UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Trabalho de Conclusão de Curso I – TCC I

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal – ICHPO

Código:

GHS028

Período/Série:

7º período

Turma:

SANDRA - I

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

15 h

Prática:

45 H

Total:

60 H

Obrigatória:

    (X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Sandra Alves Fiuza

Ano/Semestre:

2022-2

Observações:

Pré-requisito: Métodos e Técnicas de Pesquisa em História.

Período letivo: 27 fev. a 29 jun. 2023.  

E-mail da professora: sandra.fiuza@ufu.br

 

EMENTA

Elaboração e redação do projeto individual de pesquisa em História, contendo no mínimo: justificativas, objetivos, metodologia de trabalho, discussão da bibliografia temática, fontes de pesquisa e referências bibliográficas.

JUSTIFICATIVA

A iniciação aos métodos de pesquisa e de escrita em História é de fundamental importância para o acadêmico em História, pois esse conhecimento lhe possibilita articular as dimensões teórica, metodológica e empírica, bem como manejar as categorias fundamentais do trabalho do historiador: a temporalidade, a espacialidade e agentes sociais.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Capacitar o aluno para elaboração de projeto de pesquisa em História, a partir de aprendizado sobre os pressupostos teórico-metodológicos do historiador, de discussão da bibliografia temática e do domínio das fontes de pesquisa.

Objetivos Específicos:

• Delimitar o tema e a problemática da pesquisa.

• Mapear, ler e sistematizar a bibliografia selecionada por meio de ficha de leitura (historiografia e metodologia).

• Fazer o levantamento das fontes documentais.

• Analisar as fontes históricas.

PROGRAMA

I − O recorte temporal e temático e a escolha teórico-metodológica

II − Pesquisa de fontes e bibliografia temática: orientação e acompanhamento

III − As modalidades de produção do Trabalho de Conclusão de Curso

IV – Orientação para a redação dos resultados da pesquisa  

METODOLOGIA

O componente curricular TCC I será realizado por meio de reuniões periódicas com os alunos para orientações, apontamentos e correção dos textos produzidos.

Para efeito de complementação, serão realizadas atividades assíncronas com carga horária semanal de 1h, para as quais serão disponibilizados materiais e orientações na forma de slides dos conteúdos e roteiros explicativos para a produção textual prevista no plano de ensino da disciplina.

AVALIAÇÃO

Datas

Forma

Critérios

Valor

25 MAR

Fichamento de texto

Correção gramatical e coesão textual; construção do texto compatível com estrutura e característica do gênero textual solicitado.

 

10

15 ABR

 

Resumo de texto

Correção gramatical e coesão textual; construção do texto de acordo com as técnicas de sumarização, isto é, as diferentes maneiras de selecionar o que é mais importante.

 

10

29 ABR

Apresentação das fontes selecionadas

Descrição detalhada da fonte histórica selecionada, situando autoria, datação, suporte, procedência etc.

20

20 MAIO

Análise de fonte

Problematização das informações obtidas; adequação metodológica; coerência argumentativa; consistência na análise e interpretação dos documentos históricos; originalidade, iniciativa, raciocínio crítico e criatividade.

 

20

17 JUN

Relatório de Pesquisa

Adequação às normas gramaticais e da escrita acadêmica (citações, paráfrases, referências de acordo com a ABNT); pertinência das questões da pesquisa; pertinência da fundamentação teórica em relação ao problema e à metodologia; conhecimento em relação ao tema da pesquisa.

 

 

40

 

 

TOTAL

100

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

MARSON, Adalberto. Reflexões sobre o procedimento histórico. In: SILVA, Marcos A. (org.). Repensando a história. São Paulo/ANPUH: Marco Zero, 1984, p. 37-64.

PARANHOS, Kátia. História & teatro, teatro & história: uma relação tão delicada. O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira, v. 26, n. 2, p. 187-205, ago. 2017. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/o_eixo_ea_roda/article/view/11534>. Acesso em: 5 fev. 2021.

WILLIAMS, Raymond. Base e superestrutura na teoria cultural marxista. Revista USP, São Paulo, n. 66, p. 209-224, 2005. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13448/15266 . Acesso em: 5 fev. 2021.

Complementar

CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. 8ª ed., São Paulo: T. A. Queiroz; Publifolha, 2000.

ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 22. ed. São Paulo: Perspectiva, 2009.

NEVES, João das. Análise do texto teatral. Rio de janeiro: INACEN, 1987.

PRADO, Décio de Almeida. A personagem no teatro. In: CANDIDO, Antonio et. al. A personagem de ficção. 7 ed. São Paulo: Perspectiva, 1985, p. 81-101.

WILLIAMS, Raymond. Drama em cena. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Sandra Alves Fiuza, Professor(a) do Magistério Superior, em 06/02/2023, às 15:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.004618/2023-31 SEI nº 4244705