatical; a construção textual lógica, clara e autoral; a compreensão e interpretação correta dos textos.

A verificação da frequência se fará por meio da lista emitida pela Plataforma Teams, com o registro do horário de entrada e saída da sala.

BIBLIOGRAFIA

Básica

ANDERY, Maria Amália [et al.]. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. 4. ed Rio de Janeiro: Garamond, 2014. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3034831/mod_resource/content/1/Texto%20-%20Para%20compreender%20a%20ci%C3%AAncia.pdf

 

MEDEIROS, João Bosco.  Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2007. Disponível em: https://aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php?file=%2F255736%2Fmod_resource%2Fcontent%2F1%2FREDA%C3%87%C3%83O%20CIENT%C3%8DFICA%20-%20RESENHA.pdf

 

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2013. https://www.ufrb.edu.br/ccaab/images/AEPE/Divulga%C3%A7%C3%A3o/LIVROS/Metodologia_do_Trabalho_Cient%C3%ADfico_-_1%C2%AA_Edi%C3%A7%C3%A3o_-_Antonio_Joaquim_Severino_-_2014.pdf

Complementar

 

ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 21. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5755876/mod_resource/content/1/ECO%2C%20Humberto.%20Como%20se%20Faz%20uma%20Tese.%20Perspectiva%2C%2013ed%2C%201977.pdf

 

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 5ª ed., São Paulo: Atlas, 2003. Disponível em: http://docente.ifrn.edu.br/olivianeta/disciplinas/copy_of_historia-i/historia-ii/china-e-india/view

 

 

LEITE, Fernando C.L.; COSTA, Sely M. de S. Gestão do conhecimento científico: proposta de um modelo conceitual com base em processos de comunicação científica. Ciência da Informação, Brasília, V. 36, n. 1, p. 92-107, jan./abr. 2007. Disponível em:  https://www.scielo.br/j/ci/a/3dHC9m593WJFcVWSRhNjnCJ/abstract/?lang=pt

 

MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane; ABRE-TARDELLI, Lilia Santos.  O resumo escolar: uma proposta de ensino do gênero, Signum: Est. Ling., Londrina, nº 8/1, p. 89-101, jun. 2005. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3638

 

MELLO, M. T. de. A leitura nas práticas de letramento acadêmico: estratégias de análise e compreensão. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 228–244, 2018. DOI: 10.35699/2237-5864.2018.2478. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2478 . Acesso em: 10 nov. 2021.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Dalva Maria de Oliveira Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 09/12/2021, às 22:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.070949/2021-06 SEI nº 3246812