UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

História do Brasil Colonial

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas ICH – Curso de História

Código:

ICHPO32302

Período/Série:

3º. Período

Turma:

HN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

 

Total:

60

Obrigatória:

( X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Aurelino José Ferreira Filho

Ano/Semestre:

2022-1

Observações:

Período letivo 2022/1 presencial, entre 26/09/2022 à 06/02/2023, conforme as Resoluções  CONSUN 30/2022,  

CONGRAD 25/2020  e CONGRAD 46/2022.

 

EMENTA

O império ultramarino português na América e as sociedades ameríndias. A sociedade colonial luso- brasileira em sua dinâmica sociocultural, religiosa e econômica entre os séculos XVI e XIX. A escravidão colonial. Movimentos de sedição e a crise do sistema colonial português na América.

JUSTIFICATIVA

A compreensão de processos históricos em que não se separam clivagens sociais, econômicas e culturais na, e em relação às conjunturas mais complexas do império ultramarino português e da sociedade colonial da América portuguesa como pressuposto básico para a formação do discente, futuro professor-pesquisador em história.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

- Compreender os processos históricos da História do Brasil Colonial a partir da perspectiva da História Social;
- Discutir a dinâmica a América Colonial Portuguesa no contexto do império ultramarino português;
- Apresentar o debate historiográfico sobre a História do Brasil Colonial..

Objetivos Específicos:

Compreender aspectos da extensão do império ultramarino português na América; exploração da mão de obra, alianças, trocas e resistências indignas no processo de colonização da América portuguesa; aspectos econômicos, administrativos e políticos da e na relação metrópole | colônia na América portuguesa nos quadros do sistema colonial; aspectos socioculturais, religiosos, econômicos, políticos e administrativos da sociedade colonial na América portuguesa; movimentos de sedições e de resistências na sociedade colonial luso-brasileira.

PROGRAMA

UNIDADE I: Historiografia colonial, perspectivas recentes: América portuguesa

UNIDADE II: indigenismo, indianismo e protagonismos indígenas

UNIDADE III: sociedade colonial e escravismo

UNIDADE IV: Colônia e religiosidade

METODOLOGIA

Aulas expositivas dialogadas, discussões e experimentos a serem desenvolvidos.  O conteúdo será ministrado por meio de leituras da bibliografia básica e complementar, debates e reflexão sobre o conhecimento e a experiência de historiadores no trabalho com fontes orais. Os discentes serão incentivados a colocar em prática uma experiência de pesquisa com produção de fontes orais, empregando os métodos e técnicas apreendidos e sintetizando-os por meio da preparação e apresentação de seminário

AVALIAÇÃO

7.1. Critérios de avaliação:
Capacidade de desconstruir e reconstruir, sistematizar e socializar, individual e
coletivamente o Programa desenvolvido a partir de uma perspectiva crítica, reflexiva e aut ônoma. Analisar
situações, projetos, memórias, relações e campos de força nos diferentes processos históricos analisados; identificar
diferentes abordagens historiográficas e análises desenvolvidas ao longo da disciplina;
7.2. Instrumentos de Avaliação: R elatório de leituras (1 Relatório): 40 pontos | Apresentação individual de
Seminário: 40 pontos |Participação ( mínimo 80 %): 20 pontos: Total 100 pontos.
7.2.1 Critérios de elaboração e avaliação do Relatório de leitura:
Compreensão, problematização e e xposição da
temática abordada/ Argumentação e escrita clara, coerente e lógica/ Capacidade de dialogar e estabelecer relações,
com citação nominal, com e entre os (a) autores (a) utilizados na construção da temática:| Observância das normas
de ABT:
7.2.2. Critério de avaliação da prova individual : A prova será constituída por elaboração de
argumentação resposta de uma ou mais questões, compreendendo partes ou todo o programa desenvolvido na
disciplina. Compreensão, problematização e exposição do conteúdo / Argumentação e escrita clara, coerente e
lógica / Capacidade de dialogar e estabelecer relações, com citação nominal, com e entre os (a) autores (a) utilizados
na construção da resposta.

BIBLIOGRAFIA

Básica

BUENO, Lucas. Arqueologia do povoamento i nicial da América ou História Antiga da América: quão antigo
pode ser um ‘Novo Mundo’? Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Cienc. Hum., Belém, v. 14, n. 2, 2019.

CORRÊA, Dora Shellard.Historiadores e cronistas e a paisagem da colônia no Brasil. Rev. Bras. His t. vol.26
no.51 São Paulo Jan./June. 2006 ( Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 26, nº 51, p. 63 87 2006,

SIQUEIRA, Lucília. O nascimento da América portuguesa no contexto imperial lusitano. Considerações
teóricas a partir das diferenças entre a historiografia recente e o ensino de História . Rev. HISTÓRIA, São
Paulo, 2009.

Complementar

-FERLINI, Vera. Fazendos e engenhos do litoral vicentino: traços de uma economia esquecida (séculos XVI
XVIII). Rev. História (São Paulo), v.39, 2020.


-FRAGOSO, João. Modelos explicativos da chamada economia colonial e a ideia de Monarquia Pluricontinental: notas de um ensaio . Rev. História (São Paulo) v.31, n.2, 2012.


-LEITE, Maria Jorge dos Santos. Tráfico Atllântico, escravidão e resistência no Brasil . San kofa. Revista de
História da África e de Estudos da Diáspora Africana Ano X, 2017.
-MARQUESE, Rafael de Bivar. A dinâmica da Escravidão no Brasil. Resistência, tráfico negreiro e alforrias,
séculos XVII a XIX. Rev. NOVOS ESTUDOS, n. 74, 2006. (https://ww w.scielo.br/pdf/nec/n74/29642.pdf)


-MONTEIRO, John. Redescobrindo os Índios da América Portuguesa: Incursões pela História Indígena e do
Indigenismo. In: Tupis, Tapuias e Historiadores Estudos de História Indígena e do Indigenismo.Campinas, 2001.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Aurelino José Ferreira Filho, Professor(a) do Magistério Superior, em 08/11/2022, às 15:08, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4055777 e o código CRC 4C783AA9.




Referência: Processo nº 23117.055960/2022-19 SEI nº 4055777