UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado de Extensão do Instituto de Ciências Agrárias

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Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA 3ª reunião/2023 Do Colegiado de Extensão do Instituto de Ciências Agrárias DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

Em 12 de maio de 2023, às 13 horas, na Sala de Reuniões on line Mconf UFU,  Uberlândia/MG, teve início a 3ª reunião do Colegiado de Extensão do ICIAG do ano em curso, sob a Presidência da professora e coordenadora Maria Amelia dos Santos, estando presentes os membros citados no final desta Ata. A reunião transcorreu da seguinte forma: 1. Leitura e aprovação da Ata da 2ª reunião do ano de 2023. A ata da segunda reunião do colegiado de extensão foi lida pelo membro Arthur Silva de Paula - Representante Técnico e corrigida pelos membros do colegiado. Após as correções, a ata foi aprovada por unanimidade. 2. Comunicações: 2.1. Primeira participação da COEXTICIAG no Fórum de Coordenadores de Extensão da UFU. A presidente Prof. Maria Amelia dos Santos discorreu sobre sua primeira participação nesse Fórum promovido periodicamente pela PROEX com a presença do Pró-reitor de extensão.  O primeiro item nesse forum foi a apresentação das novas funcionalidades do SIEX visando a melhoria da plataforma. Uma dessas novas funcionalidades, trata-se do registro de atividades envolvendo unidades acadêmicas consorciadas. Quando se falou sobre a identificação das atividades curriculares de extensão (ACE) verifica-se um número de 22 (vinte e dois) de ACE's identificadas pelo SIEX/PROEXC enquanto que Número de ACE's identificadas pela DIRAC/PROGRAD é de 34 registros. Ela relatou que ficou surpresa em ouvir apenas o Curso de Agronomia Campus Monte Carmelo do ICIAG na aprovação das atividades de extensão curricularizadas em seus projetos pedagógicos durante o fórum. Falou ainda que enquanto coordenadora iria alertar os cursos de graduação do ICIAG com envio de uma correspondência, pois uma vez não cadastrados/identificados no SIEX, não há como dar andamento das atividades de extensão para a integralização de carga horária dos discentes em seus cursos, conforme a Resolução CONGRAD Nº 39 de 14 de fevereiro de 2022. Em seguida professor José Geraldo Mageste da Silva disse ter participado do fórum e parabenizou a coordenadora Prof. Maria Amelia dos Santos por se manifestar em relação a necessidade de uma maior integração e participação dos docentes nas atividades de extensão. A professora Maria Amelia relatou ainda que, foi proposto no fórum que as unidades acadêmicas criem seus próprios fóruns  internos para discutirem a extensão. A professora Maria Amelia dos Santos ressaltou a importância de ações como essa, pois percebeu a falta de conhecimento e participação do ICIAG sobre extensão conforme o relatório divulgado de autoavaliação institucional da Comissão Própria de Avaliação (CPA) - 1º Relatório Parcial (Triênio 2022-2024) com os resultados da Pesquisa de Autoavaliação realizada pela CPA com os segmentos dos docentes e técnicos administrativos entre os meses de outubro/2022 a fevereiro/2023. Esse foi enviado por e-mail do ICIAG para todos os docentos e técnicos administrativos no dia 09 de maio de 2023 para conhecimento. Há um árduo e longo caminho a ser percorrido para o avanço da extensão dentro do instituto e na universidade como um todo. A secretária Yara Cristina Batista de Sousa informou ainda que, a PROEX disse estar em processo de melhorias da plataforma SIEX. Futuramente o parecer será realizado diretamente no SIEX. Pediram também para que se tivermos quaisquer dificuldades e/ou sugestões que sejam enviados para a PROEX. Em seguida a professora Adriane de Andrade Silva sugeriu pensar/indicar relatórios que fossem mais adequados à realidade de institutos como o ICIAG em relação a funcionalidades, como por exemplo, quais os produtos gerados, públicos atendidos, formas de comprovação, como contabilizar as horas tanto dos coordenadores como dos participantes. 2.2. Resposta do CONICIAG sobre o erro na composição do colegiado de extensão do ICIAG: A secretária Yara Cristina Batista de Sousa informou que a coordenação enviou ofício para a direção solicitando que a mesma providenciasse a correção da quantidade dos membros do colegiado, conforme já tinha sido observado na resolução 02/2015 CONICIAG em momento anterior. Essa análise do CONICIAG ocorreu na reunião do dia 11 de maio de 2023, a resposta oficial ainda foi encaminhada.  O diretor adiantou que sairia da composição do Colegiado, o membro docente menos votado na eleição. Dessa forma, o professor José Geraldo Mageste da Silva, que estaria nessa situação, se despediu e agradeceu a todos por sua breve participação no Colegiado. A professora Adriane de Andrade Silva lembrou que deverá ser corrigido a quantidade dos membros do Colegiado, também, no Plano de Extensão. 3. Ordem do dia: 3.1. Contribuições para a elaboração da nova proposta de atualização da Resolução - CONICIAG 07/2008: A professora Maria Amelia dos Santos informou que existe uma PORTARIA DIRICIAG Nº 181, DE 24 DE JANEIRO DE 2023, que nomeia a comissão para revisão da Resolução CONICIAG 07/2008, a qual é composta pelos membros Anne Caroline Malvestio, Beno Wendling (presidente), Gilberto de Oliveira Mendes e Marcia Regina Batistela Moraes, que tem como responsabilidade apresentar um texto para atualização da referida resolução que normatiza e fixa critérios para a prestação de serviços por Docentes e Técnicos Administrativos, lotados no Instituto de Ciências Agrárias (ICIAG) da Universidade Federal de Uberlândia(UFU), na forma de atividades de pesquisa, ensino, extensão e assessorias esporádicas para a comunidade. Dessa forma, a professora Maria Amelia dos Santos relatou que, como a resolução se refere às atividades de extensão, cabe ao Colegiado de Extensão debater e sugerir melhorias para essa nova proposta. Em seguida a referida professora abriu discussão sobre esse assunto e leu o texto da resolução do CONSEX que fala sobre os principais critérios das ações de extensão no que tange a prestação de serviços. A professora Adriane de Andrade Silva informou que chegarão projetos que antes era tidos como pesquisa e agora serão considerados pelo viés de prestação de serviços, uma modalidade de ação de extensão, no âmbito social, científico, cultural, artístico e tecnológico. A professora Maria Amelia dos Santos disse que um dos pontos importantes para melhorar na resolução, é sobre os custos que são cobrados para essas atividades de prestação de serviços, a distribuição desses custos, para onde são destinados, por exemplo, o que vai para fundação de apoio, o que vai para o ICIAG, etc. Pois essa foi uma preocupação levantada para que as ações não fiquem inviabilizadas de serem realizadas. A professora Adriane de Andrade Silva relatou ter consultado a formação da matriz orçamentária das produções docentes e científicas e verificou que essas representam 5% da matriz e a matriz da extensão representa 10%, e que essa porcentagem vem para o ICIAG em função dos registros do SIEX. Assim, a política de registros no SIEX resultará em aumentos dos recursos do ICIAG e poderá ser gasto com a extensão. Além de pensar nas taxas que precisam ser reduzidas para valores menores nas cotas do ICIAG. Ao reduzir os custos e incluindo os discentes terá uma maior adesão dessas ações. Foi sugerido abrir um documento no SEI para que possa ser colocada nossa contribuição e esse material elaborado será encaminhada para a Comissão do ICIAG, responsável para a proposta de atualização na Resolução 07/2008 do ICIAG. A professora Sueli Moura Bertolino lembrou que já existe esse roteiro/fluxograma e que precisa organizar no site da COEXTICIAG. A secretária Yara Cristina Batista de Sousa informou que esses fluxogramas já existem, porém a COEXTICIAG está aguardando a atualização dos fluxogramas da PROEX para apresentar ao colegiado e posteriormente publicar no site. 3.2. Discussão e aprovação dos pareceres dos processos enviados pelo SIEX e indexados no Sei sob os números 23117.031144/2023-09 (maria.dos); 23117.032777/2023-26 (arthur.paula1); 23117.031159/2023-69 (lima.tm); 23117.031146/2023-90 (adriane), 23117.031139/2023-98 (suelibertolino): em todos os processos foram apresentados os pareceres, analisados e o Colegiado concordou por unanimidade que devem ser devolvidos para ajustes e após a realização dos ajustes poderiam ser deferidos pela Coordenadora.  4. Outros: Professora Maria Amelia dos Santos disse ter recebido um ofício da reitoria para participar da comemoração dos 45 anos de federalização da UFU e que já aceitou o convite e irá participar do referido evento. Às 15:30 horas, foi encerrada a reunião e, para constar, lavrei esta que, após lida e aprovada, será assinada por mim, Yara Cristina Batista de Sousa, na qualidade de Secretária, pela Presidente, pelos membros e participantes. Uberlândia, 12 de maio de 2023.

 

Maria Amelia dos Santos - Coordenadora/Presidente

Adriane de Andrade Silva - Representante docente

Arthur Silva de Paula - Representante Técnico

José Geraldo Mageste da Silva - Representante docente

Paulo Afonso Della Matta Silva - Representante Discente

Sueli Moura Bertolino - Representante docente

Tatiane Melo de Lima - Representante docente

Yara Cristina Batista de Sousa - Secretária


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Documento assinado eletronicamente por Adriane de Andrade Silva, Membro de Colegiado, em 26/05/2023, às 13:10, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Yara Cristina Batista de Souza, Assistente em Administração, em 30/05/2023, às 11:27, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por José Geraldo Mageste da Silva, Membro de Colegiado, em 30/05/2023, às 11:47, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Maria Amélia dos Santos, Coordenador(a), em 30/05/2023, às 11:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Arthur Silva de Paula, Membro de Colegiado, em 30/05/2023, às 14:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Tatiane Melo de Lima, Membro de Colegiado, em 01/06/2023, às 10:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Sueli Moura Bertolino, Membro de Colegiado, em 06/06/2023, às 15:36, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.032873/2023-74 SEI nº 4509750