UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

INHIS31302

COMPONENTE CURRICULAR:

GESTÃO E FORMAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO HISTÓRICA

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

INSTITUTO DE HISTÓRIA

SIGLA:

INHIS

CH TOTAL TEÓRICA:

60h

CH TOTAL PRÁTICA:

30h

CH TOTAL:

90h

 

OBJETIVOS

Objetivo geral​:

Abordar os usos e as especificidades de diversos tipos de fontes documentais pelo historiador, discutir a função do historiador para a gestão e formação de documentação histórica e apresentar as questões iniciais sobre os procedimentos de constituição e preservação dos acervos documentais.

 

Objetivos específicos​:

Discutir a função do historiador para a gestão e formação de documentação histórica. Analisar e problematizar os diferentes usos teóricos-metodológicos desses materiais.  Investigar as relações entre Memória, História e as escritas da história a partir da formação de diferentes fontes documentais. Discutir os temas referentes à formação da identidade e a afirmação da cidadania em suas relações com a diversidade documentais. Estimular a discussão sobre a compreensão dos acervos documentais como acervos de preservação de direitos e de memória. Examinar a relação estabelecida entre a formação de acervos e fontes documentais, constituição de campo patrimonial e atuação dos historiadores. 

 

Ementa

A História se utiliza de documentos, transformados em fonte pelo olhar do pesquisador. A disciplina visa apresentar os debates acerca do conceito de fonte histórica e sua constituição. Familiarizar o aluno com os diversos tipos de fontes históricas e suas especificidades. Debater os diferentes princípios e procedimentos teórico-metodológicos que envolvem o uso de documentos históricos em pesquisas de caráter historiográfico. Apresentar questões iniciais sobre a constituição e preservação de acervos documentais.

 

PROGRAMA

I - O historiador e suas fontes

II - Documento/Monumento 

III - A lógica histórica e as escolhas do Historiador

IV - Tipologias de fontes históricas: métodos, especificidades e práticas de pesquisa. 

V - Diferenças e filtros no uso de fontes históricas 

VI - Arquivos, museus e bibliotecas

VII - Introdução à constituição e preservação de acervos

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ARÓSTEGUI, Julio. A pesquisa histórica: teoria e método. Bauru-SP: EDUSC, 2006.

GINZBURG, Carlo. ​Mitos, emblemas e sinais. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

PINSKY, Carla Bassanezi; BACELLAR, Carlos et al.​Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2011.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BURKE, Peter. ​A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Editora da Unesp, 2001.

DUBY, Georges. ​A história continua. ​ Rio de Janeiro: J. Zahar, 1993.

MALERBA, Jurandir; EPPLE, Angelika (Org.)​ A história escrita: teoria e história da historiografia. São Paulo: Contexto, 2006.

MARTINS, Estevão de Rezende.​ A história pensada: teoria e método na historiografia europeia do século XIX. São Paulo: Contexto, 2010.

PINSKY, Carla Basssanezi; LUCA, Tania Regina de. (Org.). ​O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009.

 

aprovação

 

 

Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos

Coordenadora dos Cursos de Graduação em História

 

Profa. Dra. Maria Andréa Angelotti Carmo

Diretora do Instituto de História

 


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Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 05/12/2019, às 17:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 06/12/2019, às 13:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.102343/2019-14 SEI nº 1719377