UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Matemática

Av. João Naves de Àvila, 2121, Bloco 1F - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

BIOESTATÍSTICA

Unidade Ofertante:

FACULDADE DE MATEMÁTICA - FAMAT

Código:

GBT001

Período/Série:

SEGUNDO

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

(x)

Optativa:

( )

Professor(A):

JANSER MOURA PEREIRA

Ano/Semestre:

2021/02

Observações:

 

 

EMENTA

Distribuição de Frequências e Análise Gráfica;

Medidas de Posição;

Medidas de Dispersão;

Técnicas de Amostragem;

Regressão e Correlação Linear Simples;

Introdução à Probabilidade;

Distribuições de Probabilidade Discretas;

Distribuições de Probabilidade Contínuas;

Distribuições Amostrais;

Intervalos de Confiança;

Testes de Hipóteses;

Testes Não Paramétricos

JUSTIFICATIVA

A disciplina visa aprimorar no discente a capacidade de análise e síntese dos resultados, agilidade na tomada de decisão e apresentação de propostas (metodologias) adequadas ao problema. Capacitar o aluno na interpretação de dados de diversas fontes de conhecimento, permitindo-lhe sintetizar os dados de maneira clara, concisa e confiável.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Utilizar os fundamentos da estatística no domínio da aplicação e da análise em problemas da área de biotecnologia.

Objetivos Específicos:

Interpretar resultados de análise estatística de dados experimentais. Discutir resultados experimentais com base em estatística.

PROGRAMA

DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIAS E ANÁLISE GRÁFICA

Histórico da Estatística

Conceitos fundamentais da Estatística

Tipos de variáveis

Distribuição de frequências para variáveis qualitativas e quantitativas

Principais tipos de representações gráficas

MEDIDAS DE POSIÇÃO

Média aritmética para dados não agrupados e agrupados; propriedades da média

Mediana para dados não agrupados e agrupados

Moda para dados não agrupados e agrupados

MEDIDAS DE DISPERSÃO

Amplitude total

Variância e desvio padrão para dados não agrupados e agrupados; propriedades do desvio padrão

Coeficiente de variação

Erro padrão da média

TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM

Amostragem não probabilística

Amostragem probabilística

Amostragem aleatória simples

Amostragem estratificada

Amostragem sistemática

Amostragem por conglomerado

REGRESSÃO E CORRELAÇÃO LINEAR SIMPLES

Diagrama de dispersão e tendência de dados

Determinação (Método dos Mínimos Quadrados) e interpretação dos coeficientes a e b da reta de regressão

Coeficiente de correlação de Pearson e coeficiente de determinação

INTRODUÇÃO A PROBABILIDADE

Conceitos

Operações com eventos - união, interseção, complementação

Propriedades da probabilidade

Probabilidade condicionada

Independência de eventos

DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADES DISCRETAS

Distribuição Binomial

Distribuição de Poisson

DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADES CONTÍNUAS

Distribuição Normal

Distribuição Normal Reduzida (Padronizada)

DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS

Distribuição amostral da média - Teorema Central do Limite

Distribuição t - Student

Distribuição χ² -Distribuição de Qui-quadrado

Distribuição F

INTERVALOS DE CONFIANÇA

Conceitos de estimação de parâmetros

Intervalo de Confiança para média

Intervalo de Confiança para diferença entre médias

Intervalo de Confiança para proporção

Intervalo de Confiança para diferença entre proporções

Intervalo de Confiança para variância

TESTES DE HIPÓTESES

Conceitos

Teste de Hipóteses para média de uma população

Teste de Hipóteses para médias de duas populações

Teste de Hipóteses para proporção de uma população

Teste de Hipóteses para proporções de duas populações

Teste de Hipóteses para variâncias de duas populações

TESTES NÃO PARAMÉTRICOS

Teste de χ² para aderência - (ajuste de dados observados a dados esperados)

Teste de contingência - Teste de χ² para independência

METODOLOGIA

Ao longo do curso serão realizadas atividades assíncronas e síncronas (aulas presenciais). A carga horária de atendimento será totalmente síncrona para fins de debates, resolução de exercícios, orientação dos(as) discentes e outras atividades que forem necessárias e apropriadas. Os atendimentos aos alunos serão realizados na sala 1J111 do bloco 1J no campus Santa Mônica, com data e horário marcado (a definir na primeira aula presencial).

As atividades assíncronas serão realizadas por meio de videoaulas gravadas previamente. Além das videoaulas, serão disponibilizados aos alunos materiais como: apresentações em PowerPoint, textos sobre o conteúdo abordado na videoaula e listas de exercícios. Nas videoaulas serão abordados todos os conteúdos descritos na ementa da disciplina.

 

A seguir destacam-se informações conforme orientações e solicitações da Resolução nº 7/2020 do Conselho de Graduação:

 

a) Atividades síncronas (aulas presenciais): quatro horas/aula por semana

Horários das atividades síncronas: terça-feira – 08:00 – 11:30

Plataforma de T.I./softwares que serão utilizados: Não haverá uso de plataformas. Todo o conteúdo será apresentado em sala de aula (presencial).

 

b) Atividades assíncronas: uma hora/aula conforme data e descrição das atividades apresentadas no Quadro 2.

    Plataforma de T.I. /softwares que serão utilizados:

  1. Moodle: utilizado para disponibilização das videoaulas e realização de fóruns de discussões;

  2. OBS Studio (software livre): utilizado para gravação das videoaulas;

Endereço web de localização dos arquivos: https://www.moodle.ufu.br/login/index.php

 

c) Demais atividades letivas: Todas as atividades letivas estão descritas nas atividades síncronas (Quadro 1) e assíncronas (Quadro 2). O que totaliza 72 horas/aula no semestre;

 

d) Carga-horária prática: Não se aplica, pois a carga horária da disciplina é totalmente teórica.

 

e) Como e onde os discentes terão acesso às referências bibliográficas:

http://www.sead.ufscar.br/sead-uabufscar-disponibiliza-colecao-de-livros-didaticos-de-cursos-de-graduacao/

https://www.labma.ufrj.br/~mcabral/bvm/bvm-ufrj-disciplina.html

https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26903

 

Material de apoio a ser utilizado:

  1. Videoaulas e videoconferências;

  2. Apresentação em PowerPoint contendo conteúdo conforme ementa do curso;

  3. Listas de exercícios.

 

Nos Quadros 1 e 2 são descritos conteúdos/assuntos e as datas das atividades síncronas e assíncronas.

 

Quadro 1 – Descrição das atividades síncronas (aulas presenciais).

Semana

Atividade (Nome ou Descrição)

Tipo (Teórica ou Prática)

Plataforma de TI(1)

1

03/05/2022 – Apresentação do sistema de avaliação; Apresentação de Conteúdo e resoluções de exercícios sobre distribuições de frequências, medidas de posição e dispersão

Teórica

Não haverá uso de plataformas.

Todo o conteúdo será apresentado em sala de aula (presencial).

2

10/05/2022 – Apresentação doconteúdo e resoluções de exercícios sobre introdução a probabilidade

 

 

Teórica

Não haverá uso de plataformas.

Todo o conteúdo será apresentado em sala de aula (presencial).

3

17/05/2022 – Apresentação de conteúdo e resoluções de exercícios de distribuições de probabilidades discretas

Teórica

Não haverá uso de plataformas.

Todo o conteúdo será apresentado em sala de aula (presencial).

4

24/05/2022 – Apresentação de conteúdo e resoluções de exercícios de distribuições de probabilidades contínuas.

 

Teórica

Não haverá uso de plataformas.

Todo o conteúdo será apresentado em sala de aula (presencial).

5

31/05/2022 – Apresentação de conteúdo e resoluções de exercícios de Amostragem e distribuições de amostragem

Teórica

Não haverá uso de plataformas.

Todo o conteúdo será apresentado em sala de aula (presencial).

6

07/06/2022 – 1ª Avaliação – 30,0 pontos

1ª Avaliação

Avaliação em sala (presencial)

7

14/06/2022 – Apresentação de conteúdo e resoluções de exercícios sobre Intervalo de Confiança para média e para proporção

Teórica

Não haverá uso de plataformas.

Todo o conteúdo será apresentado em sala de aula (presencial).

8

21/06/2022 - Apresentação de conteúdo e resoluções de exercícios sobre: Intervalo de Confiança para variância e desvio padrão.

 

Teórica

Não haverá uso de plataformas.

Todo o conteúdo será apresentado em sala de aula (presencial).

9

28/06/2022 – Apresentação de conteúdo e resoluções de exercícios sobre: Intervalo de Confiança para diferença entre médias; Intervalo de Confiança para diferença entre proporções.

Teórica

Não haverá uso de plataformas.

Todo o conteúdo será apresentado em sala de aula (presencial).

10

05/07/2022 – Apresentação de conteúdo e resoluções de exercícios sobre: Teste de Hipóteses para média de uma população; Teste de Hipóteses para proporção de uma população.

Teórica

Não haverá uso de plataformas.

Todo o conteúdo será apresentado em sala de aula (presencial).

11

12/07/2022 – Apresentação de conteúdo e resoluções de exercícios sobre: Teste de Hipóteses para médias de duas populações; Teste de Hipóteses para proporções de duas populações;

Teórica

Não haverá uso de plataformas.

Todo o conteúdo será apresentado em sala de aula (presencial).

12

19/07/2022 – 2ª Avalição – 35,0 pontos

2ª Avaliação

Avaliação em sala (presencial)

13

26/07/2022 – Apresentação de conteúdo e resoluções de exercícios sobre Teste de Hipóteses para variâncias de duas populações.

 

Teórica

Não haverá uso de plataformas.

Todo o conteúdo será apresentado em sala de aula (presencial).

14

02/08/2022 – Apresentação de conteúdo e resoluções de exercícios sobre: Teste de χ² para aderência - (ajuste de dados observados a dados esperados); Teste de contingência - Teste de χ² para independência;

Teórica

Não haverá uso de plataformas.

Todo o conteúdo será apresentado em sala de aula (presencial).

15

09/08/2022 - Apresentação de conteúdo e resoluções de exercícios sobre correlação e regressão linear simples

Teórica

Não haverá uso de plataformas.

Todo o conteúdo será apresentado em sala de aula (presencial).

16

16/08/2022 - 3ª Avalição – 35,0 pontos

3ª Avaliação e Avaliação Substitutiva

Avaliação em sala (presencial)

(1) Centro de Tecnologia da Informação (CTI) ratifica que as Soluções Institucionais para Ferramentas de Colaboração e Cooperação são o Microsof Teams e o MConf RNP. (Ofício Nº 113/2020/CTI/REITO-UFU).

 

Quadro 2 – Descrição das atividades assíncronas.

Semana

Atividade

(Nome ou Descrição)

Tipo

(Teórica ou Prática)

Local e forma de disponibilização dos arquivos(1)

(moodle, teams, e-mail, etc)

1

02/05/2021 – Início do semestre – Videoaulas sobre os conteúdos de distribuições de frequencias, medidas de posição e dispersão

Videoaulas sobre os conteúdos de introdução a probabilidades

Teórica

Moodle

2

16/05/2021 – Videoaulas sobre os conteúdos de distribuições de probabilidades discretas

Videoaulas sobre os conteúdos de distribuições de probabilidades contínuas;

 

Teórica

Moodle

3

30/05/2022 – Videoaulas sobre os conteúdos de amostragem e distribuições de amostragem Videoaulas sobre os conteúdos de intervalos de confiança para média e proporção

Teórica

Moodle

4

20/06/2022 – Videoaulas sobre os conteúdos de intervalos de confiança para variância e desvio padrão

Videoaulas sobre os conteúdos de intervalos de confiança para diferença entre médias e diferença entre proporções

Teórica

Moodle

5

04/07/2022 – Videoaulas sobre os conteúdos de Testes de hipóteses para média de uma população; Teste de Hipóteses para proporção de uma população.

Teórica

Moodle

6

11/07/2022 – Videoaulas sobre os conteúdos de Teste de Hipóteses para médias de duas populações; Teste de Hipóteses para proporções de duas populações; Teste de Hipóteses para variâncias de duas populações.

Teórica

Moodle

7

01/08/2022 – Videoaulas sobre os conteúdos de Teste de χ² para aderência - (ajuste de dados observados a dados esperados); Teste de contingência - Teste de χ² para independência.

Teórica

Moodle

8

08/08/2022 – Videoaulas sobre os conteúdos de correlação e regressão linear simples

Teórica

Moodle

AVALIAÇÃO

As avaliações serão realizadas em sala de aula (presencial) e nos dias de prova não será permitida a entrada na sala após 10 minutos do início da prova e não será permitida a saída da sala antes de meia hora do início da mesma. É permitido o uso de calculadora durante a prova, com exceção de calculadoras de celulares.

 

A Avaliação Cumulativa será composta de três provas escritas de 30,0, 35,0 e 35,0 pontos, respectivamente. A nota da Avaliação Cumulativa (NCum) de cada discente é calculada de acordo com a equação:

 

NCum = 3,0.P1 + 3,5.P2 + 3,5.P3

 

em que P1, P2 e P3 são as notas da primeira, segunda e terceira avaliações, respectivamente.

 

Para o discente que não alcançar 60,0 pontos na Avaliação Cumulativa haverá um segundo momento de recuperação por meio da Avaliação Complementar.  Esta avaliação consiste em uma prova substitutiva sobre o conteúdo específico da prova que irá substituir, individual, realizada no final do semestre, valendo 30,0 pontos ou 35,0 pontos. A nota obtida nesta, substituirá a menor nota dentre as 3 provas (P1, P2 e  P3). Será aprovado o discente cuja Nota final for maior ou igual 60,0 pontos.

Conforme Quadro 2 (atividades assíncronas), serão disponibilizadas videoaulas referentes aos conteúdos descritos na ementa do curso. Portanto, é extremamente importante que todos os alunos e alunas assistam as videoaulas que antecedem as aulas presenciais, pois os conteúdos das videoaulas serão trabalhados nas aulas presenciais.

 

Será aprovado o(a) discente cuja nota da avaliação cumulativa for maior ou igual 60,0 pontos.

Datas para as avaliações e entregas de trabalhos:

1ª Avaliação – P1: 07 de junho de 2022 – terça-feira (07/06/2022);

2ª Avaliação – P2: 19 de julho de 2022 – terça-feira (19/07/2022);

3ª Avaliação – P3: 16 de agosto de 2022 – terça-feira (16/08/2022).

BIBLIOGRAFIA

Básica

ARANGO, H. G. Bioestatística: Teórica e Computacional. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.

BEIGUELMAN, B. Curso Prático de Bioestatítica. Ribeirão Preto: Revista Brasileira de Genética, 1996.

BUSSAB, W. O.; MORETTIN, P. Estatístca Básica. São Paulo: Atual Editora, 2002.

COSTA NETO, P. L. O. Estatística. São Paulo: Edgard Blücher, 2002.

Complementar

FREUD, J. E.; SIMON, G. A. Estatística Aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2000.

LEVINE, D. M.; BERENSON, M. L.; STEPHAN, D. Estatística: teoria e aplicações (usando o Microsoft Excel em português). Rio de janeiro: LTC - Livros Técnicos e Científicos Editora, 2000.

LOPES, P. A. Probabilidades e Estatística. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso Editores, 1999.

MORETTIN, L. G. Estatística Básica - Probabilidade. Vol. 1. São Paulo: Makron Books, 1999.

MORETTIN, L. G. Estatística Básica - Inferência. Vol. 2. São Paulo: Makron Books, 1999.

SPIEGEL, M. R. Estatística. 3a. ed. São Paulo: Markon Books, 1993.

TRIOLA, M. F. Introdução à Estatística. Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e

Científicos Editora, 1999.

VIEIRA, S. Introdução à Bioestatística. Rio de Janeiro: Campus. 1997.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


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Documento assinado eletronicamente por Janser Moura Pereira, Professor(a) do Magistério Superior, em 13/04/2022, às 08:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.023194/2022-23 SEI nº 3520361