|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
EMENTA
Geografia cultural: gênese, renovação e revalorização. Conceitos e temas da Geografia Cultural. Geografia cultural e grandes bases teóricas da geografia: sistemicismo, criticismo, estruturalismo e humanismo. Natureza, ruralidades e urbanidades na abordagem cultural da Geografia. Cultura e simbolismo nas paisagens humanísticas. Escalas e abordagem culturalista na Geografia Humanística. O conceito de Direitos Humanos. Os conceitos de questões étnico-raciais e relações étnico-raciais. A emergência das discussões de Direitos Humanos e questões Étnico-Raciais no Brasil atual. O papel da Geografia na discussão crítica dos Direitos Humanos e das questões étnico-raciais. Geografia e Diversidade Religiosa. Geografia e os direitos educacionais de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas sócio-educavas. As categorias de análise da Geografia e a abordagem dos Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais. O Estatuto Brasileiro da Igualdade Racial. Formação crítica e atuação profissional do Bacharel e do Licenciado em Geografia frente às questões de Direitos Humanos e relações étnico-raciais.
JUSTIFICATIVA
A formação do graduando em Geografia exige, na atualidade, conhecimentos básicos e críticos sobre a questão cultural e comprometimento com as causas antirracistas e de combate ao desrespeito aos Direitos Humanos. Esta disciplina ofertará elementos teóricos e exemplos reais que despertarão os discentes para a necessidade de pensar a cultura como um patrimônio complexo e coletivo e que, por esta razão, deve acolher a diversidade existente na condição humana. No plano da educação, a cultura é um tema transversal que exige dos educadores um entendimento abrangente e integrador sobre as diferentes matrizes que deram origem à identidade brasileira.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Compreender os princípios e fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia Cultural e do pensamento humanístico na Geografia, seus papéis na apreensão da organização espacial em seus múltiplos aspectos e fazer a interlocução com a discussão sobre a Diversidade Religiosa, os direitos educacionais de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas sócio-educavas, além do debate sobre os Direitos Humanos e as relações étnico-raciais no Brasil. |
Objetivos Específicos: |
|
PROGRAMA
1 - GÊNESE, RENOVAÇÃO E REVALORIZAÇÃO DA GEOGRAFIA CULTURAL.
1.1 - Geografia cultural: histórico de sua formação.
1.2 - Renovação e revalorização da geografia cultural.
1.3 - Principais autores e concepções de geografia cultural e cultura.
1.4 - Métodos da geografia cultural.
1.5 - Pesquisas na perspecva da geografia cultural.
2 - PRINCIPAIS CONCEITOS E TEMAS DA GEOGRAFIA CULTURAL: CULTURA, PAISAGEM CULTURAL, REGIÃO CULTURAL, TERRITÓRIO E TERRITORIALIDADES, ECOLOGIA CULTURAL, ÁREA CULTURAL, HISTÓRIA CULTURAL, ENTRE OUTROS.
2.1 – As grandes bases teóricas da geografia: sistemicismo, cricismo, estruturalismo e humanismo.
3 - O CONCEITO DE DIREITOS HUMANOS, DE QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS.
4 - OS DISCURSOS RACIAIS, DE RACISMO E EUGENIA NA PRODUÇÃO DE TERRITÓRIOS EXCLUDENTES E A EMERGÊNCIA DAS DISCUSSÕES DE DIREITOS HUMANOS E QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NO BRASIL .
5 - O PAPEL DA GEOGRAFIA NA DISCUSSÃO CRÍTICA DOS DIREITOS HUMANOS E DAS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS - LEGISLAÇÃO E CATEGORIAS DE ANÁLISE.
6 - A QUESTÃO DO ÍNDIO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO, SEUS TERRITÓRIOS E ESTRATÉGIAS DE SOBREVIVÊNCIA.
7 - A QUESTÃO DOS NEGROS NO BRASIL, SEUS TERRITÓRIOS DE RESISTÊNCIA CULTURAL E DE EXCLUSÃO SOCIAL.
8 - FORMAÇÃO CRÍTICA E ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO BACHAREL E DO LICENCIADO EM GEOGRAFIA FRENTE ÀS QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS.
9 - FORMAÇÃO CRÍTICA E ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO BACHAREL E DO LICENCIADO EM GEOGRAFIA FRENTE ÀS QUESTÕES DA DIVERSIDADE RELIGIOSA, DOS DIREITOS EDUCACIONAIS DE ADOLESCENTES E JOVENS EM CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SÓCIOEDUCATIVAS.
METODOLOGIA
30/11/21 | Apresentação do programa, do professor, da turma e da disciplina. |
07/12/21 | GÊNESE, RENOVAÇÃO E REVALORIZAÇÃO DA GEOGRAFIA CULTURAL. |
14/12/21 | Geografia cultural: histórico de sua formação. |
04/01/22 | Renovação e revalorização da geografia cultural. |
11/01/22 | Principais autores e concepções de geografia cultural e cultura. |
18/01/22 | Métodos da geografia cultural. |
25/01/22 | Pesquisas na perspecva da geografia cultural. |
01/02/22 | As grandes bases teóricas da geografia: sistemicismo, cricismo, estruturalismo e humanismo. |
08/02/22 | O CONCEITO DE DIREITOS HUMANOS, DE QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. |
15/02/22 | OS DISCURSOS RACIAIS, DE RACISMO E EUGENIA NA PRODUÇÃO DE TERRITÓRIOS EXCLUDENTES E A EMERGÊNCIA DAS DISCUSSÕES DE DIREITOS HUMANOS E QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NO BRASIL . |
22/02/22 | O PAPEL DA GEOGRAFIA NA DISCUSSÃO CRÍTICA DOS DIREITOS HUMANOS E DAS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS - LEGISLAÇÃO E CATEGORIAS DE ANÁLISE. |
01/03/22 | Quarta-feira de cinzas |
08/03/22 | A QUESTÃO DO ÍNDIO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO, SEUS TERRITÓRIOS E ESTRATÉGIAS DE SOBREVIVÊNCIA. |
15/03/22 | A QUESTÃO DOS NEGROS NO BRASIL, SEUS TERRITÓRIOS DE RESISTÊNCIA CULTURAL E DE EXCLUSÃO SOCIAL. |
22//03/22 | FORMAÇÃO CRÍTICA E ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO BACHAREL E DO LICENCIADO EM GEOGRAFIA FRENTE ÀS QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. |
29/03/22 | FORMAÇÃO CRÍTICA E ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO BACHAREL E DO LICENCIADO EM GEOGRAFIA FRENTE ÀS QUESTÕES DA DIVERSIDADE RELIGIOSA, DOS DIREITOS EDUCACIONAIS DE ADOLESCENTES E JOVENS EM CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SÓCIOEDUCATIVAS. |
AVALIAÇÃO
BIBLIOGRAFIA
Básica
ARANTES, A. A. O que é cultura popular. São Paulo: Brasiliense, 2007.
CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Zeny. (Org.). Introdução à geografia cultural. Rio de Janeiro: Bertrand, 2003.
ROSENDAHL, Z.; CORRÊA, R. L. (Org.). Geografia cultural: um século (1). Rio de Janeiro: EDUERJ, 2000.
Complementar
BURITY, J. A. (Org.). Cultura e idendade: perspecvas interdisciplinares. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
CASTRO, I. E. et al. Explorações geográficas: percursos no fim do século. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.
CORRÊA, R. L. Trajetórias geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
EAGLETON, T. A ideia de cultura. São Paulo: Edunesp, 2005.
PORTUGUEZ, A. P. Espaço e cultura na religiosidade afro-brasileira. Ituiutaba, MG: Barlavento, 2015.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Anderson Pereira Portuguez, Professor(a) do Magistério Superior, em 03/11/2021, às 21:54, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3144771 e o código CRC 5F64A0A2. |
Referência: Processo nº 23117.070712/2021-17 | SEI nº 3144771 |