UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Estágio Supervisionado no Ensino de Química III

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

Código:

ICENP34952

Período/Série:

10.º

Turma:

QN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

75

Total:

135

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Paulo Vitor Teodoro de Souza

Ano/Semestre:

2023/2

Observações:

Na disciplina será utilizada a Plataforma Microsoft Teams® para ampliar o contato entre professor e estudantes, tendo em vista a complementação de aprendizagens inerentes ao desenvolvimento das ações (arquivos de aulas, textos, notas, entre outros). Plano de Ensino elaborado conforme premissas dos Artigos presentes na Resolução CONGRAD nº 118, de 10 de novembro de 2023.

 

EMENTA

Durante o Estágio Supervisionado em Ensino de Química III, o futuro professor de Química buscará compreender e interpretar a prática e a rotina do professor de Química na escola. Irá analisar de forma reflexiva e vivencial a problemática relacionada ao ensino de Química, buscando refletir sobre as possibilidades de superação. Elaboração e execução de uma sequência didática em Química com alunos do Ensino Médio. Participação em seminários sobre as práticas vivenciadas na escola.

JUSTIFICATIVA

O estágio supervisionado é um componente curricular que oportuniza o exercício da profissão docente, configurando-se como experiência pedagógica que articula relações conceituais aprendidas durante o processo formativo formal na reconstrução de modalidades apropriadas para atuação docente no sistema escolar. Neste momento, realizará um processo de investigação e reconhecimento de situações-problemas a serem trabalhadas em uma escola pública; realizará o planejamento, elaboração e execução de aulas teóricas e práticas para o ensino de Química, relacionando-as com os princípios teóricos e metodológicos discutidos nas disciplinas correlacionadas. Os estagiários terão a oportunidade de vivenciar de forma mais efetiva as inter-relações entre a teoria e a prática em seu processo formativo, a partir do planejamento e regência de aulas teóricas e práticas no espaço escolar. Ao final, as ações serão sistematizadas, estimulando a reflexão sobre o contexto escolar a partir da elaboração do relatório das atividades observadas e desenvolvidas.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Propiciar ao futuro professor de Química a inserção e a vivência de situações reais envolvendo os processos de ensino e aprendizagem em escolas de Ensino Médio, compreendendo a escola como um lugar de formação docente, nas quais ele possa, com base nos conhecimentos desenvolvidos nas diferentes disciplinas do curso Química: Licenciatura, buscar a unidade teoria e prática na realidade escolar, reconhecendo seu papel enquanto educador e agente de transformação social.

Objetivos Específicos:

Vivenciar as ações pedagógicas, relacionando-as com os princípios teóricos e metodológicos discutidos nas disciplinas específicas e pedagógicas de Química; favorecer a formação do profissional reflexivo, desenvolvendo características importantes para dar suporte ao professor-pesquisador de sua própria prática; compreender a reflexão como elemento de emancipação humana, que é histórica, localizada e intencional e que produz saberes pedagógicos; sistematizar a reflexão elaborando relatório das atividades observadas e desenvolvidas e socializar o conhecimento advindo das experiências, favorecendo a formação do profissional reflexivo.

PROGRAMA

 

1. Identificação, análise, interpretação e problematização das formas de atuação do professor de Química na educação básica: compreender as aproximações e os distanciamentos entre os conhecimentos químicos acadêmicos e os conhecimentos químicos escolares, no sentido de identificar a cultura do magistério e as aprendizagens dela decorrentes. Compreender as dificuldades dos estudantes nas aulas de Química, refletindo sobre suas origens e seus condicionantes, buscando alternativas metodológicas para melhorar a compreensão dos conceitos químicos.

2. Observar da prática do professor de Química: a interação com os alunos, a construção do conhecimento de forma participativa, os aspectos operacionais de cada ação, o material didático utilizado, compreender os objetivos de cada ação, bem como os mecanismos para alcançá-los, compreender a observação da prática do professor de forma crítica e reflexão. Compreender como o professor lida com situações singulares, com a complexidade, incertezas e instabilidades inerentes a sala de aula.

3. Emersão na práxis e formação da identidade docente: planejamento e desenvolvimento de aulas de Química para a educação básica, articulando os conhecimentos construídos ao longo das disciplinas específicas e pedagógicas do curso com a vivência nas etapas anteriores do Estágio Supervisionado em Ensino de Química. As aulas são planejadas a partir de uma análise crítica fundamentada teoricamente e legitimada na realidade social em que o ensino de Química se processa, visando o fortalecimento da identidade do professor de Química.

4. Análise crítica e reflexiva da atividade de regência na escola: apresentação de seminário sobre as aulas de Química desenvolvidas na educação básica, refletindo sobre o observado e o vivenciado, propondo a (re)construção das ações, num processo contínuo de ação-reflexão-ação, a partir das explicações existentes e os dados novos que a realidade impõe e que são percebidos na postura investigativa.

5. Elaboração de relatório reflexivo sobre a prática vivenciada na escola: exercitar a reflexão da prática, possibilitando ao futuro professor transformar em ações práticas o que se assimilou nas experiências vivenciadas, movimentando a teoria e ressignificando os saberes docentes. Reconhecer a sala de aula como lugar onde ocorrem interações que precisam ser problematizadas, investigadas e compreendidas em paradigmas reconhecidos como integrantes de uma ciência educativa.

METODOLOGIA

A carga horária de estágio supervisionado no Ensino de Química III se divide da seguinte forma: 60h destinadas as aulas teóricas, que acontecerão nas dependências da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Campus Pontal, e 75h destinadas a imersão na escola de educação básica, na cidade de Ituiutaba/MG.

Nas aulas teóricas, haverá a apresentação da ementa e conteúdos programáticos previstos na disciplina, juntamente com dinâmicas de leitura e debate de textos previstos na bibliografia básica e complementar. Ademais, haverá a construção de planejamentos, aulas e sequências didáticas, voltadas para o Ensino de Química. Os recursos didáticos mobilizados ao longo das ações da disciplina, nas aulas teóricas, serão: quadro verde; lousa branca; apagador; giz; pincel atômico; computador; data-show; entre outros.

 

Nas aulas práticas, durante o Estágio Supervisionado III, os estudantes terão a imersão na escola de educação básica para observações de toda complexidade da escola, de forma presencial, na cidade de Ituiutaba-MG. Neste período, ocorrerá o acompanhamento, a observação e a reflexão da dinâmica de uma instituição de ensino, assim como a proposição de uma intervenção didático-pedagógica para a educação básica. Cada estagiário deverá elaborar e apresentar ao professor orientador um plano de Estágio, que deverá conter todas as atividades a serem realizadas no período de trabalho na Escola. Todos os estagiários elaborarão um relatório, com rubrica de avaliação específica a ser disponibilizada pelo professor.

AVALIAÇÃO

A avaliação ocorrerá em diferentes momentos durante o semestre, em momentos de diálogo durante as aulas teóricas (na UFU), nos relatos das observações e experiências vividas durante a imersão na escola, em contato com alunos e professores da Educação Básica. As atividades serão avaliadas da seguinte maneira:

a- elaboração do plano de trabalho a ser desenvolvido durante o Estágio III (10 pontos);

b- Participação e envolvimento na disciplina [nas aulas teóricas, com o professor-orientador, e nas aulas práticas, com o professor-supervisor] (20 pontos);

c- seminários de socialização dos principais achados e reflexões encontradas durante a imersão na escola de educação básica (30 pontos);

d- elaboração do relatório de estágio [com rubrica específica de avaliação, a ser disponibilizada pelo professor] (40 pontos).

 

O estagiário deverá ter, no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) de frequência no período de orientação geral, individual e/ou em equipe (parte teórica) e 100% (cem por cento) de frequência na execução das atividades na Escola (parte prática), salvo justificativa aceita pelos professores supervisor e orientador. A nota final (NF) de cada aluno é calculada com o somatório de todas as atividades. Se NF≥60 o aluno está aprovado.

Como previsto nas Normas Gerais da Graduação da UFU (Resolução CONGRAD Nº 46, de 28 de março de 2022): “Não cabe avaliação de recuperação aprendizagem em Trabalho de Conclusão de Curso, Estágio Obrigatório, Atividades Complementares e Atividades Curriculares de Extensão”.).

Todos os critérios a serem empregados nos diferentes instrumentos avaliativos serão explanados e explicitados aos alunos e alunas durante a disciplina, ficando a docente à disposição para maiores esclarecimentos. Não entregar as atividades avaliativas, na data e horário determinado, implicará em nota 0 (zero).

BIBLIOGRAFIA

Básica

BARREIRO, I. M. F. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006. 126 p.

BURIOLLA, M. A. F. O estágio supervisionado. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2011. 182 p.

PIMENTA, S. G. Estágio e docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012. 296 p.

Complementar

BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola, 2008. 135 p.

MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de Química: professores/pesquisadores. 4. ed. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2013. 419 p

SÁ, L. P. Estudo de casos no ensino de química. 2. ed. rev. Campinas: Átomo, 2010. 93 p.

SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. (Orgs). Ensino de Química em foco. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2010. 365 p.

ZANON, L. B.; MALDANER, O. A. Fundamentos e propostas de ensino de química para a educação básica no Brasil. Ijuí: Ed. da INIJUÍ, 2007. 220 p.

MÓL, G. S. (coord.) Ensino de Química: visões e reflexões. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2012. 166 p.

SANTOS, W. L. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. 4. ed., rev. e atual. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2010. 159 p.,

SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. (Orgs). Ensino de Química em foco. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2010. 365 p.

 

Projetos para Ensino de Química: CBA; ChemCom; ChemStudy; Interações e Transformações; Proquim; Química e Sociedade; Salter's. Textos selecionados dos periódicos: Journal of Chemical Education; Enseñanza de las Ciencias; Journal of Research in Science Teaching; Química Nova; Química Nova na Escola; Education in Chemistry; International Journal of Science Education; Science Education, entre outros periódicos da área da Educação e do Ensino.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


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Documento assinado eletronicamente por Rodrigo Barroso Panatieri, Coordenador(a), em 22/03/2024, às 14:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.090087/2023-91 SEI nº 5109957