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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Avenida Pará 1720 - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Entender o papel do docente, do discente e dos demais servidores do processo ensino aprendizagem no âmbito do ensino superior. Entender e refletir sobre o por que do ensino e da aprendizagem serem construídos através de um “processo” e que portanto demanda uma construção. Refletir sobre o que se deseja, se pensa, se conceitua como mundo e como ser humano no mundo na busca de identificar a mais adequada maneira de se planejar para a vida e para os estudos. Refletir sobre o que é e como se pratica o ato de estudar. Praticar o planejamento para os estudos na construção do aprender a aprender.
JUSTIFICATIVA
Com o avanço de tecnologias que auxiliam o desenvolvimento de pesquisas em tempos cada vez menores; com a rápida divulgação de informações das mais diversas origens e com os mais variados enfoques em número expressivos cada vez em menores períodos sejam dias , meses e anos; com a facilidade em se acessar inúmeras informações; com o pouco hábito de se refletir e selecionar o que se lê devido às inúmeras novas informações; com a não construção do hábito da leitura decorrente do equivocado entendimento de que o texto será entendido pela manchete/título; com a não reflexão em busca de um autoconhecimento para se entender, individualmente, a melhor e mais eficiente forma de estudar, e ainda com a não popularização das essenciais maneiras de realizar o processo ensino aprendizagem, o entendimento e diferenciação do que é ler, decorar, estudar ou mesmo discutir determinado tema/assunto, fragiliza e desanima o estudante por não conseguir se ver avançando e crescendo em seus estudos. A partir desse olhar, buscar se entender, conhecer os processos de estudo, de construção do conhecimento e ainda pensar em como selecionar o que é interessante e importante ler, estudar e refletir, auxilia o(a) jovem acadêmico(a) a aprender a aprender. Ao iniciar uma auto observação, verá o que é importante ler/estudar selecionando o que tem relevância; saberá onde está e onde quer chegar; reconhecerá o quanto deverá sair do título/manchete e mergulhar no texto; entenderá como o processo de construção do conhecimento se dá e por fim definirá o próprio formato de estudar. Desta forma terá agregado ao seu mundo pessoal, a maneira de aprender a aprender, o que será basilar para todo momento de sua vida intelectual, seja como aluno(a), pesquisador(a), pós graduando, ser social ou profissional.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
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PROGRAMA
METODOLOGIA
A metodologia envolverá atividades síncronas e assíncronas divididas em 50% do horário total das aulas.
As atividades síncronas acontecerão nas segundas e quartas feiras das 14:00 às 14:50. Nessas atividades serão utilizadas a estratégia de apresentação dialogada, na qual cada um será estimulado a participar abordando experiências pessoais, de reportagens ou de conhecimento de terceiros sobre os temas trabalhados no dia, com enfoque no autoconhecimento voltado para as dificuldades e habilidades já construídas no processo ensino aprendizagem. A partir desses momentos poder-se-á caminhar para a estratégia de debates quando oportunamente os temas permitirem, trabalhando também com perguntas que atestarão a participação ativa de todos.
Nas atividades assíncronas, objetivando que cada um entenda sua maneira individual de aprender e assim elabore sua forma de estudar, construir-se-á sua própria maneira de aprender a aprender frente as fragilidades e habilidades então identificadas ou em reconhecimento. Serão sugeridas atividades de leitura, formatação de propostas de estudo, elaboração de perguntas após autoanálise e por fim a testagem da proposta da maneira de estudar elaborada.
Os textos trabalhados serão todos disponibilizados pelo docente responsável e enviados aos alunos por e-mail.
A plataforma para os encontros síncronos será google meet, tanto para as aulas como para os momentos de atendimento aos alunos.
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
Aula |
Semana |
Dia |
Mês |
Atividades Síncronas |
Atividades Assíncronas |
1 |
1 |
26 |
10 |
-Apresentações individuais do curso e da proposta. -Aprender a aprender. O que é isso? - Por que o ensino e a aprendizagem fazem parte de um PROCESSO? - Ler, decorar e estudar são ações diferentes. - Eu realmente estudo? Sei como estudar? Que dificuldades encontro para estudar? - As Dez-conexões que podem dificultar o aprender a aprender |
Leitura de texto uma única vez e observar o que assimilou e quais dificuldades foram encontradas. |
2 |
1 |
28 |
10 |
- Ouvindo e discutindo observações da leitura proposta - Entendendo o meu papel no processo de aprendizagem. Qual o meu papel na minha formação? |
Leitura de texto quantas vezes forem necessárias utilizando palavras a cada parágrafo ou página para relembrar o que foi lido. Observar o que assimilou e quais dificuldades foram encontradas. |
3 |
2 |
04 |
11 |
- Ouvindo e discutindo observações da leitura proposta
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- Vídeo “A era da curadoria” Cortela.
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4 |
2 |
09 |
11 |
- Ouvindo e discutindo observações do vídeo proposto. - Me conhecendo – Que dificuldades tenho para estudar? - Eu tenho planejamentos para estudos? |
- Ler texto mais longo/novo uma vez. Conhecer o texto e partir de então, planejar o estudo desse(s) texto como se fosse para uma avaliação. Quantos dias levarei para estudar esse(s) texto? Quantas horas por dia? ....... |
5 |
3 |
11 |
11 |
- Ouvindo e discutindo observações da leitura proposta. Está conseguindo cumprir o plano de estudos elaborado? Se não, onde está(ão) a(s) dificuldade(s)? |
- Vídeos Leandro Karnal e desenho – Aprender a aprender.
- Do texto lido, elaborar duas perguntas de múltipla escolha, com 4 alternativas, como se estivesse elaborando uma prova. Mandar para o professor juntar todas e juntos fazermos a prova na outra semana.
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6 |
3 |
16 |
11 |
Nada programado. Reclamaram de muitas atividades. Tempo para por em dia. |
Estudar para prova
Ver vídeos para discussão |
7 |
4 |
18 |
11 |
Observações sobre a elaboração das questões e sobre os vídeos |
Fazer a prova e depois corrigir |
8 |
4 |
23 |
11 |
Discutir a qualidade e a correção das questões. Objetiva-se analisar a própria atenção quando ao texto e às perguntas elaboradas |
- Envio de um texto para prova a ser elaborada pelo docente. Texto lido uma única vez.
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9 |
5 |
25 |
11 |
- Como foi a leitura única comparando com a primeira? Envio de prova para fazer de forma assíncrona
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- Fazer a prova e anotar evoluções |
10 |
5 |
30 |
11 |
- Ouvir e discutir observações da prova com única leitura
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- Envio de um texto para prova a ser elaborada pelo docente. Texto lido diversas vezes.
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11 |
6 |
02 |
12 |
- Ouvindo e discutindo observações da leitura proposta. |
- Fazer a prova e anotar evoluções |
12 |
6 |
07 |
12 |
- Ouvindo e discutindo observações da leitura proposta. |
Escolha um texto para apresentar a todos com leitura única. |
13 |
7 |
09 |
12 |
- Apresentação de texto lido |
Elaboração de relatório final |
14 |
7 |
14 |
12 |
- Apresentação de texto lido |
Elaboração de relatório final |
15 |
8 |
16 |
12 |
- Observações e análises |
Elaboração de relatório final |
16 |
8 |
21 |
12 |
-Avaliação final |
Entrega de relatório final |
AVALIAÇÃO
A avaliação final será realizada por meio de três parâmetros:
A – Participação ativa: será verificada por meio da câmera aberta e/ou pela participação nos debates, levantamento de questões e participação nas provocações dos temas abordados;
B – Realização das propostas: Será solicitado que elaborem em diversos momentos do curso, propostas de “como” estudar. Esta proposta deverá ser testada pelo próprio proponente ou por qualquer outro que se identificar com a metodologia apresentada. Será utilizada para avaliação frente ao que já terá sido apresentado e debatido até o momento.
C- Portifólio: Será solicitado que, no final dos trabalhos, cada um encaminhe ao e-mail do professor responsável em até uma semana após a última aula, um portifólio com: as impressões pessoais do curso; síntese das abordagens realizadas, temas e assuntos discutidos; análise crítica pessoal, do docente e das atividades desenvolvidas; sugestões para futuras ofertas do curso.
Desta forma, as avaliações acontecerão a cada encontro e ainda no final das atividades.
O percentual de cada item avaliado será: A -35%; B-35% e C-30%
BIBLIOGRAFIA
TODA BIBLIOGRAFIA NECESSÁRIA SERÁ DISPONIBILZADA PELO PROFESSOR RESPONSÁVEL RESPEITANDO OS DIREITOS AUTORAIS DE CADA OBRA. SERÃO UTILIZADOS DE FORMA PREDOMINANTE ARTIGOS DISPONIVEIS NA INTERNET (REVISTAS, JORNAIS E REPOSTAGENS)
Básica
HUERTA IBARRA, Jose. A classificacao dos objetivos de aprendizagem; sua função e utilidade. São Paulo; Goiânia: E.P.U.: Ed. da UFGO, 1979. 138 p.
MIRA Y LÓPEZ, Emilio. Como estudar e como aprender. 2. ed São Paulo: Mestre Jou, 1968. 94p.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: E.P.U., 1986. 119 p. ISBN 8512303506
MORETTO, Vasco Pedro. Construtivismo: a produção do conhecimento em aula. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. 124p. ISBN 8574901393
Complementar
BECKER, Fernando. Da ação a operação: o caminho da aprendizagem em J. Piaget e P. Freire. Porto Alegre: Palmarinca: Educação e Realidade, 1993. 160 p
CUNHA, Maria Auxiliadora Versiani. Didática fundamentada na teoria de Piaget. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1986. 95 p.
MADEIRA, Miguel Carlos. Sou professor universitário; e agora?. 2. ed. São Paulo: SARVIER, 2010. 221 p. ISBN 9788573782134
PENTEADO, Jose de Arruda. Didática e prática de ensino: uma introdução crítica. São Paulo: McGraw-Hill, 1979. 248 p.
PERRENOUD, Philippe. 10 novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: Artmed, 2000. 192 p.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Roberto Bernardino Junior, Coordenador(a), em 11/09/2020, às 11:41, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2251547 e o código CRC 27B4D1D9. |
Referência: Processo nº 23117.051578/2020-74 | SEI nº 2251547 |