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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR HISTÓRIA E GÊNERO NA AMÉRICA LATINA |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DO PONTAL |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 horas |
CH TOTAL PRÁTICA:
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CH TOTAL: 60 horas |
OBJETIVOS
Contribuir para que os alunos compreendam os aspectos conceituais e políticos da categoria de gênero;
Possibilitar que os alunos reflitam sobre a historicidade dos papeis sociais de gênero, bem como sobre os movimentos reivindicatórios e de afirmação de direitos relativos às identidades de gênero na América Latina;
Possibilitar aos alunos a análise crítica da historiografia, bem como das diferentes fontes que tratam das identidades, disputas de poder e memórias concernentes às relações sociais de gênero em países latino-americanos.
Ementa
Gênero como categoria de análise: aspectos teórico-metodológicos. A historicidade dos papéis sociais de gênero. As relações de gênero na América Latina: identidades, disputas de poderes e memórias. A historiografia e as fontes para o estudo das relações de gênero na América Latina.
PROGRAMA
Unidade 1- Aspectos teóricos metodológicos dos estudos de gênero;
Unidade 2- As relações de gênero na América Latina: identidades, disputas de poderes e memórias
Unidade 3- Abordagens historiográficas e fontes para o estudo das relações de gênero na América Latina
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
AZEVEDO, Cecilia; RAMINELLI, Ronald. (Org.). História das Américas: novas perspectivas. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2011.
GONÇALVES, Andréa Lisly. História e gênero. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
MISKOLCI, Richard. Teoria queer: um aprendizado pelas diferenças. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ARIÈS, Phillipe; DUBY, George (Dir.). História da vida privada: da Primeira Guerra a nossos dias. v. 5. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. 10. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.
DEL PRIORI, Mary (Org.). História das mulheres no Brasil.10. ed. São Paulo: Contexto, 2012.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
LOURO, Guacira Lopes; NECKEL, Jane Felipe; GOELLNER, Silvana Vilodre (Orgs.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
aprovação
Aurelino José Ferreira Filho Coordenador do Curso de Graduação em História Portaria R nº 623/2018 |
Hélio Carlos Miranda de Oliveira Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R nº 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Aurelino José Ferreira Filho, Coordenador(a), em 16/05/2019, às 13:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 16/05/2019, às 15:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.067004/2018-01 | SEI nº 1254395 |