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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: FACED31501 |
COMPONENTE CURRICULAR: DIDÁTICA GERAL |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
SIGLA: FACED |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60h |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 |
CH TOTAL: 60h |
OBJETIVOS
Refletir sobre o papel sócio-político da educação e da didática em suas múltiplas relações com a escola e para além dela.
Analisar as principais concepções referentes à educação e à formação do/a educador/a na sociedade contemporânea, em diferentes espaços educativos.
Compreender os elementos que constituem a organização do trabalho pedagógico: planejamento, avaliação, seus significados e práticas.
Ementa
Educação, Didática e Formação docente. Teorias Pedagógicas: desafios do processo ensino- aprendizagem na sociedade contemporânea em diferentes espaços educativos. Organização do trabalho pedagógico no processo de planejamento e avaliação.
PROGRAMA
Unidade 1: Educação e didática: as diferentes perspectivas de análise sobre a escola, o ensino e a aprendizagem.
1.1. As diferentes concepções de educação, didática e suas implicações na formação e atuação docente.
1.2. O papel da escola na atualidade.
Unidade 2: Teorias Pedagógicas: desafios do processo ensino-aprendizagem na sociedade contemporânea em diferentes espaços educativos
2.1. Pressupostos teóricos, históricos, filosóficos e sociais da educação, da didática e da escola.
2.2. O processo de ensinar e aprender em diferentes contextos formativos/educativos.
Unidade 3- Organização do trabalho pedagógico no processo de planejamento e avaliação.
A ação docente no processo de ensino-aprendizagem e em diferentes espaços educativos.
Planejamento no processo de ensino-aprendizagem: limitações e possibilidades
Avaliação no processo de ensino-aprendizagem: concepções e métodos.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CANDAU, V. M. (Org.). A didática em questão. 29. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 37. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.
GADOTTI, M. História das ideias pedagógicas. 8. ed. São Paulo: Ática, 2002.
HERNÁNDEZ, F.; VENTURA. M. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
LUCKESI, C.C. Filosofia da educação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 19.ed. São Paulo: Cortez, 2008.
MIZUKAMI, M.G. Ensino: As abordagens do Processo. São Paulo. Editora Pedagógica Universitária, 1986.
SACRISTÁN, G e GÓMEZ.A. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre, ARTMED, 1998.
VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: projeto de ensino aprendizagem e projeto político pedagógico. 18. ed. São Paulo: Libertad, 2008.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
FREITAS, L.C. Ciclos, seriação e avaliação: confronto de lógicas. São Paulo: Moderna, 2003. MASETTO, M. T. Didática: a aula como centro. São Paulo: FTD, 1997.
PORTO, M. R. S. Função social da escola. In: FISCHIMANN, R. Escola brasileira: temas e estudos. São Paulo: Atlas, 1987. p. 37-47.
RIOS, T.A. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
ROMÃO, J.E. Avaliação dialógica: desafios e perspectivas. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
VEIGA, I. P. A. (Org.)Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas, SP: Papirus, 2008.
aprovação
Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos Coordenadora dos Cursos de Graduação em História
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Profa. Dra. Geovana Ferreira Melo Diretora da Faculdade de Educação |
Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 05/12/2019, às 16:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Geovana Ferreira Melo, Diretor(a), em 09/01/2020, às 09:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.104146/2019-30 | SEI nº 1735625 |