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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua 20, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
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EMENTA
Evolução histórica da ciência da computação: do ábaco aos computadores digitais. Noções básicas de arquitetura e organização de computadores. Algoritmos. Características inicias das linguagens de programação.
JUSTIFICATIVA
A introdução da linguagem de programação Phyton será realizada nesta disciplina dando a oportunidade do estudante de bacharelado em matemática ter o conhecimento de uma linguagem, algo muito demandante nos dias de hoje. Será possível também o conhecimento das operações binárias através do entendimento da lógica de operações dos computadores e o desenvolvimento de algoritmos. E ao final do curso esperamos atingir o nível básico de conhecimento para programação de algoritmos estruturados com programação sequencial.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Ao final da disciplina o estudante será capaz de entender o computador como ferramenta de trabalho em sua atividade profissional e a desenvolver algoritmos. |
Objetivos Específicos: |
Conhecer a evolução histórica dos computadores e máquinas de calcular. Conhecer a arquitetura dos computadores. Construir algoritmos para resolução de problemas em sua área de atuação. |
PROGRAMA
1. EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA COMPUTAÇÃO: DO ÁBACO AOS COMPUTADORES DIGITAIS.
2. NOÇÕES BÁSICAS DE ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES.
2.1. Unidades componentes de microcomputadores - Placa mãe, dispositivos de armazenamento, dispositivos de entrada, dispositivos de saída e periféricos.
2.2. Terminologia utilizada - hardware, software, programa, bit, byte, códigos: binário e ASCII.
2.3. Sistemas operacionais: tipos e características.
2.4. Linguagens de Programação: tipos e características.
3. ALGORITMOS.
3.1. Definições: algoritmo, programa e programação estruturada.
3.2. Desenvolvimento de algoritmos: linguagem algorítmica estruturada e/ou fluxograma.
3.3. Itens fundamentais: lógica computacional, constantes, variáveis, expressões aritméticas, expressões lógicas, expressões literais, comando de atribuição, comandos de entrada e saída, estrutura sequencial, estrutura condicional e estrutura de repetição.
3.4. Estruturas de dados: variáveis compostas unidimensionais e multidimensionais,variáveis heterogêneas, arquivos, organização de arquivos.
3.5. Modularização: sub-rotina, funções.
3.6. Desenvolvimento de um algoritmo: definição de um problema, codificação,digitação, processamento e análise de resultados.
4. CARACTERÍSTICAS INICIAIS DAS LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO.
4.1. Itens Fundamentais: tipos primitivos de dados e variáveis, expressões aritméticas, expressões relacionais e expressões lógicas, comandos de atribuição,entrada e saída de dados, estruturas de controle de fluxo, ambiente de programação: editar e executar programas.
4.2. Estrutura básica de dados: variáveis compostas homogêneas.
4.3. Módulos em programação: declaração e manipulação, escopo de variáveis e passagem de parâmetros.
METODOLOGIA
O conteúdo programático será composto pelos módulos I,II e III como segue. O módulo I compreenderá os Itens: 1. EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA COMPUTAÇÃO: DO ÁBACO AOS COMPUTADORES DIGITAIS. 2. NOÇÕES BÁSICAS DE ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES. O módulo II compreenderá o item: 3. ALGORITMOS. Por fim o módulo III compreenderá o item: 4. CARACTERÍSTICAS INICIAIS DAS LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO.
Todo o material pertinente para desenvolvimento da disciplina será disponibilizado na plataforma Moodle CEaD UFU na turma: Matemática Computacional I e web conferência rnp. Não sendo possível o uso dos sistemas citados então poderá ser consultada plataformas alternativas como: Microsoft Team ou Google Sala de Aula juntamente com zoom ou google meet para as web conferências. Serão disponibilizados slides com gravação de voz discorrendo os conteúdos, além de 1 lista de exercícios em cada módulo e uma avaliação via teste de múltipla escolha valendo 25 pontos compondo de 6 a 10 questões cada ao final de cada módulo. Será disponibilizado também material pdf informacional para acompanhamento do conteúdo em cada módulo acima citado. As atividades serão realizadas em ambiente virtual Moodle e divididas por atividades síncronas e assíncronas.
As atividades assíncronas (30 horas) compõem para cada um dos três módulos do curso: A) Slides com gravação de voz; B) lista de exercício elaborado via formulário cujas respostas poderão ser enviadas ao Professor via plataforma Moodle; C) arquivo em pdf com conteúdo informacional para suportar e complementar o conhecimento dos slides; D) Avaliação via teste de múltipla escolha com duração de até 60 minutos cujas alternativas escolhidas deverão ser encaminhadas ao Professor via plataforma Moodle.
As atividades síncronas (30 horas) serão encontros virtuais com duração de 1 hora e 40 minutos para discorrer sobre conteúdo dos módulos e sanar dúvidas e resolução de exercícios:
02/03 - Motivação, critérios de avaliação e apresentação da disciplina e da plataforma virtual.
09/03; 16/03, 22/03 e 30/03 - Discussão do módulo I, sanando dúvidas e preparação para avaliação no dia
01/04.
06/04; 13/04, 20/04 e 27/04 - Discussão do módulo II, sanando dúvidas e preparação para avaliação no dia
29/04.
04/05; 11/05, 18/05 e 25/05 - Discussão do módulo III, sanando dúvidas e preparação para avaliação no dia
06/05.
01/06, 08/06 - Aula para revisão do conteúdo para avaliação recuperatória no dia 15/06.
AVALIAÇÃO
A avaliação do conteúdo será feita por intermédio de notas de três avaliações em testes de múltiplas escolhas em ambiente virtual previamente marcadas como segue: 01/04; 29/04 e 06/05. Cada avaliação terá valor de 25 pontos da nota final e deverá ser resolvida individualmente e enviada via plataforma moodle e com duração de 1 hora e 40 minutos. Três listas de exercícios serão avaliados e comporão 25 pontos cada sendo que os trabalhos referentes aos módulos I e II valerão 8 pontos cada e o trabalho referente ao módulo III valerá 9 pontos. Uma avaliação final será aplicada no dia 15/06 com duração de 1 hora e 40 minutos e a nota obtida substituirá a menor nota concernente às provas realizadas e o montante das notas das listas de exercícios realizadas. Somente será aprovado na disciplina o discente que alcançar a nota 60 no cômputo das notas obtidas após a substituição da menor nota pela nota obtida no exame final.
BIBLIOGRAFIA
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
[1] ASCENCIO, A. F. G.; CAMPOS, E. A. V., Fundamentos da programação de computadores:
algoritmos, Pascal, C/C++ e Java. São Paulo: Prence Hall, 2007.
[2] CAPRON, H. L.; JOHNSON, J. A. Introdução à informáca. 8. ed. São Paulo: Prence Hall, 2004.
[3] SCHILDT, H. C completo e total. São Paulo: Makron Books, 1997.
[4] FARRER, H. et al. Algoritmos estruturados. 3.ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
[5] NORTON, P. Introdução à informáca. São Paulo: Makron Books, 1997.
[6] FARRER, H. et al. Fortran estruturado. Rio de Janeiro: LTC, 1992.
[7] FORBELLONE, A. L. V.; EBERSPOCHER, H. F. Lógica de programação: a construção de algoritmos e
estruturas de dados. 3.ed. São Paulo: Prence Hall, 2005.
[8] GUIMARÃES, A. M.; LAGES, N. A. C. Introdução à ciência da computação. Rio de Janeiro: LTC,
1984.
[9] GUIMARÃES, A.M.; LAGES, N. A. C. Algoritmos e estrutura de dados. Rio de Janeiro: LTC, 1994.
[10] HANSELMAN, D. C.; LITTLEFIELD, B. C. Matlab 6: curso completo. São Paulo: Prence Hall, 2002.
[11] MOLER, CLEVE B. Numerical compunng with Matlab. Philadelphia: Society for Industrial and
Applied Mathemathics, 2004.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Alisson Rafael Aguiar Barbosa, Professor(a) do Magistério Superior, em 29/05/2021, às 17:28, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.031085/2021-07 | SEI nº 2803870 |