UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Departamento de Anatomia Humana

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Reflexões e planejamento para aprender a aprender – prática de estudos

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Biomédicas

Código:

ICBIM39010

Período/Série:

1º ao 8º

Turma:

Única

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

00

Total:

30

Obrigatória:

( )

Optativa:

(x)

Professor(A):

Roberto Bernardino Júnior

Ano/Semestre:

 2020 / 2 -

Calendário especial - II Etapa AARe

Observações:

As atividades síncronas e assíncronas serão divididas em 50% cada.

 

EMENTA

Entender o papel do docente, do discente e dos demais servidores do processo ensino aprendizagem no âmbito do ensino superior. Entender e refletir sobre o por que do ensino e da aprendizagem serem construídos através de um “processo” e que portanto demanda uma construção. Refletir sobre o que se deseja, se pensa, se conceitua como mundo e como ser humano no mundo na busca de identificar a mais adequada maneira de se planejar para a vida e para os estudos. Refletir sobre o que é e como se pratica o ato de estudar. Praticar o planejamento para os estudos na construção do aprender a aprender. 

JUSTIFICATIVA

Com o avanço de tecnologias que auxiliam o desenvolvimento de pesquisas em tempos cada vez menores; com a rápida divulgação de informações das mais diversas origens e com os mais variados enfoques em número expressivos cada vez em menores períodos sejam dias , meses e anos; com a facilidade em se acessar inúmeras informações; com o pouco hábito de se refletir e selecionar o que se lê devido às inúmeras novas informações; com a não construção do hábito da leitura decorrente do equivocado entendimento de que o texto será entendido pela manchete/título; com a não reflexão em busca de um autoconhecimento para se entender, individualmente, a melhor e mais eficiente forma de estudar, e ainda com a não popularização das essenciais maneiras de realizar o processo ensino aprendizagem, o entendimento e diferenciação do que é ler, decorar, estudar ou mesmo discutir determinado tema/assunto, fragiliza e desanima o estudante por não conseguir se ver avançando e crescendo em seus estudos. A partir desse olhar, buscar se entender, conhecer os processos de estudo, de construção do conhecimento e ainda pensar em como selecionar o que é interessante e importante ler, estudar e refletir, auxilia o(a) jovem acadêmico(a) a aprender a aprender. Ao iniciar uma auto observação, verá o que é importante ler/estudar selecionando o que tem relevância; saberá onde está e onde quer chegar;  reconhecerá o quanto deverá sair do título/manchete e mergulhar no texto; entenderá como o processo de construção do conhecimento se dá e por fim definirá o próprio formato de estudar. Desta forma terá agregado ao seu mundo pessoal, a maneira de aprender a aprender, o que será basilar para todo momento de sua vida intelectual, seja como aluno(a), pesquisador(a), pós graduando, ser social ou profissional.   

OBJETIVO

Objetivo Geral:

  • Refletir sobre o papel de cada agente do processo de ensino e aprendizagem no âmbito universitário.
  • Analisar a atualidade do PROCESSO no qual o ensinar e o aprender estão inter relacionados.
  • Pensar o planejamento diário, mensal e semestral para prática de estudos.
  • Entender o que é e como se pratica o ESTUDAR.
  • Análise pessoal: me conhecendo para poder me planejar.
  • Planejar para aprender a aprender

 

PROGRAMA

  1. Papel do docente, do discente e dos servidores no processo ensino aprendizagem no âmbito universitário.
  2. Caminho da aprendizagem - informação, conhecimento e sabedoria
  3.  O ensino e a aprendizagem como parte de um PROCESSO
  4. Entendendo o papel individual no processo de aprender a aprender.
  5. Ler, decorar e estudar são ações diferentes.
  6. As Dez-conexões em análise para a construção do aprender a aprender
  7. Olhar para dentro – me conhecendo – dificuldades para estudar/aprender
  8. Planejamento para estudar – propondo, discutindo, praticando e analisando
  9. Planejamento individual – Planejamento coletivo
  10. A elaboração e construção do aprender a aprender

 

METODOLOGIA

A metodologia envolverá atividades síncronas e assíncronas divididas em 50% do horário total das aulas.

As atividades síncronas acontecerão nas segundas e quartas feiras das 14:00 às 14:50. Nessas atividades   serão utilizadas a estratégia de apresentação dialogada, na qual cada um será estimulado a participar abordando experiências pessoais, de reportagens ou de conhecimento de terceiros sobre os temas trabalhados no dia, com enfoque no autoconhecimento voltado para as dificuldades e habilidades já construídas no processo ensino aprendizagem. A partir desses momentos poder-se-á caminhar para a estratégia de debates quando oportunamente os temas permitirem, trabalhando também com perguntas que atestarão a participação ativa de todos.

Nas atividades assíncronas, objetivando que cada um entenda sua maneira individual de aprender e assim elabore sua forma de estudar, construir-se-á sua própria maneira de aprender a aprender frente as fragilidades e habilidades então identificadas ou em reconhecimento. Serão sugeridas atividades de leitura, formatação de propostas de estudo, elaboração de perguntas após autoanálise e por fim a testagem da proposta da maneira de estudar elaborada.

Os textos trabalhados serão todos disponibilizados pelo docente responsável e enviados aos alunos por e-mail.

A plataforma para os encontros síncronos será google meet, tanto para as aulas como para os momentos de atendimento aos alunos.

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

 

Aula

Semana

Dia

Mês

Atividades Síncronas

Atividades Assíncronas

1

1

26

10

-Apresentações individuais do curso e da proposta.

-Aprender a aprender. O que é isso?

- Por que o ensino e a aprendizagem fazem parte de um PROCESSO?

- Ler, decorar e estudar são ações diferentes.

- Eu realmente estudo? Sei como estudar? Que dificuldades encontro para estudar?

- As Dez-conexões que podem dificultar o aprender a aprender

Leitura de texto uma única vez e observar o que assimilou e quais dificuldades foram encontradas.

2

1

28

10

- Ouvindo e discutindo observações da leitura proposta

- Entendendo o meu papel no processo de aprendizagem. Qual o meu papel na minha formação?

Leitura de texto quantas vezes forem necessárias utilizando palavras a cada parágrafo ou página para relembrar o que foi lido. Observar o que assimilou e quais dificuldades foram encontradas.

3

2

04

11

-  Ouvindo e discutindo observações da leitura proposta

 

- Vídeo “A era da curadoria” Cortela.

 

4

2

09

11

-  Ouvindo e discutindo observações do vídeo proposto.

- Me conhecendo – Que dificuldades tenho para estudar?

- Eu tenho planejamentos para estudos?

- Ler texto mais longo/novo uma vez. Conhecer o texto e partir de então, planejar o estudo desse(s) texto como se fosse para uma avaliação. Quantos dias levarei para estudar esse(s) texto? Quantas horas por dia? .......

5

3

11

11

-  Ouvindo e discutindo observações da leitura proposta. Está conseguindo cumprir o plano de estudos elaborado? Se não, onde está(ão) a(s) dificuldade(s)?

- Vídeos Leandro Karnal e desenho – Aprender a aprender.

 

- Do texto lido, elaborar duas perguntas de múltipla escolha, com 4 alternativas, como se estivesse elaborando uma prova. Mandar para o professor juntar todas e juntos fazermos a prova na outra semana.

 

6

3

16

11

Nada programado. Reclamaram de muitas atividades. Tempo para por em dia.

Estudar para prova

 

Ver vídeos para discussão

7

4

18

11

Observações sobre a elaboração das questões e sobre os vídeos

Fazer a prova e depois corrigir

8

4

23

11

Discutir a qualidade e a correção das questões. Objetiva-se analisar a própria atenção quando ao texto e às perguntas elaboradas

- Envio de um texto para prova a ser elaborada pelo docente. Texto lido uma única vez.

 

9

5

25

11

- Como foi a leitura única comparando com a primeira? Envio de prova para fazer de forma assíncrona

 

- Fazer a prova e anotar evoluções

10

5

30

11

- Ouvir e discutir observações da prova com única leitura

 

- Envio de um texto para prova a ser elaborada pelo docente. Texto lido diversas vezes.

 

11

6

02

12

-  Ouvindo e discutindo observações da leitura proposta.

- Fazer a prova e anotar evoluções

12

6

07

12

- Ouvindo e discutindo observações da leitura proposta.

Escolha um texto para apresentar a todos com leitura única.

13

7

09

12

- Apresentação de texto lido

Elaboração de relatório final

14

7

14

12

- Apresentação de texto lido

Elaboração de relatório final

15

8

16

12

- Observações e análises

Elaboração de relatório final

16

8

21

12

 -Avaliação final

Entrega de relatório final

AVALIAÇÃO

A avaliação final será realizada por meio de três parâmetros:

A – Participação ativa: será verificada por meio da câmera aberta e/ou pela participação nos debates, levantamento de questões e participação nas provocações dos temas abordados;

B – Realização das propostas: Será solicitado que elaborem em diversos momentos do curso, propostas de “como” estudar. Esta proposta deverá ser testada pelo próprio proponente ou por qualquer outro que se identificar com a metodologia apresentada. Será utilizada para avaliação frente ao que já terá sido apresentado e debatido até o momento.

C- Portifólio: Será solicitado que, no final dos trabalhos, cada um encaminhe ao e-mail do professor responsável em até uma semana após a última aula, um portifólio com: as impressões pessoais do curso; síntese das abordagens realizadas, temas e assuntos discutidos; análise crítica pessoal, do docente e das atividades desenvolvidas; sugestões para futuras ofertas do curso.

Desta forma, as avaliações acontecerão a cada encontro e ainda no final das atividades.

O percentual de cada item avaliado será: A -35%; B-35% e C-30% 

BIBLIOGRAFIA

TODA BIBLIOGRAFIA NECESSÁRIA SERÁ DISPONIBILZADA PELO PROFESSOR RESPONSÁVEL RESPEITANDO OS DIREITOS AUTORAIS DE CADA OBRA. SERÃO UTILIZADOS DE FORMA PREDOMINANTE ARTIGOS DISPONIVEIS NA INTERNET (REVISTAS, JORNAIS E REPOSTAGENS)

 

Básica

HUERTA IBARRA, Jose. A classificacao dos objetivos de aprendizagem; sua função e utilidade. São Paulo; Goiânia: E.P.U.: Ed. da UFGO, 1979. 138 p.

MIRA Y LÓPEZ, Emilio. Como estudar e como aprender. 2. ed São Paulo: Mestre Jou, 1968. 94p.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: E.P.U., 1986. 119 p. ISBN 8512303506

MORETTO, Vasco Pedro. Construtivismo: a produção do conhecimento em aula. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. 124p. ISBN 8574901393

 

Complementar

BECKER, Fernando. Da ação a operação: o caminho da aprendizagem em J. Piaget e P. Freire. Porto Alegre: Palmarinca: Educação e Realidade, 1993. 160 p

CUNHA, Maria Auxiliadora Versiani. Didática fundamentada na teoria de Piaget. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1986. 95 p.

MADEIRA, Miguel Carlos. Sou professor universitário; e agora?. 2. ed. São Paulo: SARVIER, 2010. 221 p. ISBN 9788573782134

PENTEADO, Jose de Arruda. Didática e prática de ensino: uma introdução crítica. São Paulo: McGraw-Hill, 1979. 248 p.

PERRENOUD, Philippe. 10 novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: Artmed, 2000. 192 p.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Roberto Bernardino Junior, Coordenador(a), em 11/09/2020, às 11:41, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.051578/2020-74 SEI nº 2251547