UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

FACED31501

COMPONENTE CURRICULAR:

DIDÁTICA GERAL

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

SIGLA:

FACED

CH TOTAL TEÓRICA:

60h

CH TOTAL PRÁTICA:

0

CH TOTAL:

60h

 

OBJETIVOS

 

Ementa

Educação, Didática e Formação docente. Teorias Pedagógicas: desafios do processo ensino- aprendizagem na sociedade contemporânea em diferentes espaços educativos. Organização do trabalho pedagógico no processo de planejamento e avaliação.

 

PROGRAMA

Unidade 1: Educação e didática: as diferentes perspectivas de análise sobre a escola, o ensino e a aprendizagem.

1.1.            As diferentes concepções de educação, didática e suas implicações na formação e atuação docente.

1.2.         O papel da escola na atualidade.

 

Unidade 2: Teorias Pedagógicas: desafios do processo ensino-aprendizagem na sociedade contemporânea em diferentes espaços educativos

2.1. Pressupostos teóricos, históricos, filosóficos e sociais da educação, da didática e da escola.

2.2. O processo de ensinar e aprender em diferentes contextos formativos/educativos.

 

Unidade 3- Organização do trabalho pedagógico no processo de planejamento e avaliação.

  1. A ação docente no processo de ensino-aprendizagem e em diferentes espaços educativos.

  2. Planejamento no processo de ensino-aprendizagem: limitações e possibilidades

  3. Avaliação no processo de ensino-aprendizagem: concepções e métodos.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CANDAU, V. M. (Org.). A didática em questão. 29. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 37. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

GADOTTI, M. História das ideias pedagógicas. 8. ed. São Paulo: Ática, 2002.

HERNÁNDEZ, F.; VENTURA. M. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

LUCKESI, C.C. Filosofia da educação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 19.ed. São Paulo: Cortez, 2008.

MIZUKAMI, M.G. Ensino: As abordagens do Processo. São Paulo. Editora Pedagógica Universitária, 1986.

SACRISTÁN, G e GÓMEZ.A. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre, ARTMED, 1998.

VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: projeto de ensino aprendizagem e projeto político pedagógico. 18. ed. São Paulo: Libertad, 2008.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

FREITAS, L.C. Ciclos, seriação e avaliação: confronto de lógicas. São Paulo: Moderna, 2003. MASETTO, M. T. Didática: a aula como centro. São Paulo: FTD, 1997.

PORTO, M. R. S. Função social da escola. In: FISCHIMANN, R. Escola brasileira: temas e estudos. São Paulo: Atlas, 1987. p. 37-47.

RIOS, T.A. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

ROMÃO, J.E. Avaliação dialógica: desafios e perspectivas. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

VEIGA, I. P. A. (Org.)Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas, SP: Papirus, 2008.

 

aprovação

 

 

Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos

Coordenadora dos Cursos de Graduação em História

 

Profa. Dra. Geovana Ferreira Melo

Diretora da Faculdade de Educação

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 05/12/2019, às 16:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Geovana Ferreira Melo, Diretor(a), em 09/01/2020, às 09:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1735625 e o código CRC CFD0FC45.




Referência: Processo nº 23117.104146/2019-30 SEI nº 1735625