UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Geomorfologia Dinâmica

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas

Código:

ICHPO-31402

Período/Série:

Turma:

GM

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

15

Total:

60

Obrigatória:

( x)

Optativa:

( )

Professor(A):

Leda Correia Pedro Miyazaki

Ano/Semestre:

2020/2°

Observações:

 

 

EMENTA

Dinâmica processual do relevo: Vertentes suas formas e processos. Processos areolares. Geomorfologia regional e local. Aplicação do conhecimento geomorfológico no estudo ambiental da paisagem e das bacias hidrográficas. Mapeamento geomorfológico como instrumento de análise

JUSTIFICATIVA

Diante da magnitude e especificidades que envolvem a gênese de formação do relevo, é importante abordar a Geomorfologia em uma perspectiva integrada, no qual conhecer os principais processos morfogenéticos e morfodinâmicos são importantíssimos. Para isso, entender a influência climáticas do passado e presente, além dos processos físicos e antrópicos que atuam na esculturação, forma e evolução do relevo são habilidades importantes para o geógrafo. O mapeamento geomorfológico (perfis e cartas geomorfológicas), juntamente com aplicação do conhecimento geomorfológico no estudo ambiental de bacias hidrográficas em áreas urbana e rural visando a elaboração de diagnóstico e medidas mitigadora são conteúdos importantes para a formação do licenciado e bacharel em Geografia

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Trabalhar conteúdos teóricos e práticos para que o aluno possa compreender processos geomorfológicos (morfogenéticos e hidrodinâmicos) em diferentes escalas de análise a partir da inter-relação das dinâmicas da sociedade e da natureza

Objetivos Específicos:

  • Apreender conceitos e principais processos responsáveis pela esculturação do relevo, tanto de caráter físico, quanto sociais/antrópicos.

  • Compreender a identificar e caracterizar e mapear feições geomorfológicas.

  • Conhecer a gênese e evolução das principais formas de relevo do relevo regional e local.

  • Trabalhar algumas concepções teórico-metodológicas que envolvam a recuperação de áreas degradadas.

  • Aplicar o conhecimento geomorfológico nos estudos ambientais.

PROGRAMA

1 - DINÂMICA PROCESSUAL DO RELEVO: VERTENTES SUAS FORMAS E PROCESSOS.

1.1 - Morfogênese das vertentes: intemperismo.

1.2 - Morfogênese das vertentes: movimentos de massa, características, fatores condicionantes e formas de recuperação e/ou mitigação.

1.2.1. Rastejamento.

1.2.2. Solifluxão ou fluxos de lama.

1.2.3. Avalancha.

1.2.4. Deslizamentos ou Escorregamentos: translacional e rotacional.

1.2.5. Desmoronamentos ou Quedas em blocos.

1.2.6. Condicionantes sociais.

1.3. Balanço Morfogenético: componente paralelo e perpendicular (verticais).

 

2 - PROCESSOS AREOLARES

2.1 - Erosão, processos, formas e tipos.

2.1.1. Processos erosivos: lineares e difusos.

2.1.2. Erosão laminar, sulcos, ravinas e voçorocas.

2.2. Técnicas de recuperação de áreas degradadas.

2.2.1. Técnicas mecânicas.

2.2.1. Técnicas edáficas.

2.2.2. Técnicas bioengenharia.

 

3 - GEOMORFOLOGIA REGIONAL E LOCAL.

3.1. Aspectos Morfoestruturais e Morfoesculturais de Minas Gerais e Triângulo Mineiro.

3.2. Caracterização dos aspectos físicos regionais e locais.

 

4 - APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO GEOMORFOLÓGICO NO ESTUDO AMBIENTAL DA PAISAGEM E DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS.

4.1 - Processos morfodinâmicos (físicos) e a natureza das atividades humanas (antrópicos, socioeconômicos) que atuam na esculturação do relevo.

4.2 - A questão da degradação ambiental e os impactos ambientais em áreas urbanas e rurais.

 

5 - MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO COMO INSTRUMENTO DE ANÁLISE.

5.1. Chaves de interpretação.

5.2. Feições geomorfológicas e formas de representação utilizando fotografias aéreas.

5.3. Perfis e cartas temáticas no auxílio do estudo geomorfológico

METODOLOGIA

Para o presente componente curricular, a ser ministrado em formato remoto, no âmbito do período de Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais, serão adotadas aulas em duas modalidades distintas de comunicação: síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à internet sob a regência do professor) e assíncrona (contemplando atividades remotas off-line). Para tal efeito, serão consideradas as seguintes mídias:

 

Modalidade síncrona (on-line): Aulas expositivas e dialogadas através das plataformas Microsoft Teams. No caso de problemas técnicos nesta plataforma, outros sistemas poderão ser utilizados, desde que sejam acessíveis a todos os alunos.

 

Modalidade assíncrona (off-line): Os materiais da disciplina (artigos, livros, textos, tutoriais, vídeos estarão disponíveis na plataforma Microsoft Teams (após a primeira aula síncrona será enviado um link para os discentes para acessarem a sala de aula). Os discentes também poderão utilizar o e-mail institucional da docente (lecpgeo@ufu.br) para tirar dúvidas sobre os primeiros acessos a plataforma;

 

Atendimento do aluno

O atendimento ao aluno será realizado de forma remota, tanto na modalidade síncrona quanto assíncrona, utilizando o e-mail institucional e as plataformas Microsoft Teams. Serão destinadas semanalmente 2 (duas) horas para atendimento ao aluno, sendo:

·         1 (uma) hora na modalidade síncrona (sexta-feira logo após a aula síncrona às 9:50-10:50);

·         1 (uma) hora na modalidade assíncrona (todas as quintas-feiras, das 14 horas às 16 horas).

 

Carga horária prática

A disciplina de Geomorfologia Dinâmica prevê carga horária prática. No entanto, justifica-se a oferta deste componente curricular na modalidade remota, uma vez que esta carga horária prática poderá ser compensada por meio de atividades práticas que envolverão análises de videodocumentários, tutoriais disponíveis no youtube, mapas interativos e imagens de satélites (disponíveis no Google Earth), elaboração de mapeamento geomorfológico a partir de diferentes aplicativos (Qgis 2.18, StereoPhoto Maker, Google Earth Pró, disponíveis gratuitamente).

 

Carga horária de atividades na modalidade síncrona:

Serão ministradas 21 (vinte e uma) horas-aula na modalidade síncrona, através de aulas expositivas e dialogadas utilizando as plataformas Microsoft Teams.

 

As atividades síncronas serão realizadas conforme o cronograma abaixo:

Semana

Data

Horário

Temática/Dinâmica da aula

Plataforma

1

13/07

8:00-8:50

8:50-9:40

9:50-10:50

- Apresentação do Conteúdo e Formas avaliativas;

 – Aula de introdução a Ambiental/Dinâmica

- Atendimento dos discentes;

Microsoft Teams

2

20/07

8:00-8:50

8:50-9:40

9:50-10:50

- Dinâmica processual erosiva;

-Atendimento dos discentes;

Microsoft Teams

3

27/07

8:00-8:50

8:50-9:40

9:50-10:50

- Tipos e formas erosivas;

-Atendimento dos discentes;

Microsoft Teams

4

3/08

8:00-8:50

8:50-9:40

9:50-10:50

- Movimentos de massa e escoamento pluvial;

-Atendimento dos discentes;

Microsoft Teams

5

10/08

8:00-8:50

8:50-9:40

9:50-10:50

- Aplicação do conhecimento geomorfológico no estudo ambiental de bacias;

- Mapeamento geomorfológico;

-Atendimento dos discentes;

Microsoft Teams

6

17/08

8:00-8:50

8:50-9:40

9:50-10:50

- Aplicação do conhecimento geomorfológico no estudo ambiental de bacias;

- Mapeamento geomorfológico;

-Atendimento dos discentes;

Microsoft Teams

7

24/08

8:00-8:50

8:50-9:40

9:50-10:50

- Mapeamento geomorfológico;

-Atendimento dos discentes;

Microsoft Teams

8

31/08

8:00-8:50

8:50-9:40

9:50-10:50

- Mapeamento geomorfológico;

-Atendimento dos discentes;

Microsoft Teams

9

8/09

8:00-8:50

8:50-9:40

9:50-10:50

- Mapeamento geomorfológico;

-Atendimento dos discentes;

Microsoft Teams

10

14/09

8:00-8:50

8:50-9:40

9:50-10:50

- Mapeamento geomorfológico;

-Atendimento dos discentes;

Microsoft Teams

11

21/09

8:00-8:50

8:50-9:40

9:50-10:50

- Mapeamento geomorfológico;

-Atendimento dos discentes;

Microsoft Teams

12

28/09

8:00-8:50

8:50-9:40

9:50-10:50

- Mapeamento geomorfológico;

-Atendimento dos discentes;

Microsoft Teams

13 e 14

5/10

8:00-8:50

8:50-9:40

9:50-10:50

GEOPONTAL (Participação palestras e minicursos)

Microsoft Teams

15

19/10

8:00-8:50

8:50-9:40

9:50-10:50

Entrega das notas finais

Microsoft Teams

Observações importantes:

*O primeiro encontro (aula síncrona 1 do dia 23/10/2020) será realizado por meio do link: As atividades síncronas serão realizadas às sextas-feiras, das 8h00 às 9h:40, com atendimentos das 9h50 às 10h50, não será permitido gravar áudio e vídeo das atividades síncronas. OBS: A primeira aula síncrona será acessada por link https://tinyurl.com/2y9uknv9

 * Não será permitido o registro destas atividades e consequentemente não serão permitidas a veiculação de fotografias, prints de telas, áudios e vídeos concernentes às atividades didáticas (Art 8° e /Art. 9°, § 1º, da Resolução 7/2020, do Conselho de Graduação, da Universidade Federal de Uberlândia).

 

Carga horária de atividades na modalidade assíncrona:                       

Serão ministradas 39 (trinta e nove) horas-aula na modalidade assíncrona, através de um conjunto de atividades que serão desenvolvidas remotamente.

O material necessário para as atividades assíncronas será disponibilizado por meio da plataforma Microsoft Teams (link será disponibilizado no primeiro dia de aula síncrona).

A presença do discente será atribuída durante a aula síncrona por meio de chamada e lançado no diário.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será de forma individual e baseada em três estratégias:

·       Prova – será na modalidade assíncronas, podendo conter questões analíticas, dissertativas e/ou múltipla escolha.

Critérios para avaliação: serão avaliados conceitos e ideias contempladas no material bibliográfico. Avaliação individual contemplando todo o conteúdo ministrado, a ser aplicada em formulário específico através da plataforma Microsoft Teams.

Valor: 100,0 pontos (Peso 4)

Data entrega: dia 31/8/2021

 

·       Estudo dirigido – serão dados dois estudos dirigidos (exercícios e trabalho completo). Será na modalidade assíncronas, podendo conter questões analíticas, dissertativas e/ou múltipla escolha, exercícios gerais sobre os temas abordados na disciplina.

Critérios para avaliação: serão avaliados conceitos e ideias contempladas no material bibliográfico. Avaliação individual contemplando todo o conteúdo ministrado, a ser aplicada em formulário específico através da plataforma Microsoft Teams.

Valor: 100 pontos (Peso 3)

Data entrega: 30/11/20

 

·       Atividade prática - Avaliação individual contemplando atividade prática que será desenvolvida de forma remota síncrona e assíncrona por meio da plataforma Microsoft Teams, com instruções de elaboração da atividade e o uso de programas como o Google Earth Pró a partir da interpretação das imagens de satélite e vídeo tutoriais (youtube), utilização do programa QGIS e StereoPhoto Maker para elaboração do mapeamento geomorfológico. Avaliação continua com base na elaboração de cada etapa do mapeamento.

 

Valor: 100 pontos (Peso 3)

Data entrega: 18/12

BIBLIOGRAFIA

Básica

ARAUJO, G. H. de S.; ALMEIDA, J. R. de; GUERRA, A. J. T. Geomorfologia urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

DREW, D. Processos interativos homem: meio ambiente. 9. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015.

FLORENZANO, T. G. (Org.). Geomorfologia: conceitos e tecnologias atuais. São Paulo: Oficina de Textos, 2008

 

Complementar

GUERRA, A J.T. & CUNHA S.B. Geomorfologia do Brasil. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012

GUERRA, A. J. T.; SILVA, A. S.; BOTELHO, R., G. M. Erosão e conservação dos solos: conceitos, temas e aplicações. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. Impactos ambientais urbanos no Brasil. 10. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. Geomorfologia e meio ambiente. 6. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.

GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. Avaliação e perícia ambiental. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Leda Correia Pedro Miyazaki, Professor(a) do Magistério Superior, em 20/06/2021, às 11:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.037922/2021-01 SEI nº 2848231