UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Departamento de Organizações e Estratégia

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Administração em Ambientes Multiculturais

Unidade Ofertante:

FAGEN

Código:

FAGEN31528

Período/Série:

7o, 8o, 9o, 10o

Turma:

A/B

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

72

Prática:

0

Total:

72

Obrigatória:

( )

Optativa:

(X)

Professor(A):

Janaína Maria Bueno

Ano/Semestre:

2023/01

Observações:

De acordo com a Resolução CONGRAD Nº 73, DE 17 DE OUTUBRO DE 2022 do Conselho de Graduação da UFU

 

EMENTA

1. Ambientes multiculturais. 2. Gestão de Negócios e Conflitos interculturais. 3. Dimensões internacionais da cultura das organizações. 4. O estilo brasileiro de administrar

JUSTIFICATIVA

A mobilidade geográfica é um elemento cada vez mais presente e demandado pelas organizações em processo de expansão, em especial, e que implica em uma série de decisões por parte dos gestores organizacionais e também dos profissionais envolvidos. A mobilidade de organizações e indivíduos promove o surgimento de ambientes multiculturais e diversos com elementos específicos que precisam ser trabalhados pelos gestores organizacionais e que implicam também em ajustes individuais. O administrador precisa estar apto para colaborar na elaboração de estratégias que sustentem a mobilidade, identificar os elementos de um ambiente multicultural e saber lidar com seus desafios e problemas, assim como estar preparado para participar de processos de mobilidade.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Conhecer e compreender a mobilidade intra e internacional e seus impactos para organizações e indivíduos, bem como conhecer os elementos presentes em ambientes multiculturais organizacionais e suas implicações para as organizações e para os indivíduos.

Objetivos Específicos:

a) compreender os diferentes conceitos e tipos de mobilidade e de ambiente multicultural;

b) saber identificar os principais desafios e ganhos decorrentes da mobilidade e do ambiente multicultural para as organizações e suas estratégias;

c) identificar os principais desafios e ganhos da mobilidade e do ambiente multicultural para os indivíduos, em suas dimensões profissional e pessoal.

d) integrar os elementos inerentes à mobilidade e ao ambiente multicultural relacionados às organizações e aos indivíduos.

 

PROGRAMA

1. Mobilidade intra e internacional e Ambiente multicultural: termos e definições; Tipos e Elementos.

2. A mobilidade e o ambiente multicultural na perspectiva organizacional:

      2. 1. Mobilidade Intra-nacional e internacional:

                  2. 1. 1. A relação entre estratégia e mobilidade.

                  2. 1. 2. Tipos de negócios e Diferenças culturais.

                  2. 1. 3. Gestão de pessoas: expatriação e repatriação; planos de carreira;      

2. 1. 4. Relação entre “Estrangeiros” e “Locais”.

      2. 2. Ambientes Multiculturais

                  2. 2. 1. Comunicação e Compreensão

                  2. 2. 2. Administração de Conflitos e Sinergia

                  2. 2. 3. Equipes Multiculturais

                  2. 2. 4. Aprendizagem Organizacional

3. A mobilidade e o ambiente multicultural na perspectiva do indivíduo:

      3. 1. Mobilidade Intra-nacional no contexto brasileiro e internacional:

                  3. 1. 1. Decisão Profissional e familiar

                  3. 1. 2. Choque cultural e processos de adaptação

      3. 2. Ambientes Multiculturais e Participação de Brasileiros

                  3. 2. 1. Diversidade, etnocentrismo, intolerância e alteridade.

4. Empreendedorismo imigrante e empreendedorismo étnico

METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida por intermédio de aulas interativas e dinâmicas utilizando, além da bibliografia básica e complementar, outros materiais complementares de acesso público como artigos acadêmicos e sites especializados no tema acessíveis gratuitamente.

TÉCNICAS DE ENSINO E FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS

O conteúdo programático da disciplina será desenvolvido por meio de aulas presenciais e atividades do tipo TDE (trabalho discente efetivo) no ambiente virtual oficial da UFU, o Moodle (www.moodle.ufu.br), onde estarão também materiais sobre o conteúdo da disciplina e instruções detalhadas para as atividades do tipo TDE.

TDIC: O conteúdo programático da disciplina e as descrições, explicações e ferramentas para entrega das atividades oriundas de TDE serão disponibilizados no ambiente virtual oficial da UFU, o Moodle (www.moodle.ufu.br). Portanto, as entregas de atividades TDE deverão ser entregues neste ambiente virtual.

Os alunos deverão fazer a autoinscrição na disciplina usando a chave de inscrição: FAGEN31528.

Formas de apuração da assiduidade trabalho discente efetivo: entrega pontual e dentro das especificações e critérios estabelecidos em cada atividade.

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

SEMANA

MÓDULOS

ATIVIDADES PREVISTAS

CH

31 JUL - 06 AGO

Introdução sobre Administração de Ambientes Multiculturais, Internacionalização de empresas e diferenças culturais (nacionais e regionais)

TDE:

- Com base na leitura do material da aula, responder as questões (postadas no Moodle)

6h

07 AGO – 13 AGO

Cultura brasileira e gestão brasileira

Em sala de aula:

- Com base nos textos da aula, discutir as implicações dos diferentes traços culturais brasileiros na nossa sociedade e no ambiente de trabalho e elaborar material para sensibilização sobre o tema nas organizações

4h

14 AGO – 20 AGO

A relação entre “Estrangeiros” e “Locais” e os Tipos de estrangeiro

Em sala de aula:

- Com base nos textos da aula (abaixo), elaborar um quadro síntese com as características dos termos: refugiado, imigrante, expatriado profissional e expatriado voluntário (autoexpatriado).

4h

21 AGO – 27 AGO

Tipos de expatriação e etapas deste processo

 

Em sala de aula:

- Organizar um quadro síntese relacionado aos conceitos e etapas do processo de expatriação.

 

4h

28 AGO – 03 SET

Fatores influenciadores e Resultados da Expatriação e da Repatriação

Em sala de aula:

- Analisar o estudo de caso da Ecobeleza e responder as questões do caso.

4h

04 SET – 10 SET

Semana do EGEN

 

Semana do EGEN

TDE:

Ler os artigos da semana anterior e a partir deles e das discussões feitas na aula, participar do fórum de discussão no Moodle

4h

11 SET – 17 SET

Adaptação/Ajuste intercultural

 

Em sala de aula:

- Ler os artigos e debater sobre o estudo de caso sobre os ganhos e desafios do trabalho de equipes multiculturais.

4h

18 SET – 24 SET

Equipes Multiculturais

Em sala de aula:

Com base no conteúdo do tema da semana, responder as questões do estudo de caso – “uma alemã no Sri Lanka”

4h

25 SET – 01 OUT

Negociação Intercultural

Em sala de aula:

- Ler o material sobre o conteúdo, responder as perguntas e elaborar um roteiro de negociação internacional, levando em conta os aspectos multiculturais (instruções mais detalhadas estão no Moodle).

4h

10ª

02 OUT – 08 OUT

Adm. De conflitos interculturais

Em sala de aula:

- Participar da atividade sobre casos de conflitos interculturais: responder as questões sobre o caso: “uma japonesa no Brasil”

4h

11ª

09 OUT – 15 OUT

Empreendedorismo imigrante 

Em sala de aula:

- Participar da discussão sobre o empreendedorismo imigrante e o empreendedorismo étnico que são realidades que se apresentam para os indivíduos em mobilidade geográfica internacional.

4h

12ª

16 OUT – 22 OUT

Dados sobre Mobilidade Geográfica

Em sala de aula:

Ler o artigo e escolher um dos relatórios da consultoria Global Line e fazer uma análise dos resultados apresentados

4h

13ª

23 OUT – 29 OUT

Competências interculturais

- Ler os artigos e fazer a atividade sobre o inventário pessoal de competências interculturais.

4h

14ª

30 OUT – 05 NOV

Canais de apoio e de informação sobre questões multiculturais e interculturais

Em sala de aula:

- Pesquisar e analisar diferentes canais que têm surgido cada vez mais e ajudado com informação, acolhimento e empatia para quem está passando ou vai passar pela experiência da mobilidade profissional. Para usar no trabalho final

- Desenvolvimento do trabalho final

4h

 

15ª

06 NOV – 12 NOV

 

Avaliação da disciplina

Em sala: avaliação de todo o conteúdo visto na disciplina

4h

16ª

13 NOV – 19 NOV

Entrega De trabalhos

TDE:

Desenvolvimento e entrega de atividade de recuperação de conteúdo

Finalização e entrega da versão final do trabalho individual.

6h

17ª

27 NOV – 02 DEZ

Encerramento da disciplina

Esclarecimento de dúvidas quanto às notas e faltas e sobre a correção das atividades TDE e de recuperação de conteúdo

4h

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será composta por atividades em sala de aula (individual e em grupos), atividades do tipo TDE, uma prova presencial e um trabalho final individual, totalizando 100 pontos, conforme descrito a seguir:

As atividades em sala de aula poderão ser realizadas de forma individual ou em grupos de até 3 pessoas com base no conteúdo da aula e somarão 30 pontos.

A prova presencial individual será sobre todo o conteúdo visto, no valor de 35 pontos.

As atividades do tipo TDE deverão ser entregues no portal acadêmico Moodle, dentro dos prazos estabelecidos, e somarão 35 pontos (incluindo o trabalho final). O trabalho final deverá ser feito de forma individual sobre um dos temas vistos na disciplina.

Critérios de avaliação: demonstrar domínio do conteúdo e capacidade de relacionar os temas a diferentes situações e ambientes organizacionais.

Com intuito de atender o art. 141 da Resolução CONGRAD 46/2022 o estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) na disciplina poderá realizar uma atividade extra, em data prevista no cronograma de aulas sobre o conteúdo visto, fazendo a relação entre o conteúdo e prática organizacional.

BIBLIOGRAFIA

Básica

BARBOSA, L. (coord), Cultura e Diferença nas Organizações, São Paulo, Atlas, 2009.

FREITAS, M.E. O imperativo intercultural na vida e na gestão contemporânea. Salvador, UFBA, Organizações e Sociedade, v.15, n.45, 2008.

FLEURY, Afonso; FLEURY, Maria Tereza Leme. Internacionalização e os países emergentes. São Paulo: Atlas, 2007.

Complementar

BUENO, J. M.; FREITAS, M. E. As equipes multiculturais em subsidiárias brasileiras de multinacionais: um estudo de casos múltiplos. Organizações & Sociedade, v. 22, n. 72, p. 15-34, 2015.

FREITAS, M. E.; DANTAS, J. M. R. O estrangeiro e o novo grupo. Revista de Administração de Empresas, v. 51, n. 6, p. 601-608, 2011.

GUIMARÃES, P. P. A.; SALLES, D. M. R.; LONTRA, V. H. C. C. A carreira na visão de repatriados: um estudo de caso em uma multinacional brasileira do ramo da mineração. InternexT - Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM, v. 11, n. 1, p. 77-90, 2016.

KUBO, E. K. M.; BRAGA, B. M. Ajustamento intercultural de executivos japoneses expatriados no Brasil: um estudo empírico. Revista de Administração de Empresas, v. 53, n. 3, p. 243-255, 2013.

SCHERER, L. A.; PRESTES, V. A.; GRISCI, C. L. I. Usos / Desusos / Abusos de Termos sobre Mobilidade Internacional e Trabalho: Diálogos Possíveis entre Administração e Antropologia. Revista de Ciências da Administração, v. 21, n. 55, p. 8-20, 2019.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Janaína Maria Bueno, Professor(a) do Magistério Superior, em 01/08/2023, às 15:44, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.053161/2023-99 SEI nº 4696543