UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenação do Curso de Graduação em Geografia - Uberlândia

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

 

 

Componente Curricular:

PROJETO INTEGRADO DE PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA 5

Unidade Ofertante:

INSTITUTO DE GEOGRAFIA

Código:

GGE028

Período/Série:

5º período

Turma:

G2

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

00

Prática:

50

Total:

50

Obrigatória:

( X )

Optativa:

  )

Professor(A):

ANGELA FAGNA GOMES DE SOUZA

Ano/Semestre:

2023/2º

Observações:

Semestre Letivo: Início: 08/01/2024 - Término: 25/04/2024

 

EMENTA

Conjunto de atividades de caráter teórico e prático, voltado para a compreensão de práticas educativas que se conectam com os conteúdos específicos dos currículos do curso de Geografia.

 

JUSTIFICATIVA

De acordo com o Projeto Pedagógico do Curso de Geografia do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (versão 2006-1), o PIPE “corresponde a um eixo integrador vertical e horizontal, teórico, prático e pedagógico, dos conhecimentos necessários à formação dos profissionais de Geografia”. O exercício de integrar diversas áreas num projeto único é fundamental para o desenvolvimento de habilidades práticas para o exercício da profissão docente, sobretudo neste momento em que se destaca a importância da integração de saberes e o atravessamento das fronteiras disciplinares. Neste sentido, o PIPE 5 é uma oportunidade para associar conhecimentos e competências dirigidas a determinados conteúdos, sendo útil para aprofundar esses conteúdos e, sobretudo, para praticá-los de maneira integrada num único projeto pedagógico.

 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

O Projeto Integrado de Pesquisa e Prática Pedagógica (PIPE) corresponde a um eixo integrador vertical e horizontal, teórico, prático e pedagógico, dos conhecimentos necessários à formação dos profissionais de Geografia. O PIPE tem por finalidade propiciar:

a) A integração entre os conhecimentos sobre Geografia, Educação e Ensino-aprendizagem;

b) A transposição didática dos conhecimentos apreendidos durante os cursos de Geografia e que serão objeto de sua intervenção no contexto escolar, considerando-se sua relevância e inserção nas diferentes etapas da Educação Básica;

c) A reflexão sobre condicionantes sociais, históricos e pedagógicos que caracterizam o processo de ensino-aprendizagem de Geografia por diferentes instrumentos;

d) A motivação para o desenvolvimento de pesquisas no processo de ensino- aprendizagem da Geografia na Educação Básica.

 

PROGRAMA

  1. Formação dos grupos de trabalho, definição e atribuição ou escolha dos temas que serão trabalhados pelos grupos.

  2. Indicação e leitura da bibliografia básica para desenvolvimento do trabalho pelos grupos.

  3. Orientação para os grupos na escolha e aplicação de técnicas e procedimentos metodológicos.

  4. Elaboração do roteiro de aprendizagem com a definição das metodologias selecionadas.

  5. Apresentação do roteiro pelos grupos.

  6. Entrega e apresentação dos materiais didáticos/pedagógicos

TRABALHO DE CAMPO: ( ) SIM* ( ) NÃO

 

 

METODOLOGIA

O PIPE é uma disciplina totalmente prática. O propósito é produzir um material didático/pedagógico, adaptado à realidade cotidiana dos alunos e que aborda conteúdos do currículo escolar do Ensino Fundamental ou médio. Para isso, os alunos deverão preparar um roteiro de aprendizagem, específico e direcionado para um conteúdo próprio, contendo os objetivos, as etapas de elaboração e os resultados esperados. Após a entrega do roteiro as equipes deverão elaborar, entregue e apresentar o referido material didático/pedagógico, adaptado à realidade local e cognitiva dos alunos.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será em duas etapas, sendo o roteiro de aprendizagem e o material didático/pedagógico. Os critérios da avaliação serão: abrangência do conteúdo; objetividade e clareza; formatação e layout; adequação do conteúdo ao nível cognitivo dos alunos de Ensino Fundamental ou médio, criatividade e exiquidade.

 

Tipo de Avaliação

Época

Valor

Roteiro de aprendizagem

26/02/24

50,00

Material Didático/Pedagógico

08/04/24

50,00

Total

 

100,00

 

 

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO: Conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD n. 46/2022 que aprovou as Normas Gerais da Graduação, “Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular”.

Para maiores informações sobre atividades de recuperação, consulte Resolução CONGRAD nº 46/2022 disponível em:

http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/ataCONGRAD-2022-46.pdf

 

Tipo de Avaliação

Época

Valor

 

Elaboração do material Didático/Pedagógico

 

25/04/24

 

100,00

 

Conforme o Art. 3º da RESOLUÇÃO COLCOCGE Nº 5, DE 06 DE DEZEMBRO DE 2023, o(a) discente considerado(a) aprovado(a) na avaliação de recuperação de aprendizagem terá, como resultado final, para registro, a nota máxima 60,0 (sessenta pontos).

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

CASTRO, Iná Elias; GOMES, P.C.C; CORRÊA, R.L. Geografia: Conceitos e Temas. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

CAVALCANTI, L. de S. Geografia e prática de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

MOURA, D. G. BARBOSA, E. F. Trabalhando com projetos: planejamento e gestão de processos educacionais. Petrópolis/RJ: Vozes, 2011.

STRAFORINI, Rafael. Ensinar geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2004; 188 p.

Complementar

CALLAI, H. C. O ensino de geografia: recortes espaciais para análise. In: CASTROGIOVANNI, A. C. et al.(Orgs.). Geografia em sala de aula: prática reflexões. Porto Alegre: UFRGS, 2001. p. 57-63.

ALLAI, H. C. Em busca de fazer a educação geográfica. In CALLAI, H. C. (Org.). Educação Geográfica -Reflexão e Prática. Ijuí: Unijuí, 2014, p. 15-33.

CASTELLAR, Sônia (org.). Educação Geográfica, teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2005

PONTUSCHKA; N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender geografia. SãoPaulo: Cortez, 2007.

LACOSTE, Yves. A Geografia – Isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Tradução MariaCecilia França. 19. ed. Campinas: Papirus, 2012.

MARTINELLI, M. Cartografia Temática. São Paulo: USP, 2003

 

APROVAÇÃO

Plano aprovado na 1ª reunião/2024 do Colegiado do Curso de Graduação em Geografia realizada em 22/01/2024

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Angela Fagna Gomes de Souza, Coordenador(a), em 21/02/2024, às 13:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.038792/2023-88 SEI nº 5015477