UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental

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Timbre

Ata de Reunião

ATA DA 5ª REUNIÃO/2019 DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUALIDADE AMBIENTAL

 

Ao décimo dia do mês de junho do ano de dois mil e dezenove, reuniu-se às dez horas, na sala de reuniões do Instituto de Ciências Agrárias (ICIAG) no Campus Glória, o Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental (COLPPGMQ) para a reunião. Estiveram presentes à reunião os membros do Colegiado, os docentes Adriane de Andrade Silva, Fábio Augusto do Amaral, Samara Carbone e Sheila Cristina Canobre. O representante discente Maiko de Ávila Cassiano teve sua ausência justificada. A professora Adriane iniciou a reunião dando boas-vindas a todos os presentes, principalmente às docentes Samara e Sheila, pois é a primeira reunião da qual fazem parte do Colegiado após a eleição e homologação do resultado da consulta eleitoral para representante docente. A seguir, passou-se à apreciação dos pontos de pauta, a saber: 1. Aprovação da Ata da 4ª reunião de 2019. Processo SEI N°: 23117.040092/2019-77. A Coordenadora apresentou a ata da 4ª reunião de 2019 para os presentes, destacando as deliberações do Colegiado feitas no dia. Posteriormente os membros votaram. Assim, com duas abstenções, a ata foi aprovada. 2º item de pauta. Comunicações: 1) A professora Samara fez um breve relato sobre Simpósio Ambiental - UFU 2019. Foi informado que houve uma maior adesão dos discentes do PPGMQ ao evento, do que dos discentes da graduação (Engenharia Ambiental). Das informações obtidas por meio das avaliações feitas pelos participantes, o evento foi bem avaliado. A professora Samara ressaltou que está aberta para receber sugestões que contribuam para o aperfeiçoamento do próximo evento. Foi destacado também que nessa edição do evento, houve um maior número de trabalhos inscritos se comparado com eventos anteriores. 2) O professor Fábio aproveitou esse momento para obter informações sobre às Referências Bibliográficas de Química Ambiental. Foi proposto, pelo professor Fábio, a hipótese de alteração do livro de referência, pois deve ser observada a quantidade de unidades da obra disponível para consulta nas Bibliotecas. Nesse momento as professoras Samara e Adriane disseram que muitos dos livros estão disponíveis nas Bibliotecas do Santa Mônica, Umuarama e Glória, concomitantemente. Assim, é necessário verificar a disponibilidade como um todo e não apenas por Campus. 3) A professora Adriane apresentou os informes enviados pelo professor Adão, contido no Processo SEI dessa reunião (Documento Nº: 1302918 / Processo SEI Nº: 23117.048811/2019-06). Basicamente nesses informes estão o motivo de sua ausência na última reunião do Colegiado. Foi ressaltado também que o professor Adão considera que “a renovação é sempre salutar para o aprimoramento e avanço dos ordenamentos institucionais do ensino público”. Ele registrou que deseja sucesso a todos os membros. Após a exposição dos informes do professor Adão, a Coordenadora informou que a CAPES publicou um novo Ofício que trata dos cortes de bolsas na pós-graduação. Pelo que está contido no documento, o PPGMQ, até o presente momento, não sofrerá nenhuma perda. Mas, que não é uma situação definitiva, pois devido à crise política/econômica poderão surgir outros comunicados. Em seguida, apresentou aos membros presentes o quadro de oferta de disciplinas que serão ofertadas em 2019-2. No quadro apresentado não constam informações referentes às novas disciplinas que serão ministradas pelas docentes Bruna Fernanda Faria Oliveira e Sueli Moura Bertolino, pois ainda faltam responder ao e-mail de consulta que a Coordenadora enviou. Além disso, no quadro faltam os dados referente ao horário e local de sugestão para ser ministrada a disciplina PMQ10 - Bioprocessos e Biotecnologia Ambiental, que será ministrada pelos docentes Edgar Silveira Campos e Ana Carolina Silva Siquieroli no próximo semestre (2019-2). Nesse instante, a professora Samara perguntou sobre as ementas das disciplinas do PPGMQ. A professora Adriane informou que na gestão passada, houve uma tentativa de organizar tais ementas, mas que poucos foram os docentes que deram retorno. Assim, a professora Adriane informou que, mais uma vez, irá solicitar aos docentes do programa a edição e assinatura dos componentes curriculares para posteriormente serem avaliados pelo Colegiado. 3. Ordem do dia: Considerando a quantidade de itens de pauta e a urgência de determinados assuntos, a Coordenadora, com a aprovação do Colegiado, sugeriu as seguintes alterações: a) Retirada do item 3.7. Avaliações de planilhas, visto que poucos foram os docentes que deram retorno. b) 3.6. Pedidos de Credenciamento passou para o último item a ser avaliado, visto que demanda tempo e não se trata de um assunto urgente. c) Alteração de ordem do item 3.12. Solicitação de auxílio financeiro para participação no V Simpósio Brasileiro de Biologia da Conservação (Discente solicitante: RUDMIR ROGERIO DE CAMARGO FAXINA) para o item 3.7. d) Item 3.5. Escolha de Coordenador Substituto do PPGMQ, entre os membros do COLPPGMQ, para indicação ao CONICIAG ficou como um dos últimos itens de pauta a serem avaliados, pois não se trata de um assunto que requer uma deliberação urgente. Assim, a solicitação da professora Sueli ficou como item 3.5., pois trata da avaliação do edital de seleção do PPGMQ (ingresso 2020-1), do qual constava como item 3.13 Outros. e) Houve acréscimo de item de pauta do qual trata da homologação do resultado da consulta eleitoral para escolha de representante docente no Colegiado, sendo esse discutido no item 3.8. 3.1. Solicitação de Aproveitamento de Estudos da discente EMANUELLE ZORDAN DE MELO. Foi apresentada a documentação referente a solicitação da discente (carta de solicitação, histórico escolar e ementa da disciplina cursada em outro programa de pós-graduação). Diante do exposto e ainda considerando a relevância da disciplina para a realização da pesquisa, todos os membros presentes aprovaram o aproveitamento da disciplina. 3.2. Solicitação de troca de orientador da discente BETHÂNIA ROSA DEFENSOR. A Coordenadora apresentou a solicitação da discente aos membros presentes. Foi exposto que o professor Adão havia recebido duas orientandas no início do ano, mas que devido a justificativa da discente, após o consentimento dos docentes envolvidos na troca de orientador, a orientação passaria para o professor Ednaldo que não recebeu nenhum orientando da Turma 6. Considerando as particularidades desse caso, o Colegiado aprovou a alteração de orientação. Assim, a discente Bethânia será orientada pelo professor Ednaldo. Nesse instante, o Colegiado sugeriu que nas próximas distribuições de orientação dos discentes ingressantes, seja considerado um limite máximo de quatro orientandos por docente do PPGMQ. Esse limite visa o fluxo de discentes no programa, de forma a contemplar ambas as linhas de pesquisa; bem como minimiza a possibilidade de sobrecarga dos docentes. Outro aspecto que deve ser considerado, para disponibilização de vagas no processo seletivo, é a quantidade de solicitação de dilação de prazo para defesa de dissertação por docente. Assim, os docentes que estão com mais dificuldades em concluir os trabalhos no tempo regular de curso, deverão receber uma quantidade menor de orientandos, visto que os períodos de dilação de prazo afetam a pontuação do programa junto à CAPES. 3.3. Aprovação da documentação e banca para Defesa de Dissertação da discente ANA LUIZA MOREIRA DA COSTA. Membros indicados: Prof. Dr. André Rosalvo Terra Nascimento (Orientador); Prof. Dr. Lucas Carvalho Basilio de Azevedo (UFU); Prof.ª Dr.ª Isa Lucia de Morais Resende (UEG); e Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Sanches (UFU – Suplente). Processo SEI N°: 23117.046231/2019-76. Após a apresentação dos documentos de indicação de membros de banca, o Colegiado aprovou a solicitação com uma ressalva. Segundo o Colegiado, para atender as novas exigências que estão sendo discutidas no CONPEP, caso o membro externo indicado no formulário não possa comparecer na defesa, o orientador e a discente deverão indicar outro membro externo para apreciação. Assim, a partir desse instante, todas as indicações de bancas do PPGMQ deverão apresentar um membro externo à UFU como suplente, pois é obrigatória a participação desse membro externo na avaliação das dissertações. 3.4. Solicitação de coorientação de ARTHUR CELESTINO SOARES, pela docente Carine Firmino Carvalho Roel; Orientador: Prof. Dr. Ednaldo Carvalho Guimarães. Após a apresentação dos documentos que fundamentam a solicitação, os membros do Colegiado aprovaram a oficialização da coorientação indicada. 3.5. Edital de Seleção do Processo Seletivo do PPGMQ 2020-1. Foi apresentado o edital enviado pela professora Sueli (Documento Nº: 1310518 / Processo SEI Nº: 23117.048811/2019-06), do qual foi utilizado para discussão. Foram feitas algumas alterações que serão encaminhadas à Presidente da Comissão. 3.6. Edital de Pós-Doutorado. Conforme as informações recebidas, a bolsa da discente Simone Cristina Braga Bertini pode ir até agosto de 2019, visto que a CAPES está contabilizando seu tempo de bolsista no PPGMQ com os seis meses de bolsa que a mesma recebeu em outro programa (totalizando os 60 meses ao todo). Como o PPGMQ aprovou o pós-doutorado, da atual pós-doutoranda, por 60 meses no programa, a mesma ficaria o restante do tempo sem bolsa. Assim, é necessário que ocorra um processo seletivo para escolha do novo bolsista PNPD. A Coordenadora, explicou que no atual edital de seleção apresentado para debate do Colegiado, estão previstas três vagas, pois visa selecionar um pós-doutor que possuirá bolsa, bem como seus suplentes. Após algumas explicações feita pela Coordenadora, o Colegiado analisou o edital de seleção contido nesse Processo SEI (Documento Nº: 1309762 / Processo SEI Nº: 23117.048811/2019-06). Diante do exposto, os membros aprovaram o edital. 3.7. Solicitação de auxílio financeiro para participação no V Simpósio Brasileiro de Biologia da Conservação. Discente solicitante: RUDMIR ROGERIO DE CAMARGO FAXINA. Após a análise do documento enviado, bem como a atual falta de normativa do PPGMQ que regulamenta a distribuição do recurso PROAP, destinado para auxílio dos discentes/docentes, o Colegiado aprovou a solicitação do discente. Ficou para a próxima reunião a discussão e aprovação da RESOLUÇÃO Nº 3/2019, DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUALIDADE AMBIENTAL (Documento Nº: 1308830 / Processo SEI Nº: 23117.048811/2019-06) que disciplina pedidos de docentes e discentes com recurso do PROAP pelo Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental. 3.8. Homologação do resultado da consulta eleitoral para escolha de representante docente no Colegiado do PPGMQ. Processo SEI Nº: 23117.029641/2019-52. Após a Comissão Eleitoral ter apresentado o resultado, do qual o Lucas Carvalho Basilio de Azevedo foi indicado como representante docente no Colegiado, os membros presentes homologaram a escolha feita pelos seus pares. Após a deliberação desse assunto, o Colegiado decidiu encerrar a reunião, pois o horário já não permitia mais nenhuma análise. Assim, os itens a seguir serão analisados na próxima reunião, que ocorrerá no dia 01/07/2019 às 9h30min. 3.9. Corresponsabilidade de procedimentos. 3.10. Solicitação de dilação de prazo para entrega da versão final da dissertação da discente JULIANA DA SILVA GARCIA LEAL. 3.11. Resolução que estabelece critérios para caracterização de Regime Especial de Aprendizagem. Processo SEI Nº: 23117.045999/2019-22. 3.7. Escolha de Coordenador Substituto do PPGMQ, entre os membros do COLPPGMQ, para indicação ao CONICIAG. 3.12. Pedidos de Credenciamento. A reunião foi dada por encerrada e eu, Marília Christina Arantes Melo, Secretária do PPGMQ, lavrei a presente ata que vai por mim assinada e depois de lida e aprovada, será assinada pelos demais membros do Colegiado. Uberlândia, 10 de junho de 2019.

 

Adriane de Andrade Silva (Coordenadora do PPGMQ)

Fábio Augusto do Amaral

Samara Carbone

Sheila Cristina Canobre

Marília Christina Arantes Melo (Secretária do PPGMQ)


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Documento assinado eletronicamente por Marília Christina Arantes Melo, Secretário(a), em 11/06/2019, às 10:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Adriane de Andrade Silva, Presidente, em 20/08/2019, às 12:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Fabio Augusto do Amaral, Membro de Colegiado, em 03/02/2020, às 12:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Samara Carbone, Membro de Colegiado, em 20/02/2020, às 14:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Sheila Cristina Canobre, Membro de Colegiado, em 20/02/2020, às 14:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.048811/2019-06 SEI nº 1314870