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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INHIS39040 |
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: ARQUITETURA ESCOLAR |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60h |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 |
CH TOTAL: 60h |
OBJETIVOS
Refletir sobre os ambientes físicos de escolas públicas da Educação Básica.
Compreender o espaço escolar como fonte de experiência, bem como as relações entre a arquitetura escolar, a prática pedagógica e a aprendizagem.
Observar e discutir a forma como a estrutura física das instituições de ensino pode interferir no aprendizado dos educandos.
Identificar signos, símbolos e marcas da materialidade do espaço escolar que comunicam e educam.
Analisar aspectos que permitem aos educandos as condições necessárias para seu desenvolvimento cognitivo, sensorial e motor.
Discutir a influência exercida pelo prédio escolar no julgamento da sociedade sobre a qualidade de ensino de uma escola.
Ementa
Produção, distribuição, posse e usos do espaço de escolas públicas da Educação Básica. Espaço escolar como fonte de experiência. Relações entre a arquitetura escolar, a prática pedagógica e a aprendizagem. Signos, símbolos e marcas da materialidade do espaço escolar que comunicam e educam. Aspectos dos prédios escolares que permitem aos educandos as condições necessárias para seu desenvolvimento. Influência exercida pelo prédio escolar no julgamento da sociedade sobre a qualidade de ensino de uma escola.
PROGRAMA
Produção, distribuição, posse e usos do espaço de escolas públicas da Educação Básica: espaço escolar como fonte de experiência.
Relações entre a arquitetura escolar, a prática pedagógica e a aprendizagem.
Signos, símbolos e marcas da materialidade do espaço escolar.
Influência dos prédios escolares nas relações entre sociedade e escola pública.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BENCOSTTA, Marcus Levy Albino (Org.). História da educação, arquitetura e espaço escolar. São Paulo: Cortez, 2005.
BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas Cidades : Ed. 34, 2009.
ROCHA, Helenice; MAGALHÃES, Marcelo; GONTIJO, Rebeca (Orgs.). A escrita da história escolar: memória e historiografia. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 2009.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CEPPI, Giulio; ZINI, Michele (Orgs.). Crianças, espaços, relações: como projetar ambientes para a educação infantil. Porto Alegre: Penso, 2013.
GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. 15. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. 2. ed. São Paulo: Annablume, 2006.
REIS, Jose de Souza et alii. Arquitetura oficial. Rio de Janeiro; São Paulo: IPHAN : USP, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 1978.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo. Razão e emoção. 4. ed. São Paulo: EDUSP, 2008.
aprovação
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Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 02/12/2019, às 18:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 04/12/2019, às 14:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.102425/2019-69 | SEI nº 1722712 |