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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Avenida João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Monica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
2023/2º sem. (08/01/2024 a 25/04/2024) |
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Observações: |
Horário: Quarta-feira das 08 h às 11:30 h |
EMENTA
Educação, Didática e Formação docente. Teorias pedagógicas: desafios do processo ensino-aprendizagem na sociedade contemporânea em diferentes espaços educativos. Organização do trabalho pedagógico no processo de planejamento e avaliação.
JUSTIFICATIVA
A reflexão sobre a Didática nas escolas, atualmente, passa também pela reflexão sobre a Educação no contexto social mais amplo em que se insere. Neste sentido, a compreensão da cultura produzida pela sociedade e seus consequentes avanços técnicos, bem como o desenvolvimento da identidade cultural, da consciência de classe, devem ser objetivos da escola que visa a integração do homem em seu contexto social.
Sendo assim, a Didática deve propiciar uma reflexão mais ampla sobre as relações objetivos/finalidades da educação; as relações conteúdo/método; as relações procedimentos/recursos bem como os processos de avaliação, na perspectiva de uma teoria crítica de educação para as escolas de Educação Básica.
O “o quê” e o “como” ensinar são questões diretamente vinculadas ao “para quem” e “onde” e “por que” se ensina. Isto significa que “o estudo dos conteúdos e o modo mais eficaz de apresentá-los aos alunos não pode ser dissociado, seja das características socioculturais e dos processos psicológicos dos alunos, seja do contexto histórico-social em que se efetivará a proposta” (DOMINGUES, 1986, p.364). Deve-se considerar ainda que, a apropriação do conhecimento pelas crianças envolve dificuldades que podem estar na natureza do próprio conhecimento.
Enquanto disciplina integrante do quadro curricular dos Cursos de licenciatura, a Didática Geral, considerando os diferentes fatores acima mencionados, pode e deve cooperar na transformação da sociedade ao tratar seus conhecimentos específicos, na medida em que possibilita aos futuros licenciados realizar a articulação de uma teoria de compreensão e interpretação da realidade com a prática de ensino das escolas de Educação Básica.
Dessa forma, inicialmente o curso de Didática Geral procurará fornecer aos futuros educadores uma antevisão dos problemas concretos a serem enfrentados na sua prática diária e posteriormente fornecer subsídios para que os problemas diagnosticados possam ser solucionados diretamente na prática educacional.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
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Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
Unidade 1: Como nos tornamos professores.
1.1 As diferentes concepções de educação, didática e suas implicações na formação e atuação docente;
1.2 Estudo do livro “O bom professor e sua prática”;
1.3 Entrevistas com professores.
Unidade 2 - Organização do trabalho pedagógico no processo de planejamento e avaliação.
2.1. A ação docente no processo de ensino-aprendizagem;
2.2. Planejamento no processo de ensino-aprendizagem: limitações e possibilidades;
2.3. Avaliação no processo de ensino-aprendizagem: concepções e métodos.
Unidade 3 – Professores em ação.
3.1 Atividade de implementação de plano de aula e discussão de resultados.
Unidade 4: Teorias Pedagógicas: desafios do processo ensino-aprendizagem na sociedade contemporânea.
4.1. Pressupostos teóricos, históricos, filosóficos e sociais da educação, da didática e da escola.
METODOLOGIA
CRONOGRAMA DA DISCIPLINA
Unidade |
Datas |
Atividade de sala |
Atividade avaliativa |
1. Como nos tornamos professores |
10/1 17/1 24/1 |
Apresentação do professor, alunos e disciplina. |
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Leitura e discussão do livro “O bom professor e sua prática”. Divisão de partes do livro em grupo, para comporem as apresentações na forma de seminários. Material de apoio: CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática.2 ed. São Paulo: Papirus, 1992.182p. |
At 1 - Seminário: 10,0 |
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Coleta de dados por meio de entrevistas e discussão sobre os resultados na forma de roda de conversa. |
At 2 - Entrevistas: 10,0 |
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Roda de conversa com professores sobre a “profissão docente”. |
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2. Organização do trabalho pedagógico |
31/1 07/2 21/2 28/2 06/3 |
Planejamento educacional: do macro ao micro. |
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Planejamento educacional: Etapas do planejamento de ensino. Material de apoio: MALHEIROS, Bruno Taranto. Planejamento educacional. In: MALHEIROS, Bruno Taranto. Didática geral. 2ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2019. |
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Material de apoio: entrevista com Luckesi e Jussara Hoffman sobre avaliação formativa. |
At 3 - Questionário sobre avaliação: 10,0 |
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Visita à escola de Educação Básica |
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Construção de um plano de aula |
At 4 - Plano de aula:10,0 |
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3. Professores em ação |
13/3 20/3 |
Implementação do plano de aula e discussão dos resultados. |
At 5 - Implementação: 20,0 |
4. Teorias pedagógicas |
27/3 03/4 10/4 |
Teorias de aprendizagem e Teorias de ensino. Materiais de apoio: BECKER, Fernando. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos. Vídeo Modelos de ensino (Univesp TV) (disponível no moodle). |
At 6 - Resenha: 10,0 |
Tendências pedagógicas. Apresentação de aspectos gerais e organização de equipes para montagem de um painel integrado. Material de apoio: MALHEIROS, Bruno Taranto. Tendências pedagógicas. In: MALHEIROS, Bruno Taranto. Didática geral. 2ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2019. |
At 7 - Painel integrado: 10,0 (questionário individual) e 10,0 (parte em grupo) |
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17/4 |
Atividade Extra. |
At 8 – 10,0 pontos |
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24/4 |
Avaliação de recuperação. Encerramento do semestre. |
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Atendimento ao aluno: às quartas-feiras, 14h.
Atividade Extra: como atividade extra será prevista uma atividade referente à leitura de parte do livro “Prova: um momento privilegiado de estudo e não um acerto de contas”, de Vasco Pedro Moretto.
AVALIAÇÃO
Serão 8 atividades avaliativas, para as quais serão utilizados instrumentos diversificados, conforme consta no quadro-síntese abaixo:
Instrumento de avaliação |
Valor |
At 1 - Seminário sobre parte do livro “O bom professor e sua prática” (em grupo) |
10,0 |
At 2 - Entrevista com “bons professores” e discussão dos resultados (em grupo) |
10,0 |
At 3 - Questionário objetivo sobre o tema “Avaliação” (individual) |
10,0 |
At 4 - Construção de um plano de aula (atividade a ser postada no moodle) (em grupo) |
10,0 |
At 5 - Implementação do plano de aula (em grupo) |
20,0 |
At 6 – Resenha texto “Teorias de ensino e de aprendizagem” (atividade no moodle) |
10,0 |
At 7 - Painel integrado sobre “Tendências pedagógicas” (parte em grupo e parte individual) |
Quest indiv: 10,0 |
Apres. Grupo: 10,0 |
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At 8 – Atividade Extra. |
10,0 |
TOTAL |
100,0 |
7.1 Avaliação de recuperação: O estudante que não atingir a nota final mínima de 60,0 pontos, mas que tenha os 75% de frequência, poderá realizar nova atividade avaliativa, com todo o conteúdo do semestre, e com valor de 0 – 100,0 pontos. Conforme o Art 3º da Resolução No.5 do COLCOCGE, de 06 de dezembro de 2023, o(a) discente considerado(a) aprovado(a) na avaliação de recuperação de aprendizagem terá, como resultado final, para registro, a nota máxima 60,0 (sessenta pontos).
BIBLIOGRAFIA
Básica
CANDAU, Vera Maria. A didática em questão. 25ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
LIBÂNEO, José C. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições. 17.ed. São Paulo: Cortez, 2005.
VASCONCELLOS, Celso S. Planejamento: projeto de ensino aprendizagem e projeto político pedagógico. 15 ed. São Paulo: Libertad, 2006.
Complementar
BAFFI, M. A. T. O planejamento em Educação: revisando conceitos para mudar concepções e práticas. In.: BELLO, José Luiz de Paiva. Pedagogia em Foco, Petrópolis, 2002. Disponível em: <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/fundam02.htm>. Acesso em: 19/02/2009.
DALBEN, Ângela I. L. de Freitas. Conselhos de classe e avaliação: perspectivas na gestão pedagógica da escola. Campinas: SP, Papirus, 2004.
FERNANDES, Domingos. Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
FUSARI, José C. O Planejamento do trabalho pedagógico: algumas indagações e tentativas de respostas. Ideias 8. São Paulo: 1990: 44-53
GANDIN, Danilo. Planejamento como prática educativa. SP: Loyola, 1993.
LUCKESI, Cipriano C. Avaliação ou Verificação - o que pratica a escola? Ideias 8. São Paulo: 1990: 71-80.
RIOS, Terezinha A. Compreender e ensinar – por uma docência da melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 7ª. ed., 2008.
ROMÃO, José Eustáquio. Avaliação dialógica - desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, (Guia da escola cidadã, v. 2), 1998.
APROVAÇÃO
Plano aprovado na 1ª reunião/2024 do Colegiado do Curso de Graduação em Geografia realizada em 22/01/2024.
Documento assinado eletronicamente por Iara Maria Mora Longhini, Professor(a) do Magistério Superior, em 29/01/2024, às 19:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Angela Fagna Gomes de Souza, Coordenador(a), em 21/02/2024, às 13:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.006459/2024-91 | SEI nº 5137990 |