UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Odontologia

Av. Pará, 1720, Bloco 4L - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38405-320
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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Estágio Supervisionado 6 – Adulto

Unidade Ofertante:

FOUFU – ÁREA DE PRÓTESE REMOVÍVEL E MATERIAIS ODONTOLÓGICOS

E-mail: apror@foufu.ufu.br

Código:

GOG040

Período/Série:

9º período

Turma:

90

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

4

Prática:

56

Total:

60

Obrigatória:

( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Professores tutores/orientadores:

Profª. Drª. Andréa Gomes Oliveira;

Profª. Drª. Germana de Villa Camargos;

Prof. Dr. João Henrique Ferreira Lima

Profª. Drª Juliana Bisinotto Gomes Lima;

Prof. Substituto;

Prof. Dr. Luiz Carlos Gonçalves;

Profª. Drª. Tânia Freitas Borges (ESTES).

Ano/Semestre:

2023/2

Observações:

 

 

EMENTA

Atividades práticas de promoção, prevenção e clínico-reabilitadora de atenção básica e especializada em adultos com comorbidades sistêmicas e/ou indivíduos institucionalizados (internos em instituições de longa permanência - ILP´s) que necessitam de cuidados odontológicos específicos com atuação multiprofissional.

JUSTIFICATIVA

O aumento da expectativa de vida acompanhado da ausência da atividade laborativa e do surgimento de complicações em termos de saúde física e mental, colocam os idosos como indivíduos à margem da sociedade. Esse processo de marginalização do idoso se torna mais evidente quando se analisa o processo de institucionalização a partir de uma ótica social, filosófica e antropológica. É importante destacar que a internação do sujeito idoso em instituições de longa permanência para idosos (ILPI’s) não é um fenômeno raro, e 5 a 10% da população idosa brasileira encontra-se institucionalizada. Sendo uma população caracterizada pela maior frequência do sexo feminino, idade avançada, acima de 70 anos, sem companheiros, escolaridade formal e com incapacidade funcional para atividades básicas da vida diária. Tal fenômeno é atribuído às mudanças sociais ocorridas nas últimas décadas. Tais mudanças envolvem especialmente a estrutura familiar, fazendo com que, não raras vezes os membros da família, em função do aumento de atividades (trabalho, estudo, etc) não têm tempo para cuidar dos indivíduos mais idosos do núcleo familiar. Acrescenta-se a isso o aumento da ocorrência de patologias e, consequentemente uma maior demanda de cuidados específicos. Neste contexto, a situação de saúde bucal dos idosos brasileiros é precária, especialmente devido à alta prevalência de cárie e edentulismo. Isso é observado nas populações idosas institucionalizadas e não institucionalizadas e por consequência há uma grande necessidade instalada de reabilitações com o uso de próteses removíveis parciais e ou totais. Medidas de promoção e recuperação da saúde são necessárias. O estágio em Clínica Estomatológica de Referência, permitirá ao acadêmico em odontologia vivenciar esta realidade e melhor se capacitar para o enfrentamento da necessidade de atenção à saúde bucal de populações residentes em ILPI´s na cidade de Uberlândia. Assim, esse conhecimento deve melhor capacitar os discentes em odontologia a serem profissionais em saúde que, conforme objetivos do curso em odontologia, atuem como agentes responsáveis pela promoção de mudanças no processo saúde-doença, mediante ações baseadas em princípios do conhecimento técnico-científico, atuando multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, prevenção, proteção, recuperação e manutenção da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o com a consciência do seu papel social e de cidadania.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Conhecer, compreender e aplicar as bases organizacionais e operacionais especialmente dirigidas aos fluxos de gerenciamento e atendimento do sistema de saúde local, para referência e contra-referência da atenção básica para a atenção especializada.

Objetivos Específicos:

v Cientificar o discente em odontologia sobre a epidemiologia do envelhecimento e da demanda existente na atenção à saúde bucal de indivíduos com comorbidades sistêmicas e/ou institucionalizados.

v Possibilitar a observação da correlação entre o processo de institucionalização e as necessidades especificas geradas por esse no atendimento à saúde bucal, de indivíduo residente em ILPI´s.

v Promover a capacitação do discente para melhor estabelecer o diagnóstico, tratamento, proservação e prevenção das enfermidades bucais e do sistema estomatognático no indivíduo com alteração sistêmica e/ou residente em ILPI´s.

v Subsidiar o desenvolvimento de habilidades específicas para a atuação transdisciplinar e multidisciplinar no atendimento, à saúde bucal.

v Sensibilizar e comprometer, o estudante de odontologia com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o com a consciência do seu papel social e de cidadania.

PROGRAMA

O programa do estágio, no intuito da consecução dos objetivos anteriormente citados envolverá aplicação prática dos conhecimentos correlatos, até então adquiridos, em uma abordagem vivenciada de atenção clínica especializada, onde o discente poderá gerenciar o atendimento a pacientes residentes em Instituições de Longa Permanência (MASI), a pacientes edêntulos com Hanseníase do Centro de Referência Nacional em Hanseníase e Dermatologia Sanitária de Uberlândia-MG (CREDESH), pacientes do Serviço de Assistência Domiciliar do HCUFU (SAD) e pacientes do Serviço de Referência para Tratamento Odontológico de Diabéticos (TODM); administrando suas ações em saúde que envolverão a recepção e a atenção aos pacientes, o reconhecimento das necessidades em saúde bucal instaladas, o estabelecimento de diagnósticos, a elaboração de planos de tratamento e a execução dos mesmos, priorizando a atenção humanizada. No desenvolvimento de suas ações os discentes poderão executar procedimentos multidisciplinares nas áreas envolvidas na reabilitação oral, como:

 

Comuns a todas as áreas: anamnese, exame clínico.

Periodontia: Procedimentos para restabelecimento e manutenção da saúde dos tecidos periodontais (profilaxia, raspagem, polimento dentário, aplicação tópica de flúor, cirurgias periodontais).

Dentística: Procedimentos para remoção de cáries, ou correção de defeitos na estrutura dos dentes com o objetivo de proteger o complexo dentina/polpa e restabelecer a forma, função e estética através da confecção de restaurações diretas ou indiretas e clareamentos dentais.

Endodontia: Procedimentos para remoção da contaminação do complexo dentina polpa, através da realização de tratamentos endodônticos e clareamentos dentais, visando a manutenção dos dentes, na cavidade bucal e a utilização deles para a reabilitação dos arcos dentários com forma, função e estética através da confecção de restaurações diretas ou indiretas.

Prótese fixa: Procedimentos para remoção de cáries, ou correção de defeitos na estrutura dos dentes com o objetivo de proteger o complexo dentina/polpa, visando a manutenção dos dentes, na cavidade bucal e a utilização dos mesmos para a reabilitação dos arcos dentários com forma, função e estética através da confecção de núcleos de preenchimento com retenção intra-radicular, de restaurações indiretas (coroas parciais ou totais; unitárias ou múltiplas); reestabelecimento do padrão de oclusão normal e diagnóstico e tratamento das disfunções têmporo-mandibulares (ajuste oclusal e placas estabilizadoras da oclusão).

Prótese removível: Procedimentos para a reabilitação oral de indivíduos edêntulos parciais ou totais por meio do planejamento e confecção de próteses removíveis parciais e/ou próteses removíveis totais mediatas ou imediatas bem como procedimentos de controle e manutenção das próteses removíveis (ajustes oclusais e das bases, polimento e reembasamentos).

METODOLOGIA

A disciplina ocorrerá por meio de atendimento clínico ambulatorial e visitas domiciliares dos pacientes assistidos, visando o restabelecimento e/ou a manutenção da saúde oral desses indivíduos de Uberlândia. Os atendimentos acontecerão no âmbito do Hospital Odontológico (Bloco 4L, anexo A) na clínica do 1º andar. Os discentes trabalharão semanalmente em duplas, às terças feiras no período de 08:00 às 11:30h. As vagas são preenchidas em conformidade com o número de alunos da turma e a divisão dos mesmos entre os programas CREDESH, SAD, MASI, TODM.

 

Atenção clínica odontológica envolverá as seguintes atividades:

Planejamento dos casos propostos em reunião clínica (alunos e docentes envolvidos);

Atenção aos pacientes em ambiente ambulatorial/sala de espera;

Atenção em odontologia planejadas e realizadas com atividades e/ou procedimentos de caráter educativo, preventivo e curativo, em ambiente ambulatorial ou nas instituições de longa permanência, fundamentado nos princípios de biossegurança, bioéticos e legais que norteiam o exercício da prática odontológica e suas inter-relações com a equipe multidisciplinar, principalmente com as especialidades médicas. A promoção da saúde bucal é sempre levada em consideração como estratégia para a qualidade de vida e dentro deste contexto é importante que as necessidades de reabilitação oral dos pacientes institucionalizados possam ser atendidas, contribuindo para uma atenção odontológica integral e humanizada.

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

DIA

MÊS

ANO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ATIVIDADES SÍNCRONAS

DOCENTE(S)

09

01

2024

Apresentação das normas de estágio no âmbito da UFU: rotina, documentação, processo de avaliação; Formação das duplas de trabalho e Distribuição dos pacientes; orientações sobre os estágios em que se encontram os tratamentos em andamento.

Aula expositiva dialogada

De 08:00 às 11:30

Profª. Andréa; Profª. Germana; Prof. João Henrique; Profª. Juliana; Prof. Substituto; Prof. Luiz; Profª. Tânia

16

01

2024

Atendimento clínico

08:00 às 11:30

Profª. Andréa; Profª. Germana; Prof. João Henrique; Profª. Juliana; Prof. Substituto; Prof. Luiz; Profª. Tânia

23

01

2024

Atendimento clínico

08:00 às 11:30

Profª. Andréa; Profª. Germana; Prof. João Henrique; Profª. Juliana; Prof. Substituto; Prof. Luiz; Profª. Tânia

30

01

2024

Atendimento clínico

08:00 às 11:30

Profª. Andréa; Profª. Germana; Prof. João Henrique; Profª. Juliana; Prof. Substituto; Prof. Luiz; Profª. Tânia

06

02

2024

Atendimento clínico

08:00 às 11:30

Profª. Andréa; Profª. Germana; Prof. João Henrique; Profª. Juliana; Prof. Substituto; Prof. Luiz; Profª. Tânia

13

02

2024

Feriado

-

-

20

02

2024

Atendimento clínico

08:00 às 11:30

Profª. Andréa; Profª. Germana; Prof. João Henrique; Profª. Juliana; Prof. Substituto; Prof. Luiz; Profª. Tânia

27

02

2024

Atendimento clínico

08:00 às 11:30

Profª. Andréa; Profª. Germana; Prof. João Henrique; Profª. Juliana; Prof. Substituto; Prof. Luiz; Profª. Tânia

05

03

2024

Atendimento clínico

08:00 às 11:30

Profª. Andréa; Profª. Germana; Prof. João Henrique; Profª. Juliana; Prof. Substituto; Prof. Luiz; Profª. Tânia

12

03

2024

Atendimento clínico

08:00 às 11:30

Profª. Andréa; Profª. Germana; Prof. João Henrique; Profª. Juliana; Prof. Substituto; Prof. Luiz; Profª. Tânia

19

03

2024

Atendimento clínico

08:00 às 11:30

Profª. Andréa; Profª. Germana; Prof. João Henrique; Profª. Juliana; Prof. Substituto; Prof. Luiz; Profª. Tânia

26

03

2024

Atendimento clínico

08:00 às 11:30

Profª. Andréa; Profª. Germana; Prof. João Henrique; Profª. Juliana; Prof. Substituto; Prof. Luiz; Profª. Tânia

02

04

2024

Atendimento clínico

08:00 às 11:30

Profª. Andréa; Profª. Germana; Prof. João Henrique; Profª. Juliana; Prof. Substituto; Prof. Luiz; Profª. Tânia

09

04

2024

Atendimento clínico

08:00 às 11:30

Profª. Andréa; Profª. Germana; Prof. João Henrique; Profª. Juliana; Prof. Substituto; Prof. Luiz; Profª. Tânia

16

04

2024

Atendimento clínico

08:00 às 11:30

Profª. Andréa; Profª. Germana; Prof. João Henrique; Profª. Juliana; Prof. Substituto; Prof. Luiz; Profª. Tânia

23

04

2024

Atendimento clínico

* Entrega do relatório de estágio

 

08:00 às 11:30

Profª. Andréa; Profª. Germana; Prof. João Henrique; Profª. Juliana; Prof. Substituto; Prof. Luiz; Profª. Tânia

AVALIAÇÃO

Os tipos/modalidades de avaliações a serem desenvolvidas para o acompanhamento e a verificação da aprendizagem do estudante, ocorrerão, nas datas, formas, critérios e valores atribuídos a cada instrumento proposto explicitadas a seguir, mas mediante necessidade e a critério dos orientadores, elas poderão sofrer alterações, sempre com aquiescência dos discentes, podendo servir como instrumentação de avaliação do conhecimento e pressuposta qualificação cognitiva para a execução de procedimentos clínicos no paciente ou como atividades substitutivas para os casos onde o atendimento programado não pode ser realizado e poderão ocorrer sob as seguintes formas e instrumentos de avaliação: provas (dissertativas, objetivas, práticas, individuais, grupais, com consulta, sem consulta), estudos de casos, relatórios (de pesquisa, de experimentos, de visitas técnicas), elaboração de textos (individuais, em grupo), fichamentos, sínteses, apresentações orais, resenhas etc, em conformidade com o art. 163 das Normas Gerais da Graduação vigentes na UFU e as normas do Projeto Pedagógico do Curso.

De acordo com a resolução COLCOCOD nº 2, de 08 de setembro de 2022 a avaliação de rotina clínica será estruturada por meio da análise qualitativa. A avaliação qualitativa considera o processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática. Para o acompanhamento e a verificação da aprendizagem do discente, serão: avaliação diária: qualidade da atenção dada (comportamental/humanizada e técnica) e relatório de estágio. Sendo os critérios de avaliação e a pontuação distribuída conforme quadro a seguir:

Data

Descrição

Créditos

Avaliação diária

Qualidade da atenção dada

Comportamental /

Humanizada

Serão considerados e avaliados, diariamente, os seguintes itens: Relacionamento acadêmico X paciente, pessoal auxiliar e docentes. Ausência do discente sem prévio aviso deixando o paciente sem assistência. Na observação de infrações em relação ao cumprimento das ações do discente conforme ditames de um comportamento ético e profissional na atenção à saúde bucal, a avaliação, que está a cargo dos docentes tutores/orientadores e ao julgo destes, poderá sofrer redução, proporcionalmente ao total de créditos destinados a este quesito.

100%

Técnica

Biossegurança (uso de EPI´s e Material de proteção dos equipamentos); Mesa clínica completa ofertando condições de realização adequada dos procedimentos; Demonstração de conhecimento prévio suficiente para a realização dos procedimentos de forma correta e autônoma (autossuficiência).

100%

23/04/2024

Relatório de estágio

Em cumprimento à legislação UFU, pertinente ao desenvolvimento dos estágios, os discentes participantes deles deverão ao término preencher um relatório dissertando sobre as ações desenvolvidas e sobre sua impressão acerca do que vivenciou e da influência disto na consolidação dos conhecimentos e habilidades adquiridas. O relatório será efetuado mediante preenchimento de documento pré-elaborado, conforme modelo do núcleo de estágio da PROGRAD. Serão considerados e avaliados: Preenchimento de todos os campos do documento pré-elaborado e formatado; Coerência, conteúdo e qualidade da descrição/texto.

100%

 

MÉDIA TOTAL DOS CRÉDITOS DISTRIBUÍDOS: 100

 

 

Critérios para parametrização das avaliações:

A parametrização da avaliação segue as orientações contidas da RESOLUÇão COLCOCOD Nº 1, DE 25 DE AGOSTO DE 2022, que normatiza o processo de avaliação para as atividades clínicas da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia.

I- PLENAMENTE SATISFATÓRIO (100%): O discente apresentou domínio do conteúdo teórico (Formulário de Planejamento e/ou arguição durante o atendimento). Executou 100% do procedimento sob orientação/acompanhamento do docente e sem auxilio do mesmo. Cumpriu as exigências de biossegurança. Comportou-se adequadamente no ambiente e apresentou bons relacionamentos com colaboradores, docentes e pacientes. Atendeu respeitando os princípios de ergonomia para o cirurgião dentista.

 

II- SATISFATÓRIO (80%): O discente apresentou domínio parcial do conteúdo teórico (Formulário de Planejamento e/ou arguição durante o atendimento). Execução do procedimento sob orientação/acompanhamento e intervenção mínima do docente. Cumpriu as exigências de biossegurança. Comportou-se adequadamente no ambiente e apresentou bons relacionamentos com colaboradores, docentes e pacientes. Atendeu respeitando os princípios de ergonomia para o cirurgião dentista.

 

III- MINIMAMENTE SATISFATÓRIO (60%): O discente não apresentou domínio parcial mínimo do conteúdo teórico [insegurança (Formulário de Planejamento e/ou arguição durante o atendimento)]. Execução do procedimento sob orientação/acompanhamento e intervenção maior do docente e/ou houve alguma intercorrência relacionada aos critérios de biossegurança, atitude/autonomia ou ergonomia.

 

IV- INSUFICIENTE (15%): O discente não apresentou domínio do conteúdo teórico (Sem entrega do Formulário de Planejamento e/ou sem respostas durante arguição) com 100% da execução do procedimento sendo realizada pelo docente. Houve intercorrências nos critérios de biossegurança, atitude ou ergonomia.

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO

Considerando:

RESOLUÇÃO CONGRAD Nº 46, DE 28 DE MARÇO DE 2022, que aprova as Normas Gerais da Graduação da Universidade Federal de Uberlândia, e. O Art. 141 dessa resolução garante a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação (60 pontos) mas tenha frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular. Em seu § 1º diz que os planos de ensino devem prever atividade(s) avaliativa(s) de recuperação de aprendizagem. No entanto, em seu § 2º ressalta que: Não cabe avaliação de recuperação aprendizagem em Trabalho de Conclusão de Curso, Estágio Obrigatório, Atividades Complementares e Atividades Curriculares de Extensão.

RESOLUÇão COLCOCOD Nº 1, DE 25 DE AGOSTO DE 2022, que normatiza o processo de avaliação para as atividades clínicas da faculdade de odontologia da universidade federal de Uberlândia.

A coordenação do estágio obrigatório 6, resolve que: não haverá atividade de recuperação, para o semestre letivo 2023.2.

BIBLIOGRAFIA

O estágio tem caráter iminentemente prático e o conteúdo a ser aplicado já foi ministrado em disciplinas anteriores, portanto, quando for necessário, de acordo com o julgo de cada docente, referências para o esclarecimento de situações especificas serão disponibilizadas.

 

Básica

ARKING, R. Biologia do envelhecimento: observações e princípios. Tradução Julio Feliciano Afonso. Revisão Francisco A. Moura Duarte. Ribeirão Preto, SP: ed. FUNPEC, 2008. 570p.

BRUNETTI, R.F.; MONTENEGRO, F.L.B. Odontogeriatria: noções de interesse clínico. São Paulo: Artes Médicas, 2002. 481p.

FIGUN, M.E.; GARINO, R.R. Anatomia Odontológica Funcional e Aplicada. Porto Alegre, Artmed, 2003. 532p. .2ªed.

ZARB; HOBKIRK; ECKERT; JACOB. Tratamento protético para os pacientes edêntulos. Rio de Janeiro, Elsevier, 2013, 13 ed., 464 p.

Estatuto do Idoso (Lei federal nº 10.741).

Complementar

TAMAKI, T. Dentaduras Completas. Sarvier. São Paulo – SP. 1983.

CAMPOSTRINI. E. Odontogeriatria. Rio de Janeiro, Revinter Ltda, 2004, 1ª ed., 267 p.

HICKEY, J. C. et al. Boucher’s prostodontic treatment for edentulous patients.St. Louis,Missouri, Mosby Company,1985.9ª ed.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Luana Cardoso Cabral, Professor(a) Substituto(a) do Magistério Superior, em 12/12/2023, às 23:19, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.084300/2023-26 SEI nº 5041947