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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INHIS31205 |
COMPONENTE CURRICULAR: PROJETO INTERDISCIPLINAR I (PROINTER I) |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60h |
CH TOTAL PRÁTICA: 30h |
CH TOTAL: 90h |
OBJETIVOS
Realizar o contato efetivo com as realidades da escola pública para observar e conhecer a concretude do espaço e das experiências escolares.
Considerar a escola pública e os espaços não escolares como campo do desenvolvimento da prática educativa.
Desenvolver o espírito investigativo, por meio de pesquisas que problematizem o cotidiano escolar.
Analisar a condição sociopolítica, administrativa e pedagógica da realidade educacional observada.
Estudar os documentos orientadores da formação e a legislação educacional, de modo a compreender os diversos contextos educacionais.
Tratar temas, conceitos e problemas próprios da área de História.
Articular teoria e prática na formação do professor de História.
Ementa
Projeto interdisciplinar de caráter teórico-prático. Integração entre as dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão. Elaboração e execução de projeto para análise da realidade da escola pública no presente.
PROGRAMA
Elaboração do projeto de investigação.
Observação e estudo do espaço e das experiências escolares.
Estudo dos documentos orientadores da formação e da legislação educacional.
Registro e sistematização dos dados levantados e analisados.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ANDRÉ, Marli. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 2008.
SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. Campinas: Autores Associados, 2009.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ANDRÉ, Marli. (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 12. ed. Campinas: Papirus, 2008.
BRANDÃO. Carlos Rodrigues (Org.). Pesquisa participante. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 1990.
CANÁRIO, Rui. A escola tem futuro? Das promessas às incertezas. Porto Alegre: Artmed, 2006.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de; SGARBI, Paulo. Estudos do cotidiano e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro (Orgs.). Pesquisa em educação: alternativas investigativas com objetos complexos. São Paulo: Loyola, 2006.
aprovação
Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos Coordenadora dos Cursos de Graduação em História
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Profa. Dra. Maria Andréa Angelotti Carmo Diretora do Instituto de História |
Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 05/12/2019, às 16:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 06/12/2019, às 13:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.104146/2019-30 | SEI nº 1734630 |