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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
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EMENTA
Introdução aos estudos da Idade Média Ocidental e Oriental. A cisão entre Ocidente e Oriente. Diferenças étnicas e religiosas. Economia, cultura e sociedade do período medieval. Legado histórico, cultural e filosófico.
JUSTIFICATIVA
Esta disciplina analisa temáticas fundamentais para a reflexão de fenômenos e processos localizados nos períodos - mais comumente - identificados por Idade Média Ocidental e Oriental. Nessa direção é fundamental entender alguns conceitos historiográficos que estabelecem bases para a compreensão da sociedade feudal/medieval, e promove-se, junto aos discentes, possibilidades de interpretação do contexto histórico e das dinâmicas sociais para a construção dos processos de autonomia intelectual. Temáticas como a fé cristã, a constituição das relações de poder, a vida urbana, os mecanismos de controle social e sua transformação são pertinentes para a compreensão do período histórico.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
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Objetivos Específicos: |
· Compreender a dinâmica e estrutura do período medieval; · Discutir a formação da civilização do Ocidente Medieval; · Identificar e problematizar os conceitos de Ocidente e Oriente; · Refletir sobre as relações entre Igreja, poder e sociedade; · Compreender as especificidades medievais das concepções de tempo e espaço; · Analisar documentos medievais considerando as suas especificidades. |
PROGRAMA
Unidade 1: O Ocidente Medieval (Sécs. V-X)
1.1- O declínio do Império Romano (século III-IV).
1.2- Ascensão do Cristianismo.
1.3- Dinâmicas migratórias e tensões territoriais.
1.4- Formação dos reinos latino-germânicos.
Unidade 2: O Oriente Medieval (Sécs. IV-XI)
2.1- Bizâncio I: formação (sécs. VI-VII).
2.2- Bizâncio II: o apogeu do oriente (séc. VIII-XI).
2.3- A formação do Islã.
Unidade 3: Ocidente Medieval (Sécs. X-XV)
3.1- Feudalismo.
3.2- Igreja e Estado no Ocidente.
3.3- As Heresias Medievais no Ocidente.
3.4- Cultura e arte medievais.
Unidade 4: O Oriente Medieval (Sécs. X-XV)
4.1- A expansão e fragmentação no Mundo muçulmano na Idade Média.
4.2- Transformações e crise no oriente.
METODOLOGIA
A disciplina “História Medieval” (carga horária de 60 horas) será ofertada em 15 semanas. Nesse sentido, a carga horária da disciplina constará de 60 horas teóricas. A disciplina será ofertada na sexta-feira. A disciplina será ofertada em aulas expositivas, ministradas de forma demonstrativa e explicativa; também serão utilizados os recursos audiovisuais como documentários e slides que possam ilustrar o contexto da temática proposta.
AVALIAÇÃO
Avaliações: 02 avaliações no valor de 25,0 pontos cada (individualmente e sem consulta. Meses: junho e agosto). Total: 50,0 pontos.
Atividades em grupos: Valor = 30,0 pontos (divididos ao longo da disciplina). Apresentação de textos em grupos = valor: 20,0 pontos. (Semanalmente)
Atividades diversas: leituras; análise de fontes documentais; vídeos e documentários.
Atividade de recuperação da aprendizagem: Trabalho escrito, versando sobre conteúdos da disciplina no valor de 100,0 pontos.
Critérios Avaliados: O desempenho dos alunos será avaliado mediante o cumprimento das tarefas distribuídas, sendo os mesmos avaliados processualmente e individualmente, considerando, para tanto, os aspectos inerentes a conteúdo, forma, cumprimento dos prazos, lógica e adequação de trabalhos científicos às normas da instituição e ABNT. A avaliação que a professora fará de cada aula será realizada mediante a análise dos itens propostos nas respectivas unidades, ou seja, elaboração e sistematização das várias atividades propostas ao longo da disciplina.
BIBLIOGRAFIA
Observação: os materiais serão disponibilizados via e-mail da docente, como também na Xerox do Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO. Caso não haja o funcionamento da Xerox do Instituto a docente disponibilizará via Teams da disciplina.
Básica
DUBY, Georges. Idade Média, idade dos homens: do amor e outros ensaios. São Paulo: Companhia de Bolso, 2011.
FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do ocidente. 2ª Ed. Rev. e Ampl. São Paulo: Brasiliense, 2001.
LE GOFF, Jacques. A civilização do ocidente medieval. Bauru: EDUSC, 2005.
Complementar
BASCHET, Jérôme. A civilização feudal: do ano mil à colonização da América. São Paulo: Globo, 2006.
DUBY, Georges. Ano 1000, ano 2000: na pista de nossos medos. São Paulo: Ed. da UNESP, 1998.
DUBY, Georges. O tempo das catedrais: a arte e a sociedade (980-1420). Lisboa: Editorial Estampa, 1993.
HUIZINGA, Johan. O outono da idade média: estudo sobre as formas de vida e de pensamento dos séculos XIV e XV na França e nos Países Baixos. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
LE GOFF, Jacques. As raízes medievais da Europa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Geovanna de Lourdes Alves Ramos, Professor(a) do Magistério Superior, em 16/05/2022, às 11:21, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.020478/2022-68 | SEI nº 3601069 |