UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História em Rede Nacional

Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 1H, 2º piso, Sala 1H50 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: (34) 3239-4395 - inhis@ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Ensino de História e educação para as relações étnico-raciais

Unidade Ofertante:

Instituto de História

Código:

PROFHIS29

Período/Série:

 

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

 

Total:

60

Obrigatória:

( )

Optativa:

( x )

Professor(A):

Ivete Batista da Silva Almeida

Ano/Semestre:

2020.3

Observações:

 

 

EMENTA

Conceito de etnia. A ideia de raça no mundo Atlântico (a partir do século XVI) e as principais teorias raciais do século XIX. Racismo, colonialismo e seus impactos na Educação e no ensino de História. As lutas anticolonialistas e antirracistas na Educação: principais perspectivas teórico-metodológicas. Movimentos negros e movimentos indígenas no Brasil. Conceitos de diferença, diversidade e desigualdade. Conceitos de colonialidade e interculturalidade. A Lei no. 11.645/08 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Análise de experiências curriculares e de formação de professores a partir da implementação da referida lei nos sistemas de ensino.

JUSTIFICATIVA

A presente disciplina justifica-se pela urgência de espaços de discussão e formação  nas temáticas que envolvem as relações étnico-raciais. Grande parte dos docentes, que hoje são cursistas desta disciplina, não tiveram uma formação pedagógica que possibilitasse uma reflexão fundamentada sobre a temática, e mesmo os materiais didáticos com os quais trabalham, carecem de profundidade no que se refere às questões voltadas para as culturas brasileiras de matriz africana . Dessa forma, esta disciplina pretende fornecer aos discentes do ProfHistória a oportunidade de ampliar sua compreensão não apenas sobre a temática racial em sua dimensão cultural, mas sobretudo, compreender as dimensões da questão racial como questão social, estudando e refletindo sobre questões como o racismo estrutural e o mito da democracia racial e seus efeitos na prática docente.

 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Propiciar condições para o aluno discutir a presença da diferença, da diversidade na sociedade, numa abordagem pluriétnica, multicultural e multidisciplinar, tomando como desafio possibilidades mais democráticas de tratar a diferença, o outro no cotidiano e, ainda, favorecer o aprofundamento da temática da formação cultural brasileira questionando as leituras hegemônicas da nossa cultura e de suas características, assim como das relações entre os diferentes grupos sociais e étnicos, bem com o as implicações para o trabalho e desenvolvimento. 

 

Objetivos específicos: 

Introduzir e discutir os conceitos de cultura, monocultura, multiculturalismo, interculturalismo e a relações desses conceitos com o currículo, bem como termos e conceitos de identidade, identidade negra, raça, etnia, racismo, etnocentrismo, preconceito racial, discriminação racial, democracia racial; Identificar e analisar quais formas de preconceito e discriminação são possíveis reconhecer no cotidiano profissional; Conhecer e analisar as normalizações legais para a formalização da política educacional voltada para percepção das diferenças culturais existentes no ambiente de trabalho; Reconhecer e valorizar a universidade e a sociedade como espaços de transformação das relações sociais; discutir os desafios e possibilidades de inclusão da cultura negra nas políticas educacionais e sua materialização no cotidiano profissional. 

PROGRAMA

Unidade I  

O que é questão étnico racial?  

O que é a questão indígena?  

A diáspora atlântica e suas consequências 

 

Unidade II  

Movimentos sociais e culturais ligados à cultura negra  

Religiosidade afro-brasileira Artes e saberes  

 

Unidade III  

Políticas Públicas, ações afirmavas e Relações Étnico–raciais na Universidade 

Racismo, sociedade e identidade.  

Comunidades quilombolas e escolas quilombolas 

METODOLOGIA

 

Procedimentos:  Os conteúdos serão apresentados a partir de comunicação: 

Síncrona:  webaulas (webconferências);  chats temáticos. 

Assíncrona: power point narrado (Office for windows); orientações de estudo na plataforma moodle. 

Recursos: Ferramentas disponíveis na plataforma moodle; mconf e live stream do instagram para a última aula. 

Mídias, que dizem respeito ao suporte tecnológico: computador; smartphone; tablete, outros. 

 

 Proposta de tarefas: 

AVALIAÇÃO

1) Participação das atividades na plataforma moodle (fórum e glossário) 

2) Trabalho final. O trabalho final consiste numa resenha crítica (modelo disponível no drive) sobre uma obra da bibliografia, ou a escolha do aluno, que dialogue com as discussões do curso e com a temática, ou com o universo conceitual do projeto de pesquisa do discente. Como parâmetro para a redação do trabalho, tenha-se em conta as seguintes indicações: fonte times new roman, tamanho 12, espaçamento entrelinhas 1.5, com um mínimo de 4 páginas e um máximo de 6 páginas de extensão, referências bibliográficas inclusas. O trabalho deverá ser entregue na última aula, dia 11 de dezembro, depositado no ambiente moodle, ou eventualmente, caso não seja possível acessar o ambiente, a/o discente deverá entrar em contato com a docente para a autorização do envio via email. 

BIBLIOGRAFIA

 

Básica 

HENRIQUES, J.G. Racismo no país dos brancos costumes. Lisboa: Ed. Tinta da China , 2018. 

LOPES, N. Bantos, malês e identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011. 

SIS, A e MONTEIRO, A. Negros, indígenas e educação superior. Rio de Janeiro: Ed. Quarteto/ EDUR-UFRJ, 2010. 

 

Complementar 

ANJOS, Rafael Sanzio Araújo dos. A Geografia, a África e os Negros Brasileiros. In. MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o racismo na escola. 2.ed.rev. Brasília, MEC: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br 

CARNEIRO, Edison. O quilombo dos palmares. São Paulo: Cia Editora nacional. Brasiliana. 1958. 

CUNHA, Manuela Carneiro Da (Org.) História Dos Índios No Brasil. São Paulo: Companhia Das Letras, Secretaria Municipal De Cultura, FAPESP, 1992. 

GARRIDO, Mirian Cristina de Souza. Escravo, africano, negro e afrodescendente. São Paulo: Alameda, 2017. 

GOMES, Nilma Lino. Escola e Diversidade étnico-cultural: um diálogo possível. In DAYRELL, Juarez (org.)Multiplos olhares sobre a educação e cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1996. 

GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos Currículos. Currículo sem Fronteiras, v.12, n.1, pp. 98-109, Jan/Abr 2012 

GONZALEZ, Lélia. A categoria político-cultural de amefricanidade. In: Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro, No. 92/93 (jan./jun.). 1988b, p. 69-82. 

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009. 

 __________ A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. 

HENRIQUES, J.G. Racismo no país dos brancos costumes. Lisboa: Ed. Tinta da China, 2018. 

LOPES, N. Bantos, malês e identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011. 

 LUCIANO, Gersem José dos Santos. O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: Ministério da Educação, 2006. 

MUNANGA, Kabengele e GOMES, Nilma Lino. O negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global, 2006. 

MUNANGA, Kabengele. Educação e Diversidade Cultural. In. Cadernos Penesb: Discussões sobre o Negro na Contemporaneidade e suas demandas. Niterói, n.10, jan/jun 2008/2010. Disponível em: 

http://www.uff.br/penesb/images/publicacoes/PENESB%2010.pdf 

NASCIMENTO, Abdias do. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. São Paulo: Perspectivas, 2016. 

 QUERINO, Manuel. Costumes africanos no Brasil. Salvador: EDUNEB, 2010. 

SIS, A e MONTEIRO, A. Negros, indígenas e educação superior. Rio de Janeiro: Ed. Quarteto/ EDUR-UFRJ,2010. 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 

CRONOGRAMA

DATAS

ATIVIDADES

16 de outubro 

UNIDADE I : Questão étnico-racial.  O que é questão étnico-racial? 

 

GUIMARÃES, Antonio Sergio Alfredo. A questão racial na política brasileira (os últimos quinze anos) Tempo Social; Rev. Sociologia. USP, S. Paulo, 13(2): 121-142, novembro de 2001. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/ts/v13n2/v13n2a07.pdf. Acesso 20/01/2020. 

 (22 páginas) 

 

GARRIDO, Mirian Cristina de Souza. História que os livros didáticos contam depois do PNLD: história da África e dos afro-brasileiros por intermédio dos editais de convocação do PNLD (2007-2011). Revista História & Perspectivasv. 29 n. 54 (2016): Memória, Arquivos e Direitos

 em  http://www.seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/35396. Acesso em 20/01/2020. (30 páginas) 

 

Atividade Síncrona 

  • Acompanhar a webaula 1  

Atividade Assíncrona: 

  • Assistir aos slides da aula. 

23 de outubro 

UNIDADE I : Cultura e História dos Povos Indígenas. Educação indígena. 

 

CUNHA, Manuela Carneiro Da (Org.) História Dos Índios No Brasil. São Paulo: Companhia Das Letras, Secretaria Municipal De Cultura, FAPESP, 1992, pp. 10-24. (15 páginas) 

SILVA, Ana Paula da, RIBAMAR, Aloisio Monteiro, FREIRE, José Bessa. Entrelaçando passado e presente: educação indígena e etnosaberes tupinambá. In SIS, A e MONTEIRO, A. Negros, indígenas e educação superior. Rio de Janeiro: Ed. Quarteto/ EDUR-UFRJ, 2010, pp. 127-139. Disponível em http://flacso.org.br/files/2016/10/Negros-ind%C3%ADgenas-e-educa%C3%A7%C3%A3o-superior.pdf Acesso em 10/01/2020. (13 páginas) 

 

Atividade Assíncrona  

  • Construção do Glossário 

  • Leitura de texto e participação no Fórum da Unidade I 

30 de outubro 

UNIDADE I : A diáspora atlântica e suas consequências 

 

Hall, Gwendolyn Midlo. África e africanos na diáspora africana: os usos de bancos de dados relacionais. Topoi, v. 11, n. 21, jul.-dez. 2010, p. 318-331. Disponível em  

https://www.scielo.br/pdf/topoi/v11n21/2237-101X-topoi-11-21-00318.pdf Acesso em 20/01/2020. (15 páginas)

 

Pereira, Gloria Maria Santiago e Santos, Benedito Rodrigues dos SUBJETIVIDADES EM TRÂNSITO: IDENTIDADE, DIÁSPORA AFRICANA E CULTURA IMATERIAL. Psicologia & Sociedade, 30, 2018. Disponível em  

https://www.scielo.br/pdf/psoc/v30/1807-0310-psoc-30-e175276.pdf Acesso em 20/01/2020. (11 páginas) 

 

Atividade Síncrona 

  • Acompanhar  webaula 2  

 

Atividade Assíncrona: 

  • Leitura de texto e participação no Fórum da Unidade I 

  • Assistir aos slides da aula.

06 de novembro 

UNIDADE II : Questão racial, identidade e movimentos sociais 

 

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. (95 páginas) 

 

Atividade Síncrona 

  • Acompanhar  webaula 3 

Atividade Assíncrona: 

  • Leitura de texto e participação no Fórum da Unidade II 

  • Assistir aos slides da aula.

13 de novembro 

UNIDADE II : Religiosidade afro-brasileira 

 

PRANDI, Reginaldo. As religiões negras do Brasil. Para sociologia dos cultos afro-brasileiros. São Paulo: Revista da USP, 1996. p. 63-83. (20 páginas) 

Dupret, Leila. Subjetividade e relações interétnicas: A matriz religiosa afrobrasileira na educação superior. In SIS, A e MONTEIRO, A. Negros, indígenas e educação superior. Rio de Janeiro: Ed. Quarteto/ EDUR-UFRJ, 2010, pp. 127-139. Disponível em http://flacso.org.br/files/2016/10/Negros-ind%C3%ADgenas-e-educa%C3%A7%C3%A3o-superior.pdf Acesso em 10/01/2020. pp. 31-48 (17 páginas) 

 

Atividade Assíncrona  

  • Construção do Glossário 

  • Leitura de texto e participação n Fórum da Unidade II 

20 de novembro 

UNIDADE III : Racismo, sociedade e identidade. 

MUNANGA, Kabengele e GOMES, Nilma Lino. O negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global, 2006. Disponível em http://petdireito.ufsc.br/wp-content/uploads/2017/03/03-Kabengele-Munanga-e-Nilma-Lino-Gomes-O-negro-no-Brasil-de-hoje.pdf Acesso em 20/01/2020. (32 páginas)  

 

Atividade Síncrona 

  • Acompanhar  webaula 4 

Atividade Assíncrona: 

  • Leitura de texto e participação no Fórum da Unidade III 

  • Assistir aos slides da aula. 

27 de novembro 

UNIDADE III : Políticas Públicas, ações afirmavas e Relações Étnico–raciais na Universidade 

Bittar, Mariluce e Moraes, Wanilda Coelho Soares de. Políticas Públicas, ações afirmavas e Relações Étnico–raciais na Universidade Ações afirmativas e o acesso de negros na educação superior - A experiência do Instituto Luther King. In SIS, A e MONTEIRO, A. Negros, indígenas e educação superior. Rio de Janeiro: Ed. Quarteto/ EDUR-UFRJ, 2010, pp. 127-139. Disponível em http://flacso.org.br/files/2016/10/Negros-ind%C3%ADgenas-e-educa%C3%A7%C3%A3o-superior.pdf Acesso em 10/01/2020., pp. 69-103 (34 páginas) 

 

Atividade Assíncrona  

  • Construção do Glossário 

  • Leitura de texto e participação n Fórum da Unidade III 

04 de dezembro 

UNIDADE III 

Comunidades quilombolas e escolas quilombolas 

CARRIL, LOURDES DE FÁTIMA BEZERRA. Os desafios da educação quilombola no Brasil: o território como contexto e texto. Disponível em  

https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v22n69/1413-2478-rbedu-22-69-0539.pdf Acesso em 20/01/2020. (26 páginas) 

 

Atividade síncrona: Web aula 5  Tema: Orientações sobre o trabalho final. 

 

Atividade Assíncrona  

  • Finalização do Glossário 

  • Leitura de texto e participação no Fórum da Unidade III 

11 de dezembro 

UNIDADE III 

 

Participação na Live com a Profa Leopoldina Silva – Diretora da EE Quilombo Brejo de São Caetano 

Atividade síncrona: Web aula 6. Tema:  Educação Quilombola 

 

ENVIO DO TRABALHO FINAL 


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Documento assinado eletronicamente por Ivete Batista da Silva Almeida, Professor(a) do Magistério Superior, em 04/11/2020, às 15:28, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Newton Dangelo, Professor(a) do Magistério Superior, em 26/11/2020, às 17:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.041630/2020-84 SEI nº 2153977