UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I)

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO

Código:

GHS028

Período/Série:

Turma:

CARLOS1

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

15H

Prática:

45H

Total:

60H

Obrigatória:

     

(X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Carlos Eduardo Moreira de Araújo

Ano/Semestre:

2022.1

Observações:

Período letivo: 2022/1 (26/09/ 2022 a 06/02/2023) conforme Resolução CONGRAD 56/ 2022.                  

 

EMENTA

Elaboração e redação do projeto individual de pesquisa em História, contendo no mínimo: justificativas, objetivos, metodologia de trabalho, discussão da bibliografia temática, fontes de pesquisa e referências bibliográficas.

JUSTIFICATIVA

A construção de um projeto de pesquisa é ferramenta importante na formação do historiador, seja no bacharelado, seja na licenciatura. É a partir do aprendizado das várias etapas de um projeto que o graduando pode tornar-se pesquisador nos diversos ambientes profissionais após a conclusão do curso.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

- Capacitar o aluno para reelaboração de projeto de pesquisa em História, a partir de aprendizado sobre os pressupostos teórico-metodológicos do historiador, de discussão da bibliografia temática e do domínio das fontes de pesquisa.

Objetivos Específicos:

- Reescrever o projeto de pesquisa desenvolvido na disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa em História.

- Refletir sobre temas e problemáticas que podem ter desdobramentos em pesquisas posteriores.

- Habilitar o egresso em suas futuras atuações nos diversos níveis de ensino.

 

PROGRAMA

Unidade I – Orientação no recorte temporal e temático e na escolha teórico-metodológica.

Unidade II – Pesquisa de fontes e bibliografia temática: orientação e acompanhamento.

Unidade III – Ordenação e seleção de fontes para confecção do projeto: orientação e acompanhamento.

Unidade IV – Orientação na redação do projeto individual de pesquisa em História.

Unidade V – Leitura das fontes levantadas.

METODOLOGIA

A disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I será desenvolvida na modalidade presencial, de acordo com a Resolução CONSUN 30/2022. Serão 16 (dezesseis) encontros semanais entre os dias 26/09/2022 e 06/02/2023. Na primeira aula serão apresentados o plano de ensino, a dinâmica da disciplina, as formas de avaliação e o cronograma das aulas. O ambiente da disciplina na plataforma Moodle (https://www.moodle.ufu.br) será utilizada para atividades assíncronas tais como: análise de fontes, roteiros de leitura, pesquisas de artigos acadêmicos sobre a temática da pesquisa e entrega das atividades avaliativas escritas não presenciais. Os atendimentos individuais deverão ser agendados no e-mail: carloseduardo.araujo@ufu.br. Eventualmente, poderemos utilizar a plataforma RNP (https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/carlos-eduardo-moreira-de-araujo) para atividades síncronas. Os roteiros de leitura serão baseados na bibliografia específica para cada temática de pesquisa apresentada e discutida ao longo das aulas.

AVALIAÇÃO

Serão distribuídos 100 pontos na disciplina. Será aprovado o discente que tiver nota final igual ou superior a 60 pontos e frequência mínima de 75% das aulas. A nota final da disciplina será a soma dos seguintes instrumentos avaliativos:

- Avaliação 1: Apresentação e Comentário dos textos teóricos selecionados ao longo da disciplina. A apresentação deverá ser realizada em slides e apresentados através da plataforma RNP. Os comentários deverão ser realizados oralmente e por escrito. Na primeira aula serão definidas as datas e a dinâmica da avaliação.  Data de entrega: até: 12/11/2022. Valor: 50 pontos.

Critérios avaliativos: Correção ortográfica; coerência textual; articulação entre as questões principais dos textos discutidos na atividade síncrona; confecção de slides; utilização de citação bibliográfica e registro das referências utilizadas nos slides e no comentário.

- Avaliação 2: Reescrita do projeto de pesquisa. Entrega na plataforma Moodle. Data de entrega: até: 21/01/2023. Valor: 50 pontos.

Critérios avaliativos: Correção ortográfica; coerência textual; utilização de citação bibliográfica e registro das referências utilizadas; articulação entre o objeto, as hipóteses, os textos discutidos nas reuniões síncronas e as fontes selecionadas e descritas.

BIBLIOGRAFIA

Básica

ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1983.

LOMBARDI, José Claudinei (org.). Pesquisa em educação: história, filosofia e temas transversais. Campinas, SP: Autores associados, 2000.

VIEIRA, Maria do Pilar de Araújo e outros. A Pesquisa em História. São Paulo: Ática, 1989.

Complementar

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo: Atlas, 2007.

FENELON, Déa Ribeiro et al (orgs). Muitas Memórias, outras Histórias. São Paulo: Olho Dágua, 2004.

GATTI JÚNIOR, Décio; INÁCIO FILHO, Geraldo (orgs.). História da educação em perspectiva: ensino, pesquisa, produção e novas investigações / Décio Campinas, SP: Autores Associados; Uberlândia, MG: EDUFU, 2005.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História cultural: experiências de pesquisa. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2003.

SILVA, Maria Angela; PINHEIRO, Maria S. F.; FREITAS, N. E. Guia Para Normalização de trabalhos técnico-científicos: projetos de pesquisa, monografias, dissertações, teses. 4ª ed. Uberlândia – MG: EDUFU, 2004.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Carlos Eduardo Moreira De Araujo, Professor(a) do Magistério Superior, em 20/08/2022, às 00:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.055960/2022-19 SEI nº 3855236