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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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EMENTA
Elaboração e redação do projeto individual de pesquisa em História, contendo no mínimo: justificativas, objetivos, metodologia de trabalho, discussão da bibliografia temática, fontes de pesquisa e referências bibliográficas.
JUSTIFICATIVA
A construção de um projeto de pesquisa é ferramenta importante na formação do historiador, seja no bacharelado, seja na licenciatura. É a partir do aprendizado das várias etapas de um projeto que o graduando pode tornar-se pesquisador nos diversos ambientes profissionais após a conclusão do curso.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
- Capacitar o aluno para reelaboração de projeto de pesquisa em História, a partir de aprendizado sobre os pressupostos teórico-metodológicos do historiador, de discussão da bibliografia temática e do domínio das fontes de pesquisa. |
Objetivos Específicos: |
- Reescrever o projeto de pesquisa desenvolvido na disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa em História. - Refletir sobre temas e problemáticas que podem ter desdobramentos em pesquisas posteriores. - Habilitar o egresso em suas futuras atuações nos diversos níveis de ensino.
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PROGRAMA
Unidade I – Orientação no recorte temporal e temático e na escolha teórico-metodológica.
Unidade II – Pesquisa de fontes e bibliografia temática: orientação e acompanhamento.
Unidade III – Ordenação e seleção de fontes para confecção do projeto: orientação e acompanhamento.
Unidade IV – Orientação na redação do projeto individual de pesquisa em História.
Unidade V – Leitura das fontes levantadas.
METODOLOGIA
A disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I será desenvolvida na modalidade presencial, de acordo com a Resolução CONSUN 30/2022. Serão 16 (dezesseis) encontros semanais entre os dias 26/09/2022 e 06/02/2023. Na primeira aula serão apresentados o plano de ensino, a dinâmica da disciplina, as formas de avaliação e o cronograma das aulas. O ambiente da disciplina na plataforma Moodle (https://www.moodle.ufu.br) será utilizada para atividades assíncronas tais como: análise de fontes, roteiros de leitura, pesquisas de artigos acadêmicos sobre a temática da pesquisa e entrega das atividades avaliativas escritas não presenciais. Os atendimentos individuais deverão ser agendados no e-mail: carloseduardo.araujo@ufu.br. Eventualmente, poderemos utilizar a plataforma RNP (https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/carlos-eduardo-moreira-de-araujo) para atividades síncronas. Os roteiros de leitura serão baseados na bibliografia específica para cada temática de pesquisa apresentada e discutida ao longo das aulas.
AVALIAÇÃO
- Avaliação 1: Apresentação e Comentário dos textos teóricos selecionados ao longo da disciplina. A apresentação deverá ser realizada em slides e apresentados através da plataforma RNP. Os comentários deverão ser realizados oralmente e por escrito. Na primeira aula serão definidas as datas e a dinâmica da avaliação. Data de entrega: até: 12/11/2022. Valor: 50 pontos.
Critérios avaliativos: Correção ortográfica; coerência textual; articulação entre as questões principais dos textos discutidos na atividade síncrona; confecção de slides; utilização de citação bibliográfica e registro das referências utilizadas nos slides e no comentário.
- Avaliação 2: Reescrita do projeto de pesquisa. Entrega na plataforma Moodle. Data de entrega: até: 21/01/2023. Valor: 50 pontos.
Critérios avaliativos: Correção ortográfica; coerência textual; utilização de citação bibliográfica e registro das referências utilizadas; articulação entre o objeto, as hipóteses, os textos discutidos nas reuniões síncronas e as fontes selecionadas e descritas.
BIBLIOGRAFIA
Básica
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1983.
LOMBARDI, José Claudinei (org.). Pesquisa em educação: história, filosofia e temas transversais. Campinas, SP: Autores associados, 2000.
VIEIRA, Maria do Pilar de Araújo e outros. A Pesquisa em História. São Paulo: Ática, 1989.
Complementar
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo: Atlas, 2007.
FENELON, Déa Ribeiro et al (orgs). Muitas Memórias, outras Histórias. São Paulo: Olho Dágua, 2004.
GATTI JÚNIOR, Décio; INÁCIO FILHO, Geraldo (orgs.). História da educação em perspectiva: ensino, pesquisa, produção e novas investigações / Décio Campinas, SP: Autores Associados; Uberlândia, MG: EDUFU, 2005.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História cultural: experiências de pesquisa. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2003.
SILVA, Maria Angela; PINHEIRO, Maria S. F.; FREITAS, N. E. Guia Para Normalização de trabalhos técnico-científicos: projetos de pesquisa, monografias, dissertações, teses. 4ª ed. Uberlândia – MG: EDUFU, 2004.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Carlos Eduardo Moreira De Araujo, Professor(a) do Magistério Superior, em 20/08/2022, às 00:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3855236 e o código CRC 0175FC7D. |
Referência: Processo nº 23117.055960/2022-19 | SEI nº 3855236 |