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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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EMENTA
Durante o Estágio Supervisionado em Ensino de Química III, o futuro professor de Química buscará compreender e interpretar a prática e a rotina do professor de Química na escola. Irá analisar de forma reflexiva e vivencial a problemática relacionada ao ensino de Química, buscando refletir sobre as possibilidades de superação. Elaboração e execução de uma sequência didática em Química com alunos do Ensino Médio. Participação em seminários sobre as práticas vivenciadas na escola.
JUSTIFICATIVA
O estágio supervisionado é um componente curricular que oportuniza o exercício da profissão docente, configurando-se como experiência pedagógica que articula relações conceituais aprendidas durante o processo formativo formal na reconstrução de modalidades apropriadas para atuação docente no sistema escolar. Neste momento, realizará um processo de investigação e reconhecimento de situações-problemas a serem trabalhadas em uma escola pública; realizará o planejamento, elaboração e execução de aulas teóricas e práticas para o ensino de Química, relacionando-as com os princípios teóricos e metodológicos discutidos nas disciplinas correlacionadas. Os estagiários terão a oportunidade de vivenciar de forma mais efetiva as inter-relações entre a teoria e a prática em seu processo formativo, a partir do planejamento e regência de aulas teóricas e práticas no espaço escolar. Ao final, as ações serão sistematizadas, estimulando a reflexão sobre o contexto escolar a partir da elaboração do relatório das atividades observadas e desenvolvidas.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Propiciar ao futuro professor de Química a inserção e a vivência de situações reais envolvendo os processos de ensino e aprendizagem em escolas de Ensino Médio, compreendendo a escola como um lugar de formação docente, nas quais ele possa, com base nos conhecimentos desenvolvidos nas diferentes disciplinas do curso Química: Licenciatura, buscar a unidade teoria e prática na realidade escolar, reconhecendo seu papel enquanto educador e agente de transformação social. |
Objetivos Específicos: |
Vivenciar as ações pedagógicas, relacionando-as com os princípios teóricos e metodológicos discutidos nas disciplinas específicas e pedagógicas de Química; favorecer a formação do profissional reflexivo, desenvolvendo características importantes para dar suporte ao professor-pesquisador de sua própria prática; compreender a reflexão como elemento de emancipação humana, que é histórica, localizada e intencional e que produz saberes pedagógicos; sistematizar a reflexão elaborando relatório das atividades observadas e desenvolvidas e socializar o conhecimento advindo das experiências, favorecendo a formação do profissional reflexivo. |
PROGRAMA
1. Identificação, análise, interpretação e problematização das formas de atuação do professor de Química na educação básica: compreender as aproximações e os distanciamentos entre os conhecimentos químicos acadêmicos e os conhecimentos químicos escolares, no sentido de identificar a cultura do magistério e as aprendizagens dela decorrentes. Compreender as dificuldades dos estudantes nas aulas de Química, refletindo sobre suas origens e seus condicionantes, buscando alternativas metodológicas para melhorar a compreensão dos conceitos químicos.
2. Observar da prática do professor de Química: a interação com os alunos, a construção do conhecimento de forma participativa, os aspectos operacionais de cada ação, o material didático utilizado, compreender os objetivos de cada ação, bem como os mecanismos para alcançá-los, compreender a observação da prática do professor de forma crítica e reflexão. Compreender como o professor lida com situações singulares, com a complexidade, incertezas e instabilidades inerentes a sala de aula.
3. Emersão na práxis e formação da identidade docente: planejamento e desenvolvimento de aulas de Química para a educação básica, articulando os conhecimentos construídos ao longo das disciplinas específicas e pedagógicas do curso com a vivência nas etapas anteriores do Estágio Supervisionado em Ensino de Química. As aulas são planejadas a partir de uma análise crítica fundamentada teoricamente e legitimada na realidade social em que o ensino de Química se processa, visando o fortalecimento da identidade do professor de Química.
4. Análise crítica e reflexiva da atividade de regência na escola: apresentação de seminário sobre as aulas de Química desenvolvidas na educação básica, refletindo sobre o observado e o vivenciado, propondo a (re)construção das ações, num processo contínuo de ação-reflexão-ação, a partir das explicações existentes e os dados novos que a realidade impõe e que são percebidos na postura investigativa.
5. Elaboração de relatório reflexivo sobre a prática vivenciada na escola: exercitar a reflexão da prática, possibilitando ao futuro professor transformar em ações práticas o que se assimilou nas experiências vivenciadas, movimentando a teoria e ressignificando os saberes docentes. Reconhecer a sala de aula como lugar onde ocorrem interações que precisam ser problematizadas, investigadas e compreendidas em paradigmas reconhecidos como integrantes de uma ciência educativa.
METODOLOGIA
A carga horária de estágio supervisionado no Ensino de Química III se divide da seguinte forma: 60h destinadas as aulas teóricas, que acontecerão nas dependências da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Campus Pontal, e 75h destinadas a imersão na escola de educação básica, na cidade de Ituiutaba/MG.
Nas aulas teóricas, haverá a apresentação da ementa e conteúdos programáticos previstos na disciplina, juntamente com dinâmicas de leitura e debate de textos previstos na bibliografia básica e complementar. Ademais, haverá a construção de planejamentos, aulas e sequências didáticas, voltadas para o Ensino de Química. Os recursos didáticos mobilizados ao longo das ações da disciplina, nas aulas teóricas, serão: quadro verde; lousa branca; apagador; giz; pincel atômico; computador; data-show; entre outros.
Nas aulas práticas, durante o Estágio Supervisionado III, os estudantes terão a imersão na escola de educação básica para observações de toda complexidade da escola, de forma presencial, na cidade de Ituiutaba-MG. Neste período, ocorrerá o acompanhamento, a observação e a reflexão da dinâmica de uma instituição de ensino, assim como a proposição de uma intervenção didático-pedagógica para a educação básica. Cada estagiário deverá elaborar e apresentar ao professor orientador um plano de Estágio, que deverá conter todas as atividades a serem realizadas no período de trabalho na Escola. Todos os estagiários elaborarão um relatório, com rubrica de avaliação específica a ser disponibilizada pelo professor.
AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá em diferentes momentos durante o semestre, em momentos de diálogo durante as aulas teóricas (na UFU), nos relatos das observações e experiências vividas durante a imersão na escola, em contato com alunos e professores da Educação Básica. As atividades serão avaliadas da seguinte maneira:
a- elaboração do plano de trabalho a ser desenvolvido durante o Estágio III (10 pontos);
b- Participação e envolvimento na disciplina [nas aulas teóricas, com o professor-orientador, e nas aulas práticas, com o professor-supervisor] (20 pontos);
c- seminários de socialização dos principais achados e reflexões encontradas durante a imersão na escola de educação básica (30 pontos);
d- elaboração do relatório de estágio [com rubrica específica de avaliação, a ser disponibilizada pelo professor] (40 pontos).
O estagiário deverá ter, no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) de frequência no período de orientação geral, individual e/ou em equipe (parte teórica) e 100% (cem por cento) de frequência na execução das atividades na Escola (parte prática), salvo justificativa aceita pelos professores supervisor e orientador. A nota final (NF) de cada aluno é calculada com o somatório de todas as atividades. Se NF≥60 o aluno está aprovado.
Como previsto nas Normas Gerais da Graduação da UFU (Resolução CONGRAD Nº 46, de 28 de março de 2022): “Não cabe avaliação de recuperação aprendizagem em Trabalho de Conclusão de Curso, Estágio Obrigatório, Atividades Complementares e Atividades Curriculares de Extensão”.).
Todos os critérios a serem empregados nos diferentes instrumentos avaliativos serão explanados e explicitados aos alunos e alunas durante a disciplina, ficando a docente à disposição para maiores esclarecimentos. Não entregar as atividades avaliativas, na data e horário determinado, implicará em nota 0 (zero).
BIBLIOGRAFIA
Básica
BARREIRO, I. M. F. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006. 126 p.
BURIOLLA, M. A. F. O estágio supervisionado. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2011. 182 p.
PIMENTA, S. G. Estágio e docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012. 296 p.
Complementar
BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola, 2008. 135 p.
MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de Química: professores/pesquisadores. 4. ed. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2013. 419 p
SÁ, L. P. Estudo de casos no ensino de química. 2. ed. rev. Campinas: Átomo, 2010. 93 p.
SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. (Orgs). Ensino de Química em foco. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2010. 365 p.
ZANON, L. B.; MALDANER, O. A. Fundamentos e propostas de ensino de química para a educação básica no Brasil. Ijuí: Ed. da INIJUÍ, 2007. 220 p.
MÓL, G. S. (coord.) Ensino de Química: visões e reflexões. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2012. 166 p.
SANTOS, W. L. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. 4. ed., rev. e atual. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2010. 159 p.,
SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. (Orgs). Ensino de Química em foco. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2010. 365 p.
Projetos para Ensino de Química: CBA; ChemCom; ChemStudy; Interações e Transformações; Proquim; Química e Sociedade; Salter's. Textos selecionados dos periódicos: Journal of Chemical Education; Enseñanza de las Ciencias; Journal of Research in Science Teaching; Química Nova; Química Nova na Escola; Education in Chemistry; International Journal of Science Education; Science Education, entre outros periódicos da área da Educação e do Ensino.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Rodrigo Barroso Panatieri, Coordenador(a), em 22/03/2024, às 14:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.090087/2023-91 | SEI nº 5109957 |