UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

INHIS39044

COMPONENTE CURRICULAR:

HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: LIVRO DIDÁTICO​

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

INSTITUTO DE HISTÓRIA

SIGLA:

INHIS

CH TOTAL TEÓRICA:

60h

CH TOTAL PRÁTICA:

0

CH TOTAL:

60h

 

OBJETIVOS

 

Ementa

A constituição da disciplina História, a produção de manuais escolares e de livros didáticos no Brasil. Políticas governamentais em relação ao livro didático. Aspectos políticos e econômicos da circulação do livro didático de História. O Programa Nacional do Livro Didático: a produção, a avaliação e a distribuição do livro didático de História em escolas públicas da Educação Básica. Importância e uso do livro didático em sala de aula pelo professor de História.

 

PROGRAMA

  1. A constituição da disciplina História, a produção de manuais escolares e de livros didáticos no Brasil.

  2. Políticas governamentais em relação ao livro didático.

  3. Aspectos políticos e econômicos da circulação do livro didático de História.

  4. O Programa Nacional do Livro Didático: a produção, a avaliação e a distribuição do livro didático de História em escolas públicas da Educação Básica.

  5. Importância e uso do livro didático em sala de aula pelo professor de História.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BITTENCOURT, Circe (Org.). O saber histórico em sala de aula. 10. ed. São Paulo: Contexto, 2005.

DEIRÓ, Maria de Lourdes Chagas. As belas mentiras: a ideologia subjacente aos textos didáticos. 13. ed. São Paulo: Centauro, 2005.

FARIA, Ana Lúcia G. de. Ideologia no livro didático. 12. ed. São Paulo: Cortez, 1996.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2005.

FERREIRA, Marieta de Moraes. Aprendendo história: reflexão e ensino. São Paulo: Ed. do Brasil, 2009.

FREITAS. Marcos Cezar de (Org.). Historiografia brasileira em perspectiva. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2007.

GUIMARÃES, Selva. Caminhos da história ensinada. 9. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006.

KARNAL, Leandro (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2008.

 

aprovação

 

 

Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos

Coordenadora dos Cursos de Graduação em História

 

Profa. Dra. Maria Andréa Angelotti Carmo

Diretora do Instituto de História

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 02/12/2019, às 18:21, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 04/12/2019, às 14:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1723582 e o código CRC 4ED238C6.




Referência: Processo nº 23117.102425/2019-69 SEI nº 1723582