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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
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Teórica: |
Prática: |
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Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
1. Ambientes multiculturais. 2. Gestão de Negócios e Conflitos interculturais. 3. Dimensões internacionais da cultura das organizações. 4. O estilo brasileiro de administrar
JUSTIFICATIVA
A mobilidade geográfica é um elemento cada vez mais presente e demandado pelas organizações em processo de expansão, em especial, e que implica em uma série de decisões por parte dos gestores organizacionais e também dos profissionais envolvidos. A mobilidade de organizações e indivíduos promove o surgimento de ambientes multiculturais e diversos com elementos específicos que precisam ser trabalhados pelos gestores organizacionais e que implicam também em ajustes individuais. O administrador precisa estar apto para colaborar na elaboração de estratégias que sustentem a mobilidade, identificar os elementos de um ambiente multicultural e saber lidar com seus desafios e problemas, assim como estar preparado para participar de processos de mobilidade.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Conhecer e compreender a mobilidade intra e internacional e seus impactos para organizações e indivíduos, bem como conhecer os elementos presentes em ambientes multiculturais organizacionais e suas implicações para as organizações e para os indivíduos. |
Objetivos Específicos: |
a) compreender os diferentes conceitos e tipos de mobilidade e de ambiente multicultural; b) saber identificar os principais desafios e ganhos decorrentes da mobilidade e do ambiente multicultural para as organizações e suas estratégias; c) identificar os principais desafios e ganhos da mobilidade e do ambiente multicultural para os indivíduos, em suas dimensões profissional e pessoal. d) integrar os elementos inerentes à mobilidade e ao ambiente multicultural relacionados às organizações e aos indivíduos.
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PROGRAMA
1. Mobilidade intra e internacional e Ambiente multicultural: termos e definições; Tipos e Elementos.
2. A mobilidade e o ambiente multicultural na perspectiva organizacional:
2. 1. Mobilidade Intra-nacional e internacional:
2. 1. 1. A relação entre estratégia e mobilidade.
2. 1. 2. Tipos de negócios e Diferenças culturais.
2. 1. 3. Gestão de pessoas: expatriação e repatriação; planos de carreira;
2. 1. 4. Relação entre “Estrangeiros” e “Locais”.
2. 2. Ambientes Multiculturais
2. 2. 1. Comunicação e Compreensão
2. 2. 2. Administração de Conflitos e Sinergia
2. 2. 3. Equipes Multiculturais
2. 2. 4. Aprendizagem Organizacional
3. A mobilidade e o ambiente multicultural na perspectiva do indivíduo:
3. 1. Mobilidade Intra-nacional no contexto brasileiro e internacional:
3. 1. 1. Decisão Profissional e familiar
3. 1. 2. Choque cultural e processos de adaptação
3. 2. Ambientes Multiculturais e Participação de Brasileiros
3. 2. 1. Diversidade, etnocentrismo, intolerância e alteridade.
4. Empreendedorismo imigrante e empreendedorismo étnico
METODOLOGIA
A disciplina será desenvolvida por intermédio de aulas interativas e dinâmicas utilizando, além da bibliografia básica e complementar, outros materiais complementares de acesso público como artigos acadêmicos e sites especializados no tema acessíveis gratuitamente.
TÉCNICAS DE ENSINO E FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS
O conteúdo programático da disciplina será desenvolvido por meio de aulas presenciais e atividades do tipo TDE (trabalho discente efetivo) no ambiente virtual oficial da UFU, o Moodle (www.moodle.ufu.br), onde estarão também materiais sobre o conteúdo da disciplina e instruções detalhadas para as atividades do tipo TDE.
TDIC: O conteúdo programático da disciplina e as descrições, explicações e ferramentas para entrega das atividades oriundas de TDE serão disponibilizados no ambiente virtual oficial da UFU, o Moodle (www.moodle.ufu.br). Portanto, as entregas de atividades TDE deverão ser entregues neste ambiente virtual.
Os alunos deverão fazer a autoinscrição na disciplina usando a chave de inscrição: FAGEN31528.
Formas de apuração da assiduidade trabalho discente efetivo: entrega pontual e dentro das especificações e critérios estabelecidos em cada atividade.
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
SEMANA |
MÓDULOS |
ATIVIDADES PREVISTAS |
CH |
1ª 31 JUL - 06 AGO |
Introdução sobre Administração de Ambientes Multiculturais, Internacionalização de empresas e diferenças culturais (nacionais e regionais) |
TDE: - Com base na leitura do material da aula, responder as questões (postadas no Moodle) |
6h |
2ª 07 AGO – 13 AGO |
Cultura brasileira e gestão brasileira |
Em sala de aula: - Com base nos textos da aula, discutir as implicações dos diferentes traços culturais brasileiros na nossa sociedade e no ambiente de trabalho e elaborar material para sensibilização sobre o tema nas organizações |
4h |
3ª 14 AGO – 20 AGO |
A relação entre “Estrangeiros” e “Locais” e os Tipos de estrangeiro |
Em sala de aula: - Com base nos textos da aula (abaixo), elaborar um quadro síntese com as características dos termos: refugiado, imigrante, expatriado profissional e expatriado voluntário (autoexpatriado). |
4h |
4ª 21 AGO – 27 AGO |
Tipos de expatriação e etapas deste processo
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Em sala de aula: - Organizar um quadro síntese relacionado aos conceitos e etapas do processo de expatriação.
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4h |
5ª 28 AGO – 03 SET |
Fatores influenciadores e Resultados da Expatriação e da Repatriação |
Em sala de aula: - Analisar o estudo de caso da Ecobeleza e responder as questões do caso. |
4h |
6ª 04 SET – 10 SET |
Semana do EGEN
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Semana do EGEN TDE: Ler os artigos da semana anterior e a partir deles e das discussões feitas na aula, participar do fórum de discussão no Moodle |
4h |
7ª 11 SET – 17 SET |
Adaptação/Ajuste intercultural
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Em sala de aula: - Ler os artigos e debater sobre o estudo de caso sobre os ganhos e desafios do trabalho de equipes multiculturais. |
4h |
8ª 18 SET – 24 SET |
Equipes Multiculturais |
Em sala de aula: Com base no conteúdo do tema da semana, responder as questões do estudo de caso – “uma alemã no Sri Lanka” |
4h |
9ª 25 SET – 01 OUT |
Negociação Intercultural |
Em sala de aula: - Ler o material sobre o conteúdo, responder as perguntas e elaborar um roteiro de negociação internacional, levando em conta os aspectos multiculturais (instruções mais detalhadas estão no Moodle). |
4h |
10ª 02 OUT – 08 OUT |
Adm. De conflitos interculturais |
Em sala de aula: - Participar da atividade sobre casos de conflitos interculturais: responder as questões sobre o caso: “uma japonesa no Brasil” |
4h |
11ª 09 OUT – 15 OUT |
Empreendedorismo imigrante |
Em sala de aula: - Participar da discussão sobre o empreendedorismo imigrante e o empreendedorismo étnico que são realidades que se apresentam para os indivíduos em mobilidade geográfica internacional. |
4h |
12ª 16 OUT – 22 OUT |
Dados sobre Mobilidade Geográfica |
Em sala de aula: Ler o artigo e escolher um dos relatórios da consultoria Global Line e fazer uma análise dos resultados apresentados |
4h |
13ª 23 OUT – 29 OUT |
Competências interculturais |
- Ler os artigos e fazer a atividade sobre o inventário pessoal de competências interculturais. |
4h |
14ª 30 OUT – 05 NOV |
Canais de apoio e de informação sobre questões multiculturais e interculturais |
Em sala de aula: - Pesquisar e analisar diferentes canais que têm surgido cada vez mais e ajudado com informação, acolhimento e empatia para quem está passando ou vai passar pela experiência da mobilidade profissional. Para usar no trabalho final - Desenvolvimento do trabalho final |
4h
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15ª 06 NOV – 12 NOV
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Avaliação da disciplina |
Em sala: avaliação de todo o conteúdo visto na disciplina |
4h |
16ª 13 NOV – 19 NOV |
Entrega De trabalhos |
TDE: Desenvolvimento e entrega de atividade de recuperação de conteúdo Finalização e entrega da versão final do trabalho individual. |
6h |
17ª 27 NOV – 02 DEZ |
Encerramento da disciplina |
Esclarecimento de dúvidas quanto às notas e faltas e sobre a correção das atividades TDE e de recuperação de conteúdo |
4h |
AVALIAÇÃO
A avaliação será composta por atividades em sala de aula (individual e em grupos), atividades do tipo TDE, uma prova presencial e um trabalho final individual, totalizando 100 pontos, conforme descrito a seguir:
As atividades em sala de aula poderão ser realizadas de forma individual ou em grupos de até 3 pessoas com base no conteúdo da aula e somarão 30 pontos.
A prova presencial individual será sobre todo o conteúdo visto, no valor de 35 pontos.
As atividades do tipo TDE deverão ser entregues no portal acadêmico Moodle, dentro dos prazos estabelecidos, e somarão 35 pontos (incluindo o trabalho final). O trabalho final deverá ser feito de forma individual sobre um dos temas vistos na disciplina.
Critérios de avaliação: demonstrar domínio do conteúdo e capacidade de relacionar os temas a diferentes situações e ambientes organizacionais.
Com intuito de atender o art. 141 da Resolução CONGRAD 46/2022 o estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) na disciplina poderá realizar uma atividade extra, em data prevista no cronograma de aulas sobre o conteúdo visto, fazendo a relação entre o conteúdo e prática organizacional.
BIBLIOGRAFIA
Básica
BARBOSA, L. (coord), Cultura e Diferença nas Organizações, São Paulo, Atlas, 2009.
FREITAS, M.E. O imperativo intercultural na vida e na gestão contemporânea. Salvador, UFBA, Organizações e Sociedade, v.15, n.45, 2008.
FLEURY, Afonso; FLEURY, Maria Tereza Leme. Internacionalização e os países emergentes. São Paulo: Atlas, 2007.
Complementar
BUENO, J. M.; FREITAS, M. E. As equipes multiculturais em subsidiárias brasileiras de multinacionais: um estudo de casos múltiplos. Organizações & Sociedade, v. 22, n. 72, p. 15-34, 2015.
FREITAS, M. E.; DANTAS, J. M. R. O estrangeiro e o novo grupo. Revista de Administração de Empresas, v. 51, n. 6, p. 601-608, 2011.
GUIMARÃES, P. P. A.; SALLES, D. M. R.; LONTRA, V. H. C. C. A carreira na visão de repatriados: um estudo de caso em uma multinacional brasileira do ramo da mineração. InternexT - Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM, v. 11, n. 1, p. 77-90, 2016.
KUBO, E. K. M.; BRAGA, B. M. Ajustamento intercultural de executivos japoneses expatriados no Brasil: um estudo empírico. Revista de Administração de Empresas, v. 53, n. 3, p. 243-255, 2013.
SCHERER, L. A.; PRESTES, V. A.; GRISCI, C. L. I. Usos / Desusos / Abusos de Termos sobre Mobilidade Internacional e Trabalho: Diálogos Possíveis entre Administração e Antropologia. Revista de Ciências da Administração, v. 21, n. 55, p. 8-20, 2019.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Janaína Maria Bueno, Professor(a) do Magistério Superior, em 01/08/2023, às 15:44, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.053161/2023-99 | SEI nº 4696543 |