UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conselho do Instituto de Geografia

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Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA QUINTA REUNIÃO DO ANO DOIS MIL E VINTE E DOIS, EM CARÁTER EXTRAORDINÁRIO, DO CONSELHO DO INSTITUTO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

ATA DA QUINTA REUNIÃO DO ANO DOIS MIL E VINTE E DOIS, EM CARÁTER EXTRAORDINÁRIO, DO CONSELHO DO INSTITUTO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Aos dezessete dias do mês de março de dois mil e vinte e dois, às 14h00min, teve início a quinta reunião extraordinária do Conselho do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, de forma remota, no ambiente virtual https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/elton-da-silva-negreto, sob a presidência do Prof. Dr. Boscolli Barbosa Pereira, Presidente do Conselho do Instituto de Geografia, com a presença dos seguintes conselheiros: Ângela Suélem Rocha Veloso,  Antônio Carlos Freire Sampaio, Antonio Marcos Machado de Oliveira, Cláudia de Sousa Rodrigues, Cláudio Antonio Di Mauro, Elton da Silva Negreto, Filipe Goulart Lima, Gabriel do Nascimento Guimarães, João Vitor Meza Bravo, Paulo Cezar Mendes, Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo, Rodrigo Bezerra de Araújo Gallis, Sérgio Luis Miranda e Vivianne Peixoto da Silva. Justificaram a ausência os conselheiros: Ana Paula Dechen, Dênis Sebastião Ramos Firmino, Fernando Luiz de Paula Santil, e Gelze Serrat de Souza Campos Rodrigues. O professor Boscolli recepcionou os conselheiros e servidores do IGUFU e, em seguida, passou-se à discussão do ponto de pauta. ORDEM DO DIA: 1.1.) Processo 23117.002830/2022-83. Autorização para recomposição de banca para concurso do Curso de Graduação em Geologia. O presidente do CONIGUFU, Prof. Boscolli, solicitou ao Conselho autorização para recompor a banca para o concurso do Curso de Graduação em Geologia do IGUFU (Concurso Público para Docente - Edital PROGEP Nº 22/2022 Área: Geologia - Subárea: Geologia Ígnea e Mineralogia, conforme descrito a seguir:  Titulares: Felix Nannini (UFU); Ângela Suelem Rocha Veloso (UFU); Danilo Barbuena (UFVJM); Suplentes: Larissa Marques Barbosa de Araújo (UFU); Rodrigo Prudente de Melo (UFG); Carolina Penteado Natividade Moreto (UNICAMP). Em seguida, abriu espaço para as considerações por parte dos conselheiros e, não havendo, submeteu os nomes dos membros à votação, obtendo-se a aprovação com 13 votos favoráveis, nenhum voto contrário e 01 abstenção. 1.2) Processo  23117.060072/2021-37. Apreciação e aprovação das disciplinas a serem ofertadas pelo IGUFU no semestre letivo 2021/2, em cursos ofertados (i) por outras Unidades Acadêmicas;  (ii) no Curso de Graduação em Geografia; (iii) no Curso de Graduação em Saúde Coletiva; (iv) no Curso de Graduação em Geologia; (v) no Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica; (vi) no Programa de Pós Graduação em Geografia; (vii) no Programa de Pós Graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. (i) Disciplinas ofertadas em cursos oferecidos por outras unidades. O professor Boscolli fez a leitura da Planilha (3448792) contendo as disciplinas a serem ministradas pelo IGUFU no semestre letivo 2021/2, em cursos ofertados por outras Unidades Acadêmicas. Em seguida, submeteu-a à votação por parte dos conselheiros, sendo aprovada por unanimidade, com 14 votos favoráveis. (ii) Curso de Graduação em Geografia - semestre 2021/2. O docente Antonio Marcos fez a leitura da Planilha (3446671) contendo as disciplinas a serem ofertadas no Curso de Graduação em Geografia no semestre 2021/2. Em seguida, a planilha foi colocada em votação e aprovada por unanimidade, com 14 votos favoráveis. (iii) Curso de Graduação em Saúde Coletiva - semestre 2021/2. A docente Vivianne fez a leitura da Planilha (3446684) contendo as disciplinas a serem ofertadas no Curso de Graduação em Saúde Coletiva no semestre 2021/2. Em seguida, a planilha foi colocada em votação e aprovada por unanimidade, com 15 votos favoráveis. (iv) Curso de Graduação em Geologia - semestre 2021/2. O docente Boscolli fez a leitura da Planilha (3446675) contendo as disciplinas a serem ofertadas no Curso de Graduação em Geologia no semestre 2021/2. Em seguida, o documento foi colocada em votação e aprovado por unanimidade, com 13 votos favoráveis. (v) Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica - semestre 2021/2. O docente Boscolli fez a leitura da Planilha (3446680) contendo as disciplinas a serem ofertadas no Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica no semestre 2021/2. Em seguida, a planilha foi colocada em votação e aprovada, com 13 votos favoráveis, nenhum voto contrário e 01 abstenção. 1.3) Processo 23117.015593/2022-11. Apreciação do Relatório e Parecer acerca da solicitação de criação do Laboratório de Pesquisa e Extensão em Epidemiologia e Saúde - LAPEX-EPI, vinculado ao Núcleo de Estudos em Saúde Ambiental - NESA. Relator: João Vitor Meza Bravo. O docente João Vitor fez a leitura do Parecer (3447685): "Diante do exposto, compreendo que a criação/reorganização do Laboratório de Pesquisa e Extensão em Epidemiologia e Saúde - LAPEX-EPI, vinculado ao Núcleo de Estudos em Saúde Ambiental – NESA, é viável e necessária, uma vez que atenderá às demandas do curso de Saúde Coletiva e, portanto, do Instituto de Geografia. Ademais, este espaço será um elo com a sociedade local, tendo em vista a natureza extensionista de sua função primordial.  Portanto, s.m.j. sou de parecer favorável à aprovação deste conselho, desde que respeitadas as recomendações deste relator. Em caso de aprovação, recomendo que a resolução - contendo a sigla do laboratório - seja enviada para registro na DIESI e cadastro 'formal' no Sistema de Gestão." Em seguida, o parecer foi colocado em apreciação. Os conselheiros Sérgio e Cláudio solicitaram esclarecimento sobre a necessidade de alocação de espaço físico e recursos para criação do referido laboratório. A coordenadora do Curso de Saúde Coletiva, Vivianne, esclareceu que trata-se de uma reorganização do espaço já utilizado pelo Curso dentro do NESA, ressaltando que há material e mobiliário suficiente para o início dos trabalhos. O parecer foi, então, colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade, com 14 votos favoráveis. 1.4) Processo 23117.081585/2021-81. Apreciação da Proposta do Planejamento Geral de Contratações - PGC - 2023. O professor Boscolli fez uma breve explanação sobre o que é o Planejamento Geral de Contratações - PGC - o que deve e o que não deve ser lançado no sistema em termos de rubricas orçamentárias e como o gasto da matriz OCC deve priorizar as atividades de ensino - à luz da atual disponibilidade orçamentária. Em seguida, o professor Boscolli fez a leitura da Planilha Geral (3451112) contendo, de forma compilada, as solicitações recebidas e indicando aquelas que serão lançadas no PGC 2023 do IGUFU, bem como o Relatório (3451123), contendo o resumo dos gastos por rubrica orçamentária. Após a leitura, submeteu o Relatório à apreciação e, não havendo inscritos, procedeu-se à votação, sendo o PGC 2023 aprovado por unanimidade entre os conselheiros, com 14 votos favoráveis. 1.5) Processo 23117.081587/2021-71. Apreciação das solicitações de custeios referentes às diárias, passagens e taxas de inscrições referentes às participações em Congressos e Eventos. O professor Boscolli fez a leitura do Relatório (3450929) contendo as solicitações dos servidores para participação em Congressos e Eventos em 2022, bem como a indicação/sugestão do gasto a ser aprovado, custeado pela matriz OCC de 2022 do IGUFU para pagamentos referentes às taxas de inscrição, diárias e passagens. Após apresentação do relatório, o item foi disposto para apreciação do Conselho. Os docentes Sérgio, Pedro e Vinícius Dantas se manifestaram com preocupação acerca do alto valor das inscrições. O Professor Boscolli destacou que a Equipe de Planejamento e Compras do IG irá apresentar ao Conselho uma proposta de investimento para gastos e investimentos dessa natureza após a aprovação do PIDE UFU. Em seguida, o Prof. Boscolli  submeteu o Relatório à votação, o qual foi aprovado por unanimidade entre os conselheiros, com 13 votos favoráveis.1.6) Processo 23117.081083/2021-51. Apreciação do Relatório e Parecer da Comissão Permanente que Analisa as Solicitações de Trabalho de Campo – deslocamentos para campos de pesquisas. O docente Vinícius Dantas fez a leitura da Ata (3447830) da Comissão, na qual consta as solicitações de cinco docentes e a distribuição e redistribuição do recurso orçamentário disponível, de forma isonômica, para atender todas as solicitações. Em seguida, o docente Boscolli colocou a Ata em votação, sendo a mesma aprovada por unanimidade entre os conselheiros, com 14 votos favoráveis. 1.7) Processo 23117.016379/2022-81. Deliberação sobre o retorno das atividades presenciais no PPGEO em 2022/1. O professor Vicente fez a leitura do trecho da Ata (3438067) do Colegiado do PPGEO, contida no Processo SEI nº 23117.008348/2022-57, a saber: "Deliberação sobre o retorno das atividades presenciais para o primeiro semestre de 2022. A indicação do COLPPGEO é que: Considerando a RESOLUÇÃO CONSUN Nº 30, DE 07 DE MARÇO DE 2022 sobre o retorno das aulas de graduação no formato presencial; a característica presencial dos cursos de mestrado e doutorado do PPGEO; a reunião ampliada com os docentes do PPGEO, realizada em 09 de março de 2022, e a reunião com os ingressantes do PPGEO - turma 2022, o formato das atividades acadêmicas, bem como das disciplinas do primeiro semestre de 2022, será definido pelos docentes responsáveis por tais atividades. A única exceção será a disciplina obrigatória: “Métodos de Pesquisa em Geografia”, que deverá ser oferecida no formato remoto. Para as demais disciplinas, caso a opção seja pelo formato presencial, deverão ser observadas as medidas de biossegurança da UFU e demais disposições contidas na RESOLUÇÃO CONPEP Nº 14, DE 03 DE MARÇO DE 2022 e ser informado, até 31 de março de 2022, à Secretaria do PPGEO. As atividades presenciais só poderão ocorrer a partir do dia 02 de maio de 2022." Em seguida, o professor ressaltou que o juízo de valor aplicado nessa tomada de decisão foi o de que muitos discentes poderiam evadir do curso se, nesse momento, todas as disciplinas retornassem ao formato exclusivamente presencial, haja vista muitos deles residirem fora da cidade de Uberlândia. Após a explanação, o professor Boscolli submeteu à votação a proposta do PPGEO, referente ao retorno presencial, sendo aprovada por unanimidade entre os conselheiros, com 13 votos favoráveis. Nada mais havendo a tratar, o Senhor Presidente, deu por encerrada a sessão e, para constar, eu, Elton da Silva Negreto, Secretário do Instituto de Geografia, designado pela Portaria Reito nº 1596/2019, lavrei esta ata, que depois de apreciada e aprovada será assinada por mim, pelo Senhor Presidente e pelos demais Conselheiros presentes na reunião. Uberlândia, 17 de março de 2022.

1.

Boscolli Barbosa Pereira

Diretor do Instituto de Geografia

Presente

2.

Ana Paula Dechen

Representante dos Discentes da Graduação - Início em 11/08/2021

Ausência Justificada

3.

Ângela Suélem Rocha Veloso

Representante dos Docentes - Reeleita em 11/06/2021

Presente

4.

Antonio Marcos Machado de Oliveira

Coordenador do Curso de Graduação em Geografia - Reeleito em 06/07/2021

Presente

5.

Antônio Carlos Freire Sampaio

Representante dos Docentes - Eleito em 11/06/2021

Presente

6.

Cláudia de Sousa Rodrigues

Representante dos Discentes da Pós-Graduação

Presente

7.

Cláudio Antonio Di Mauro

Representante dos Docentes - Reeleito em 11/06/2021

Presente

8.

Dênis Sebastião Ramos Firmino

Representante dos Técnicos Administrativos - Eleito em 11/06/2021

Ausência Justificada

.

Elton da Silva Negreto

Representante dos Técnicos Administrativos - Eleito em 11/06/2021

Presente

10.

Filipe Goulart Lima

Coordenador do Curso de Graduação em Geologia - Eleito em 14/11/2019

Presente

11.

Fernando Luiz de Paula Santil

Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica - Reeleito em 11/06/2021

Ausência Justificada

12.

Gabriel do Nascimento Guimarães

Representante dos Docentes - Eleito em 27/09/2019

Presente

13.

Gelze Serrat de Souza Campos Rodrigues

Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Geografia - Eleita em 19/06/2021

Ausência Justificada

14.

João Vitor Meza Bravo 

Representante dos Docentes - Reeleito em  11/06/2021

Presente

15.

Paulo Cezar Mendes

Coordenador do Programa de Pós Graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador - Eleito em 11/06/2021

Presente

16.

Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo

Representante dos Laboratórios - Eleito em 27/06/2021

Presente

17.

Rodrigo Bezerra de Araújo Gallis

Representante dos Docentes -Reeleito em  11/06/2021

Presente

18.

Sérgio Luís Miranda

Representante dos Docentes - Eleito em 27/06/2021

Presente

19.

Vivianne Peixoto da Silva

Coordenadora do Curso de Graduação em Saúde Coletiva - Eleita em 12/07/2021

Presente

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Claudia de Sousa Rodrigues, Conselheiro(a), em 24/03/2022, às 14:14, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Antonio Marcos Machado de Oliveira, Conselheiro(a), em 24/03/2022, às 14:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Vivianne Peixoto da Silva, Conselheiro(a), em 24/03/2022, às 14:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Claudio Antonio de Mauro, Conselheiro(a), em 24/03/2022, às 14:21, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo, Conselheiro(a), em 24/03/2022, às 14:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Gabriel do Nascimento Guimarães, Conselheiro(a), em 24/03/2022, às 14:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Elton da Silva Negreto, Secretário(a), em 24/03/2022, às 19:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por João Vitor Meza Bravo, Conselheiro(a), em 01/04/2022, às 16:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.016379/2022-81 SEI nº 3451506