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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INHIS31302 |
COMPONENTE CURRICULAR: GESTÃO E FORMAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO HISTÓRICA |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60h |
CH TOTAL PRÁTICA: 30h |
CH TOTAL: 90h |
OBJETIVOS
Objetivo geral:
Abordar os usos e as especificidades de diversos tipos de fontes documentais pelo historiador, discutir a função do historiador para a gestão e formação de documentação histórica e apresentar as questões iniciais sobre os procedimentos de constituição e preservação dos acervos documentais.
Objetivos específicos:
Discutir a função do historiador para a gestão e formação de documentação histórica. Analisar e problematizar os diferentes usos teóricos-metodológicos desses materiais. Investigar as relações entre Memória, História e as escritas da história a partir da formação de diferentes fontes documentais. Discutir os temas referentes à formação da identidade e a afirmação da cidadania em suas relações com a diversidade documentais. Estimular a discussão sobre a compreensão dos acervos documentais como acervos de preservação de direitos e de memória. Examinar a relação estabelecida entre a formação de acervos e fontes documentais, constituição de campo patrimonial e atuação dos historiadores.
Ementa
A História se utiliza de documentos, transformados em fonte pelo olhar do pesquisador. A disciplina visa apresentar os debates acerca do conceito de fonte histórica e sua constituição. Familiarizar o aluno com os diversos tipos de fontes históricas e suas especificidades. Debater os diferentes princípios e procedimentos teórico-metodológicos que envolvem o uso de documentos históricos em pesquisas de caráter historiográfico. Apresentar questões iniciais sobre a constituição e preservação de acervos documentais.
PROGRAMA
I - O historiador e suas fontes
II - Documento/Monumento
III - A lógica histórica e as escolhas do Historiador
IV - Tipologias de fontes históricas: métodos, especificidades e práticas de pesquisa.
V - Diferenças e filtros no uso de fontes históricas
VI - Arquivos, museus e bibliotecas
VII - Introdução à constituição e preservação de acervos
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ARÓSTEGUI, Julio. A pesquisa histórica: teoria e método. Bauru-SP: EDUSC, 2006.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
PINSKY, Carla Bassanezi; BACELLAR, Carlos et al.Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2011.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BURKE, Peter. A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Editora da Unesp, 2001.
DUBY, Georges. A história continua. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1993.
MALERBA, Jurandir; EPPLE, Angelika (Org.) A história escrita: teoria e história da historiografia. São Paulo: Contexto, 2006.
MARTINS, Estevão de Rezende. A história pensada: teoria e método na historiografia europeia do século XIX. São Paulo: Contexto, 2010.
PINSKY, Carla Basssanezi; LUCA, Tania Regina de. (Org.). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009.
aprovação
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Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 05/12/2019, às 17:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 06/12/2019, às 13:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1719377 e o código CRC EDA8EBE5. |
Referência: Processo nº 23117.102343/2019-14 | SEI nº 1719377 |