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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Àvila, 2121, Bloco 1F - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Distribuição de Frequências e Análise Gráfica;
Medidas de Posição;
Medidas de Dispersão;
Técnicas de Amostragem;
Regressão e Correlação Linear Simples;
Introdução à Probabilidade;
Distribuições de Probabilidade Discretas;
Distribuições de Probabilidade Contínuas;
Distribuições Amostrais;
Intervalos de Confiança;
Testes de Hipóteses;
Testes Não Paramétricos
JUSTIFICATIVA
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Objetivos Específicos: |
PROGRAMA
DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIAS E ANÁLISE GRÁFICA
Histórico da Estatística
Conceitos fundamentais da Estatística
Tipos de variáveis
Distribuição de frequências para variáveis qualitativas e quantitativas
Principais tipos de representações gráficas
MEDIDAS DE POSIÇÃO
Média aritmética para dados não agrupados e agrupados; propriedades da média
Mediana para dados não agrupados e agrupados
Moda para dados não agrupados e agrupados
MEDIDAS DE DISPERSÃO
Amplitude total
Variância e desvio padrão para dados não agrupados e agrupados; propriedades do desvio padrão
Coeficiente de variação
Erro padrão da média
TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM
Amostragem não probabilística
Amostragem probabilística
Amostragem aleatória simples
Amostragem estratificada
Amostragem sistemática
Amostragem por conglomerado
REGRESSÃO E CORRELAÇÃO LINEAR SIMPLES
Diagrama de dispersão e tendência de dados
Determinação (Método dos Mínimos Quadrados) e interpretação dos coeficientes a e b da reta de regressão
Coeficiente de correlação de Pearson e coeficiente de determinação
INTRODUÇÃO A PROBABILIDADE
Conceitos
Operações com eventos - união, interseção, complementação
Propriedades da probabilidade
Probabilidade condicionada
Independência de eventos
DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADES DISCRETAS
Distribuição Binomial
Distribuição de Poisson
DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADES CONTÍNUAS
Distribuição Normal
Distribuição Normal Reduzida (Padronizada)
DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
Distribuição amostral da média - Teorema Central do Limite
Distribuição t - Student
Distribuição χ² -Distribuição de Qui-quadrado
Distribuição F
INTERVALOS DE CONFIANÇA
Conceitos de estimação de parâmetros
Intervalo de Confiança para média
Intervalo de Confiança para diferença entre médias
Intervalo de Confiança para proporção
Intervalo de Confiança para diferença entre proporções
Intervalo de Confiança para variância
TESTES DE HIPÓTESES
Conceitos
Teste de Hipóteses para média de uma população
Teste de Hipóteses para médias de duas populações
Teste de Hipóteses para proporção de uma população
Teste de Hipóteses para proporções de duas populações
Teste de Hipóteses para variâncias de duas populações
TESTES NÃO PARAMÉTRICOS
Teste de χ² para aderência - (ajuste de dados observados a dados esperados)
Teste de contingência - Teste de χ² para independência
METODOLOGIA
Ao longo do curso serão realizadas atividades assíncronas e síncronas (aulas presenciais). A carga horária de atendimento será totalmente síncrona para fins de debates, resolução de exercícios, orientação dos(as) discentes e outras atividades que forem necessárias e apropriadas. Os atendimentos aos alunos serão realizados na sala 1J111 do bloco 1J no campus Santa Mônica, com data e horário marcado (a definir na primeira aula presencial).
As atividades assíncronas serão realizadas por meio de videoaulas gravadas previamente. Além das videoaulas, serão disponibilizados aos alunos materiais como: apresentações em PowerPoint, textos sobre o conteúdo abordado na videoaula e listas de exercícios. Nas videoaulas serão abordados todos os conteúdos descritos na ementa da disciplina.
A seguir destacam-se informações conforme orientações e solicitações da Resolução nº 7/2020 do Conselho de Graduação:
a) Atividades síncronas (aulas presenciais): quatro horas/aula por semana
Horários das atividades síncronas: terça-feira – 08:00 – 11:30
Plataforma de T.I./softwares que serão utilizados: Não haverá uso de plataformas. Todo o conteúdo será apresentado em sala de aula (presencial).
b) Atividades assíncronas: uma hora/aula conforme data e descrição das atividades apresentadas no Quadro 2.
Plataforma de T.I. /softwares que serão utilizados:
Moodle: utilizado para disponibilização das videoaulas e realização de fóruns de discussões;
OBS Studio (software livre): utilizado para gravação das videoaulas;
Endereço web de localização dos arquivos: https://www.moodle.ufu.br/login/index.php
c) Demais atividades letivas: Todas as atividades letivas estão descritas nas atividades síncronas (Quadro 1) e assíncronas (Quadro 2). O que totaliza 72 horas/aula no semestre;
d) Carga-horária prática: Não se aplica, pois a carga horária da disciplina é totalmente teórica.
e) Como e onde os discentes terão acesso às referências bibliográficas:
Biblioteca da UFU
UAB/UFSCar - coleção de livros didáticos de cursos de graduação:
Departamento de Estatística da Universidade Federal de Minas Gerais – Relatórios Técnicos – Série Ensino: http://www.est.ufmg.br/portal/producao/relatorios-tecnicos/serie-ensino
Biblioteca Virtual de Matemática do Instituto de Matemática da UFRJ:
https://www.labma.ufrj.br/~mcabral/bvm/bvm-ufrj-disciplina.html
Guias de Estudo do Curso de Matemática EaD da UFU:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26903
Material de apoio a ser utilizado:
Videoaulas e videoconferências;
Apresentação em PowerPoint contendo conteúdo conforme ementa do curso;
Listas de exercícios.
Nos Quadros 1 e 2 são descritos conteúdos/assuntos e as datas das atividades síncronas e assíncronas.
Quadro 1 – Descrição das atividades síncronas (aulas presenciais).
Atividade (Nome ou Descrição) |
Tipo (Teórica ou Prática) |
Plataforma de TI(1) |
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1 |
03/05/2022 – Apresentação do sistema de avaliação; Apresentação de Conteúdo e resoluções de exercícios sobre distribuições de frequências, medidas de posição e dispersão |
Teórica |
Não haverá uso de plataformas. Todo o conteúdo será apresentado em sala de aula (presencial). |
2 |
10/05/2022 – Apresentação doconteúdo e resoluções de exercícios sobre introdução a probabilidade
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Teórica |
Não haverá uso de plataformas. Todo o conteúdo será apresentado em sala de aula (presencial). |
3 |
17/05/2022 – Apresentação de conteúdo e resoluções de exercícios de distribuições de probabilidades discretas |
Teórica |
Não haverá uso de plataformas. Todo o conteúdo será apresentado em sala de aula (presencial). |
4 |
24/05/2022 – Apresentação de conteúdo e resoluções de exercícios de distribuições de probabilidades contínuas.
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Teórica |
Não haverá uso de plataformas. Todo o conteúdo será apresentado em sala de aula (presencial). |
5 |
31/05/2022 – Apresentação de conteúdo e resoluções de exercícios de Amostragem e distribuições de amostragem |
Teórica |
Não haverá uso de plataformas. Todo o conteúdo será apresentado em sala de aula (presencial). |
6 |
07/06/2022 – 1ª Avaliação – 30,0 pontos |
1ª Avaliação |
Avaliação em sala (presencial) |
7 |
14/06/2022 – Apresentação de conteúdo e resoluções de exercícios sobre Intervalo de Confiança para média e para proporção |
Teórica |
Não haverá uso de plataformas. Todo o conteúdo será apresentado em sala de aula (presencial). |
8 |
21/06/2022 - Apresentação de conteúdo e resoluções de exercícios sobre: Intervalo de Confiança para variância e desvio padrão.
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Teórica |
Não haverá uso de plataformas. Todo o conteúdo será apresentado em sala de aula (presencial). |
9 |
28/06/2022 – Apresentação de conteúdo e resoluções de exercícios sobre: Intervalo de Confiança para diferença entre médias; Intervalo de Confiança para diferença entre proporções. |
Teórica |
Não haverá uso de plataformas. Todo o conteúdo será apresentado em sala de aula (presencial). |
10 |
05/07/2022 – Apresentação de conteúdo e resoluções de exercícios sobre: Teste de Hipóteses para média de uma população; Teste de Hipóteses para proporção de uma população. |
Teórica |
Não haverá uso de plataformas. Todo o conteúdo será apresentado em sala de aula (presencial). |
11 |
12/07/2022 – Apresentação de conteúdo e resoluções de exercícios sobre: Teste de Hipóteses para médias de duas populações; Teste de Hipóteses para proporções de duas populações; |
Teórica |
Não haverá uso de plataformas. Todo o conteúdo será apresentado em sala de aula (presencial). |
12 |
19/07/2022 – 2ª Avalição – 35,0 pontos |
2ª Avaliação |
Avaliação em sala (presencial) |
13 |
26/07/2022 – Apresentação de conteúdo e resoluções de exercícios sobre Teste de Hipóteses para variâncias de duas populações.
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Teórica |
Não haverá uso de plataformas. Todo o conteúdo será apresentado em sala de aula (presencial). |
14 |
02/08/2022 – Apresentação de conteúdo e resoluções de exercícios sobre: Teste de χ² para aderência - (ajuste de dados observados a dados esperados); Teste de contingência - Teste de χ² para independência; |
Teórica |
Não haverá uso de plataformas. Todo o conteúdo será apresentado em sala de aula (presencial). |
15 |
09/08/2022 - Apresentação de conteúdo e resoluções de exercícios sobre correlação e regressão linear simples |
Teórica |
Não haverá uso de plataformas. Todo o conteúdo será apresentado em sala de aula (presencial). |
16 |
16/08/2022 - 3ª Avalição – 35,0 pontos |
3ª Avaliação e Avaliação Substitutiva |
Avaliação em sala (presencial) |
(1) Centro de Tecnologia da Informação (CTI) ratifica que as Soluções Institucionais para Ferramentas de Colaboração e Cooperação são o Microsof Teams e o MConf RNP. (Ofício Nº 113/2020/CTI/REITO-UFU).
Quadro 2 – Descrição das atividades assíncronas.
Semana |
Atividade (Nome ou Descrição) |
Tipo (Teórica ou Prática) |
Local e forma de disponibilização dos arquivos(1) (moodle, teams, e-mail, etc) |
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1 |
02/05/2021 – Início do semestre – Videoaulas sobre os conteúdos de distribuições de frequencias, medidas de posição e dispersão Videoaulas sobre os conteúdos de introdução a probabilidades |
Teórica |
Moodle |
2 |
16/05/2021 – Videoaulas sobre os conteúdos de distribuições de probabilidades discretas Videoaulas sobre os conteúdos de distribuições de probabilidades contínuas;
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Teórica |
Moodle |
3 |
30/05/2022 – Videoaulas sobre os conteúdos de amostragem e distribuições de amostragem Videoaulas sobre os conteúdos de intervalos de confiança para média e proporção |
Teórica |
Moodle |
4 |
20/06/2022 – Videoaulas sobre os conteúdos de intervalos de confiança para variância e desvio padrão Videoaulas sobre os conteúdos de intervalos de confiança para diferença entre médias e diferença entre proporções |
Teórica |
Moodle |
5 |
04/07/2022 – Videoaulas sobre os conteúdos de Testes de hipóteses para média de uma população; Teste de Hipóteses para proporção de uma população. |
Teórica |
Moodle |
6 |
11/07/2022 – Videoaulas sobre os conteúdos de Teste de Hipóteses para médias de duas populações; Teste de Hipóteses para proporções de duas populações; Teste de Hipóteses para variâncias de duas populações. |
Teórica |
Moodle |
7 |
01/08/2022 – Videoaulas sobre os conteúdos de Teste de χ² para aderência - (ajuste de dados observados a dados esperados); Teste de contingência - Teste de χ² para independência. |
Teórica |
Moodle |
8 |
08/08/2022 – Videoaulas sobre os conteúdos de correlação e regressão linear simples |
Teórica |
Moodle |
AVALIAÇÃO
As avaliações serão realizadas em sala de aula (presencial) e nos dias de prova não será permitida a entrada na sala após 10 minutos do início da prova e não será permitida a saída da sala antes de meia hora do início da mesma. É permitido o uso de calculadora durante a prova, com exceção de calculadoras de celulares.
A Avaliação Cumulativa será composta de três provas escritas de 30,0, 35,0 e 35,0 pontos, respectivamente. A nota da Avaliação Cumulativa (NCum) de cada discente é calculada de acordo com a equação:
NCum = 3,0.P1 + 3,5.P2 + 3,5.P3
em que P1, P2 e P3 são as notas da primeira, segunda e terceira avaliações, respectivamente.
Para o discente que não alcançar 60,0 pontos na Avaliação Cumulativa haverá um segundo momento de recuperação por meio da Avaliação Complementar. Esta avaliação consiste em uma prova substitutiva sobre o conteúdo específico da prova que irá substituir, individual, realizada no final do semestre, valendo 30,0 pontos ou 35,0 pontos. A nota obtida nesta, substituirá a menor nota dentre as 3 provas (P1, P2 e P3). Será aprovado o discente cuja Nota final for maior ou igual 60,0 pontos.
Conforme Quadro 2 (atividades assíncronas), serão disponibilizadas videoaulas referentes aos conteúdos descritos na ementa do curso. Portanto, é extremamente importante que todos os alunos e alunas assistam as videoaulas que antecedem as aulas presenciais, pois os conteúdos das videoaulas serão trabalhados nas aulas presenciais.
Será aprovado o(a) discente cuja nota da avaliação cumulativa for maior ou igual 60,0 pontos.
Datas para as avaliações e entregas de trabalhos:
1ª Avaliação – P1: 07 de junho de 2022 – terça-feira (07/06/2022);
2ª Avaliação – P2: 19 de julho de 2022 – terça-feira (19/07/2022);
3ª Avaliação – P3: 16 de agosto de 2022 – terça-feira (16/08/2022).
BIBLIOGRAFIA
Básica
ARANGO, H. G. Bioestatística: Teórica e Computacional. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.
BEIGUELMAN, B. Curso Prático de Bioestatítica. Ribeirão Preto: Revista Brasileira de Genética, 1996.
BUSSAB, W. O.; MORETTIN, P. Estatístca Básica. São Paulo: Atual Editora, 2002.
COSTA NETO, P. L. O. Estatística. São Paulo: Edgard Blücher, 2002.
Complementar
FREUD, J. E.; SIMON, G. A. Estatística Aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2000.
LEVINE, D. M.; BERENSON, M. L.; STEPHAN, D. Estatística: teoria e aplicações (usando o Microsoft Excel em português). Rio de janeiro: LTC - Livros Técnicos e Científicos Editora, 2000.
LOPES, P. A. Probabilidades e Estatística. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso Editores, 1999.
MORETTIN, L. G. Estatística Básica - Probabilidade. Vol. 1. São Paulo: Makron Books, 1999.
MORETTIN, L. G. Estatística Básica - Inferência. Vol. 2. São Paulo: Makron Books, 1999.
SPIEGEL, M. R. Estatística. 3a. ed. São Paulo: Markon Books, 1993.
TRIOLA, M. F. Introdução à Estatística. Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e
Científicos Editora, 1999.
VIEIRA, S. Introdução à Bioestatística. Rio de Janeiro: Campus. 1997.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Janser Moura Pereira, Professor(a) do Magistério Superior, em 13/04/2022, às 08:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.023194/2022-23 | SEI nº 3520361 |