UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

BIOGEOGRAFIA

Unidade Ofertante:

 

Código:

ICHPO33601

Período/Série:

Turma:

GN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

15

Total:

60

Obrigatória:

(X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Kátia Gisele de Oliveira Pereira

Ano/Semestre:

2022_2

Observações:

 

 

EMENTA

Fatores limitantes. Os fatores físicos e a distribuição da vida no planeta. Ecossistemas. Os ciclos biogeoquímicos. Os grandes biomas terrestres. Os biomas brasileiros.

JUSTIFICATIVA

A Biogeografia constitui-se em disciplina fundamental para a formação de futuros profissionais em geografia por abordar questões sobre a temática ambiental, variável relevante no desenvolvimento das sociedades. Na disciplina procura-se discutir os fatores físicos e biológicos presentes na pluralidade de distribuição das espécies de seres vivos pelo planeta, enfocando a forma com que as alterações antrópicas modificam os ecossistemas naturais. Tal abordagem tem a finalidade de desenvolver nos discente o compromisso com conservação da biodiversidade por meio da capacidade de interpretação sistêmica dos processos ecológicos em diferentes ambientes e escalas.  Além disso, a disciplina cria a oportunidade do discente desenvolver as habilidades de pesquisa teórica e prática aplicada por meio dos princípios da biogeografia e da biologia da conservação. Dessa forma, a disciplina proporciona ao discente a capacidade de análise ambiental, um exercício importante para a profissão seja na docência, na pesquisa e, também, na atuação como bacharel.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

A disciplina espera que o estudante será capaz de trabalhar os conceitos, teorias e conhecimentos práticos da disciplina de Biogeografia. Relacionar os fatores limitantes condicionados pelos aspectos físicos, biológicos e sua relação com a distribuição geográfica dos seres vivos em diferentes escalas, além de analisar como a degradação que a ocupação e a exploração antrópica imprimem aos ecossistemas.

Objetivos Específicos:

  • Identificar a evolução dos conceitos em Biogeografia e as relações Ecológica para a existência dos ecossistemas;
  • Relacionar a interferência dos fatores limitantes e a ciclagem de nutrientes necessários à distribuição da biota no planeta; 
  • Classificar os tipos de ecossistemas aquáticos e terrestres; 
  • Relacionar os diversos aspectos geográficos importantes para a distribuição dos biomas mundiais e no Brasil.
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PROGRAMA

1 - BIOGEOGRAFIA NA PERSPECTIVA HISTÓRICA E ECOLÓGICA.

  1.1 - A perspectiva histórica, a origem e a distribuição pretérita da vida na Terra.

  1.2 - A perspectiva ecológica: o tempo geológico recente, o último período glacial e as consequências para a distribuição das espécies.

  1.3 Biogeografia aplicada: a crise da biodiversidade, extinções, mudanças globais, avanços tecnológicos e conceituais.

2 - OS FATORES ECOLÓGICOS E A DISTRIBUIÇÃO DOS SERES VIVOS.

  2.1 - Fatores do meio físico.

  2.1.2 - Clima: radiação solar (luz temperatura), massas de ar.

  2.1.3 - Solo: composição química, profundidade, textura.

  2.1.4 - Relevo: forma, orientação e declividade.

  2.2.5 - Hidrografia: distribuição de água e terra.

  2.2 - Fatores biológicos.

2.2.1 - Capacidade de propagação.

  2.2.2 - Fatores limitantes.

  2.2.3 - Evolução e seleção natural.

 

3 - CICLOS BIOGEOQUÍMICOS.

 

4 - A BIOCENOSE E SUA DINÂMICA.

  4.1 - As relações bióticas: competências e dependências. Teoria de nicho.

  4.2 - As biocenoses no processo de sucessões até o clímax.

  4.3 - Os grandes Biomas terrestres: características, fatores ambientais, impactos e distribuição.

  4.3.1 - Florestas Equatoriais e Tropicais;

  4.3.2 - Florestas temperadas e subtropicais;

  4.3.3 -  Floresta Boreal;

  4.3.4 -  Savanas;

  4.3.5 -  Estepes;

  4.3.6 -  Desertos;

  4.3.7 -  Tundras

 

5 - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS DO BRASIL E MESORREGIÃO DO TRIÂNGULO MINEIRO E ALTO PARANAÍBA: CARACTERÍSTICAS, FATORES AMBIENTAIS, IMPACTOS E DISTRIBUIÇÃO.

   5.1. Cerrado

  5.2. Amazônia

  5.3. Costeiro

  5.4. Pantanal

  5.5. Campos sulinos

  5.6. Mata Atlântica

6 - UNIDADE DE CONSERVAÇÃO (UC’S).

  6 .1 - Unidade de Conservação: conceito, histórico e categorias.

  6.2 - Importância das unidades de conservação.

  6.3 - Legislação pertinente no Brasil e problemas.

  6.4 - Planejamento e Gestão de Unidade de Conservação.

METODOLOGIA

Para o desenvolvimento da disciplina serão desenvolvidas as atividades de leitura e sistematização dos textos para debate;

A finalidade da leitura, será preparar o estudante para a elaboração de documentos técnicos;

Para a fixação e melhor elaboração serão  desenvolvidas atividades por meio de estudos dirigidos a serem entregues antes das aulas, no intuito de reforçar a construção coletiva do conhecimento;

Apresentação de seminários (desenvolvimento da busca - pesquisa, sistematização, oratória e postura científica);

Atividade prática em campo (observação, relação entre elementos/processos fisiográficos e registro) e,

Avalição individual.

Tais atividades procuram promover o desenvolvimento de habilidades e competência dos  estudantes para um melhor desenvolvimento profissional.

E-mail da Sala de aula: labufu.geab@gmail.com

AVALIAÇÃO

Dias da Semana

Tema da aula

Material de leitura

Valor

27/02/23

Apresentação da disciplina e das atividades ao longo do semestre

Texto 1 na aula:Biogeografia: a história da vida na Terra”
Jéssica Paula Gillung

 

5,0

13/03/23

Apresentar o estudo dirigido

Atividade complementares – vídeo ”O Paraíso Perdido de Dawin” https://www.youtube.com/watch?v=F8u50TmtjZ0 – A viagem do a importância das ideias de evolução das espécies.

Texto 2- “CAP 9 - O Quaternário” - A História Ecológica da Terra” - Maria Lea Labouriau Salgado – Era do GELO 1,2, 3, 4, .....10

5,0

20/03/23

Fatores limitantes e o ambiente físico 

Texto 3: Biogeografia e meio ambiente – Helmut Troppmair

5,0

27/03/23

Ciclos Biogeoquímicos

Pesquisar - Ciclagem. A ciclagem dos nutrientes nos trópicos – Ciclagem da água, Ciclagem do carbono, Ciclagem do fósforo, Ciclagem do enxofre, A ciclagem dos elementos Não-essenciais, A ciclagem dos nutrientes nos trópicos.

Texto 4 - Embrião de Gaia: A Ecologia como Utopia planetária - Hipótese de Gaia. No redação Relacionar o texto com a pesquisa.

5,0

3/04/23

Biologia da Conservação e ameaças a biodiversidade

Texto 5 - Primack e Rodrigues – Biologia da Conservação

Entrevista – O verdadeiro naturalista (https://www.youtube.com/watch?v=fq_X6XieDnM)

5,0

10/04/23

Avaliação

Prova de assimilação do conteúdo

30,0

17/04/23

Fisiografia dos biomas mundi

Florestas Equatoriais e Tropicais; Florestas temperadas e subtropicais; Floresta Boreal; Savanas; Estepes; Desertos; Tundras

 

 

24/04/23

Fisiografia dos biomas mundi

Florestas Equatoriais e Tropicais; Florestas temperadas e subtropicais; Floresta Boreal; Savanas; Estepes; Desertos; Tundras

 

 

01/05/23

Biomas mundo - fixação

Texto 6 - Biogeografia e meio ambiente – Helmut Troppmair Atlas Geográfico IBGE

https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?id=264669&view=detalhes

5,0

08/05/23

Biomas brasileiros:

Textos 7a e b: Ab’Saber - Domínios da Natureza no Brasil: Potencialidades paisagísticas e COPOBIANCO, Artigo-base sobre os biomas brasileiros.

5,0

15/05/23

Trabalho de campo

Relacionar os fatores fisiográficos e a distribuição da biota em escala local

 10,0

22/05/23

Pampas e Caatinga

Bibliografia específica para cada bioma 20 minutos

30,0

29/05/23

Cerrado e Araucaria

Bibliografia específica para cada bioma

 

5/06/23

Amazônia e Mata Atlântica

Bibliografia específica para cada bioma

 

12/06/23

Tipos de Ecossistemas Áquaticos e Pantanal

Bibliografia específica para cada bioma

 

19/06/23

UC’s/

Texto 8 – UC’s, parques nacional e o papel na conservação da natureza

5,0

26/06/23

Fechamento da disciplina

 

110,0 recuperação

BIBLIOGRAFIA

Básica

AB´SÁBER, AZIZ. Os domínios de Natureza no Brasil. Potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

CARVALHO, C. J. B. e ALMEIDA, E. A. B. Biogeografia da América do Sul: Padrões e processos. São Paulo: Roca, 2010.

LABOURIAU-SALGADO, Maria Léa – Capítulo 9 – O Quaternário. In: LABOURIAU-SALGADO, Maria Léa - História Ecológica da Terra. São Paulo: Edigard Buclher, 2000.

ODUM, Eugene, P. Ecologia. Ed. Guanabara. Rio de Janeiro: 1983 434 p.

MONTEIRO, Carlos Augusto de Figueiredo. Geossistemas: a história de uma procura. São Paulo: Contexto, 2000

RICKLEFT, R. A economia da natureza. 3a Ed. Rio de Janeiro:Ed. Guanabara-Koogan, 1996.

Complementar

COX, C. Barry. Biogeografia: uma abordagem ecológica e evolucionária. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

CAPOBIANCO, J. P. R.; Artigo-base sobre os biomas brasileiros. CAMARGO, A.; CAPOBIANCO, J. P. R.; OLIVEIRA, J. A. P. de (Org.). Meio ambiente Brasil: avanços e obstáculos pós-Rio-92. São Paulo: Estação Liberdade: Instituto Socioambiental; Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2002. 460 p.

DREW, David. Processos interativos homem-meio ambiente. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2ª. edição, 1989.

FERRI, M. G. Vegetação brasileira. São Paulo: Edusp/Itatiaia, 1980.

FURLAN, SUELI ÂNGELO e CONTI, JOSÉ BUENO. Geoecologia. O clima, os solos e a biota. In: ROSS, JURANDYR L. SANCHES (org.). Geografia do Brasil. São Paulo: EDUSP, 1996.

TROPPMAIR, HELMUT, Biosfera e meio ambiente. Rio Claro: 1987 (UNESP).

TROPPMAIR, Helmut. Geossistemas. Rio Claro: O Autor, 2000

SCIENTIFIC AMERICAN. A biosfera. São Paulo: Polígono/Edusp, 1974.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Katia Gisele De Oliveira Pereira, Professor(a) do Magistério Superior, em 13/02/2023, às 15:56, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.002774/2023-68 SEI nº 4244028