UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Região e Regionalização do Espaço Mundial

Unidade Ofertante:

ICHPO

Código:

ICHPO310003/(GGO35)

Período/Série:

10º

Turma:

Noturno

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

15

Total:

60

Obrigatória:

( x)

Optativa:

( )

Professor(A):

Josy Dayanny Alves Souza

Ano/Semestre:

2021/2

Observações:

 

 

EMENTA

JUSTIFICATIVA

A disciplina propicia o entendimento de um sistema moderno-colonial que de maneira dialética produz e é produzido pela economia, política, cultura e sociedade e promove uma regionalização do espaço mundial que retroalimenta práticas contemporâneas de maneira complexificada a partir de processos e efeitos da globalização.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender a influência das condições econômicas, políticas, técnicas, sociais e culturais na regionalização do espaço mundial e as configurações contemporâneas.

Objetivos Específicos:

  • Analisar a influência da globalização no processo de regionalização do espaço mundial.
  • Caracterizar os principais blocos e acordos econômicos no mundo contemporâneo.
  • Identificar e caracterizar os principais espaços de exclusão social no mundo contemporâneo.
  • Discutir sobre as redes e fluxos mundiais e inter-relações na produção e (re)organização do espaço geográfico.

PROGRAMA

  1. A REGIONALIZAÇÃO DO MUNDO CONTEMPORÂNEO.
    1. - A dialética da globalização e a regionalização do espaço mundial.
    2. - As influências econômicas, políticas, sociais e culturais na regionalização do mundo.
    3. - Transformações na organização do espaço mundial.
    4. - Limites e possibilidades das novas regionalizações do espaço mundial.
  2. OS BLOCOS ECONÔMICOS E A REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL.
    1. - Os principais blocos econômicos
    2. - Acordos de cooperação econômica e regionalização do espaço mundial.
    3. - Impasses e perspectivas dos principais blocos econômicos.
  3. GLOBALIZAÇÃO E EXCLUSÃO SOCIAL NO MUNDO CONTEMPORÂNEO.
    1. - Teorias sobre globalização
    2. - Globalização e exclusão social: as diferentes escalas de análise.
    3. - As grandes metrópoles do mundo contemporâneo e a dialética da exclusão social.
    4. - África e América Latina no contexto da globalização: as diferentes faces da exclusão social.
  4. AS REDES E FLUXOS MUNDIAIS: TÉCNICA, CIÊNCIA E INFORMAÇÃO E PRODUÇÃO DOESPAÇO MUNDIAL.

METODOLOGIA

A metodologia apresentada será desenvolvida na modalidade presencial:

AVALIAÇÃO

Serão utilizados 4 instrumentos de Avaliação para as modalidades Presencial e Assíncrona baseado na:

  1. Referência básica e complementar da disciplina;
  2. Aulas expositivas, dialógicas e práticas; e,
  3. Material complementar disponibilizado no drive da disciplina e no site:

https://sites.google.com/view/aprendendo-a-transgredir/in%C3%ADcio [Aba no início da página: Região e Regionalização do Espaço Mundial]

Os Trabalhos serão produzidos individualmente e em grupo e deverão ser entregues até seguintes datas:

Inserir o nome, turno e número de matrícula no trabalho.

*Para o cumprimento do Trabalho 3 será necessário a aquisição de um caderno de cartografia e desenho, e papel vegetal.

Atividade

Data limite de entrega

Pontuação

Trabalhos

Modalidade

1

31/05/2022

15

Elaboração textual e individual

Presencial

2

28/06/2022

15

Elaboração textual e individual

Assíncrona

3

26/07/2022

30

*Entrega de Caderno Temático

Presencial

4

02/08

e

09/08

40

Seminário Temático em Grupo - Apresentação e entrega do trabalho escrito

Presencial

Pontuação total

100

 

 

Atividade de Recuperação

A Resolução CONGRAD nº 46, de 28 de março de 2022, o Art. 141 estabelece regras para a Atividade de Recuperação:

"Seção III”

Da avaliação de recuperação

Art. 141. Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular.

§ 1º Os planos de ensino devem prever atividade(s) avaliativa(s) de recuperação de aprendizagem.

§ 2º Não cabe avaliação de recuperação aprendizagem em Trabalho de Conclusão de Curso, Estágio Obrigatório, Atividades Complementares e Atividades Curriculares de Extensão.

BIBLIOGRAFIA

Básica

CASTELLS, Manuel. Sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

DOWBOR, Ladislau; IANNI, Octávio; RESENDE, Paulo-Edgar (Org.). Desafios da globalização. Petrópolis: Vozes, 1997. p. 256-269.

HAESBAERT, Rogério; PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. A nova des-ordem mundial. São Paulo: Editora UNESP, 2006.

IANNI, Octávio. A sociedade global. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.

IANNI, Octávio.  Teorias da globalização. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997.

IANNI, Octávio. A era do globalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

Complementar

 

HAESBAERT, Rogério. China: entre o oriente e o ocidente. São Paulo: Ática, 1994.

HARVEY, David. O novo imperialismo. São Paulo: Loyola, 2004

POCHMANN, Márcio. Atlas da exclusão social: a exclusão no mundo. São Paulo: Cortez, 2004. vol. 4.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. São Paulo: Record, 2000.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: HUCITEC, 1996.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Josy Dayanny Alves Souza, Professor(a) do Magistério Superior, em 11/04/2022, às 22:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.017686/2022-80 SEI nº 3516259