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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua 20, 1600 - Bloco 1C - 1º Andar - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
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EMENTA
As principais concepções sobre a Natureza das Ciências; A escrita histórica e as diversas historiografias das ciências; A história da Química e sua relação com experimentação; Primeiras teorias gregas sobre natureza da matéria; A química do século XVI ao século XX. A química no Brasil; Racismo científico e teoria eugenistas
JUSTIFICATIVA
A disciplina História e Filosofia da Ciência justifica-se pela necessidade de se discutir a construção do conhecimento científico enquanto uma produção humana, suscetível a erros e imprecisões, sendo, portanto, um conhecimento transitório e passível de constantes mudanças. Ademais, é importante que os/as futuros/as bacharéis em Química, concebam que a ciência Química não foi construída por mentes iluminadas proporcionando a estes/as futuros/as profissionais uma visão mais humanizada da Ciência Química e desmistificando a forma como o imaginário coletivo concebe a construção do conhecimento científico.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Proporcionar ao futuro bacharel o entendimento do processo de produção, distribuição e consumo do discurso da história da Química, fornecendo uma visão de como a química se situa na história da humanidade; |
Objetivos Específicos: |
contribuir para a formação do bacharel em química como crítico a questões relacionadas ao fazer sócio-histórico das Ciências, abrangendo o caráter humano da construção do conhecimento científico. Tratar do conhecimento a partir de outras matrizes epistemológicas, como africanas, indígenas e asiáticas. |
PROGRAMA
As principais concepções sobre a Natureza das Ciências: construção humana do conhecimento cientifico guiada por paradigmas, sujeita a mudanças e relacionada a aspectos sociais, políticos, históricos e atendendo a diversos interesses.
A escrita histórica e as diversas historiografias das ciências: abordar o caráter ideológico da escrita histórica, possibilitando uma reflexão sobre para quem e por quem as histórias da ciência são escritas.
A história da Química e sua relação com experimentação: Caráter essencialmente experimental da construção do conhecimento químico.
Primeiras teorias gregas sobre natureza da matéria: Leucipo, Demócrito, Epicuro, Platão e Aristóteles, os elementos e a substância em Aristóteles.
A química do século XVI ao século XX: Panorama geral da construção da ciência Química.
A química no Brasil: A constituição da Química no Brasil
Racismo científico e teoria eugenistas: Teorias científicas raciais, conceito biológico de raça, teorias científicas eugenistas, desconstrução do racismo científico.
METODOLOGIA
Para discutir a natureza do conhecimento científico, serão realizadas leituras acerca das principais produções de filósofos e epistemólogos da ciência, como Karl Popper, Thomas Kuhn, Lakatos, Feyerabend, Alan Chalmers, dentre outros, para que os/as alunos/as possam ter uma concepção filosófica e histórica de como a ciência, de maneira mais ampla e de Química de maneira mais detida, se constituíram ao longo do tempo.
A Dinâmica de leitura e debate acerca de textos sobre a história da Química será igualmente realizada.
As leituras serão cobradas mediante a produção de resenhas e produções escritas relacionadas aos textos lidos pelos/as alunos/as. Tais leituras serão essenciais para os debates e discussões em sala de aula, que ocorreram de maneira a conferir protagonismo aos/às alunos/as no processo de entendimento da natureza da construção do conhecimento científico e da História da Química.
Além das leituras e discussões, os/as alunos/as deverão realizar seminários sobre temas relacionados à contextos específicos da história da Química que serão escolhidos pelos/as próprios/as alunos/as
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados em um processo contínuo em diferentes momentos ao longo do semestre. Serão utilizados os seguintes instrumentos avaliativos:
1- Os alunos deverão, para cada texto lido, fazer um texto contendo o que entenderam, o que não entenderam e 3 perguntas motivadoras de debate, compondo 30% da nota;
2- Seminários sobre contextos específicos da história da Química, compondo 30% da nota;
3- Prova escrita compondo 40% da nota.
Será considerado aprovado o aluno que obtiver um aproveitamento na disciplina igual ou superior a 60 (sessenta) pontos e alcançar uma frequência igual ou superior a 75% nas aulas.Entretanto, se a nota final for maior que 40 e menor que 60 pontos, o aluno poderá fazer um exame final, no valor de 100 pontos, o qual versará sobre toda a matéria do semestre, e neste caso, o aluno será aprovado se alcançar aproveitamento maior ou igual a 60% neste exame.
BIBLIOGRAFIA
Básica
[1] ALFONSO-GOLDFARB, A. M. Da alquimia à química: um estudo sobre a passagem do pensamento mágico-vitalista ao mecanicismo. 2. ed. São Paulo: Landy, 2001.
[2] BENSAUDE-VINCENT, B. História da química. Lisboa: Instuto Piaget, 1992.
[3] CHASSOT, A. I. A ciência através dos tempos. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2004.
Complementar
[1] CHAVANNES, I. Aulas de Marie Curie: anotadas por Isabelle Chavannes em 1907. São Paulo: Edusp, 2007.
[2] CUNHA JÚNIOR., H. Tecnologia africana na formação brasileira. Rio de Janeiro: CEAP, 2010.
[3] FARIAS, R. F. Para gostar de ler a história da química. 2. ed. Campinas: Átomo, 2005. v. 1.
[4] FARIAS, R. F. Para gostar de ler a história da química. 2. ed. Campinas: Átomo, 2005. v. 2.
[5] FILGUEIRAS, C. A. L. Lavoisier: o estabelecimento da química moderna. 2. ed. São Paulo: Odysseus, 2002.
[6] KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1978.
[7] SILVA, D. D.; NEVES, L. S.; FARIAS, R. F. História da química no Brasil. 2. ed. Campinas: Átomo, 2006.
[8] VANIN, J. A. Alquimistas e químicos: o passado, o presente e o futuro. 2. ed. São Paulo. Moderna, 2005.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Hugo de Souza Rodrigues, Coordenador(a), em 27/09/2019, às 21:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.085573/2019-10 | SEI nº 1578759 |