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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 5M, Sala 108 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Ata
Ata da 03ª Reunião Ordinária do Colegiado de Pós-Graduação, do Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional - PPGGO, da Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN, da Universidade Federal de Uberlândia, ano 2024. Aos 17 dias do mês de julho de dois mil e vinte quatro, às 14:00 horas, reuniu-se, virtualmente, o Colegiado do Programa de Pós-graduação em Gestão Organizacional sob a presidência do Prof. Dr. Antonio Sérgio Torres Penedo, com a presença do Professor Doutor: Luciano Ferreira Carvalho, Peterson Elizandro Gandolfi, Vérica Marconi Freitas de Paula e Vinicius Silva Pereira; da secretária Cristielly Amaral Braz Paulino; e do(a) representante discente Jhocasta de Castro Barbosa. 1. Informe: 1.1. Reunião de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação da Região Sudeste [Capes Área 27]: Participação do professor José Eduardo Ferreira Lopes, como representante do PPGGO, na Reunião de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação da Região Sudeste [Capes Área 27], realizada nos dias 01 e 02 de julho de 2024, na EAESP FGV, São Paulo - SP. 2. Ordem do Dia. 2.1. Requerimentos de Banca de Exame de Qualificação: Os seguintes pedidos de banca de qualificação foram apresentados pelos(as) discentes: 2.1.1. Alteração na Banca de Exame de Qualificação aprovada ad referendum – Gislene Faustino Dias de Almeida (12312GOM005 - Linha: Gestão Pública): A professora Cíntia Rodrigues de Oliveira Medeiros, orientadora da discente Gislene Faustino Dias de Almeida (12312GOM005), linha de pesquisa em Gestão Pública, requereu alteração de membros da banca de qualificação, anteriormente aprovada na 02ª Reunião Ordinária deste Colegiado (Ata 5236180), para incluir a professora doutora Maria Lúcia Granja Coutinho, cujo trabalho é intitulado “Modos de Olhar a Maternidade: o Ponto de Vista das Servidoras do Ministério Público de Minas Gerais Sobre o Desafio de Conciliar Trabalho e Cuidado”, realizada no dia 24/06/2024 às 09:00 horas, presencial (sala 1F222), passando a constar a seguinte composição: Cíntia Rodrigues de Oliveira Medeiros (orientadora), Valdir Machado Valadão Júnior (UFU), Vérica Marconi Freitas de Paula (UFU) e Maria Lúcia Granja Coutinho (UFU). 2.1.2. Banca de Exame de Qualificação – Julianne Peixoto Rodrigues (12212GOM010 - Linha: Gestão Empresarial): O(A) Discente Julianne Peixoto Rodrigues (12212GOM010), linha de pesquisa em Gestão Empresarial, requereu marcação de banca de qualificação, cujo trabalho é intitulado “PROPOSTA DE DESENHO DE PROCESSO DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA”, a ser realizada no dia 31/07/2024 às 14:00 horas, por videoconferência, com a seguinte composição: Peterson Elizandro Gandolfi (orientador), José Eduardo Ferreira Lopes (UFU) e Alex Fabianne de Paulo (UFG). 2.1.3. Banca de Exame de Qualificação – Afonso Henrique Barbosa Azzola (12312GOM018 - Linha: Gestão Empresarial): O(A) Discente Afonso Henrique Barbosa Azzola (12312GOM018), linha de pesquisa em Gestão Empresarial, requereu marcação de banca de qualificação, cujo trabalho é intitulado “O Efeito da Recuperação Judicial no Risco de Falência: Uma Análise das Empresas Brasileiras Listadas da B3 Utilizando o Modelo Z”-Score de Altman”, a ser realizada no dia 16/08/2024 às 15:30 horas, por videoconferência, com a seguinte composição: Antonio Sérgio Torres Penedo (orientador), Marcelo Fodra (UFU) e Marco Aurélio dos Santos (FGV). Parecer: As solicitações de banca de Exame de qualificação foram aprovadas, por unanimidade, pelos membros presentes deste colegiado. 2.2. Implementação da Resolução CONPEP nº 43. Tendo em vista a aprovação da Resolução CONPEP nº 43, de 14 de março de 2024, a Diretoria de Administração e Controle Acadêmico - DIRAC procedeu ao cadastro das disciplinas abaixo no Sistema de Gestão:
Disciplinas |
Professores responsáveis |
PGSS001 Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na Ciência |
Jaluza Maria Lima Silva Borsatto |
PGSS002 Empreendedorismo e Inovação |
Luciana Carvalho |
PGSS003 Princípios Éticos, Manejo e Cuidado de Animais em Pesquisa e Ensino |
Murilo Vieira da Silva |
PGSS004 Introdução ao debate sobre a diversidade sexual |
Emerson Fernando Rasera |
PGSS005 Leitura crítica e redação de artigos científicos |
Tiago Wilson Patriarca Mineo |
Parecer: Considerando o disposto no parágrafo primeiro da Resolução CONPEP nº 43, de 14 de março de 2024 (anexa), o qual dispõe que a inclusão dos componentes no rol de disciplinas do curso depende da definição do Colegiado do Programa, os membros presentes deste colegiado autorizaram, por unanimidade, a oferta da disciplina optativa "PGSS002 Empreendedorismo e Inovação", a partir de 2025-1, com 30 (trinta) vagas, a ser ministrada pela Profª. Dra. Luciana Carvalho, devendo a DIRAC inserir o componente curricular desta disciplina no PPGGO. 2.3. Orientação dos ingressantes PPGGO/2024. Os seguintes pedidos de orientação foram apresentados pelos discentes e docentes:
Orientador(a) | Discente |
---|---|
Verônica Angélica Freitas de Paula |
Matheus Arantes Quintal (12412GOM019) |
Valdir Machado Valadão Júnior |
Filipe Cesar Alves (12412GOM009) |
Parecer: As solicitações de orientação foram aprovadas, por unanimidade, pelos membros presentes deste colegiado. 2.4. Mudança de orientação do discente Leonardo Emanuel Saraiva (12312GOM017). O discente Leonardo Emanuel Saraiva - 12312GOM017 requereu alteração de orientação, da Professora Verônica Angélica Freitas de Paula para o Professor Carlos Roberto Domingues, devido à mudança de intenção de desenvolvimento do projeto de conclusão de curso, conforme requerimento anexo. Parecer: A solicitação de mudança de orientação foi aprovada, por unanimidade, pelos membros presentes deste colegiado. 2.5. Proposta de alteração na Grade Horária - 2024-2: Proposta de alteração da grade horária de 2024-2 do PPGGO, para alterar o dia de aula e o docente da disciplina "Gestão de Serviços - FAGEN41013", linha de pesquisa Gestão Empresarial, para as Segundas-feiras, de 19h às 22:30h, a ser ministrada pelo Prof. Dr. Leonardo Caixeta de Castro Maia. Parecer: A proposta de alteração da grade horária, do semestre letivo 2024/2, foi aprovada, por unanimidade, pelos membros presentes deste colegiado. 2.6. Requerimento de Banca de Defesa de dissertação: O seguinte pedido de banca de defesa de dissertação foi apresentado pelo discente: 2.6.1. Banca de Exame de Defesa de dissertação – Tiago Moraes Mariano (12212GOM020 - Linha: Gestão Empresarial): O(A) discente Tiago Moraes Mariano (12212GOM020 - Linha: Gestão Empresarial), requereu marcação de banca de defesa de dissertação, cujo trabalho é intitulado “Impacto do uso de gerenciamento de resultados por meio de decisões operacionais e por accruals no endividamento das empresas: uma análise das companhias de capital aberto do Brasil”, a ser realizada no dia 16/08/2024 às 14:00 horas, por videoconferência, com a seguinte composição: Antonio Sérgio Torres Penedo (Orientador), Marcelo Fodra (UFU), e Marco Aurélio dos Santos (FGV). Parecer: A solicitação de banca de Defesa de dissertação foi aprovada, por unanimidade, pelos membros presentes deste colegiado. 2.7. Requerimento de dilação de prazo para a defesa de dissertação - Michelle Borges de Noronha Ferreira (12212GOM013 - Linha: Gestão Pública): O(a) discente Michelle Borges de Noronha Ferreira (12212GOM013 - Linha: Gestão Pública) solicitou a este colegiado a dilação de prazo para a defesa de sua Dissertação, conforme justificativas anexas a este processo. Conforme cronograma de execução anexo, a previsão de defesa de dissertação é até 08 de setembro de 2024. Parecer: Considerando o Art. 24 da Resolução nº 11/2015, do Conselho de Pesquisa e Pós-graduação, a solicitação foi aprovada, por unanimidade, pelos membros presentes deste colegiado. Destaca-se que todos os requisitos para o envio do requerimento de solicitação de banca de defesa de dissertação deverão ser observados e atendidos. 2.8. Inscrição do PPGGO na 3ª fase do Edital 01/22 do Programa Pró-Acompanhamento da PROPP-UFU. Foi discutido sobre a inscrição do PPGGO na 3ª fase do Programa de Pró-Acompanhamento, ressaltando os benefícios que a referida inscrição trará ao PPGGO. Foi sugerido pelo presidente a manutenção do Consultor Carlos Ricardo Rossetto, que participou das fases anteriores do programa, ressaltando a sua experiência com Programas de Pós-graduação stricto sensu, bem como sua produção acadêmica. Parecer: Após discussão e votação, foi aprovada, por unanimidade, pelos membros presentes deste colegiado, a inscrição na 3ª etapa do Programa Pró-Acompanhamento da PROPP-UFU, juntamente com a manutenção do Consultor Carlos Ricardo Rossetto. 2.9. Resolução COLPPGGO nº 1, de 11 de julho de 2024, que define normas para credenciamento, recredenciamento, descredenciamento e enquadramento de docentes no Programa de Pós-graduação em Gestão Organizacional da Universidade Federal de Uberlândia – ano base 2024. A Resolução COLPPGGO nº 1, de 11 de julho de 2024, disponível no Processo SEI nº 23117.044410/2024-36 (doc. 5526882), foi analisada e discutida pelos membros presentes deste colegiado. Parecer: Após discutido, a referida Resolução foi aprovada, por unanimidade, pelos membros presentes deste colegiado. 3. Leitura e aprovação da presente ata. A presente Ata foi aprovada por todos os membros presentes do colegiado e assinada no SEI, processo número 23117.005501/2024-56. 4. Assuntos Gerais. 4.1. Nada mais tendo sido tratado, o Senhor Presidente agradeceu a presença de todos, e dando por encerrada a reunião e, para constar, eu, Cristielly Amaral Braz Paulino, na qualidade de Secretária, lavrei esta ata que, após lida e aprovada, será assinada eletronicamente pelo Senhor Presidente, e pelos demais membros deste colegiado. Uberlândia, 17 de julho de 2024.
Antonio Sérgio Torres Penedo (Presidente)
Jhocasta de Castro Barbosa
Luciano Ferreira Carvalho
Peterson Elizandro Gandolfi
Vérica Marconi Freitas de Paula
Vinicius Silva Pereira
Cristielly Amaral Braz Paulino (Secretária)
| Documento assinado eletronicamente por Antônio Sérgio Torres Penedo, Presidente, em 19/07/2024, às 09:28, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por Vinícius Silva Pereira, Membro de Colegiado, em 19/07/2024, às 09:31, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por Luciano Ferreira Carvalho, Membro de Colegiado, em 19/07/2024, às 09:32, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por Vérica Marconi Freitas de Paula, Membro de Colegiado, em 19/07/2024, às 09:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por Jhocasta de Castro Barbosa, Membro de Colegiado, em 19/07/2024, às 09:47, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por Peterson Elizandro Gandolfi, Membro de Colegiado, em 19/07/2024, às 11:33, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por Cristielly Amaral Braz Paulino, Secretário(a), em 19/07/2024, às 11:36, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.039750/2024-45 | SEI nº 5473263 |