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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
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Carga Horária: |
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Teórica: |
Prática: |
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Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
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Observações: |
EMENTA
Conceitos básicos e aplicações à engenharia elétrica das técnicas de Computação Gráfica, Realidade Virtual ou Realidade Aumentada
JUSTIFICATIVA
O conteúdo ministrado é fundamental para o desenvolvimento de soluções com uso de Computação Gráfica, ao mesmo tempo que elucida os principais algoritmos usados para soluções de problemas inerentes à concepção da representação, com uso de imagens, de dados.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Apresentação de fundamentos e técnicas de Computação Gráfica, Realidade Virtual e Realidade Aumentada |
Objetivos Específicos: |
Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de: 1. Discutir conceitos fundamentais de computação gráfica; 2. Implementar pacotes gráficos de pequeno porte; 3. Discernir as diversas aplicações de computação gráfica, no escopo da Engenharia Elétrica; 4. Desenvolver uma animação por computador, utilizando linguagens de programação ou sistemas comerciais; 5. Compreender as dificuldades de desenvolver soluções de Realidade Virtual e Realidade Aumentada; 6. Implementar uma versão de jogo com uso de Realidade Virtual e/ou Realidade Aumentada. |
PROGRAMA
PROGRAMA
METODOLOGIA
Recursos didáticos das atividades síncronas: Apresentações com uso de slides, vídeos, animações e exemplos suportados por Softwares de Computação Gráfica e de Jogos suportados por Computador.
Atividades Síncronas: todas as quintas-feiras, às 07:10h: 15/07; 29/07; 05/08; 12/08; 19/08; 26/08; 09/09;16/09; 23/09; 30/09; 07/10; 21/10; 28/10; 04/11, perfazendo 28h/aula.
Todas as informações relativas à disciplina como materiais, trabalhos, entrega de trabalhos, aula, entre outros serão feitos pelo Microsoft Teams, preferencialmente. Em caso de dificuldades apontadas pelos discentes e/ou problemas técnicos, será uitlizado Skype ou Google Meet.
Atividades assíncronas, em um total de 18h/aula, suportadas por:
AVALIAÇÃO
Sistema de Avaliação
Distribuição da Pontuação da disciplina:
- Trabalhos parciais: valor de 40 pontos
- Trabalho Final: 60 pontos - entrega em 04/11/21
BIBLIOGRAFIA
Básica
Complementar
1. Posada et al, Visual Computing as a Key Enabling Technology for Industrie 4.0 and Industrial Internet, IEEE Computer Graphics and Applications, vol. 35, issue 2, 2015
2. Machover C., Four decades of computer graphics, IEEE Computer Graphics and Applications, vol. 14, issue 6, 1994
3. Billinghurst, A Survey of Augmented Reality, Trends® in Human–Computer Interaction: Vol. 8: No. 2-3, pp 73-272, 2015.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Alexandre Cardoso, Professor(a) do Magistério Superior, em 21/06/2021, às 17:46, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2851325 e o código CRC 4802A8C5. |
Referência: Processo nº 23117.039263/2021-30 | SEI nº 2851325 |