UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Mecânica

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Projetos de Sistemas Mecânicos

Unidade Ofertante:

FEMEC

Código:

FEMEC41092

Período/Série:

9

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

(x)

Optativa:

( )

Professor(A):

Helder Barbieri Lacerda, Solidônio Rodrigues de Carvalho

Ano/Semestre:

2021/1

Observações:

Disciplina ministrada de forma remota em conformidade com a RESOLUÇÃO CONGRAD Nº 32/2021, no âmbito do ensino da Graduação na Universidade Federal de Uberlândia.

Quantidade de vagas ofertadas: 50

 

EMENTA

Serão desenvolvidos projetos de três tipos de sistemas mecânicos.

JUSTIFICATIVA

Nesta disciplina, o aluno utiliza todo o conhecimento adquirido ao longo do curso no desenvolvimento do projeto de um produto, trabalhando em uma equipe, com o objetivo de atender aos requisitos de projeto estabelecidos pelos professores, agindo como clientes. É um treinamento importante para o futuro engenheiro.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Desenvolver e aplicar técnicas de projeto de sistemas mecânicos de aplicação comum em engenharia.

Objetivos Específicos:

Consolidar e integrar os conhecimentos obtidos ao longo do curso; 

Formalizar a metodologia de projeto e a apresentação formal de resultados.

Trabalhar em equipe em um projeto de engenharia.

 

PROGRAMA

1. PROJETO de MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE

a- Máquinas de Elevação e Transporte

- Conceitos e Características gerais

- Principais tipos, Classe dos equipamentos/normas

- Transportadores contínuos e descontínuos:

- Características principais e técnicas de projeto

b - Ponte Rolante

– Normas relacionadas e Aplicações

- Características principais: Mecanismos de Elevação, Ganchos e polias, Sistema de Elevação, Sistema de

frenagem, Mecanismo de translação do carro, Rodas, Mecanismo de translação da ponte

c - Projetar equipamentos de movimentação e transporte

 

2. MANIPULAÇÃO E MONTAGEM ROBOTIZADA

a - Fundamentação teórica

- Os robôs – Conceitos, características gerais, tipos e classificação

- Componentes de um robô

- Garras/ferramentas utilizadas em manipulação e montagem robotizada

- Modelagem geométrica – objetivos e formalismos

- Trajetórias – Fundamentação teórica básica e trajetórias robóticas usuais

- Programação de robôs industriais e interligação com seus periféricos

b – Projetar uma aplicação para manipulação e montagem de componentes

Exemplos de projetos

. Retirar lâmpadas de uma caixa, testá-las, e armazená-las em caixas separadas de boas e queimadas.

. Recuperar objetos (p.ex. garrafas de água) de uma esteira transportadora e armazená-las em caixas com

mais de uma pilha.

. Recuperar objetos variados de uma mesma esteira transportadora e separá-los em caixas diferentes, por tipo

de objeto (p. ex. lâmpada, vela, rolamento, etc., tudo em uma mesma esteira).

. Robô abre a garrafa de água, coloca água num copo, fecha a garrafa e transposta o copo para outra posição.

. Robô passar cola em um contorno simulando p.ex. um parabrisa, transportando o “parabrisa” para outra

posição, simulando sua montagem.

 

3. PROJETO DE SISTEMA TÉRMICO DE POTÊNCIA

a - Desenvolver algumas técnicas de simulação e otimização de sistemas térmicos de potência em geral.

b - Custo ótimo para máxima eficiência disponível para um sistema isolado.

c - Otimização de redes de trocadores de calor.

 

METODOLOGIA

A disciplina será ministrada por meio de aulas expositivas e reuniões realizadas com os alunos. As primeiras aulas são destinadas à apresentação de metodologias de projeto de produto. Três projetos distintos serão propostos, a saber:

Projeto 1 – PROJETO DE MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE – Grupo 1

Projeto 2 – MANIPULAÇÃO E MONTAGEM ROBOTIZADA  - Grupo 2

Projeto 3 -  PROJETO DE SISTEMA TÉRMICO DE POTÊNCIA  - Grupo 3

 

A turma será divida em três grupos. Cada grupo executa apenas um dentre os três projeto propostos. Os projetos são sorteados em sala na presença de alunos e professores.

Para o acompanhamento dos projetos serão definidas reuniões entre os grupos e os professores orientadores.

Para a turma 2021/1, definiu-se o seguinte cronograma:

29/11/2021 - Introdução/divisão dos grupos;

2/12 até 9/12/2021 -  Metodologia de projeto de produto e relatório técnico;

13/12/2021 - Reunião inicial entre os grupos e professor orientador;

17/01/2022 – 1ª reunião de acompanhamento de projeto entre grupo e professor orientador;

14/02/2022 – 2ª reunião de acompanhamento de projeto entre grupo e professor orientador;

14/03/2022 – 3ª reunião de acompanhamento de projeto entre grupo e professor orientador;

21/03 e 24/03/2022 - Apresentação de projetos e entrega de relatório técnico;

Nas reuniões de acompanhamento o professor orientador analisa os resultados parciais e define metas e objetivos para complementar o projeto do grupo. Para a apresentação do projeto cada grupo terá cerca de 40 minutos. Ao final, são reservados 10 minutos para arguição dos discentes por parte dos docentes. A banca avaliadora é composta pelos 3 professores responsáveis pela disciplina. O apresentação é realizada em sala de aula na presença de todos os grupos e professores responsáveis pela disciplina. A nota da apresentação e do projeto é divulgada posteriormente após reunião entre os professores orientadores.

 

AVALIAÇÃO

Apresentação de projeto e resultados parciais em 17/01/2022: 10 pontos

Apresentação de projeto e resultados parciais em 14/02/2022: 10 pontos

Apresentação de projeto e resultados parciais em 14/03/2022: 10 pontos

Entrega de relatório técnico final : 40 pontos

Apresentação do projeto em sala para todos os grupos e professores: 30 pontos

Observação: o aluno que se ausentar (e não justificar) na apresentação do próprio grupo será penalizado em 30 pontos. Se faltar nas apresentações dos outros grupos, a penalidade é de 10 pontos.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

VAN WYLEN, G.J., 1998, "Fundamentos da Termodinâmica Clássica, Edgard Blucher, 4aEd., São paulo, Brasil

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Chapman, S. J., “Programação em MATLAB para Engenheiros”, 2ª Edição, Editora Thomson, 2003.

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8ª. Ed., São Paulo: Editora Érica, 312 p.

Complementar

SOUZA, A.F.de, Ulbrich, C.B. L., 2009, “Engenharia Integrada por Computador e Sistemas

CAD/CAM/CNC - Princípios e Aplicações”, 1ª. Ed., São Paulo: Editora ArtLiber, 335 p.

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do Brasil, 2010.

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Galman; revisão técnica Carlos Eduardo M. da Silva”, São Paulo: Editora Pearson/Prentice-Hall, 431 p.

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atualizada, São Paulo: Editora Saraiva, 562 p.

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Editora LTC, 295 p.

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Third Edition, Editora Pearson/ Prentice-Hall, Upper Saddle River, New Jersey, USA. 815 p.

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4th Edition, John Wiley & Sons Inc., 1003 p.

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MCMAHON, C. e Browne, J., 1998, “CAD/CAM: Principles, Practice and Manufacturing Management”,

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NANFARA, F., Uccello, T., Murphy, D. 2002. “The CNC Workshop – A Multimedia Introduction To

Computer Numerical Control”, Publisher: Schroff Development Corp. 378 p.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Helder Barbieri Lacerda, Professor(a) do Magistério Superior, em 05/11/2021, às 12:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Solidonio Rodrigues de Carvalho, Professor(a) do Magistério Superior, em 05/11/2021, às 18:47, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.066483/2021-36 SEI nº 3149933