UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Biofísica de Sistemas

Unidade Ofertante:

ICBIM

Código:

GBD011

Período/Série:

2

Turma:

B

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

30

Total:

60

Obrigatória:

    ( x)

Optativa:

( )

Professor(A):

MARINA ABADIA RAMOS

Ano/Semestre:

2021/2

Observações:

A oferta deste componente curricular se dará na forma presencial de acordo com a RESOLUÇÃO CONSUN Nº 30, DE 07 DE MARÇO DE 2022.
- Disciplina ministrada conforme RESOLUÇÃO 25/2020 do CONSELHO DE GRADUAÇÃO, que dispõe sobre o Calendário Acadêmico da Graduação, referente aos períodos letivos 2020/1, 2020/2, 2021/1 e 2021/2 em todos os campi da Universidade Federal de Uberlândia alterada pelas RESOLUÇÃO CONGRAD nº 11/2021 e  RESOLUÇÃO CONGRAD Nº 16/2021 e conforme RESOLUÇÃO CONSUN Nº 30, DE 07 DE MARÇO DE 2022.
- Ao se matricular na disciplina, o(a) discente declara-se ciente das normas estabelecidas nesse plano e na RESOLUÇÃO 25/2020 do CONGRAD alterada pelas pelas RESOLUÇÃO CONGRAD nº 11/2021 e  RESOLUÇÃO CONGRAD Nº 16/2021; bem como declara-se ciente do estabelecido pela RESOLUÇÃO CONSUN Nº 30, DE 07 DE MARÇO DE 2022.
- Os (as) discentes estão sujeitos às penalidades expostas no Regimento Geral da UFU (http://www.ufu.br/documentos/legislacao/Regimento_Geral_da_UFU.pdf) em caso de fraudes ou comportamento fraudulento, observado o Art. 196, do capítulo III do regime disciplinar.

 

EMENTA

Biofísica de biomembranas: estrutura, função, canais iônicos e junção neuromuscular. Bioeletricidade: gênese dos potenciais elétricos das células e condução do impulso nervoso. 2- Biofísica de sistemas: bio-óptica, bioacústica, biofísica da respiração, biofísica da circulação e biofísica da função renal. 3- Biofísica das radiações: radiações ionizantes, decaimento radioativo, meia-vida e radiobiologia.

JUSTIFICATIVA

A Biofísica é o campo das ciências biológicas e da medicina, que estuda os processos físicos, bioquímicos e fisioquímicos que ocorrem nos seres vivos, fornecendo modelos científicos para entendimento desses conhecimentos. A disciplina fornecerá ao estudante informações sobre a aplicação da Biofísica na vida profissional, possibilitando o entendimento do funcionamento dos organismos.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Objetivo Geral: Entender os princípios fundamentais da física e perceber sua importância na interpretação de diversos fenômenos da biologia, possibilitando relacionar o conteúdo da disciplina ao cotidiano profissional.

Objetivos Específicos:

 

1- Biofísica das membranas biológicas 

  • Entender a estrutura e o funcionamento das membranas biológicas.
  • Entender os tipos de transporte transmembrana.
  • Compreender o funcionamento dos canais iônicos, relacionando-os com potencial de ação e transmissão sináptica.
  • Compreender o processo de sinalização em células nervosas e musculares.

2-Biofísica de sistemas

  • Utilizar os conceitos da física para entender as relações energéticas nos sistemas corporais.
  • Biofísica da do sistema circulatório: dar ao aluno a capacidade de entender como ocorre a energética de fluídos, o regime estacionário, a velocidade e ramificação dos vasos.
  • Biofísica da respiração: proporcionar ao aluno conceitos de mecânica da respiração, volumes e capacidades pulmonares, abordando também a influência da tensão superficial no pulmão e o papel do surfactante.
  • Bio-óptica: possibilitar a compreensão dos elementos que compõem o olho humano, seus mecanismos refrativos e de acomodação, além de abordar temas como miopia, hipermetropia, presbiopia, astigmatismo, daltonismo.
  • Bio-acústica: permitir o entendimento dos mecanismos que envolvem a audição humana, tais como a percepção sonora, perda de audição e sua correção, além de entender as energias envolvidas na transformação de uma onda sonora em impulso nervoso.
  • Biofísica da função renal: viabilizar a compreensão da função renal, destacando as pressões envolvidas na filtração glomerular, o processo de reabsorção e secreção tubular. Além de entender os conceitos de Fluxo Renal Plasmático e Fluxo Renal Sanguíneo.

3-Biofísica das radiações

  • Possibilitar ao estudante entender a distinção entre radiações ionizantes e não-ionizantes.
  • Proporcionar o entendimento dos efeitos das radiações nos organismos vivos.
  • Entender o processo de produção de raio-X.
  • Proporcionar ao estudante noções básicas de como as radiações são utilizadas no diagnóstico por imagem.

 

PROGRAMA

 

1- Biofísica das membranas biológicas 

2- Biofísica de Sistemas 

  1. 1- Biofísica do sistema cardiovascular
    • Ciclo cardíaco, contração isovolumétrica.
    • Atividade elétrica do coração.
    • Circulação sanguínea: velocidade e energética de fluxo, regime estacionário, gradiente de pressão, resistência vascular e débito cardíaco.

2.2 - Biof´sica da respiração

2.3.Bio-óptica

2.4.Bioacústica

2.5.Biofísica da função renal

3-Biofísica das radiações

METODOLOGIA

 

Data

assunto

Professor

Maio

05

Apresentação disciplina, formas de avaliação, acompanhamento.

Marina

12

Biofísica de Sistemas - BS

Marina

19

BS:  Integração ALVARO BS

Marina

26

Biofísica de membrana -BM- entrega de ED (sistemas)

Marina

Junho

02

Transporte  – BM

Marina

09

Potencial de repouso - PR

Marina

23

Potencial de Ação  - PA

Marina

30

PRATICA BM – apresentação seminário

Marina

Julho

07

PROVA e entrega de ED (membranas e modelo)

Marina

14

Radiação (RB)

Marina

21

RB

Marina

28

RB/ Lab. Raios X

Marina

Agosto

04

 Apresentação de seminário e ED (radio)

Marina

11

Apresentação do trabalho BS

Marina

18

PROVA

Marina

 

AVALIAÇÃO

- Estratégias

A avaliação na disciplina será realizada por meio de resolução de atividades propostas como estudos dirigidos, questionários, trabalho de pesquisa, resenhas de artigos, outros. Os principais critérios utilizados na avaliação das atividades serão: 1) envio da atividade dentro do prazo estipulado; 2) conteúdo abordado de forma adequada; 3) objetividade e coesão nas respostas e 4) cumprimento de exigências específicas de cada atividade. O material será disponibilizado por meio das plataformas digitais Moodle/UFU ou Microsoft Teams.

Distribuição de pontos

- Estudos dirigidos (EDs)  –

Descrição

Assunto

Pontos

Introdução a biofísica

Biofísica  distribuição da energia cósmica e orgânica

2

Biofísica de Membrana

Transporte, PR, PA

2

Radiação

Modelo elétrico de membrana

2

Integração de sistemas

Circulatório, renal, respiratório, audição e visão, energia e agua

6

 

Apresentação de seminários

Descrição

Pontos

Biofísica de Membrana

10

Radiação

10

 

Apresentação de trabalho programado Avaliações tipo prova

-Relatórios de Aulas praticas

Descrição

Assunto

Pontos

Biofísica de Membrana

JNM – parte 1

3

 

JNM – parte II

3

Radiobiologia

Laboratório de RX

3

 

Trabalho de Integração de sistemas –

Preparo de live, game, slides, blog ou outro - 10

 

1ª avaliação – valor 22 pontos

2ª avaliação – valor  22 pontos

 

EDs

12

Seminários

20

Trabalho programando

15

Avaliações – provas

44

Praticas

9

Total

100

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA

As referências bibliográficas poderão ser acessadas pela base de dados eBook Academic Collection (EBSCOhost) disponibilizada pelo Sistema de Bibliotecas (SISBI-UFU) através da EBSCO Discovery Service (EDS), no endereço: https://widgets.ebscohost.com/prod/customerspecific/s5277907/searchbox/; e também pelo Portal de periódicos Capes, via acesso remoto, disponível em: https://www.bibliotecas.ufu.br/servicos/acesso-remoto-portal-capes-cafe. Os links das bibliografias online estarão disponíveis na plataforma Moodle.

e-Books:

  1. Biofísica. Weissmüller; Costa Pinto; Bisch - Fundação CECIERJ, 2009. Vol. 1URL

 https://canal.cecierj.edu.br/recurso/4408

  1. Biofísica. Weissmüller; Costa Pinto; Bisch - Fundação CECIERJ, 2010. Vol. 2URL

 https://canal.cecierj.edu.br/recurso/6592

  1. Manual de Segurança Biológica em Laboratório

https://www.who.int/csr/resources/publications/biosafety/BisLabManual3rdwebport.pdf?ua=1

 

Livros físicos:

5. Ganong, Willian F., Fisiologia Médica. Rio de Janeiro, McGraw-Hill Interamericana do Brasil, 2006. Última atualização: sexta, 18 fev 2011, 10:11

 

Básica

1.Heneine, IF. Biofísica básica. Rio de Janeiro, Atheneu, 2008.

2.Garcia, EAC .Biofísica. São Paulo, Sarvier, 2002.

3.Lehninger, A. et al., Princípios de Bioquímica. Sarvieli , 1995.

4. Mourão-Junior, CA; Abramov, DM. Curso de Biofísica, Guanabara Koogan, 2009.

Complementar

1. Mourão-Junior, CA; Abramov, DM. Fisiologia essencial, Guanabara Koogan, 2011.

2. Guyton, A. C. Tratado de Fisiologia Médica. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2002. 973p.

3. Bear, M.F; Connors, B.W. and Paradiso, M. Neurociências: desvendando o sistema nervoso, 2a ed, Porto Alegre, Artmed, 2002. 855p

4.  Kandel, ER; Schwartz, JH e Jessel, TM. Fundamentos da Neurociência e do Comportamento. Rio de Janeiro, Prentice-Hall do Brasil, 1997.

5. Emico Okuno / Iberê L. Caldas / Cecil Chow. Física para Ciências Biológicas e Biomédicas. Editora  Harbra. São Paulo. 1986.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Marina Abadia Ramos, Professor(a) do Magistério Superior, em 02/05/2022, às 10:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3489595 e o código CRC DAE3FF1D.




Referência: Processo nº 23117.020703/2022-66 SEI nº 3489595