UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

REGIÃO E REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

GGO026

Período/Série:

Turma:

GN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Antonio de Oliveira Jr

Ano/Semestre:

2020/1

Observações:

Oferta integral em formato remoto, nos termos do § 1º, Art. 2º da Resolução CONGRAD nº 25/2020 (2453211).

 

EMENTA

Evolução teórico-metodológica da abordagem regional na ciência geográfica. Regionalização do espaço brasileiro. Regiões, regionalismos e métodos de análise regional. Perspectivas contemporâneas da geografia regional.

JUSTIFICATIVA

A disciplina, Região e da Regionalização do Espaço, tem sua importância no debate acerca da noção de região e suas problemáticas. Pensar o espaço regionalmente foi importante para as estratégias político-administrativas ao longo de toda a História. A palavra região, antes mesmo de compor o quadro teórico da Geografia, já era tomada para designar a relação entre uma determinada área e o poder político-administrativo exercido sobre ela. Desta forma, podemos estudar a super􀄰cie de qualquer parte do planeta, dividindo-o em regiões geográficas, contudo, a divisão não é realizada de uma única forma. Ela está subordinada a critérios de classificação. É importante que o trabalho com o conceito de região propicie a compreensão do do fenômeno regional num processo histórico e social responsável por diferenças entre áreas, em diferentes escalas.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender o conceito de região, sua diversidade, importância e aplicabilidade na ciência geográfica.

Objetivos Específicos:

  1. Entender os principais conceitos de região desenvolvidos no pensamento geográfico.

  2. Inter-relacionar os fundamentos filosóficos da ciência Geográfica e o conceito de região e regionalização.

  3. Refletir sobre a regionalização do território brasileiro tendo em vista os conceitos e conteúdos socioespaciais e políticos.

  4. Analisar as principais regionalizações realizadas no território brasileiro.

  5. Contribuir para a formação de uma consciência profissional que conduza o estudante à pesquisa em assuntos regionais.

  6. Desenvolver questionamentos de natureza teórico-conceitual acerca da inter-relação entre o poder (Estado), sociedade e território e suas implicações nas formações regionais.

PROGRAMA

1. EVOLUÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA ABORDAGEM REGIONAL NA CIÊNCIA GEOGRÁFICA.

1.1. Região como recorte espacial e como categoria de análise geográfica: geografia geral e geografia regional

1.2. Região na geografia tradicional

1.3. O método regional

1.4. Região: teoria da polarização e espaços econômicos

1.5. A influência marxista: A região como processo de divisão do espaço

1.6. A influência humanista: a região como espaço vivido

1.7. Região como ferramenta de ação dos governos

1.8. A crítica ao conceito de região na geografia

1.9. A formação do conceito de região em Milton Santos

 

2. A QUESTÃO DA REGIONALIZAÇÃO

2.1. Conceituação de Regionalização: o que é, para que servem? a quem serve?

2.2. Regionalização como classificação: fins didáticos e ou de organização do território?

2.3. Regionalização como instrumento de ação do planejamento de políticas públicas.

2.4. A relevância da questão regional e os processos de regionalização: escalas e relações sociais.

 

 

3. REGIÕES, REGIONALISMOS E MÉTODOS DE ANÁLISE REGIONAL

3.1. Região, Regionalismos e regionalidade

3.2. Análise regional como método de diferenciação do espaço geográfico.

3.3. Os critérios de diferenciação regional: homogeneidade, polarização e planejamento.

3.4. Aplicações da análise regional em distintas escalas geográficas: regiões de planejamento, regiões geoeconômicas.

 

4. REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

4.1. As primeiras experiências de regionalização

4.2. As zonas fisiográficas de 1942 e 1960

4.3. As microrregiões homogêneas - 1968

4.4. As mesorregiões homogêneas - 1976

4.5. As mesorregiões e microrregiões Geográficas - 1990

4.6. A divisão urbano regional - 2013

4.7. As regiões geográficas imediatas e regiões geográficas intermediárias - 2017

4.8. Evolução da divisão territorial do Brasil: 1872-2010

4.9. Outras propostas de regionalização

 

5. PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS DA GEOGRAFIA REGIONAL

5.1. Região no contexto dos globalismos

5.2. Inter-relação entre o poder (Estado), sociedade e território e suas implicações nas formações regionais

 

METODOLOGIA

  1. Este componente curricular será ministrado no formato remoto, referente ao período 1º semestre de 2020, nos termos da Resolução CONGRAD nº 25/2020;

  2. Todas as aulas serão na modalidade síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à internet, em tempo real, sob a regência do professor), através da Plataforma Microsoft Teams, na qual ocorreram todas as aulas e estarão disponíveis as atividades avaliativas e os materiais de aula (textos, slides, vídeos, etc);

  3. O link de acesso a sala virtual é: Sala de Aula ou em https://cutt.ly/skoCWs8

  4. O atendimento ao aluno será realizado de forma remota por meio da Plataforma Microsoft Teams, todas as quartas-feiras, das 14hs às 16hs, mediante agendamento com antecedência de 48 (quarenta e oito horas).

  5. O discente matriculado na disciplina deverá realizar seu cadastro na Plataforma Microsoft Teams, utilizando seu email institucional (@ufu.br).

  6. As orientações para o cadastro estão em: http://www.comunica.ufu.br/sites/comunica.ufu.br/files/conteudo/comunicado/anexo_procedimentos.pdf 

  7. Para acessar o Office Education 365 é necessário efetuar o cadastro, seguindo estas orientação: https://www.wiki.ufu.br/index.php/Acesso_ao_Office_Education_365:_Estudante_e_Professor

  8. Após a matrícula aprovada, o discente deverá preencher o seguinte cadastro: https://forms.gle/wQWSzb99CqtPWGh98 até às 18 horas do dia 26 de fevereiro de 2021. 

  9. A carga horária da disciplina será integralmente ofertada de forma remota, na modalidade síncrona, seguindo o cronograma abaixo:

DATA

HORÁRIO

CONTÉUDO

PLATAFORMA

03/03

19h - 22H30m

Apresentação da disciplina e dinâmica de trabalho e avaliações

1.1. Região como recorte espacial e como categoria de análise geográfica: geografia geral e geografia regional

Microsoft Teams

10/03

19h - 22h30m

1.2. Região na geografia tradicional: determinismo e possibilismo 

Microsoft Teams

17/03

19h - 22h30m

 

1.3. O método regional

1.4. Região: teoria da polarização e espaços econômicos

 

 

Microsoft Teams

24/03

19h - 22h30m

 

1.5. A influência marxista: A região como processo de divisão do espaço

1.6. A influência humanista: a região como espaço vivido

Microsoft Teams

31/03

19h - 22h30m

 

1.7. Região como ferramenta de ação dos governos

1.8. A crítica ao conceito de região na geografia

Microsoft Teams

07/04

19h - 22h30m

1.9. A formação do conceito de região em Milton Santos

Microsoft Teams

14/04

19h - 22h30m

2.1. Conceituação de Regionalização: o que é, para que servem? a quem serve?
2.2. Regionalização como classificação: fins didáticos e ou de organização do território

Microsoft Teams

28/04

19h - 22h30m

2.3. Regionalização como instrumento de ação do planejamento de políticas públicas
2.4. A relevância da questão regional e os processos de regionalização: escalas e relações sociais.

Microsoft Teams

05/05

19h - 22h30m

3.1. Região, Regionalismos e regionalidade
3.2. Análise regional como método de diferenciação do espaço geográfico.

Microsoft Teams

12/05

19h - 22h30m

3.3. Os critérios de diferenciação regional: homogeneidade, polarização e planejamento.

3.4. Aplicações da análise regional em distintas escalas geográficas: regiões de planejamento, regiões geoeconômicas.

Microsoft Teams

19/05

19h - 22h30m

4.1. As primeiras experiências de regionalização

4.2. As zonas fisiográficas de 1942 e 1960

4.3. As microrregiões homogêneas - 1968

4.4. As mesorregiões homogêneas - 1976

Microsoft Teams

26/05

19h - 22h30m

4.5. As mesorregiões e microrregiões Geográficas - 1990

4.6. A divisão urbano regional - 2013

4.7. As regiões geográficas imediatas e regiões geográficas intermediárias - 2017

Microsoft Teams

02/06

19h - 22h30m

4.8. Evolução da divisão territorial do Brasil: 1872-2010

4.9. Outras propostas de regionalização

Microsoft Teams

09/06

19h - 22h30m

5.1. Região no contexto dos globalismos

5.2. Inter-relação entre o poder (Estado), sociedade e território e suas implicações nas formações regionais

Microsoft Teams

16/06

19h - 22h30m

AVALIAÇÃO FINAL

Microsoft Teams

A aferição do aproveitamento e da assiduidade será realizada no ambiente virtual da disciplina disponível na Plataforma Microsoft Teams. A assiduidade será verificada através do relatório emitido pela Plataforma, o qual disponibiliza horário de conexão e de desconexão de todos os usuários. O aproveitamento será medido conforme disposto no item a seguir, 7. AVALIAÇÃO.

 

AVALIAÇÃO

As avaliações abaixo serão realizadas no ambiente da Plataforma Teams e, exceto a avaliação 4, a avaliação 1, 2 e 3 estarão disponibilizadas na aula anter

AVALIAÇÃO

ATIVIDADE

VALOR

DATA DISPONÍVEL 

NA PLATAFORMA

DATA DE ENTREGA

NA PLATAFORMA

1

Avaliação de questões objetivas sobre o conteúdo referente aos itens 1.1 a 1.9

20,0

07/04/2021

14/04/2021, até às 19hs

2

Avaliação de questões objetivas sobre o conteúdo referente aos itens 2.1 a 3.4

20,0

12/05/2021

19/05/2021, até às 19hs

3

Avaliação de questões objetivas sobre o conteúdo referente aos itens 4.1 a 5.2

20,0

02/06/2021

09/06/2021, até às 19hs

4

Avaliação de questões objetivas sobre o conteúdo da disciplina

40,0

16/06/2021

16/06/2021, das 19hs às 22h30m

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

CORREA, Roberto Lobato. Região e organização espacial. São Paulo: Ática, 2000

HAESBAERT, Rogério. Regional-Global: dilemas da região e da regionalização na Geografia Contemporânea. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

LIMONAD, Ester; HAESBAERT, Rogério; MOREIRA, Ruy. Brasil, Século XXI – por uma nova regionalização? Processos, escalas, agentes. Rio de Janeiro: Letra Capital Editora, 2015.


Complementar

CORREA, Roberto Lobato. Algumas considerações sobre análise regional. Revista Brasileira de Geografia. Rio de Janeiro, ano 49, n.4, out/dez., 1987, pp.47-52.

CORREA, Roberto Lobato. Região: a tradição geográfica. Revista Brasileira de Geografia. Rio de Janeiro, ano 57, n.3, jul/set, 1995. pp.21-28.

DUARTE, A. C. et al. O conceito de totalidade aplicado à identificação de uma região. Revista Brasileira de Geografia, Rio de Janeiro, v. 50, n. 2, p. 99-106, abr./jun. 1988.

DUARTE, Aluizio Capdeville. Projeto : transformações na divisão territorial do Brasil após 1940 e a produção do espaço geográfico : relatório de pesquisa - 1984

VAINER, Carlos. Regionalismos e projeto nacional: uma reflexão sobre regionalismos velhos e novos. Cadernos IPPUR/UFRJ, ano VII, n.2, set. 1993, pp. 21-34.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Antonio de Oliveira Junior, Professor(a) do Magistério Superior, em 01/02/2021, às 18:36, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.004716/2021-15 SEI nº 2535501