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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
Pré-requisito: Métodos e Técnicas de Pesquisa em História. Período letivo: 27 fev. a 29 jun. 2023. E-mail da professora: sandra.fiuza@ufu.br |
EMENTA
Elaboração e redação do projeto individual de pesquisa em História, contendo no mínimo: justificativas, objetivos, metodologia de trabalho, discussão da bibliografia temática, fontes de pesquisa e referências bibliográficas.
JUSTIFICATIVA
A iniciação aos métodos de pesquisa e de escrita em História é de fundamental importância para o acadêmico em História, pois esse conhecimento lhe possibilita articular as dimensões teórica, metodológica e empírica, bem como manejar as categorias fundamentais do trabalho do historiador: a temporalidade, a espacialidade e agentes sociais.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Capacitar o aluno para elaboração de projeto de pesquisa em História, a partir de aprendizado sobre os pressupostos teórico-metodológicos do historiador, de discussão da bibliografia temática e do domínio das fontes de pesquisa. |
Objetivos Específicos: |
• Delimitar o tema e a problemática da pesquisa. • Mapear, ler e sistematizar a bibliografia selecionada por meio de ficha de leitura (historiografia e metodologia). • Fazer o levantamento das fontes documentais. • Analisar as fontes históricas. |
PROGRAMA
I − O recorte temporal e temático e a escolha teórico-metodológica
II − Pesquisa de fontes e bibliografia temática: orientação e acompanhamento
III − As modalidades de produção do Trabalho de Conclusão de Curso
IV – Orientação para a redação dos resultados da pesquisa
METODOLOGIA
O componente curricular TCC I será realizado por meio de reuniões periódicas com os alunos para orientações, apontamentos e correção dos textos produzidos.
Para efeito de complementação, serão realizadas atividades assíncronas com carga horária semanal de 1h, para as quais serão disponibilizados materiais e orientações na forma de slides dos conteúdos e roteiros explicativos para a produção textual prevista no plano de ensino da disciplina.
AVALIAÇÃO
Datas |
Forma |
Critérios |
Valor |
25 MAR |
Fichamento de texto |
Correção gramatical e coesão textual; construção do texto compatível com estrutura e característica do gênero textual solicitado.
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10 |
15 ABR
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Resumo de texto |
Correção gramatical e coesão textual; construção do texto de acordo com as técnicas de sumarização, isto é, as diferentes maneiras de selecionar o que é mais importante.
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10 |
29 ABR |
Apresentação das fontes selecionadas |
Descrição detalhada da fonte histórica selecionada, situando autoria, datação, suporte, procedência etc. |
20 |
20 MAIO |
Análise de fonte |
Problematização das informações obtidas; adequação metodológica; coerência argumentativa; consistência na análise e interpretação dos documentos históricos; originalidade, iniciativa, raciocínio crítico e criatividade.
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20 |
17 JUN |
Relatório de Pesquisa |
Adequação às normas gramaticais e da escrita acadêmica (citações, paráfrases, referências de acordo com a ABNT); pertinência das questões da pesquisa; pertinência da fundamentação teórica em relação ao problema e à metodologia; conhecimento em relação ao tema da pesquisa.
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40 |
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TOTAL |
100
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BIBLIOGRAFIA
Básica
MARSON, Adalberto. Reflexões sobre o procedimento histórico. In: SILVA, Marcos A. (org.). Repensando a história. São Paulo/ANPUH: Marco Zero, 1984, p. 37-64.
PARANHOS, Kátia. História & teatro, teatro & história: uma relação tão delicada. O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira, v. 26, n. 2, p. 187-205, ago. 2017. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/o_eixo_ea_roda/article/view/11534>. Acesso em: 5 fev. 2021.
WILLIAMS, Raymond. Base e superestrutura na teoria cultural marxista. Revista USP, São Paulo, n. 66, p. 209-224, 2005. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13448/15266 . Acesso em: 5 fev. 2021.
Complementar
CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. 8ª ed., São Paulo: T. A. Queiroz; Publifolha, 2000.
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 22. ed. São Paulo: Perspectiva, 2009.
NEVES, João das. Análise do texto teatral. Rio de janeiro: INACEN, 1987.
PRADO, Décio de Almeida. A personagem no teatro. In: CANDIDO, Antonio et. al. A personagem de ficção. 7 ed. São Paulo: Perspectiva, 1985, p. 81-101.
WILLIAMS, Raymond. Drama em cena. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Sandra Alves Fiuza, Professor(a) do Magistério Superior, em 06/02/2023, às 15:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4244705 e o código CRC 4FF2C682. |
Referência: Processo nº 23117.004618/2023-31 | SEI nº 4244705 |