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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua 20, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
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Teórica: |
Prática: |
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Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
A escola como espaço de reflexão. Fontes de pesquisa em educação Caracterização do contexto e das relações de trabalho na escola; levantamento do ambiente educativo das escolas, mediante a elaboração de instrumentos de pesquisa e de categorias de análise que permitam ao futuro professor realizar um primeiro estudo de caracterização do seu contexto de trabalho: gestão e funcionamento das escolas de Educação Básica.
JUSTIFICATIVA
Na ficha original não há justificativas para a disciplina PIPE II.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Articular a teoria com a prática na área de gestão de processos educativos, analisando os variados instrumentos de trabalho e diferenciadas metodologias de planejamento da práxis pedagógica; |
Objetivos Específicos: |
Diagnosticar, analisar e interpretar a escola em suas múltiplas dimensões. |
PROGRAMA
Unidade I: Fontes de pesquisa em educação.
Unidade II: A escola como espaço de reflexão.
Unidade III: Contexto e relações de trabalho na escola.
Unidade IV: Gestão e funcionamento das escolas de Educação Básica.
METODOLOGIA
A metodologia da disciplina PIPE II Será baseada em atividades síncronas e assíncronas.
Síncronas são as atividades realizadas em ambientas virtuais, sobretudo o Google Meet, garantindo ao mesmo tempo o isolamento social e a interação entre professor e alunos no debate de ideias, apresentação de conteúdos, estabelecimento de diálogos e interação para tirar dúvidas.
Os conteúdos serão sempre textos retirados de livros e artigos de revistas para leitura, visando a produção de trabalhos (resposta de lista de exercícios) e produção de materiais didáticos.
Assíncrona são as atividades individuais, propostas pelo docente e, a partir dos materiais disponibilizados, realizadas pelos alunos. De maneira assíncrona, serão disponibilizados no site da disciplina (https://sites.google.com/site/geographise), materiais diversos (filmes e documentários para download, links para acesso em plataformas como youtube, ou ainda, vídeos explicativos produzidos pelo professor), de maneira que lendo os textos, participando das discussões síncronas, os produtos das atividades assíncronas permitam reforçar o entendimento dos conteúdos repassados aos estudantes, capacitando-os para o entendimento do conhecimento científico geográfico.
É obrigação de cada aluno a leitura dos textos, assistir aos vídeos, organizar seu dia e horários para atender os requisitos da disciplina, garantir sua participação nas atividades assíncronas e entrega de trabalhos nos prazos estipulados.
A disciplina terá 3 fases, cada qual com aulas em 3 semanas:
- Fase 1 PIPE II, realizado nos dias 26 de outubro, 09 e 16 de novembro, serão tratados os elementos teóricos do ítem 1 (Unidade I: Fontes de pesquisa em educação) do programa da disciplina;
- Fase 2 PIPE II – realizado nos dias 23 e 30 de novembro, e 7 de dezembro, será trabalhado o ítem 2 e 3 do programa da disciplina (Os blocos econômicos e a regionalização do espaço mundial);
- Rase 3 REM – realizado nos dias 08, 15 e 22 de dezembro, serão trabalhados os ítem 3 (Globalização e exclusão social no mundo contemporâneo)d e 4 (As redes e fluxos mundiais: técnica, ciência e informação e produção do espaço mundial) do programa da disciplina;
No quadro Cronograma a seguir, explicitamos o desenvolvimento das atividades propostas:
Fase
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Dia |
Módulo |
Atividades Assíncronas
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Atividades Síncronas
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1 |
Segundas-feiras 26 de outubro, 09 e 16 de novembro |
1. Fontes de pesquisa em educação |
Leituras de textos, produção de trabalhos, assistir vídeos explicativos do professor, assistir a documentários, assistir a filmes, responder questionários da fase 1 disponíveis no site da disciplina https://sites.google.com/site/geographise/ na pasta PIPE II.
Total – 18 horas de atividades assíncronas |
Nos dias 26 de outubro, 09 e 16 de novembro, todos os alunos devem participar da Atividade síncrona, com objetivo de tirar dúvidas sobre os conteúdos e exercícios propostos. O horário pré-estabelecido é das 19:50h às 21:40h da noite. Será utilizado a plataforma Google Meet e o link permanente para as aulas é esse meet.google.com/deb-phgk-dkg Total de 06 horas de atividades síncronas. A pedido, poderemos ter mais 50 minutos de atendimento aos alunos na sequência.
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2 |
Segundas-feiras 23 e 30 de novembro, e 7 de dezembro |
2. A escola como espaço de reflexão. Unidade 3. Contexto e relações de trabalho na escola. |
Leituras de textos, produção de trabalhos, assistir vídeos explicativos do professor, assistir a documentários, assistir a filmes, responder questionários da fase 2 disponíveis no site da disciplina https://sites.google.com/site/geographise/ na pasta PIPE II. Total – 18 horas de atividades assíncronas |
Nos dias 23 e 30 de novembro, e 7 de dezembro, todos os alunos devem participar da Atividade síncrona, com objetivo de tirar dúvidas sobre os conteúdos e exercícios propostos. O horário pré-estabelecido é das 19:50h às 31:40h da noite. Será utilizado a plataforma Google Meet e o link permanente para as aulas é esse meet.google.com/deb-phgk-dkg Total de 06 horas de atividades síncronas. A pedido, poderemos ter mais 50 minutos de atendimento aos alunos na sequência. |
3 |
Segundas-feiras 14 e 21 de dezembro |
4. Gestão e funcionamento das escolas de Educação Básica. |
Leituras de textos, produção de trabalhos, assistir vídeos explicativos do professor, assistir a documentários, assistir a filmes, responder questionários da fase 3 disponíveis no site da disciplina https://sites.google.com/site/geographise/ na pasta PIPE II. Total – 18 horas de atividades assíncronas |
Nos dias 14 e 21 de dezembro, todos os alunos devem participar da Atividade síncrona, com objetivo de tirar dúvidas sobre os conteúdos e exercícios propostos. O horário pré-estabelecido é das 19:50h às 21:40h da noite Será utilizado a plataforma Google Meet e o link permanente para as aulas é esse meet.google.com/deb-phgk-dkg Total de 06 horas de atividades síncronas. A pedido, poderemos ter mais 50 minutos de atendimento aos alunos na sequência.
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Total – 72 horas aula |
54 horas aula |
18 horas aula |
PRESENÇA - será lançado no livro de chamada as presenças aos alunos nas atividades síncronas e a qualquer tempo, o aluno pode requerer o número de notas e faltas. No caso das atividades assíncronas, a entrega dos trabalhos propostos vai configurar o cumprimento das horas de atividades assíncronas.
CARGA HORÁRIA PRÁTICA: A disciplina PIPE II possui 45 horas de carga horária prática, que serão realizadas por meio de trabalhos.
PRIMEIRO ACESSO DISCENTE ÁS AULAS: da primeira à última aula, o acesso será o mesmo - é só clicar no link meet.google.com/deb-phgk-dkg. Para maiores detalhes, contate o docente por e-mail geographise@ufu.br ou Whatsapp (34) 992-216-358
ATENDIMENTO AOS ALUNOS: caso seja necessário, será estabelecido a cada aula, 50 minutos a mais de atividade na plataforma Google Meet para que os alunos tirem suas dúvidas e os discentes podem agendar reuniões particulares ou em grupo por quais quer ferramentas já descritas.
AVALIAÇÃO
Serão utilizados 3 instrumentos de Avaliação, todo trabalhos acadêmicos.
No planejamento da disciplina, o professor pedirá a realização de 3 Trabalhos Acadêmicos, que nada mais são do que perguntas, as quais os alunos responderão tendo por base a) Textos da disciplina, b) explicações presenciais na plataforma Google Meet; c) materiais de vídeo (com explicações do docente, documentários e outras fontes), previamente indicados e totalmente acessíveis para download no site da disciplina (https://sites.google.com/site/geographise/,
Os Trabalhos Acadêmicos deverão ser entregues nas seguintes datas: Trabalho 1: 19 de novembro, Trabalho 2: 10 de dezembro e Trabalho 3: 30 de dezembro. Devido a pandemia, a entrega será exclusivamente por e-mail encaminhado para geographise@ufu.br, com cópia para o e-mail do discente, a fim de garantir a comprovação da entrega. O documento pode ser digitado pelo aluno ou uma foto das páginas escritas em folhas de caderno, desde que legível o seu conteúdo para aferição de nota.
Só são aceitos documentos entregues pelo próprio autor. O objetivo é incentivar a leitura e facilitar o entendimento dos assuntos trabalhados nos materiais de vídeo e nas atividades síncronas. A leitura e produção destes documentos é salutar para o sucesso dos alunos na disciplina.
O trabalho 1 tem valor de 30 pontos. O trabalho 2, 35 pontos. O trabalho 3, 35 pontos. Portanto, a soma dos trabalhos resultará em 100 pontos.
BIBLIOGRAFIA
Básica
ALARCÃO, Isabel. (Org.) Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001.
ANDRÉ, Marli.(Org.) O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, 2008.
GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem.Tradução: Daniel Bueno. Porto Alegre: Artes Médicas, 2007
IMBERNÓN, Francisco. Educação para o século XXI: os desafios do futuro imediato. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
LÜDKE, Menga. (Coord.) O professor e a pesquisa. Campina: Papirus, 2007
Complementar
ALVES, Nilda & SGARBI, Paulo. Espaços e imagens na escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
ANDRÉ, Marli. Ensinar a pesquisar... como e para que? In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE), 2006. ENDIPE. Ensinar e aprender: sujeitos, saberes e pesquisa. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
ESTEBAN, Teresa e ZACCUR, Edwiges. (Orgs.) Professora-pesquisadora: uma práxis em construção. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 2001.
TORRES, Rosa Maria. Educação para todos: a tarefa por fazer. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Sergio Gonçalves, Professor(a) do Magistério Superior, em 15/10/2020, às 22:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2315142 e o código CRC 634A1382. |
Referência: Processo nº 23117.057971/2020-71 | SEI nº 2315142 |