UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

História Medieval

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO

Código:

ICHPO32202

Período/Série:

Turma:

ICHPO

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60hs

Prática:

 

Total:

60hs

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Dra. Geovanna de Lourdes Alves Ramos

Ano/Semestre:

2021/2

Observações:

Período letivo 2021/2: 02/05/2022 a 20/08/2022 conforme Resolução nº 25/2020 CONGRAD. Atendimento aos discentes será na sexta-feira. Horários poderão ser agendados pelo e-mail institucional da docente: geovanna@ufu.br

 

EMENTA

Introdução aos estudos da Idade Média Ocidental e Oriental. A cisão entre Ocidente e Oriente. Diferenças étnicas e religiosas. Economia, cultura e sociedade do período medieval. Legado histórico, cultural e filosófico.

JUSTIFICATIVA

Esta disciplina analisa temáticas fundamentais para a reflexão de fenômenos e processos localizados nos períodos - mais comumente - identificados por Idade Média Ocidental e Oriental. Nessa direção é fundamental entender alguns conceitos historiográficos que estabelecem bases para a compreensão da sociedade feudal/medieval, e promove-se, junto aos discentes, possibilidades de interpretação do contexto histórico e das dinâmicas sociais para a construção dos processos de autonomia intelectual. Temáticas como a fé cristã, a constituição das relações de poder, a vida urbana, os mecanismos de controle social e sua transformação são pertinentes para a compreensão do período histórico.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

  • Fornecer uma Introdução aos estudos da Idade Média Ocidental e Oriental compreendida como período privilegiado de formação e estruturação da Europa Ocidental.

Objetivos Específicos:

·         Compreender a dinâmica e estrutura do período medieval;

·         Discutir a formação da civilização do Ocidente Medieval;

·         Identificar e problematizar os conceitos de Ocidente e Oriente;

·         Refletir sobre as relações entre Igreja, poder e sociedade;

·         Compreender as especificidades medievais das concepções de tempo e espaço;

·         Analisar documentos medievais considerando as suas especificidades.

PROGRAMA

Unidade 1O Ocidente Medieval (Sécs. V-X)

1.1- O declínio do Império Romano (século III-IV).

1.2- Ascensão do Cristianismo.

1.3- Dinâmicas migratórias e tensões territoriais.

1.4- Formação dos reinos latino-germânicos.

Unidade 2O Oriente Medieval (Sécs. IV-XI)

2.1- Bizâncio I: formação (sécs. VI-VII).

2.2- Bizâncio II: o apogeu do oriente (séc. VIII-XI).

2.3- A formação do Islã.

Unidade 3Ocidente Medieval (Sécs. X-XV)

3.1- Feudalismo.

3.2- Igreja e Estado no Ocidente.

3.3- As Heresias Medievais no Ocidente.

3.4- Cultura e arte medievais.

Unidade 4O Oriente Medieval (Sécs. X-XV)

4.1- A expansão e fragmentação no Mundo muçulmano na Idade Média.

4.2- Transformações e crise no oriente.    

METODOLOGIA

A disciplina “História Medieval” (carga horária de 60 horas) será ofertada em 15 semanas. Nesse sentido, a carga horária da disciplina constará de 60 horas teóricas. A disciplina será ofertada na sexta-feira. A disciplina será ofertada em aulas expositivas, ministradas de forma demonstrativa e explicativa; também serão utilizados os recursos audiovisuais como documentários e slides que possam ilustrar o contexto da temática proposta.

AVALIAÇÃO

Avaliações: 02 avaliações no valor de 25,0 pontos cada (individualmente e sem consulta. Meses: junho e agosto). Total: 50,0 pontos.

Atividades em grupos: Valor = 30,0 pontos (divididos ao longo da disciplina). Apresentação de textos em grupos = valor: 20,0 pontos. (Semanalmente)

Atividades diversas: leituras; análise de fontes documentais; vídeos e documentários.

Atividade de recuperação da aprendizagem: Trabalho escrito, versando sobre conteúdos da disciplina no valor de 100,0 pontos.

Critérios Avaliados: O desempenho dos alunos será avaliado mediante o cumprimento das tarefas distribuídas, sendo os mesmos avaliados processualmente e individualmente, considerando, para tanto, os aspectos inerentes a conteúdo, forma, cumprimento dos prazos, lógica e adequação de trabalhos científicos às normas da instituição e ABNT. A avaliação que a professora fará de cada aula será realizada mediante a análise dos itens propostos nas respectivas unidades, ou seja, elaboração e sistematização das várias atividades propostas ao longo da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

Observação: os materiais serão disponibilizados via e-mail da docente, como também na Xerox do Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO. Caso não haja o funcionamento da Xerox do Instituto a docente disponibilizará via Teams da disciplina.

Básica

DUBY, Georges. Idade Média, idade dos homens: do amor e outros ensaios. São Paulo: Companhia de Bolso, 2011.

FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do ocidente. 2ª Ed. Rev. e Ampl. São Paulo: Brasiliense, 2001.

LE GOFF, Jacques. A civilização do ocidente medieval. Bauru: EDUSC, 2005.

Complementar

BASCHET, Jérôme. A civilização feudal: do ano mil à colonização da América. São Paulo: Globo, 2006.

DUBY, Georges. Ano 1000, ano 2000: na pista de nossos medos. São Paulo: Ed. da UNESP, 1998.

DUBY, Georges. O tempo das catedrais: a arte e a sociedade (980-1420). Lisboa: Editorial Estampa, 1993.

HUIZINGA, Johan. O outono da idade média: estudo sobre as formas de vida e de pensamento dos séculos XIV e XV na França e nos Países Baixos. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

LE GOFF, Jacques. As raízes medievais da Europa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Geovanna de Lourdes Alves Ramos, Professor(a) do Magistério Superior, em 16/05/2022, às 11:21, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.020478/2022-68 SEI nº 3601069