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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INHIS39044 |
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: LIVRO DIDÁTICO |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60h |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 |
CH TOTAL: 60h |
OBJETIVOS
Relacionar o processo de constituição da disciplina História e o processo de produção do livro didático de História no Brasil.
Conhecer políticas governamentais em relação ao livro didático.
Discutir aspectos políticos e econômicos da circulação do livro didático de História.
Identificar e problematizar o Programa Nacional do Livro Didático: a produção, a avaliação e a distribuição do livro didático de História em escolas públicas da Educação Básica.
Refletir sobre a importância e o uso do livro didático em sala de aula pelo professor de História.
Ementa
A constituição da disciplina História, a produção de manuais escolares e de livros didáticos no Brasil. Políticas governamentais em relação ao livro didático. Aspectos políticos e econômicos da circulação do livro didático de História. O Programa Nacional do Livro Didático: a produção, a avaliação e a distribuição do livro didático de História em escolas públicas da Educação Básica. Importância e uso do livro didático em sala de aula pelo professor de História.
PROGRAMA
A constituição da disciplina História, a produção de manuais escolares e de livros didáticos no Brasil.
Políticas governamentais em relação ao livro didático.
Aspectos políticos e econômicos da circulação do livro didático de História.
O Programa Nacional do Livro Didático: a produção, a avaliação e a distribuição do livro didático de História em escolas públicas da Educação Básica.
Importância e uso do livro didático em sala de aula pelo professor de História.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BITTENCOURT, Circe (Org.). O saber histórico em sala de aula. 10. ed. São Paulo: Contexto, 2005.
DEIRÓ, Maria de Lourdes Chagas. As belas mentiras: a ideologia subjacente aos textos didáticos. 13. ed. São Paulo: Centauro, 2005.
FARIA, Ana Lúcia G. de. Ideologia no livro didático. 12. ed. São Paulo: Cortez, 1996.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2005.
FERREIRA, Marieta de Moraes. Aprendendo história: reflexão e ensino. São Paulo: Ed. do Brasil, 2009.
FREITAS. Marcos Cezar de (Org.). Historiografia brasileira em perspectiva. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2007.
GUIMARÃES, Selva. Caminhos da história ensinada. 9. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006.
KARNAL, Leandro (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2008.
aprovação
Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos Coordenadora dos Cursos de Graduação em História
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Profa. Dra. Maria Andréa Angelotti Carmo Diretora do Instituto de História |
Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 02/12/2019, às 18:21, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 04/12/2019, às 14:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.102425/2019-69 | SEI nº 1723582 |