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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: GFI171 |
COMPONENTE CURRICULAR: INTRODUÇÃO À FILOSOFIA |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE FILOSOFIA |
SIGLA: IFILO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60H |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 |
CH TOTAL: 60H |
OBJETIVOS
Discutir a relação entre Polis e filosofia no pensamento grego.
Compreender o debate travado entre mito, logos e a sua vinculação com a educação do homem político.
Ementa
Esta disciplina, utilizando-se de autor ou tema clássico da Filosofia, procurará introduzir o aluno em questões centrais da História da Filosofia.
PROGRAMA
I – A formação do mundo grego.
1.1 – A civilização micênica.
1.2 – A sociedade e política arcaicas.
1.3 – O nascimento da Polis:
a) a palavra como instrumento político;
b) a redação das leis e a publicação da dike;
c) a partilha da arché.
II – A filosofia no quadro da cidade.
2.1 – Platão – Apologia de Sócrates:
a) a cidade como tribunal da filosofia;
b) a filosofia e a reflexão ética.
2.2 – Platão – Górgias:
a) o saber que produz a retórica;
b) a persuasão e os tribunais e assembléias;
c) distinção entre crença e saber;
d) dois métodos: retórica e dialética;
2.3 – Platão – Protágoras:
a) a diferença entre técnica e política;
b) o mito cosmogônico de Prometeu e a fundação da Polis;
c) a Polis como fundamento da ética.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BURCKHARDT, Jacob. História de la cultura griega. Barcelona: Editorial Ibéria, 1953.
FINLEY, M. I. Grécia primitiva: Idade do Bronze e Idade Arcaica. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
____________ . O Mundo de Ulisses. Lisboa: Editorial Presença, s/d.
GLOTZ, G. A Cidade Grega. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. Bertrand Brasil, 1988.
HEIDEGGER. Essais et conférences. Paris: Gallimard, 1958 (Traduit de l’allemand par André Preau et préfacé par Jean Beaufret).
JAEGER, W. Paidéia: a formação do homem grego. São Paulo: Martins Fontes, 1986.
KOURÉ, A. Introdução à leitura de Platão. Lisboa: Edições 70, 1985.
MOSSÉ, Claude. As Instituições Gregas. Lisboa: Edições 70, 1985.
_____________. Lè procès de Socrate. Bruxelles: Complexe, 1996.
PLATÃO. A República. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1987.
_______. Apologia de Sócrates.
_______. Górgias.
_______. Protágoras.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
SNELL, B. La cultura greca e lê origini del pensiero europeo. Torino: Giulio Einaudi, 1963.
VERNANT, J. P. As origens do pensamento grego. 6. ed. Rio de Janeiro: Ed. Brasil, 1984.
VERNANT, J. P e VIDAL-NAQUET, P. Mito e tragédia na Grécia antiga. São Paulo: Duas Cidades, 1977, vol. I.
______________________________. Mito e tragédia na Grécia antiga. São Paulo: Brasiliense, 1991, vol. II.
aprovação
Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos Coordenadora dos Cursos de Graduação em História |
Prof. Dr. Alexandre Guimarães Tadeu de Soares Diretor do Instituto de Filosofia |
Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 04/10/2019, às 20:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Alexandre Guimarães Tadeu de Soares, Diretor(a), em 09/10/2019, às 12:05, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.088380/2019-11 | SEI nº 1599394 |