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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INCIS31403 |
COMPONENTE CURRICULAR: Sociologia IV |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Sociais |
SIGLA: INCIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA: -- |
CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Objetivo Geral:
Analisar as principais contribuições no campo da Sociologia que se apresentam como desdobramentos,
combinações ou reformulações das teorias clássicas, de modo a estabelecer uma relação entre estas teorias e
a reflexão sociológica sobre o mundo contemporâneo.
Objetivos Específicos:
Introduzir o(a) discente no conhecimento das diferentes escolas de pensamento sociológico que se destacaram
no século XX. O funcionalismo do pós-guerra, a microteorização (acentuando o caráter contingente da ordem
social) e algumas escolas de macroteorização (enfatizando o papel de estruturas coercitivas na determinação
do comportamento individual e coletivo).
Ementa
O debate sociológico acerca de agência e estrutura, entre Microssociologia e Macrossociologia e
individualismo e holismo metodológico. A Escola de Chicago e a contribuição de Simmel. A Escola de
Frankfurt. Abordagens estruturais e sistêmicas, fenomenológicas, etnometodológicas e interacionistas. As
perspectivas da teoria sociológica no mundo contemporâneo.
PROGRAMA
1. O movimento teórico do século XX - Panorama Geral
1.1. A Sociologia como discurso e como explicação
1.2. Sobredeterminação pela teoria e subdeterminação pelo fato
1.3. Pressupostos e dilemas teóricos
1.4. Iniciando o contato com teorias micro e macro
2. A crítica da cultura na Escola de Frankfurt
2.1. Traçado histórico do pensamento frankfurtiano - Max Horkheimer, Theodor Adorno, Herbert Marcuse e
Walter Benjamim
2.2. Os frankfurtianos e o marxismo
2.3. A dialética frankfurtiana
2.4. O indivíduo e sua função crítica
2.5. Industria cultural e cultura de massa.
3. Sistemas Sociais e a Teoria Geral da Ação em Talcott Parsons
3.1. Elementos constitutivos da ação
3.2. Os sistemas gerais da ação
3.3. A sociedade como um sistema social específico
4. Abordagem fenomenológica na Sociologia
4.1. Fundamentos filosóficos da fenomenologia.
4.2. Alfred Schutz e “o mundo da vida”
4.3. Peter Berger e a construção social da realidade
5. Indivíduo e sociedade no pensamento social da Escola de Chicago
5.1. Erving Goffman e a Microssociologia
6. Outras propostas de síntese entre ação e estrutura
6.1. Norbert Elias: sociedade dos indivíduos
6.2. Pierre Bourdieu: praxiologia e a força do sentido
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BOTTOMORE, Tom; NISBET, Robert (Org.). História da análise sociológica. Rio de Janeiro: Zahar,
1980.
CORCUFF. Philippe. As novas Sociologias: construções da realidade social. Bauru: EdUSC, 2001.
DOMINGUES, José Maurício. Teorias sociológicas do século XX. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,
2001.
GIDDENS, Anthony. Teoria social hoje. São Paulo: EdUNESP, 2001.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.
BERGER, Peter; LUCKMANN, Thommas. A construção social da realidade. 35. ed. Petrópolis: Vozes,
2010.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2005.
ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.
SCHUTZ, Alfred. Sobre fenomenologia e relações sociais. Petrópolis: Vozes, 2012.
aprovação
Cristiane Aparecida Fernandes Silva Coordenador(a) do Curso de Ciências Sociais |
Débora Regina Pastana Diretor(a) do Instituto de Ciências Sociais |
Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 09:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.005193/2020-35 | SEI nº 1835069 |