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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
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EMENTA
Estudo teórico dos projetos de instalações elétricas residenciais, prediais e comerciais.
JUSTIFICATIVA
Conhecer o funcionamento do sistema elétrico de potência de baixa tensão é de fundamental importância para a formação profissional do aluno.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Ao final da disciplina o estudante será capaz de utilizar fundamentos teóricos e práticos no dimensionamento e especificação de materiais elétricos; |
Objetivos Específicos: |
Projetar e executar instalações elétricas de baixa tensão residenciais, prediais e comerciais, utilizando normas técnicas da ABNT e ferramentas computacionais de auxilio à elaboração de desenhos e projetos (CAD) |
PROGRAMA
1. Instalações elétricas
1.1. Conceitos básicos
1.2. Simbologia e convenções
1.3. Normas para instalações de baixa tensão
1.4. Fornecimento de energia
2. Luminotécnica
2.1. Definições
2.2. Método dos W/m2
2.3. Marcação dos pontos de luz
2.4. Método dos lumens
2.5. Método ponto a ponto
2.6. Comando de pontos de luz
3. Projeto de instalações elétricas de baixa tensão
3.1. Considerações básicas
3.2. Circuitos, divisão da instalação e número de pontos
3.3. Quadros de distribuição
3.4. Tomadas de corrente
3.5. Seções mínimas dos condutores
3.6. Tipos de condutores
3.7. Carga instalada e cálculo de demanda
3.8. Dimensionamento dos condutores pela capacidade de condução de corrente
3.9. Cálculo dos condutores pelo critério da queda de tensão
4. Comando, controle e proteção de circuitos
4.1. Dispositivos de comando
4.1. Dispositivos de proteção
4.1. Dispositivos Diferencial - Residual
4.1. Seletividade
5. Aterramento
5.1. Definições
5.2. Sistemas de aterramento
5.3. Equipotencialização
METODOLOGIA
Para a presente componente curricular, a ser ministrada em formato remoto, no âmbito do período de Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais (AARE), serão adotadas aulas em duas modalidades distintas de comunicação: síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à internet sob a regência do professor)e assíncrona (contemplando atividades remotas off-line). Essas modalidades estão previstas e concordantes com a Resolução nº 15/2020 do Conselho de Graduação. Para tal efeito, serão consideradas as seguintes mídias e conteúdos:
Modalidade síncrona (on-line): Compreende como sendo aulas expositivas, podendo haver participação dos alunos, através da plataforma Microsoft Teams.
Modalidade assíncrona (off-line): Compreende como sendo atividades diversas, tais como: videoaulas( as aulas expositivas, ofertadas na modalidade síncronas, serão gravadas e disponibilizadas no streams microsoft), apostilas, Slides de apresentações, simulações computacionais, listas de exercícios, exercícios resolvidos.
A carga horária total do curso é de 30 horas-aula, que serão divididas da seguinte forma:
Modalidade síncrona (on-line): Serão ministradas 2 horas-aulas semanais (totalizando 24 horasaulas), às segundas das 13h10 às 14h50;
Modalidade assíncrona (off-line): Serão atribuídas em algumas semanas (totalizando 06 horasaulas) compreendendo entre diversas atividades descritas anteriormente como sendo assíncronas.
O atendimento ao aluno será realizado de forma remota pelo chat do Teams Microsoft, seja durante as aulas na modalidade síncrona ou de forma offline.
AVALIAÇÃO
A metodologia de avaliação do curso, será baseada nos seguintes itens:
1. Atividades Assíncronas durante o semestre
1º Trabalho - 10 pontos
2º Trabalho - 15 pontos
3º Trabalho - 15 pontos
4º Trabalho - 15 pontos
5º Trabalho - 15 pontos
6º Trabalho - 15 pontos
7º Trabalho - 15 pontos
Todos serão disponibilizados na plataforma Teams Microsoft, e a entrada dos mesmos serão pela mesma plataforma.
BIBLIOGRAFIA
Básica
1. COTRIM, A. A. M. B. Instalações Elétricas. Revisada e atualizada conforme a NBR 5410. 5a Edição. São Paulo: Prence Hall, 2009. ISBN 978-85-7605-208-1.
2. MAMEDE FILHO, J. Instalações Elétricas Industriais. 7a Edição. De acordo com a NBR 5410/97 e 14.039. Rio de Janeiro: LTC, 2007. 914 p.
3. CREDER, H. Instalações Elétricas. Coordenação da revisão técnica e atualização: Luiz Sebastião Costa. 15aEdição. Rio de Janeiro: LTC, 2007. 428p.
4. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5410: Instalações Elétricas de baixa Tensão. Rio de Janeiro, 2004. 209 p.
5. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5413: Iluminância de Interiores. Rio de Janeiro,1992. 13 p.
6. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5419: Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas. Rio de Janeiro, 2001. 32 p.
7. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13534: Instalações Elétricas de Baixa Tensão - Requisitos específicos para instalação em estabelecimentos assistenciais de saúde.
Complementar
1. FREITAS, P. C. F. de. Lâmpadas Elétricas e Luminotécnica. Uberlândia: UFU, 2009. Apostila.
2. FREITAS, P. C. F. de. Instalações Elétricas de Baixa Tensão. Uberlândia: UFU, 2011. Apostila.
3. NISKIER, JULIO; MACINTYRE, A. J. Instalações Elétricas. 5a Edição. Rio de Janeiro: LTC, 2008. 455 p.
4. KINDERMANN, G. Descargas Atmosféricas. 2a Edição. Porto Alegre: Sagra, 1997. 134p.
5. KINDERMANN, G. Aterramento Elétrico. 4a Edição. Porto Alegre: Sagra, 1998. 214p.
6. KINDERMANN, G. Choque Elétrico. 1a Edição. Porto Alegre: Sagra, 1995. 203p.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Isaque Nogueira Gondim, Professor(a) do Magistério Superior, em 28/06/2021, às 16:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.039263/2021-30 | SEI nº 2868050 |