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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 5I - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Carga Horária: |
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Teórica: |
Prática: |
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Optativa: |
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Professor(A): |
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Observações: |
EMENTA
1. Introdução.
2. Nomenclatura, geometria e isomeria de compostos de coordenação. 3. Teorias de ligação em química de coordenação.
4. Espectro eletrônico
5. Estabilidade de íons complexos.
6. Cinética e mecanismos de reações de compostos de coordenação. 7. Preparação de compostos de coordenação.
8. Organometálicos
JUSTIFICATIVA
Na Química de Coordenação, os alunos devem ter a competência de descrever e entender teorias de ligação química de compostos de coordenação, assim como propriedades estruturais, aplicação, reatividade, mecanismos e preparação desta classe de compostos.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Objetivo Específicos:
Estudar os princípios teóricos relacionados ao estudo dos elementos de transição, enfatizando-se os compostos de coordenação quanto aos seus aspectos estruturais, termodinâmicos e cinéticos.
PROGRAMA
1. Introdução: Definições. Introdução histórica.
2. Nomenclatura, geometria e isomeria: Nomenclatura de compostos de coordenação e organometálicos. Geometria de compostos de coordenação. Isomeria geométrica: isomeria de ligação; isomeria de ionização; isomeria de hidratação, isomeria de coordenação, isomeria cis e trans, mer e fac. Isomeria óptica: isomeria óptica em complexos tetraedros e octaedros, definição de complexos quirais, isômeros delta e lambda.
3. Teorias de ligação em química de coordenação: Teoria de ligação de valência. Teoria do campo cristalino. Teoria do campo ligante. Distorção Jahn-Teller.
4. Espectro eletrônico: microestados de configuração, números quânticos eletrônicos e números quânticos atômicos, acoplamento Russel-Saunders, energia dos termos espectroscópicos, determinação do termo fundamental, parâmetros de Racah, Definição dos Termos na simetria Oh, Diagrama de Orgel, Diagrama de Tanabe-Sugano, Regras de seleção, Distorção Jahn-Teller e espectros. Bandas de Transferência de carga. Luminescência
5. Estabilidade de íons complexos: Constantes de formação. Tendências nas constantes de
formação seqüenciais. Fatores que determinam à estabilidade de complexos. O efeito quelato. Efeitos estéreos. A série de Irving-Willians.
6. Cinética e mecanismos de reações de compostos de coordenação: Velocidade de reação e
fatores que influenciam a velocidade. Conceitos de inércia e labilidade. Mecanismo de reações de substituição. Mecanismo de reação de óxido-redução. Estereoquímica de compostos de coordenação.
7. Preparação de compostos de coordenação: Características gerais de sínteses. Efeito e influência trans.
8. Organometálicos: Compostos organometálicos, estruturas e propriedades. Regra dos 18 elétrons, modelo iônico e covalente de contagem de elétrons. Conceito de hapticidade. Definição de adição oxidativa, eliminação redutiva, inserção migratória, eliminação beta-hidreto, isomerização, coordenação e dissociação de ligantes.
METODOLOGIA
O curso será 50 % com aulas síncronas e 50% com aulas assíncronas que serão apresentadas da seguinte forma:
Apresentação do conteúdo pelo professor nas sextas-feiras das 8:00h às 9:40h na plataforma Microsoft Teams via compartilhamento remoto da tela e áudio em tempo real. (Atividade síncrona).
Leituras de artigos científicos indicados pelo professor e pesquisas em sites públicos na internet. (Atividade assíncrona).
Exercícios remotos disponibilizados via plataforma Microsoft Teams. (Atividade assíncrona)
O aluno deverá responder uma avaliação on line via Plataforma Forms ao final de cada módulo.
O aluno receberá uma postagem na plataforma Microsoft Teams, com um link para desenvolver a avaliaçã remota. (Atividade assíncrona). A avaliação remota estará disponível para o aluno logo após o término de cada módulo síncrono (conforme cronograma a ser disponibilizado no primeiro dia de aula síncrona) e será encerrada com o início da próxima módulo da atividade síncrona. Ou seja, a avaliação remota ficará disponível por uma semana para o aluno. IMPORTANTE: o aluno terá a oportunidade de responder uma única vez cada avaliação remota, uma vez finalizada a avaliação será encaminhada para o professor e o aluno não terá mais acesso a mesma.
Um ciclo de Seminários poderá ser aplicado dependendo do número de alunos inscritos na disciplina, para que os alunos possam correlacionar o aprendizado da disciplina com o desenvolvimento das suas atividades de pós-graduação.
Obs1: O aluno interessado em cursar esta disciplina em carácter remoto emergencial deverá fazer um cadastro na plataforma Microsoft Teams com seu e-mail institucional, para que possa ter acesso integral a todas as atividades programadas. Esta conta de E-mail será utilizada pelo Professor para criação da sala virtual “Química de Coordenação – Pós-Graduação”, onde ocorrerá as atividades síncronas da disciplina e os alunos poderão ter acesso aos exercícios remotos, artigos, pdf das aulas e avaliações remotas, assim como o acompanhamento dos registros de notas das avaliações remotas. O professor não se responsabiliza por alunos que venham a se cadastrar na plataforma Microsoft Teams com outra conta de E-mail que não seja a institucional e por ventura não tenha acesso as atividades programadas.
AVALIAÇÃO
A nota final da disciplina será obtida através da média aritmética das avaliações remotas e seminário (caso este seja aplicado em função ao número de alunos matriculados) e o valor será convertido em conceito seguindo a escala.
Conceito final (Art. 25 seção II, Resolução no. 3/2020 do CONPEP).
Conceitos |
Pontuação |
A - Excelente: com direito a crédito |
90-100 |
B - Bom: com direito a crédito |
75-89 |
C - Regular: com direito a crédito |
60-74 |
D - Insuficiente: sem direito a crédito |
40-59 |
E - Reprovado: sem direito a crédito |
0-39 |
BIBLIOGRAFIA
Básica
- SHRIVER, D.F.; ATKINS, P. W. Química Inorgânica. 4a ed. São Paulo: Editora Bookman, 2008.
- MIESSLER, G.L.; TARR, D.A. Química Inorgânica. 5 ed. São Paulo, Editora Pearson Education do Brasil, 2014.
- HOUSECROFT,C.E.; SHARPE, A.G. Inorganic Chemistry. 4a ed. Volumes 1 e 2, Rio de Janeiro: Ed. LTC, 2013.
Complementar
- HUHEEY, J.E.; KEITER, E.A.; KEITER, R.L. Inorganic Chemistry. 4th ed. New York: Haper Collins College Publishers, 1993.
- LEE, J.D. Química Inorgânica não tão Concisa. 3a reimpressão, 5a ed. São Paulo: Ed. Edgard Blücher Ltda, 2003.
- COTTON, F.A.; WILKINSON, G.; GAUS, P.L. Basic Inorganic Chemistry. 3rd ed. New York: John Wiley & Sons, Inc, 1995.
- CRABTREE, R.H. The Organometallic Chemistry of the Transition Metals. New York: John Wiley & Sons, Inc, 2005.
- COTTON, F.A.; MURILLO, C.A. BOCHMANN, M. Advanced Inorganic Chemistry. 4th ed. New York: Oxford University Press, 1999.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: 17/06/2021
Coordenação do Curso de Pós-Graduação em Química.
Documento assinado eletronicamente por Andre Luiz Bogado, Professor(a) do Magistério Superior, em 30/06/2021, às 08:04, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Rodrigo Alejandro Abarza Munoz, Coordenador(a), em 02/07/2021, às 10:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2846507 e o código CRC 5F3052BD. |
Referência: Processo nº 23117.039346/2021-29 | SEI nº 2846507 |