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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Carga Horária: |
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EMENTA
O ensino de História: a relação pedagógica professor-aluno. Prática de estágio curricular supervisionado: observação do processo pedagógico e análise de programas curriculares, levando-se em conta as especificidades do Ensino Médio e as questões pertinentes à faixa etária dos alunos e a dinamicidade social na qual se inserem o sistema escolar e a clientela atendida.
JUSTIFICATIVA
A disciplina Estágio Curricular Supervisionado III tratará dos procedimentos de investigação escolar para diagnóstico e compreensão de ideias, conceitos históricos e representações sociais de jovens estudantes do ensino médio. Ela destacará a importância de alguns estudos historiográficos para o ensino de História e da problematização de conceitos históricos. Nesse sentido, os repertórios, teórico e prático, oferecidos por meio da leitura e discussão da bibliografia selecionada e das atividades programadas. Produção de material didático e criação de estratégias educacionais e metodologias de ensino de História que considerem o ensino como pesquisa.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
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Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
1. BNCC e o Novo Ensino Médio
2. Ser jovem no Brasil
3. Observação escolar
4. Temas do Ensino de História
METODOLOGIA
A disciplina Estágio Curricular Supervisionado III possui carga horária de 60 horas e será ofertada, em formato remoto, ao longo do semestre 2021.1, entre os meses de novembro de 2021 e abril de 2022. Serão 15 encontros síncronos, via plataforma MConf da RNP, com duração de 1h40 (quinta-feira das 20h00 às 21h40). A carga horária restante será dedicada às atividades assíncronas: vídeos, podcasts, leitura, produção textual, participação em fóruns e outras atividades via plataforma Moodle. Para realização das atividades da disciplina os discentes precisam de: acesso à Internet banda larga; dispositivos eletrônicos como smartphone, tablet ou notebook; domínio das plataformas MConf e Moodle; familiaridade com os softwares do pacote Office 365 e serviços de mensagem como e-mail e WhatsApp. Os materiais didáticos da disciplina estarão disponíveis no Moodle e a bibliografia básica e complementar poderá ser acessada integralmente de forma remota. A assiduidade será registrada a partir da participação dos encontros síncronos e da realização das atividades assíncronas.
AVALIAÇÃO
Atividade avaliativa |
Pontuação máxima |
Critério de avaliação |
Data de Entrega |
Atividades assíncronas semanais na plataforma Moodle. |
50 |
Pontualidade, precisão, objetividade e criticidade. |
Semanal |
Relatório de observação |
50 |
Objetividade, coesão e coerência, clareza, domínio conceitual. |
24 de março de 2022 |
BIBLIOGRAFIA
Básica
ANDRADE, Maria Carolina Pires de. MOTTA, Vânia Cardoso da. Base Nacional Comum Curricular e Novo Ensino Médio: uma análise à luz de categorias de Florestan Fernandes. Revista HISTEDBR On-line. Campinas, SP, v.20, p.1-26, 2020.
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8655150/22302
CORRÊA, Shirlei de Souza; GARCIA, Sandra Regina de Oliveira. “Novo Ensino Médio: quem conhece aprova!”: aprova?. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 2, p. 604-622, abr./jun., 2018.
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11469/7359
FERREIRA, Angela Ribeiro. BNCC de História nos estados: o futuro do presente. Porto Alegre: Editora Fi, 2021.
https://www.editorafi.org/292bncc
Complementar
FERREIRA, Raone Cassin Maia. “O Ensino de História em convergência: disputas resistências em tempos de ciberespaço e movimentos conservadores”. Revista Transversos, n.18, abr. 2020, pp. 129-150.
Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/transversos/article/view/49436
NICOLINI, Cristiano; MEDEIROS, Kênia Érica Gusmão. “Aprendizagem histórica em tempos de pandemia”. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 34, nº 73, p.281-298, Maio-Agosto 2021.
Disponível em: https://www.scielo.br/j/eh/a/y8vR5W3t6YRvnRk4fWdM54y/
SÜSSEKIND, Maria Luiza. A BNCC e o “novo” Ensino Médio: reforma arrogantes, indolentes e malévolas. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 91-107, jan./mai. 2019.
http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/980/pdf
TEODORO, João Vitor; PINTO, Inês Mendes. Ações educativas em tempos de pandemia. Campo Grande: Editora Inovar, 2021.
Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/350963045
WANDERLEY, Sônia; NICOLAU, Giselle. “Aprender História em tempos de pandemia: Aprendizado escolar e cultura histórica”. In: Anais do XI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. Perspectivas Web 2020. Ponta Grossa: ABEH, 2020.
Disponível em: https://www.perspectivas2020.abeh.org.br/resources/anais/19/epeh2020/1606783686_ARQUIVO_9650619e221b5d78206527323cef9c16.pdf
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Wellington Amarante Oliveira, Professor(a) do Magistério Superior, em 23/12/2021, às 12:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3278039 e o código CRC EF4A816A. |
Referência: Processo nº 23117.070949/2021-06 | SEI nº 3278039 |