UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

CÓDIGO:

FAGEN39510

COMPONENTE CURRICULAR:

Empreendedorismo e Geração de Ideias

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Faculdade de Gestão e Negócios

SIGLA:

FAGEN

CH TOTAL TEÓRICA:

60 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

0 horas

CH TOTAL:

60 horas

OBJETIVOS

Possibilitar ao aluno os fundamentos do empreendedorismo como processo em andamento, desde a geração de uma ideia para uma empresa e/ou reconhecimento de uma oportunidade, a reunião de recursos (financeiros, humanos, computacionais) necessários para desenvolver oportunidades, o lançamento do novo empreendimento, a administração do crescimento e a colheita das recompensas.

 

Ementa

A exploração de ideias e oportunidades de negócios; perfil do empreendedor; ambientes que influenciam o sucesso do empreendedor. O empreendedorismo como processos. Dimensões para identificar setores favoráveis às novas empresas. Desenvolvimento do pensamento criativo. Destruição criativa: gênese do empreendedorismo.

 

PROGRAMA

1. Fatores que contribuem para que uma mensagem seja absorvida. O que faz com que uma ideia seja aceita e dure até o próximo ciclo de negócio. Processo de construção de ideias.

2. Criatividade: abordagem teórica, processo criativo, criatividade no contexto das organizações (estímulos, barreiras e medidas individuais e contextuais).

3. Empreendedorismo: empreendedorismo e inovação; tipos de inovação (tecnológica de produto e processo), inovação não tecnológica de marketing e organizacional. Empreendedorismo como processo; as principais fases do processo de empreendedor, abordagem econômica e comportamental. Comportamento do empreendedor; empreender como opção de carreira, a importância do empreendedorismo para as economias dos países e para a escolha pessoal.

4. Descobrindo oportunidades: entendendo oportunidades de empreendedorismo e análise do setor; Como mudanças tecnológicas, políticas e regulamentos e sociais/demográficas geram oportunidades de empreendedorismo; condições de demanda, estrutura do setor e ciclo de vida que geram oportunidades.

5. Fundamentos cognitivos do empreendedor: criatividades e reconhecimento de oportunidades; validação de uma ideia como oportunidade. Fatores de ambiente.

6. Aquisição de recursos e informações essenciais para se empreender: buscando assessorias, fontes de financiamento e agências de fomento.

7. Empreendedorismo social: criação de organizações.

8. Noções sobre o Plano de Negócio.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2016.

FERREIRA, M.P.; SANTOS, J.C.; SERRA, F.A.R. Ser Empreendedor: pensar, criar e moldar a nova empresa. São Paulo: Saraiva, 2010.

MAXIMIANO, A.C.A. Administração para Empreendedores. São Paulo: Pearson, 2011.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BARON, R.; SHANE, S. Empreendedorismo: uma visão do processo. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

CHIAVENATO, I. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Manole, 2012.

PEARSON EDUCATION. Criatividade e inovação. São Paulo: Pearson, 2011.

DEGEN, R.J. O Empreendedor: empreender como opção de carreira. São Paulo: Pearson, 2009.

DOLABELLA, F. Oficina do empreendedor: a metodologia de ensino que ajuda a transformar conhecimento em riqueza. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.

 

aprovação

Liliane Maciel de Oliveira

Coordenadora do Curso de Graduação em Engenharia de Alimentos

Portaria REITO nº 465/2019

Kárem Cristina de Sousa Ribeiro

Diretor(a) da Faculdade de Gestão e Negócios

Portaria R. nº 818/2017

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Liliane Maciel de Oliveira, Coordenador(a), em 31/05/2019, às 15:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Kárem Cristina de Sousa Ribeiro, Diretor(a), em 10/06/2019, às 13:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1291043 e o código CRC EFF69D1B.




Referência: Processo nº 23117.047372/2019-14 SEI nº 1291043