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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bloco 1V - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Ata de Reunião
ATA DA 2ª REUNIÃO/2024 DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Em 18 de março de 2024, às 14h, no Canal do PPGAC na Plataforma MS Teams e na sala 202A/Bloco 5M, Campus Santa Mônica, situada na Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bloco 5M - Bairro Santa Mônica, Uberlândia/MG, teve início a 2° Reunião Ordinária do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, do ano em curso, sob a Presidência da Profa. Dra. Paulina Maria Caon, estando presentes as/os Conselheiras/os Professores(as) Doutores(as): Daniele Pimenta, Jarbas Siqueira Ramos, José Eduardo De Paula, Narciso Larangeira Telles e a representante discente Whander Alípio Sulurico Silva. A secretaria, Aline Oliveira, justificou ausência por motivos de saúde. A reunião transcorreu da seguinte forma: 1. Informes: 1.1. A coordenação do PPGAC, colaborando com a comissão organizadora do EPA e MAP, submeteu o projeto elaborado pela comissão ao Programa de Apoio a Eventos (PAEP) da CAPES - resultado preliminar previsto para 05 de abril; 1.2. O projeto proposto pelo Prof. Narciso Telles junto ao Programa das Cátedras Franco-brasileiras na UFU foi aprovado, prevendo trazer o Prof. Guilhaume Pinçon para disciplina no PPGAC e palestra de abertura no EPA. No dia 15 de março houve reunião com as/os docentes anfitriões que aprovaram os projetos. Cada docente anfitrião será responsável por articular a produção executiva do projeto (compra de passagem, hospedagem). A ideia é criar uma rede de pesquisadores franco-brasileiro sobre a cena contemporânea nesses dois países, que é parte do projeto do Prof. Narciso Telles e que haja ações bienais no Brasil e França a partir dessa primeira ação. 1.3. Os processos de encerramento das bolsas (FAPEMIG e CAPES) do ciclo 2023-2024, bem como de implementação das cotas para o ciclo 2024-2025 foram enviados nas semanas iniciais do mês de março. 1.4. Após entrevista de quatro pessoas indicadas pela empresa RCA, a coordenação, junto da Profa. Daniele Pimenta, indicaram José Vitor Silva de Andrade como colaborador terceirizado para a função de secretaria do Curso de Doutorado. A contratação foi efetivada e ele se apresentou no dia 11 de março de 2024. Estamos em processo de ambientação do colaborador, bem como viabilizando o acesso do mesmo aos sistemas e plataformas UFU, conforme orientação da Divisão de Controle Técnico da UFU. 2. Pontos de Pauta: 2.1. Indicação de nomes e nomeação da Comissão de classificação de discentes ingressantes para uso das cotas CAPES e FAPEMIG no ciclo 2025-2026: professoras Renata Bittencourt Meira, Dirce Helena Benevides Carvalho e Whander Alípio Sulurico. No debate sobre esse ponto, o prof. José Eduardo de Paula sugere que, para as próximas edições de nosso processo seletivo para o Mestrado e/ou Doutorado, pensemos na possibilidade de que a classificação do edital de processo seletivo sirva também como classificação para a bolsa. Outras perspectivas sobre o tema foram sinalizadas e a sugestão do docente ficou de ser enviada para a comissão de elaboração do próximo edital. 2.2. Troca de Orientação. Sara Bernardes Alves Mota (23117.014786/2024-16), que deixa de ser orientada por Ana Elvira Wuo (devido ao afastamento de saúde e, na sequência pós-doutorado fora de Uberlândia) e passa a ser orientada por José Eduardo de Paula - aprovada por unanimidade. 2.3. Dilação de prazo: 2.3.1. Alexandre Rodrigues (23117.010495/2024-59) ad referendum aprovado até 30 de julho (defesa prevista para 05/07); 2.3.2. Júlia Leão Souza (23117.011002/2024-06) ad referendum aprovado até 19 de agosto; 2.3.3. Carla Almeida Luz (23117.014786/2024-16) ad referendum aprovado até 30 de abril; 2.3.4. Taís Ferreira Rodrigues (23117.017197/2024-90) ad referendum aprovado até 31 de julho; 2.3.5. Renata Almeida Silva Britto (23117.017582/2024-37) ad referendum até 31 de agosto; 2.3.6. Eduarda Milena Aguiar Saraiva (23117.014386/2024-19) aprovado até 30 de setembro; 2.3.7. Diogo Sanqueta de Oliveira (23117.014495/2024-28) aprovado até 30 de setembro; 2.3.8. Flávia Carvalho Arvelos (23117.015067/2024-12) aprovado até 30 de setembro; 2.3.9. Gabriel Andrade Silva (23117.018974/2024-13) aprovado até 30 de julho; 2.3.10. Adriel Henrique Parreira (23117.019885/2024-94) - indeferido pela ausência de documentação correta e da assinatura do orientador; 2.3.11. Julia Lima Ribeiro – ponto prejudicado pela falta de envio de materiais pelo portal do estudante. 2.4. Pedido de dilação e situação da discente Giselle Ingrid Motta dos Santos (23117.019027/2024-40) - o colegiado solicita que a discente envie via portal do estudante até o dia 10 de abril o formulário correto de pedido de dilação de prazo (preenchendo cronograma de trabalho e prazo de dilação requerido), junto de um texto resultante do processo de pesquisa. 2.5. Relatório CAPES - 2.5.1. Whander Alípio Sulurico (23117.012104/2024-31); 2.5.2. José Anderson Marques Vieira (23117.013029/2024-25); 2.5.3. Renata Almeida Silva Britto (23117.012632/2024-90) - todos os relatórios foram aprovados por unanimidade; 2.6. Solicitação de estágio docência: Camila Ferreira Bastos (23117.017382/2024-84) - indeferido pela falta de documentação correta. 2.7. Informe e deliberação sobre o Edital Pró-Acompanhamento. A PROPP sinalizou que está aberta a 3a fase do processo de execução do Edital PROPP - 01/2022 - Pró-Acompanhamento para que os programas manifestem suas ações e organizem a realização. Encaminhamento aprovado por unanimidade: a Comissão de Autoavaliação e Planejamento Estratégico retomará o contato com o Prof. Clóvis Massa e a coordenação fará a checagem dos procedimentos de inscrição para realização da segunda visita conforme o edital da PROPP. 2.8.. Apreciação do Relatório de Atividades do EPA 2023 e MAP 2023, encaminhado pela Comissão Organizadora do evento. Os relatórios trouxeram informações concretas da organização e funcionamento dos eventos, bem como a prestação de contas (no caso do EPA) e o levantamento de temas importantes como a dificuldade de alcançar um bom engajamento de discentes e docentes do programa na submissão de trabalhos e acompanhamento das atividades do evento. Após debates sobre esses temas, os relatórios foram aprovados por unanimidade. 2.9. Organização da Semana de abertura do Curso de Doutorado: o Colegiado deu continuidade à discussão das possíveis atividades e pesquisadoras/es a serem convidadas/os para a programação, de modo a dar visibilidade ao início do Curso de Doutorado, tanto no âmbito da UFU, quanto em âmbito regional e nacional. Nesse sentido, as seguintes proposições foram feitas: desmontagem cênica de Antígona, de Teresa Ralli, como convidada internacional; palestras de Luiz Rufino e Érico José, como convidados do projeto FAPEMIG, coordenado peplo Prof. Jarbas, e integrados à programação de abertura do Doutorado; roda de conversa com o Prof. José Magalhães, Prof. Clóvis Massa e Comissão de Autoavaliação e Planejamento Estratégico; mesas de compartilhamento de pesquisa de docentes do PPGAC como modo de apresentação do corpo docente à turma ingressante. Aprovou-se por unanimidade amadurecer essa programação no Colegiado de abril, mas antes da próxima reunião verificar as possibilidades de trazer a convidada internacional para iniciar os trâmites cabíveis junto à PROPP, que se disponibilizou a apoiar a ação de abertura do Curso de Doutorado. 2.10. Criação do Projeto de Extensão do PPGAC 'Um dedin de prosa'. Solicitante Prof. Narciso Telles. A proposta prevê a realização de conversas com artistas-pesquisadoras/es nacionais e internacionais em formato presencial ou remoto, organizadas por estudantes do Curso de Doutorado e por docentes, com a possibilidade de usar essa denominação ou outra que seja definida coletivamente. O Prof. Narciso ficou de verificar junto ao Prof. Mario Piragibe (último presidente do COEXT – IARTE) como realizar o cadastramento do projeto como ação do PPGAC e não de um docente individual para aprovarmos a ação em futuro próximo. Às 17h32minutos foi encerrada a reunião e, para constar, lavrei esta ata que, após lida e aprovada será assinada por mim, Presidente do Colegiado, Profa. Paulina Maria Caon, e demais Conselheiras/os e participantes.
Documento assinado eletronicamente por Paulina Maria Caon, Presidente, em 25/03/2024, às 08:44, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Narciso Larangeira Telles da Silva, Membro de Colegiado, em 25/03/2024, às 08:54, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por José Eduardo de Paula, Membro de Colegiado, em 25/03/2024, às 10:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Daniele Pimenta, Membro de Colegiado, em 25/03/2024, às 15:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Whander Alipio Sulurico Silva, Membro de Colegiado, em 30/07/2024, às 09:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 5282522 e o código CRC 7AA4CBEA. |
Referência: Processo nº 23117.019799/2024-81 | SEI nº 5282522 |