UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conselho do Instituto de Geografia

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Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA TERCEIRA REUNIÃO DO ANO DOIS MIL E VINTE E DOIS, EM CARÁTER ORDINÁRIO, DO CONSELHO DO INSTITUTO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA


ATA DA TERCEIRA REUNIÃO DO ANO DOIS MIL E VINTE E DOIS, EM CARÁTER ORDINÁRIO, DO CONSELHO DO INSTITUTO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Aos vinte e quatro dias do mês de março de dois mil e vinte e dois, às 14h00min, teve início a terceira reunião ordinária do Conselho do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, de forma remota, no ambiente virtual https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/elton-da-silva-negreto, sob a presidência do Prof. Dr. João Vitor Meza Bravo, Presidente, em exercício, do Conselho do Instituto de Geografia, com a presença dos seguintes conselheiros: Ângela Suélem Rocha Veloso, Antonio Marcos Machado de Oliveira, Breno de Souza Martins, Cláudia de Sousa Rodrigues Cláudio Antonio Di Mauro, Elton da Silva Negreto, Fernando Luiz de Paula Santil, Gabriel do Nascimento Guimarães, Gelze Serrat de Souza Campos Rodrigues, Paulo Cezar Mendes, Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo, Sérgio Luis Miranda, Vivianne Peixoto da Silva. Justificaram ausência os seguintes conselheiros: Ana Paula Dechen, Antônio Carlos Freire Sampaio, Boscolli Barbosa Pereira, Dênis Sebastião Ramos Firmino, Rodrigo Bezerra de Araújo Gallis. O Conselheiro Filipe Goulart Lima foi representado pelo Substituto Eventual Breno de Souza Martins. O professor João Vitor recepcionou os conselheiros e servidores do IGUFU e, em seguida, deu início à reunião. ORDEM DO DIA: Primeiramente, foram apreciadas as atas de reuniões anteriores. 1.1) Ata da 2ª Ordinária/2022 do Conselho do IGUFU, de 24 de fevereiro de 2022. Processo: 23117.007267/2022-30; Protocolo SEI 3451539. O professor João Vitor abriu espaço às considerações e, não havendo, colocou a Ata em votação, sendo aprovada com 11 votos favoráveis, nenhum voto contrário e 03 abstenções.  1.2) Ata da 4ª Extraordinária/2022 do Conselho do IGUFU, de 10 de março de 2022. Processo:23117.070727/2021-85; Protocolo SEI 3430491. O professor João Vitor abriu espaço às considerações e, não havendo, colocou a Ata em votação, sendo aprovada com 10 votos favoráveis, nenhum voto contrário e 03 abstenções. 1.3) Ata da 5ª Extraordinária/2022 do Conselho do IGUFU, de 17 de março de 2022. Processo: 23117.016379/2022-81; Protocolo SEI 3451506O professor João Vitor abriu espaço às considerações e, não havendo, colocou a Ata em votação, sendo aprovada com 10 votos favoráveis, nenhum voto contrário e 03 abstenções. 2.1) Informes da Direção do IGUFU. Não houve informes. 2.2) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. Não houve informes. 2.3) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Geografia. Não houve informes. 2.4) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Geologia. Não houve informes. 2.5) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Saúde Coletiva. Não houve informes. 2.6) Informes dos NDEs do Instituto de Geografia. Não houve informes. 2.7) Informes do Programa de Pós-Graduação em Geografia. Não houve informes. 2.8) Informes do Programa de Pós-Graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. Não houve informes. 2.9) Informes da Coordenação de Extensão. Não houve informes. 2.10) Informes dos Laboratórios do IG. Não houve informes. 2.11) Informes do representante dos alunos dos Cursos de Graduação. Não houve informes. 2.12) Informes do representante dos alunos dos Programas de Pós-Graduação. Não houve informes. 2.13) Informes dos representantes dos Técnicos Administrativos. Não houve informes.  PONTOS DE PAUTA: 3.1) Processo 23117.084095/2021-37. Apreciação do Parecer e Minuta de Resolução que estabelece norma complementar acerca de procedimentos, critérios de avaliação e formas de comprovação, que possam subsidiar as comissões avaliadoras em processos de remoção e redistribuição de docentes para o Instituto de Geografia. Relator: Sérgio Luiz Miranda. O professor Sérgio fez a leitura do Parecer 3454320, o qual foi apreciado pelos conselheiros, ponto a ponto, havendo amplo debate em várias temáticas. Após a leitura, o Parecer, com ajustes à Minuta, foi colocado em votação e aprovado com 10 votos favoráveis, nenhum voto contrário e 02 abstenções. 3.2) Deliberação sobre o retorno das atividades presenciais no PPGAT em 2021/2. O professor Paulo Cezar Mendes informou que, em reunião do Colegiado do Programa, foi decidido pelo formato remoto das aulas durante todo o semestre 2021/2, tendo a perspectiva de retorno presencial para os semestres posteriores. A decisão foi colocada em votação e aprovada por unanimidade, com 11 votos favoráveis. 3.3) ​Processo 23117.011967/2022-29. Apreciação do perfil de vaga para processo de remoção/redistribuição e aproveitamento de concurso para provimento de vaga ocupada pelo docente Daniel Sedorko, exonerado a pedido. O professor João Vitor fez a leitura do Comunicado (3466854) da Comissão, contendo as informações referentes ao perfil da vaga, a saber:​ - Campus de lotação: Campus Monte Carmelo (Monte Carmelo- MG); - Regime de Trabalho: 40h com Dedicação Exclusiva (DE); - Especificação do Edital Curso: Geologia Área: Geologia Sub-área: Paleontologia; - Nº de vagas: 01; - Qualificação Mínima Exigida: Graduação em Biologia ou Geologia ou Engenharia Geológica, com Doutorado na área de Paleontologia; - Disciplinas a serem ministradas: Biologia Aplicada às Geociências, Paleontologia I e Paleontologia II e quaisquer outras disciplinas determinadas pela Unidade Acadêmica. O(A) professor(a) também deverá conduzir atividades curriculares de extensão, tendo em vista a iminente curricularização da extensão prevista pela Resolução CNE nº 07/2018, que estabeleceu carga horária mínima de 10% de atividades de extensão para todos os cursos de graduação, e às Resoluções Internas sobre a Extensão na Universidade Federal de Uberlândia (n° 25/2019 do CONSUN e n° 13/2019 do CONGRAD). Após a leitura, o perfil apresentado foi submetido à votação e aprovado por unanimidade, com 11 votos favoráveis. 3.4) ​Processo 23117.011967/2022-29. Nomear comissão para o preenchimento do edital relativo ao processo de remoção/redistribuição e aproveitamento de concurso para provimento de vaga ocupada pelo docente Daniel Sedorko, exonerado a pedido. O professor João Vitor apresentou a sugestão de composição da comissão para o preenchimento do edital relativo ao processo, contida no Comunicado  3466854 anexo ao processo SEI 23117.011967/2022-29, a saber: - Filipe Goulart Lima (presidente); - Luciano Alessandretti; - Marco Antonio Delinardo da Silva. Em seguida, os nomes foram submetidos à votação e foi aprovada a composição da referida comissão, por unanimidade, com 12 12 votos favoráveis. 3.5) Processo 23117.009009/2022-98. Apreciação dos perfis de vaga para processo de remoção/redistribuição e aproveitamento de concurso para provimento de vagas ocupadas pelos docentes Roberto Rosa e Adriano Rodrigues, aposentados em 2021. O professor Antonio Marcos fez a leitura da Ata 3458107, contendo a definição de dois perfis de vaga, a saber: I) Perfil de vaga destina à Área do Ensino da Geografia: - Regime de Trabalho: 40h com de Dedicação Exclusiva; - Qualificação mínima exigida: Graduação em Licenciatura em Geografia e Doutorado em Geografia; - Campus de lotação: Santa Mônica; - Área e/ou subárea: Ensino de Geografia; - Disciplinas: Estágio Supervisionado; Metodologia para o Ensino de Geografia; Projetos Interdisciplinares (PROINTER); Seminário Institucional das Licenciaturas (SEILIC); Cartografia Escolar; e demais disciplinas na área que interessarem ao Instituto de Geografia. Após a leitura, o professor João Vitor submeteu o perfil apresentado em votação por parte do Conselho, sendo aprovado com 09 votos favoráveis, nenhum voto contrário e 02 abstenções. Em seguida, o professor Antonio Marcos continuou com a leitura da Ata 3458107, avançando para a leitura do outro perfil de vaga, a saber: II) Perfil da vaga destinada à Área de Geografia Humana/Planejamento Urbano e Regional: - Regime de Trabalho: 40h com de Dedicação Exclusiva; - Qualificação mínima exigida: Graduação em Bacharelado em Geografia com Doutorado em Geografia ou Planejamento Urbano e Regional ou Arquitetura e Urbanismo; - Campus de lotação: Santa Mônica; - Área e/ou subárea: Geografia Humana/Planejamento Urbano e Regional; - Disciplinas: Geografia Humana; Planejamento e Gestão Urbana; Planejamento e Gestão Territorial; Normatização do Trabalho Acadêmica-Científico; e demais disciplinas que interessarem ao instituto. Após a leitura, o professor Claudio Di Mauro apresentou proposta divergente, propondo que o perfil fosse destinado totalmente à área de planejamento. Houve ampla discussão e o docente João Vitor explicou que a proposta de composição entre as Áreas de Geografia Humana e Planejamento surgira durante o debate feito pela comissão. Especificamente, a proposta de composição tal qual apresentada foi encaminhada pelo docente William, Coordenador da Área de Planejamento, endossada pelo docente Rivaldo, Coordenador da Área de Geografia Humana. O professor Claudio manteve a solicitação de encaminhamento e o professor João Vitor abriu a votação com as duas propostas divergentes, da seguinte forma: 1) prosseguir com o perfil de vaga composto entre as Áreas de Geografia Humana e Planejamento, conforme apontado pela comissão; 2) perfil de vaga contemplando somente a Área de Planejamento, feita pelo professor Claudio. Na contagem obteve-se, para a proposta 1 o total de 05 votos, para a proposta 2 apenas 01 voto e foram contabilizadas 05 abstenções, prevalecendo então a proposta 1. 3.6) Processo 23117.009009/2022-98. Nomear as comissões para o preenchimento dos editais relativos aos processos de remoção/redistribuição e aproveitamento de concurso para provimento de vagas ocupadas pelos docentes Roberto Rosa e Adriano Rodrigues, aposentados em 2021. O professor Antonio Marcos fez a leitura dos nomes sugeridos para a composição das Comissões Examinadoras, designadas para o preenchimento do edital relativo ao processo de remoção/redistribuição e aproveitamento de concurso para provimento de duas vagas provenientes das aposentadorias dos professores Adriano Rodrigues dos Santos e Roberto Rosa. As Comissões serão compostas pelos seguintes membros, lotados no IGUFU: I) Para a vaga 1 destinada à área de Ensino de Geografia: 1- Prof. Dr. Sérgio Luiz Miranda (presidente) 2- Prof. Dr. Tulio Barbosa 3- Prof. Dr. Vicente de Paulo da Silva. II) Para a vaga 2 destinada à composição entre as áreas de Geografia Humana e Planejamento: 1- Prof. Dr. Rivaldo Mauro de Faria (presidente) 2- Prof. Dr. William Rodrigues Ferreira 3- Prof. Dr. Mirlei Fachini Vicente Pereira. Após a leitura, o professor João Vitor colocou em votação a composição das bancas conforme apresentado pelo docente Antonio Marcos, sendo as composições sugeridas aprovadas com 09 votos favoráveis, nenhum voto contrário e 02 abstenções. 3.7) Processo 23117.011017/2022-02. Homologar o resultado final da consulta eleitoral no IGUFU, realizada no dia 21 de março de 2022, para preenchimento de cargos no Colegiado do PPGAT e no Colegiado do Curso de Graduação em Geologia. O servidor Elton fez a leitura da Ata 3458458 de apuração do resultado final da consulta eleitoral no IGUFU, realizada no dia 21 de março de 2022, para preenchimento de cargos no Colegiado do PPGAT e no Colegiado do Curso de Graduação em Geologia: "Para Representante Docente no Colegiado do Programa de Pós Graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, os três candidatos inscritos fora eleitos com 100% dos votos válidos: - João Calos de Oliveira; - Marlene Teresinha de Muno Colesanti; - Maria Cristina de Moura Ferreira. Para Representante Docente no Colegiado do Curso de Graduação em Geologia, o candidato único Emerson Rodrigo Almeida foi eleito com 100% dos votos válidos." Após a leitura, o professor João Vitor colocou a Ata de Apuração 3458458 em votação, sendo a mesma aprovada por unanimidade, com 11 votos favoráveis. 3.8) ​Processo 23117.016786/2022-99. Pedido de Integralização em tempo inferior ao mínimo, requerido pela discente Mariana Eiko Borba Inoue, Matrícula 31711ECA002, do Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. O professor Fernando Santil fez a leitura do Parecer 3465927, o qual mostra-se favorável que o pedido de integralização curricular em tempo inferior ao estipulado no Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica seja concedido a acadêmica Mariana Eiko Borba Inoue. Após a leitura, o professor João Vitor colocou o Parecer em votação, sendo este aprovado por unanimidade, com 14 votos favoráveis. 3.9) ​Processo 23117.017009/2022-61.  com o Relatório de Progressão Funcional do Nível 1 para Nível 2, da Classe de Professor Associado, referente ao período de 13 de março de 2020 a 12 de março de 2022, da Professora Glaucia Carvalho Gomes, lotada no Instituto de Geografia. Relator: Comissão Permanente para Análise dos Processos de Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório, Progressão e Promoção na Carreira Docente. O professor Sérgio fez a leitura do Parecer 3467976, o qual mostra-se favorável à aprovação do relatório de atividades da Prof.a Dra. Gláucia Carvalho Gomes para a progressão do Nível 1 para o Nível 2 da Classe D (Associado) da carreira do magistério superior. Após a leitura, o professor João Vitor colocou o Parecer em votação, sendo o mesmo aprovado por unanimidade, com 11 votos favoráveis. 3.10) ​Processo 23117.018452/2022-50.  com o Relatório de Progressão Funcional, do Nível 2 para Nível 3, da Classe de Professor Adjunto, referente ao período de 20 de dezembro de 2019 a 20 de dezembro de 2021, da Professora Vivianne Peixoto da Silva, lotada no Instituto de Geografia. Relator: Comissão Permanente para Análise dos Processos de Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório, Progressão e Promoção na Carreira Docente. Item retirado de pauta. 3.11) Assuntos Gerais. O professor Gabriel do Nascimento Guimarães agradeceu a todos pelo tempo que contribuiu enquanto conselheiro e informou de sua remoção, a partir do mês de abril, para a Unidade FECIV/UFU, em Uberlândia. Em seguida, recebeu vários elogios e felicitações por parte dos conselheiros. Nada mais havendo a  tratar, o Senhor Presidente, em exercício, deu por encerrada a sessão e, para constar, eu, Elton da Silva Negreto, Secretário do Instituto de Geografia, lavrei esta ata, que depois de apreciada e aprovada será assinada por mim, pelo Senhor Presidente e pelos demais Conselheiros presentes na reunião. Uberlândia, 24 de março de 2022.

 

1.

Boscolli Barbosa Pereira

Diretor do Instituto de Geografia

Férias

2.

Ana Paula Dechen

Representante dos Discentes da Graduação - Início em 11/08/2021

Ausência Justificada

3.

Ângela Suélem Rocha Veloso

Representante dos Docentes - Reeleita em 11/06/2021

Presente

4.

Antonio Marcos Machado de Oliveira

Coordenador do Curso de Graduação em Geografia - Reeleito em 06/07/2021

Presente

5.

Antônio Carlos Freire Sampaio

Representante dos Docentes - Eleito em 11/06/2021

Ausência Justificada

6.

Cláudia de Sousa Rodrigues

Representante dos Discentes da Pós-Graduação

Presente

7.

Cláudio Antonio Di Mauro

Representante dos Docentes - Reeleito em 11/06/2021

Presente

8.

Dênis Sebastião Ramos Firmino

Representante dos Técnicos Administrativos - Eleito em 11/06/2021

Ausência Justificada

9

Elton da Silva Negreto

Representante dos Técnicos Administrativos - Eleito em 11/06/2021

Presente

10.

Filipe Goulart Lima

Coordenador do Curso de Graduação em Geologia - Eleito em 14/11/2019

Representado pela presença do docente Breno de Souza Martins

11.

Fernando Luiz de Paula Santil

Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica - Reeleito em 11/06/2021

Presente

12.

Gabriel do Nascimento Guimarães

Representante dos Docentes - Eleito em 27/09/2019

Presente

13.

Gelze Serrat de Souza Campos Rodrigues

Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Geografia - Eleita em 19/06/2021

Presente

14.

João Vitor Meza Bravo 

Representante dos Docentes - Reeleito em  11/06/2021

Presente

15.

Paulo Cezar Mendes

Coordenador do Programa de Pós Graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador - Eleito em 11/06/2021

Presente

16.

Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo

Representante dos Laboratórios - Eleito em 27/06/2021

Presente

17.

Rodrigo Bezerra de Araújo Gallis

Representante dos Docentes -Reeleito em  11/06/2021

Ausência Justificada

18.

Sérgio Luís Miranda

Representante dos Docentes - Eleito em 27/06/2021

Presente

19.

Vivianne Peixoto da Silva

Coordenadora do Curso de Graduação em Saúde Coletiva - Eleita em 12/07/2021

Presente

 


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Documento assinado eletronicamente por João Vitor Meza Bravo, Presidente, em 26/05/2022, às 14:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Paulo Cezar Mendes, Conselheiro(a), em 26/05/2022, às 14:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Vivianne Peixoto da Silva, Conselheiro(a), em 26/05/2022, às 14:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Gelze Serrat de Souza Campos Rodrigues, Conselheiro(a), em 26/05/2022, às 14:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo, Conselheiro(a), em 26/05/2022, às 14:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Angela Suelem Rocha Veloso, Conselheiro(a), em 26/05/2022, às 14:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Elton da Silva Negreto, Secretário(a), em 26/05/2022, às 14:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.018203/2022-64 SEI nº 3483679