UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

História do Ensino de História

Unidade Ofertante:

Instituto de História

Código:

PROFHIS02

Período/Série:

1o 

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60h

Prática:

 

Total:

60 h

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Nara Rúbia de Carvalho Cunha

Ano/Semestre:

2023/1

Observações:

 

 

EMENTA

A emergência da história como campo disciplinar no século XIX. Os debates acerca do lugar do ensino da história. As diferentes concepções sobre o ensino, a aprendizagem e os conhecimentos históricos necessários para a história escolar. A trajetória do ensino de história na educação básica. A criação dos cursos universitários de história e a profissionalização dos professores. A produção historiográfica e a articulação entre o saber acadêmico e o saber escolar. Demandas sociais e ensino de história.

JUSTIFICATIVA

A perda da dimensão histórica do seu campo de atuação é um dos principais problemas da formação de docentes crítico-reflexivos cujos perfis profissionais se fortalecem na perspectiva autoral e na responsabilidade sociopolítica com uma coletividade mais ampla. Neste curso o Ensino de História é tomado como objeto de investigação e campo de atuação profissional no qual os pesquisadores em formação no ProfHistória estão implicados como agentes. Portanto, ao estudar pesquisas sobre a trajetória do Ensino de História no Brasil, investe-se também no entrecruzamento de temporalidades, potencializando a percepção de tensões entre presente e passado, e na construção de um olhar engajado capaz de romper com uma visão linear e alheia à dimensões de tempo, espaço e relações sociais. Estudar sobre o seu campo de atuação com atenção especial à sua constituição como agente (trans)formador de trajetórias possíveis é uma forma de combater a promoção sistemática da invisibilidade de docentes no Brasil e atender a princípios fundamentais do ProfHistória, como a avaliação crítica dos contextos de produção de conhecimento histórico-educacional e a qualificação para o exercício docente em diferentes cenários. 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender a emergência e a consolidação da história como campo disciplinar a partir do século XIX e seus desafios na atualidade, bem como a articulação entre história, saber acadêmico e saber escolar.

Objetivos Específicos:

•Compreender a importância da pesquisa sobre a trajetória do Ensino de História no Brasil, a fim de melhor se posicionar em face dos desafios de seu campo de atuação profissional, identificando mudanças e permanências, avanços e recuos;
•Refletir sobre trajetórias do Ensino de História no Brasil, considerando possibilidades e lacunas da pesquisa historiográfica a respeito do tema;
•Deslocar a noção de Ensino de História, restrita à sala de aula, para uma noção mais abrangente, envolvendo outros espaços, ambientes e objetos culturais que contribuem para a produção de conhecimentos histórico-educacionais e formação de sensibilidades relativas ao tempo vivido;
•Inserir-se como agente, contribuindo com seus saberes, memórias, percepções e sensibilidades para questionamentos, problematizações e proposição de outros percursos possíveis no e para o Ensino de História no Brasil.

PROGRAMA

METODOLOGIA

O curso desenvolve-se como um ambiente de investigação e socialização de estudos realizados sobre História do Ensino de História, com ênfase na formação e atuação docente, promovendo diálogos a partir de diferentes metodologias, tais como aulas expositivas, formação de painéis temáticos, oficinas,  seminários, exercícios de rememoração, observação e leitura do cotidiano escolar e escrita narrativa autobiográfica. 

Cronograma de atividades

17/03 – Semana de recepção

24/03 – Apresentação do plano de curso, acolhida de demandas e ajustes coletivos.

                História do Ensino de História: panorama geral de pesquisas e consolidação do campo de estudos – Textos de referência: BITTENCOURT, 2011. Aula expositiva seguida de debate e construção de mosaico de referências sobre demandas do tempo presente para e do Ensino de História a partir de dossiês temáticos nos últimos 5 anos e Revista História Hoje.

31/03 – História do Ensino de História – configuração da disciplina escolar História no Ocidente e no Brasil. Texto referência: FONSECA, 2004 (Cap. 1 e 2); MONTEIRO, 2003. Painel de debate e exercício de socialização sobre percepções do Ensino de História no cotidiano escolar.

14/04 – História do Ensino de História no Brasil – do século XIX aos anos 1930 – Texto de referência: FONSECA, 2004 (cap. 3).  Painel de debate e exercício de relação com imagens do presente.

28/04 – História do Ensino de História no Brasil – da década de 1940 ao Golpe Militar. Texto referência: BERNARDES, 2010. Painel de debate e exercício de relação com imagens do presente.

05/05 – História do Ensino de História no Brasil durante a Ditadura Militar. Texto referência: FONSECA, 1993; LOURENÇO, 2010. Painel de debate e exercício de relação com imagens do presente.

12/05 – História do Ensino de História no Brasil – da redemocratização política aos dias atuais:  movimentos sociais e demandas diversas. Texto referência: NADAI, 1993; SILVA e FONSECA, 2010; ABREU, BIANCHI e PEREIRA, 2018. Painel de debate e oficina de análise comparativa de currículos prescritos (PCNs e BNCC).

19/05 – Pesquisas recentes em Ensino de História – sujeitos, espaços, perspectivas teórico-metodológicas e materiais didáticos.  Seminário de socialização de investigação sobre GTs dos principais simpósios de Ensino de História organizados pela ANPUH e pela ABEH.   

26/05 – História do Ensino de História e formação de professores no Brasil –  forma(ta)ção, transgressão e revisão de estereótipos.  Painel de leituras. Textos referência: FERREIRA, 2016; MONTEIRO, 2013.

02/06 - História do Ensino de História e formação de professores no Brasil– o papel do ProfHistória  na compreensão do fazer  docente como ato responsivo. Debate sobre dissertação produzida no ProfHistória. Texto referência: LIMA, 2020.

09/06 –  História do Ensino de História e formação de professores-pesquisadores no Brasil –possiblidades diversas. Textos de referência: dissertações do ProfHistória  indicadas a partir dos interesses temáticos dos estudantes. Seminário de socialização de leituras.

16/06 – Da invisibilidade à autoria: Memoriais de formação e a percepção de histórias que se entrecruzam. Oficina de elaboração de memorial de formação e as narrativas de si como ato de (re)existência. Texto de referência: BENJAMIN, 1995; GALZERANI, 2021. 

 23/06 – Seminário de apresentação de leituras crítico-reflexivas sobre memoriais de formação. Textos de referência:  CUNHA, 2016; LEME, 2020; PEREIRA, 2008.

30/06 – Entrega de trabalho final - eu, o Ensino de História e a escola: trajetórias e perspectivas que se entrecruzam.

07/07 – Entrega de notas, vistas de provas e atendimento individual para comentar sobre trabalho e possíveis desdobramentos.

14/07 – Avaliação da disciplina e atendimento individual para comentar sobre trabalho e possíveis desdobramentos.

 

AVALIAÇÃO

1) Avaliação contínua, envolvendo ações individuais e coletivas: participação nas atividades do curso (painéis temáticos, seminários, oficinas e exercícios) - valor 50 pontos

     Critérios de avaliação: assiduidade, compromisso com leitura dos textos de referência e socialização de estudos com a turma.

2) Avaliação final individual a ser entregue em 30/06/2023: narrativa autobiográfica sobre formação e atuação docente em História, considerando diferentes ambientes de formação de sensibilidades e proposição de possíveis percursos de pesquisa no ProfHistória - valor 50 pontos. (Será disponibilizado um roteiro específico para o trabalho)

     Critérios de avaliação: pontualidade na entrega do trabalho, qualidade da escrita (adequação à norma culta e ABNT), atenção ao roteiro proposto e relação com referenciais teórico-metodológicos mobilizados ao longo do curso.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

ABREU, Marcelo; BIANCHI, Guilherme; PEREIRA, Mateus. Popularizações do passado e historicidades democráticas: escrita colaborativa, performance e práticas do espaço. Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 10, n. 24, p. 279 - 315, abr./jun. 2018. Disponível em: <http://www.revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180310242018279/8528>

BENJAMIN, Walter. Infância em Berlim por volta de 1900. In: __________.  Rua de mão única. São Paulo: Brasiliense, 1995. Disponível em: https://monoskop.org/images/2/22/Benjamin_Walter_Obras_escolhidas_2.pdf

BERNARDES, Rodolfo Calil. O Ensino de História nas escolas secundárias brasileiras (1942-1961). Dissertação. Mestrado em Educação. São Paulo: Programa de Pós Graduação em Educação, História, Política e Sociedade. PUC-SP, 2010. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/10787/1/Rodolfo%20Calil%20Bernardes.pdf 

BITTENCOURT, C. Abordagens históricas sobre a história escolar. Educação e Realidade, v. 36, n. 1, 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/15136 

CUNHA, Nara Rúbia de Carvalho. Memorial. In:___________. Primaveras Compartilhadas: (re)significando a docência na relação com cidade, memórias e linguagens. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, SP, 2016.  Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/321120

FERREIRA, Marieta M. O ensino de história, a formação de professores e a Pós-Graduação. Anos 90, v. 23, n.44, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/anos90/article/view/68383  

FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da história ensinada. 2ed. Campinas: Papirus, 1994.

FONSECA, Thais Nívia de Lima e. História & ensino de história. 2ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

GALZERANI, Maria Carolina Bovério. Imagens que lampejam: contribuições de Walter Benjamin para a produção de conhecimentos históricos. In: KOYAMA, Adriana Carvalho, PRADO, Guilherme do Val Toledo, GALZERANI, José Cláudio (Orgs.). Imagens que lampejam: ensaios sobre memória, história e educação – de autoria de Maria Carolina Bovério Galzerani. Campinas: Editora da Unicamp, 2021. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/noticias/e-book-gratuito-imagens-que-lampejam-ensaios-sobre-memoria-historia-e-educacao-das

LEME, Mariana Soares. Memorial.  In: ________. Ensino de artes e suas potencialidades para abordagens das relações étnico-raciais na escola: as culturas indígenas e seus contextos urbanos. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, 2020. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/343503

LIMA, Helayne Mikaele Silva. "Será que ela fez por merecer?" O ensino de história das mulheres no combate à violência de gênero. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. Disponível em:  https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31799

LOURENÇO, Elaine. O ensino de História encontra seu passado: memórias da atuação docente durante a ditadura civil-militar. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 30, nº 60, p.97-120, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbh/a/9x5mdRBWQbHHLkmkCscKDNp/?format=pdf&lang=pt

MONTEIRO, Ana Maria. A História ensinada: algumas configurações do saber escolar. História & Ensino, Londrina, v. 9, p. 37-62, out. 2003. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/issue/view/791 

___________. Formação de professores: entre demandas e projetos. Revista História Hoje[S. l.], v. 2, n. 3, p. 19–42, 2013. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/63

NADAI, Elza. O ensino de história no Brasil: trajetória e perspectiva. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 13, n. 25/26, p. 143-162, set.92/ago. 93. Disponível em: https://anpuh.org.br/index.php/revistas-anpuh/rbh 

PEREIRA, Marcemino Bernardo. Memorial. In: ________ Múltiplos projetos: produção de vida variada no oficio de professor. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas-SP, 2008. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/251994/1/Pereira_MarceminoBernardo_M.pdf

SILVA, Marcos Antônio e FONSECA, Selva Guimarães. Ensino de História hoje: errâncias, conquistas e perdas. Revista Brasileira de História, São Paulo, v.31, n.60, p.13-33, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbh/v30n60/a02v3060.pdf

 

Complementar

ABREU, Marcelo S. e CUNHA, Nara Rúbia de C. (Orgs.). Fazer e pensar a História na sala de aula: autoria, formação e produção do conhecimento histórico. Vitória: Editora Milfontes, 2021. Disponível em: https://www.amazon.com.br/Fazer-pensar-Hist%C3%B3ria-sala-aula-ebook/dp/B0931X32KW

ANDRADE, Juliana Alves, PEREIRA, Nilton Mullet (Orgs.) Ensino de História e suas práticas de pesquisa. São Leopoldo: OIKOS, 2021. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/220721

ANPUH. Não à Resolução N. 02/2019 – os impactos da BNC-FP sobre os cursos de Graduação em História (licenciatura e bacharelado): o que precisamos saber? São Paulo: ANPUH, 2021. ­Disponível em: https://anpuh.org.br/images/ANPUH/Forum_de_Graduacao/ANPUH%20RESOLUCAO%2002_2019_CARTILHA.pdf

BRASIL. SECRETARIA DO ENSINO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Base Nacional Curricular Comum. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf

BITTENCOURT, Circe. Reflexões sobre o ensino de História. Estudos Avançados, V. 32, N. 93, p. 127-149, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/i/2018.v32n93/

BITTENCOURT, Circe Maria. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez Editora, 2004.

GERALDI, C. M. G.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. A. Cartografias do trabalho docente: professor (a) pesquisador (a). Campinas: Mercado de Letras, 1998.

GONÇALVES, N. e MONTEIRO, A. Saberes e práticas docentes e Ensino de História: temas, conceitos e referenciais (1970-2014). Educação em Revista, n.33, 2017.

LAVILLE, C. A guerra de narrativas: debates e desilusões em torno do Ensino de História. Revista Brasileira de História, v. 19, 1999.

MCCULLOCH, Gary. História da educação e formação de professores. Revista Brasileira de História, v.17, n.49, p.121-238, jan./abr. 2012.

NADAI, Elza. A escola pública contemporânea: os currículos oficiais de História e o ensino temático. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 6, n. 11, p. 99-116, set.85/fev. 86.

PAIM, Elison; ARAÚJO, Helena M. M. Memórias outras, patrimônios outros, e decolonialidades. Contribuições teórico-metodológicas para o estudo de história da África e dos afrodescendentes e de história dos Indígenas no Brasil. Archivos analíticos de políticas educativas / education policy analysis archives, v. 26, p. 92-116, 2018. Disponível em <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6584751>

PEREIRA, M. B. Vir a Ser Outro por Meio das Narrativas do Vivido. Cadernos de Pesquisa do CDHIS[S. l.], v. 33, n. 2, p. 280–309, 2020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/cdhis/article/view/56775

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. História do Ensino de História no Brasil: uma proposta de periodização. Revista História da Educação, v.16, n.37, 2012.

ZAMBONI, Ernesta (Org.). Digressões sobre o Ensino de História: memória, história oral e razão histórica. Itajaí: Editora Maria do Cais, 2007.

 

 

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Nara Rúbia de Carvalho Cunha, Professor(a) do Magistério Superior, em 16/04/2023, às 19:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.087427/2022-16 SEI nº 4096082