UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Estágio Curricular Supervisionado III

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

GHS030

Período/Série:

Turma:

HN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

15h

Prática:

45h

Total:

60h

Obrigatória:

(X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Wellington Amarante Oliveira

Ano/Semestre:

2021/1

Observações:

Pré-requisitos: Estágio Curricular Supervisionado I; Estágio Curricular Supervisionado II.

 

EMENTA

O ensino de História: a relação pedagógica professor-aluno. Prática de estágio curricular supervisionado: observação do processo pedagógico e análise de programas curriculares, levando-se em conta as especificidades do Ensino Médio e as questões pertinentes à faixa etária dos alunos e a dinamicidade social na qual se inserem o sistema escolar e a clientela atendida.

JUSTIFICATIVA

A disciplina Estágio Curricular Supervisionado III tratará dos procedimentos de investigação escolar para diagnóstico e compreensão de ideias, conceitos históricos e representações sociais de jovens estudantes do ensino médio. Ela destacará a importância de alguns estudos historiográficos para o ensino de História e da problematização de conceitos históricos. Nesse sentido, os repertórios, teórico e prático, oferecidos por meio da leitura e discussão da bibliografia selecionada e das atividades programadas. Produção de material didático e criação de estratégias educacionais e metodologias de ensino de História que considerem o ensino como pesquisa.

OBJETIVO

 

Objetivo Geral:

  • Promover a relação teoria e prática na formação dos professores de História sensibilizando os jovens estudantes de que o saber histórico escolar se diferencia significativamente em sua natureza e organização daquilo que constitui os princípios observados na ciência de referência.

Objetivos Específicos:

  • Conhecer procedimentos de investigação de representações sociais dos jovens estudantes do ensino médio e refletir sobre as ideias históricas de quem aprende e ensina;

  • Desenvolver sequências didáticas, trabalhando com diferentes linguagens e considerando temáticas tais como relações étnico-raciais, gênero, direitos humanos, cultura, dentre outras;

  • Desenvolver intervenções planejadas e orientadas junto às escolas de ensino médio, exercendo a prática docente neste nível de ensino;

  • Articular a historiografia relativa ao conteúdo do nível médio às propostas oficiais em vigor de modo a desenvolver uma reflexão crítica sobre este nível de ensino, considerando as experiências acadêmicas do aluno;

  • Fundamentar as opções teórico-metodológicas, didáticas e pedagógicas adotadas no estágio docente;

  • Elaborar um relatório, no qual apresente uma síntese das experiências de leitura, produção de material e das fontes históricas produzidas ao longo das observações.

PROGRAMA

1. BNCC e o Novo Ensino Médio

2. Ser jovem no Brasil

3. Observação escolar

4. Temas do Ensino de História

METODOLOGIA

A disciplina Estágio Curricular Supervisionado III possui carga horária de 60 horas e será ofertada, em formato remoto, ao longo do semestre 2021.1, entre os meses de novembro de 2021 e abril de 2022. Serão 15 encontros síncronos, via plataforma MConf da RNP, com duração de 1h40 (quinta-feira das 20h00 às 21h40). A carga horária restante será dedicada às atividades assíncronas: vídeos, podcasts, leitura, produção textual, participação em fóruns e outras atividades via plataforma Moodle. Para realização das atividades da disciplina os discentes precisam de: acesso à Internet banda larga; dispositivos eletrônicos como smartphone, tablet ou notebook; domínio das plataformas MConf e Moodle; familiaridade com os softwares do pacote Office 365 e serviços de mensagem como e-mail e WhatsApp. Os materiais didáticos da disciplina estarão disponíveis no Moodle e a bibliografia básica e complementar poderá ser acessada integralmente de forma remota. A assiduidade será registrada a partir da participação dos encontros síncronos e da realização das atividades assíncronas.

AVALIAÇÃO

Atividade avaliativa

Pontuação máxima

Critério de avaliação

Data de Entrega

Atividades assíncronas semanais na plataforma Moodle.

50

Pontualidade, precisão, objetividade e criticidade.

Semanal

Relatório de observação

50

Objetividade, coesão e coerência, clareza, domínio conceitual.

24 de março de 2022

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

ANDRADE, Maria Carolina Pires de. MOTTA, Vânia Cardoso da. Base Nacional Comum Curricular e Novo Ensino Médio: uma análise à luz de categorias de Florestan Fernandes. Revista HISTEDBR On-line. Campinas, SP, v.20, p.1-26, 2020.

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8655150/22302

CORRÊA, Shirlei de Souza; GARCIA, Sandra Regina de Oliveira. “Novo Ensino Médio: quem conhece aprova!”: aprova?. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 2, p. 604-622, abr./jun., 2018.

https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11469/7359

FERREIRA, Angela Ribeiro. BNCC de História nos estados: o futuro do presente. Porto Alegre: Editora Fi, 2021.

https://www.editorafi.org/292bncc

 

 

Complementar

FERREIRA, Raone Cassin Maia. “O Ensino de História em convergência: disputas resistências em tempos de ciberespaço e movimentos conservadores”. Revista Transversos, n.18, abr. 2020, pp. 129-150.

Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/transversos/article/view/49436

NICOLINI, Cristiano; MEDEIROS, Kênia Érica Gusmão. “Aprendizagem histórica em tempos de pandemia”. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 34, nº 73, p.281-298, Maio-Agosto 2021.

Disponível em: https://www.scielo.br/j/eh/a/y8vR5W3t6YRvnRk4fWdM54y/

SÜSSEKIND, Maria Luiza. A BNCC e o “novo” Ensino Médio: reforma arrogantes, indolentes e malévolas. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 91-107, jan./mai. 2019.

http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/980/pdf

TEODORO, João Vitor; PINTO, Inês Mendes. Ações educativas em tempos de pandemia. Campo Grande: Editora Inovar, 2021.

Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/350963045

WANDERLEY, Sônia; NICOLAU, Giselle. “Aprender História em tempos de pandemia: Aprendizado escolar e cultura histórica”. In: Anais do XI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. Perspectivas Web 2020. Ponta Grossa: ABEH, 2020.

Disponível em: https://www.perspectivas2020.abeh.org.br/resources/anais/19/epeh2020/1606783686_ARQUIVO_9650619e221b5d78206527323cef9c16.pdf

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Wellington Amarante Oliveira, Professor(a) do Magistério Superior, em 23/12/2021, às 12:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.070949/2021-06 SEI nº 3278039