|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
|
Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INCIS39042 |
COMPONENTE CURRICULAR: Escola de Frankfurt |
|
UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Sociais |
SIGLA: INCIS |
|
CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA: -- |
CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Analisar criticamente a abordagem sociológica dos frankfurtianos sobre a sociedade contemporânea, mais
especificamente sobre o tema da Indústria Cultural e da Ideologia. Busca-se a compreensão das concepções
dos teóricos ligados à Escola de Frankfurt com seus fundamentos, implicações, limites e problemas dentro
das diferentes abordagens contemporâneas.
Ementa
Teoria crítica: histórico e fundamentação de uma nova compreensão das teorias marxistas no século XX.
Ideologia e Indústria Cultural. Contribuições e limites dos pensadores que fizeram parte da Escola de
Frankfurt.
PROGRAMA
1. História da formação da Escola de Frankfurt
1.1. Frankfurtianos e os clássicos da Sociologia
1.2. Teoria Crítica: temas e autores
2. Indústria Cultural e Ideologia
2.1. Cultura e cultura de massas
2.2. Ideologia e Cultura
2.3. Diagnósticos dos frankfurtianos frente à consolidação da ordem e sua crítica
3. Abordagem de Pensadores Frankfurtianos
3.1. Apresentação e análise das propostas de Horkheimer, Adorno, Benjamim, Marcuse, Fromm, Habermas
4. Repercussão da Teoria Crítica no Brasil
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ADORNO, Theodor W. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,
1985.
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo.
Brasiliense, 2012.
FREITAS, B. A teoria crítica: ontem e hoje. São Paulo: Brasiliense, 1990.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BENJAMIN, Walter. A modernidade e os modernos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1975.
MARCUSE, Herbert. A dimensão estética. Lisboa: Edições 70, 1999.
___________. Cultura e psicanálise. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
MATOS, Olgária C. F. A escola de Frankfurt: luzes e sombras do iluminismo. 2. ed. São Paulo: Moderna,
2006.
ORTIZ, R. A escola de Frankfurt e a questão da cultura. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 1, n. 1.
jun 1986.
ROUNET, S.P. Teoria crítica e psicanálise. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro. 1989.
WIGGERSHAUS, Rolf. A escola de Frankfurt: história, desenvolvimento teórico, significação política. Rio
de Janeiro: DIFEL, 2002.
aprovação
Cristiane Aparecida Fernandes Silva Coordenador(a) do Curso de Ciências Sociais |
Débora Regina Pastana Diretor(a) do Instituto de Ciências Sociais |
Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 09:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1839790 e o código CRC F83ADCFE. |
Referência: Processo nº 23117.005193/2020-35 | SEI nº 1839790 |