UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

GEOLOGIA ECONÔMICA I

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

INSTITUTO DE GEOGRAFIA 

SIGLA:

IGUFU

CH TOTAL TEÓRICA:

60 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

30 horas

CH TOTAL:

90 horas

 

OBJETIVOS

Apresentar a classificação e natureza dos principais tipos de depósitos minerais. Correlacionar os sistemas de depósitos minerais com épocas metalogenéticas e com a tectônica global. Os principais métodos de estudo aplicados à caracterização dos depósitos minerais. Apresentar as distribuições dos depósitos minerais na crosta. Usos, disponibilidade, consumo, produção e demanda de bens minerais, incluindo os minerais industriais. Analisar o panorama mineral brasileiro e o potencial geológico das principais províncias geotectônicas do Brasil.

Ementa

Distribuição e abundância dos elementos químicos nos diversos reservatórios geoquímicos. Principais processos responsáveis pela gênese dos principais tipos de depósitos minerais. Indicadores metalogenéticos. Tectônica de placas e depósitos minerais. Noções de Economia Mineral. Trabalho de campo com visitação às principais jazidas minerais brasileiras.

PROGRAMA

  1. Recursos Naturais. Aspectos históricos na utilização dos bens naturais e significado para a evolução da humanidade. Classificação dos recursos naturais.

  2. Noções de Economia Mineral: Discussão sobre aspectos sociais, legais, econômicos e ambientais envolvidos na exploração e utilização dos recursos naturais. Demandas nacionais e internacionais projetadas. Balanço do setor mineral brasileiro - perspectivas de desenvolvimento.

  3. Exploração Mineral: Geoquímica, distribuição e abundância dos elementos. Clarke. Fator de concentração. Reserva, produção, demanda, consumo e extração.

  4. Tipos de Minérios: Estudo de minérios e rochas associadas aos principais depósitos minerais. Classificação utilitária e significado econômico. Aplicações e especificações, parâmetros geoeconômicos relativos a bens minerais para siderurgia, metais de base, raros e preciosos, industriais, da construção civil, químicos e agrícolas. Abundância, escassez e exaustão dos bens minerais.

  5. Condições de Formação de Depósitos Minerais: Disponibilidade de íons e espaço. Temperatura, pressão e solubilidade. Geometria e dimensões. Associação, paragênese e sucessão mineral. Substituição, preenchimento, zoneamento e recorrência.

  6. Depósitos Minerais: Tectônica de placas e depósitos minerais. Características geológicas e geoquímicas. Ambientes geotectônicos. Modelos descritivos e genéticos.

  7. Métodos de estudo aplicados aos depósitos minerais: Inclusões fluidas. Isótopos estáveis e radiogênicos. Geotermobarômetros. Química mineral.

  8. Províncias Geotectônicas do Brasil. Províncias e épocas metalogenéticas. Avaliação de potencial mineral regional: integração de informações geológicas, mapas de ocorrências minerais e mapas previsionais.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

  1. BIONDI, J. C. Processos Metalogenéticos e os Depósitos Minerais Brasileiros. 2. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2015.

  2. TEIXEIRA, W. et al. Decifrando a terra. 2. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009.

  3. ROBB, L. Introduction to ore-forming processes. New York: John Wiley & Sons, 2005.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

  1. KEAREY, P. Tectônica global. Porto Alegre: Bookman, 2014. 436 p.

  2. RIDLEY, J. Ore deposit geology. Cambridge: Cambridge University Press, 2013.

  3. POHL, W.L. Economic geology: principles and practice. Chicester: Wiley-Blackwell, 2011.

  4. SILVA, M. A. Metalogênese das províncias tectônicas brasileiras. Belo Horizonte: CPRM, 2014.

  5. MENEZES, O. S. Minerais comuns e de importância econômica: um manual fácil. São Paulo: Oficina de Textos, 2012.

 

aprovação

 

Filipe Goulart Lima

Coordenador do Curso de Graduação em Geologia

Boscolli Barbosa Pereira

Diretor do Instituto de Geografia

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Filipe Goulart Lima, Coordenador(a), em 21/10/2021, às 11:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Boscolli Barbosa Pereira, Diretor(a), em 21/10/2021, às 13:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2895899 e o código CRC 71461C9E.




Referência: Processo nº 23117.009788/2021-41 SEI nº 2895899