UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenação do Curso de Graduação em Geografia - Uberlândia

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

DIDÁTICA GERAL

Unidade Ofertante:

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

Código:

FACED31501

Período/Série:

4º PERÍODO

Turma:

GEO1

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

00

Total:

60

Obrigatória:

( X )

Optativa:

(  )

Professor(A):

IARA MARIA MORA LONGHINI

Ano/Semestre:

2023/2º sem. 

(08/01/2024 a 25/04/2024)

Observações:

Horário: Quarta-feira das 08 h às 11:30 h

 

EMENTA

Educação, Didática e Formação docente. Teorias pedagógicas: desafios do processo ensino-aprendizagem na sociedade contemporânea em diferentes espaços educativos. Organização do trabalho pedagógico no processo de planejamento e avaliação.

 

JUSTIFICATIVA

 A reflexão sobre a Didática nas escolas, atualmente, passa também pela reflexão sobre a Educação no contexto social mais amplo em que se insere. Neste sentido, a compreensão da cultura produzida pela sociedade e seus consequentes avanços técnicos, bem como o desenvolvimento da identidade cultural, da consciência de classe, devem ser objetivos da escola que visa a integração do homem em seu contexto social.

Sendo assim, a Didática deve propiciar uma reflexão mais ampla sobre as relações objetivos/finalidades da educação; as relações conteúdo/método; as relações procedimentos/recursos bem como os processos de avaliação, na perspectiva de uma teoria crítica de educação para as escolas de Educação Básica.

O “o quê” e o “como” ensinar são questões diretamente vinculadas ao “para quem” e “onde” e “por que” se ensina. Isto significa que “o estudo dos conteúdos e o modo mais eficaz de apresentá-los aos alunos não pode ser dissociado, seja das características socioculturais e dos processos psicológicos dos alunos, seja do contexto histórico-social em que se efetivará a proposta” (DOMINGUES, 1986, p.364). Deve-se considerar ainda que, a apropriação do conhecimento pelas crianças envolve dificuldades que podem estar na natureza do próprio conhecimento.

Enquanto disciplina integrante do quadro curricular dos Cursos de licenciatura, a Didática Geral, considerando os diferentes fatores acima mencionados, pode e deve cooperar na transformação da sociedade ao tratar seus conhecimentos específicos, na medida em que possibilita aos futuros licenciados realizar a articulação de uma teoria de compreensão e interpretação da realidade com a prática de ensino das escolas de Educação Básica.

Dessa forma, inicialmente o curso de Didática Geral procurará fornecer aos futuros educadores uma antevisão dos problemas concretos a serem enfrentados na sua prática diária e posteriormente fornecer subsídios para que os problemas diagnosticados possam ser solucionados diretamente na prática educacional.

 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

  • Refletir sobre o papel sócio-político da educação e da didática em suas múltiplas relações com a escola e para além dela.

Objetivos Específicos:

  • Analisar as principais concepções referentes à educação e à formação do/a educador/a na sociedade contemporânea.
  • Compreender os elementos que constituem a organização do trabalho pedagógico: planejamento, avaliação, seus significados e práticas.

 

PROGRAMA

Unidade 1: Como nos tornamos professores.

1.1 As diferentes concepções de educação, didática e suas implicações na formação e atuação docente;

1.2 Estudo do livro “O bom professor e sua prática”;

1.3 Entrevistas com professores.

 

Unidade 2 - Organização do trabalho pedagógico no processo de planejamento e avaliação.

2.1. A ação docente no processo de ensino-aprendizagem;

 

2.2. Planejamento no processo de ensino-aprendizagem: limitações e possibilidades;

2.3. Avaliação no processo de ensino-aprendizagem: concepções e métodos.

 

Unidade 3 – Professores em ação.

3.1 Atividade de implementação de plano de aula e discussão de resultados.

 

Unidade 4: Teorias Pedagógicas: desafios do processo ensino-aprendizagem na sociedade contemporânea.

4.1. Pressupostos teóricos, históricos, filosóficos e sociais da educação, da didática e da escola.

 

 

 

 

METODOLOGIA

CRONOGRAMA DA DISCIPLINA

Unidade

Datas

Atividade de sala

Atividade avaliativa

 

 

1. Como nos tornamos professores

 

10/1

17/1

24/1

Apresentação do professor, alunos e disciplina.

 

Leitura e discussão do livro “O bom professor e sua prática”. Divisão de partes do livro em grupo, para comporem as apresentações na forma de seminários.

Material de apoio: CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática.2 ed. São Paulo: Papirus, 1992.182p.

At 1 - Seminário: 10,0

Coleta de dados por meio de entrevistas e discussão sobre os resultados na forma de roda de conversa.

At 2 - Entrevistas: 10,0

Roda de conversa com professores sobre a “profissão docente”.

 

 

 

 

2. Organização do trabalho pedagógico

31/1

07/2

21/2

28/2

06/3

Planejamento educacional: do macro ao micro.

 

Planejamento educacional: Etapas do planejamento de ensino.

Material de apoio: MALHEIROS, Bruno Taranto. Planejamento educacional. In: MALHEIROS, Bruno Taranto. Didática geral. 2ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2019.

 

Material de apoio: entrevista com Luckesi e Jussara Hoffman sobre avaliação formativa.

At 3 - Questionário sobre avaliação: 10,0

Visita à escola de Educação Básica

 

Construção de um plano de aula

At 4 - Plano de aula:10,0

3. Professores em ação

13/3

20/3

Implementação do plano de aula e discussão dos resultados.

At 5 - Implementação: 20,0

 

4. Teorias pedagógicas

 

27/3

03/4

10/4

Teorias de aprendizagem e Teorias de ensino. Materiais de apoio: BECKER, Fernando. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos.

Vídeo Modelos de ensino (Univesp TV) (disponível no moodle).

At 6 - Resenha: 10,0

Tendências pedagógicas. Apresentação de aspectos gerais e organização de equipes para montagem de um painel integrado.

Material de apoio: MALHEIROS, Bruno Taranto. Tendências pedagógicas. In: MALHEIROS, Bruno Taranto. Didática geral. 2ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2019.

At 7 - Painel integrado: 10,0 (questionário individual) e 10,0 (parte em grupo)

 

17/4

Atividade Extra.

At 8 – 10,0 pontos

 

24/4

Avaliação de recuperação. Encerramento do semestre.

 

 

Atendimento ao aluno: às quartas-feiras, 14h.

Atividade Extra: como atividade extra será prevista uma atividade referente à leitura de parte do livro “Prova: um momento privilegiado de estudo e não um acerto de contas”, de Vasco Pedro Moretto.

 

AVALIAÇÃO

Serão 8 atividades avaliativas, para as quais serão utilizados instrumentos diversificados, conforme consta no quadro-síntese abaixo:

Instrumento de avaliação

Valor

At 1 - Seminário sobre parte do livro “O bom professor e sua prática” (em grupo)

10,0

At 2 - Entrevista com “bons professores” e discussão dos resultados (em grupo)

10,0

At 3 - Questionário objetivo sobre o tema “Avaliação” (individual)

10,0

At 4 - Construção de um plano de aula (atividade a ser postada no moodle) (em grupo)

10,0

At 5 - Implementação do plano de aula (em grupo)

20,0

At 6 – Resenha texto “Teorias de ensino e de aprendizagem” (atividade no moodle)

10,0

At 7 - Painel integrado sobre “Tendências pedagógicas” (parte em grupo e parte individual)

Quest indiv: 10,0

Apres. Grupo: 10,0

At 8 – Atividade Extra.

10,0

TOTAL

100,0

7.1 Avaliação de recuperação: O estudante que não atingir a nota final mínima de 60,0 pontos, mas que tenha os 75% de frequência, poderá realizar nova atividade avaliativa, com todo o conteúdo do semestre, e com valor de 0 – 100,0 pontos. Conforme o Art 3º da Resolução No.5 do COLCOCGE, de 06 de dezembro de 2023, o(a) discente considerado(a) aprovado(a) na avaliação de recuperação de aprendizagem terá, como resultado final, para registro, a nota máxima 60,0 (sessenta pontos).

 

 

BIBLIOGRAFIA

Básica  

CANDAU, Vera Maria. A didática em questão. 25ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

LIBÂNEO, José C. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições. 17.ed. São Paulo: Cortez, 2005.

VASCONCELLOS, Celso S. Planejamento: projeto de ensino aprendizagem e projeto político pedagógico. 15 ed. São Paulo: Libertad, 2006.

 

Complementar    

BAFFI, M. A. T. O planejamento em Educação: revisando conceitos para mudar concepções e práticas. In.: BELLO, José Luiz de Paiva. Pedagogia em Foco, Petrópolis, 2002. Disponível em: <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/fundam02.htm>. Acesso em: 19/02/2009.

DALBEN, Ângela I. L. de Freitas. Conselhos de classe e avaliação: perspectivas na gestão pedagógica da escola. Campinas: SP, Papirus, 2004.

FERNANDES, Domingos. Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

FUSARI, José C. O Planejamento do trabalho pedagógico: algumas indagações e tentativas de respostas. Ideias 8. São Paulo: 1990: 44-53

GANDIN, Danilo. Planejamento como prática educativa. SP: Loyola, 1993.

LUCKESI, Cipriano C. Avaliação ou Verificação - o que pratica a escola? Ideias 8. São Paulo: 1990: 71-80.

RIOS, Terezinha A. Compreender e ensinar – por uma docência da melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 7ª. ed., 2008.

ROMÃO, José Eustáquio. Avaliação dialógica - desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, (Guia da escola cidadã, v. 2), 1998.

 

 

APROVAÇÃO

Plano aprovado na 1ª reunião/2024 do Colegiado do Curso de Graduação em Geografia realizada em 22/01/2024.

 


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Documento assinado eletronicamente por Iara Maria Mora Longhini, Professor(a) do Magistério Superior, em 29/01/2024, às 19:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Angela Fagna Gomes de Souza, Coordenador(a), em 21/02/2024, às 13:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.006459/2024-91 SEI nº 5137990