UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

História do Brasil V

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

GHS 036

Período/Série:

Turma:

HN2021

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60h

Prática:

0

Total:

60h

Obrigatória:

( X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Angela Aparecida Teles

Ano/Semestre:

2021-1

Observações:

Período letivo: 2021/1 (29/11/2021 a 02/04/2022) conforme Resolução 25/2020 CONGRAD. AVA: Moodle e Microsoft Teams- sala História do Brasil V- GHS036

 

EMENTA

O Brasil dos anos 1960: cultura, política, movimentos sociais. O movimento político-militar de 1964 e a reconfiguração do país. A reorganização da sociedade civil nas décadas de 1970 e 1980. Estudo da historiografia sobre o tema.

JUSTIFICATIVA

Os estudos historiográficos deste período da história republicana brasileira têm apresentado novos temas e abordagens a partir de pesquisas realizadas com documentação inédita sobre a ditadura militar. Para além dos debates no campo da historiografia, as disputas pela memória acerca do golpe civil-militar, da luta civil e armada contra o regime militar, a anistia e o processo de redemocratização tornam imperativo o estudo das décadas de 1960/80, pois são questões de grande relevância para a formação de professores-pesquisadores comprometidos com o exercício da cidadania.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

  • Apresentar e discutir a historiografia produzida sobre a história do Brasil Republicano nas décadas de 1960 a 1980

Objetivos Específicos:

  • Desenvolver a competência narrativa histórica por meio da leitura, produção de texto e da análise de fonte histórica audiovisual e sonora;
  • Discutir o governo João Goulart;
  • Compreender os mecanismos de repressão, censura e propaganda da ditadura militar;
  • Apresentar e debater as memórias conflitivas acerca da ditadura militar;
  • Discutir e problematizar os movimentos sociais e culturais como práticas de intervenção política e estética;
  • Desenvolver a competência para a aprendizagem no ambiente virtual de aprendizagem ( Moodle) e através do uso de TCIs síncronas e assíncronas.

PROGRAMA

 

I- O Golpe civil-militar e a Ditadura militar: 1964-1985

II- As lutas políticas e sociais nos anos 1970-80

III- Cultura e participação política nos anos 1960/80

IV- Memória e História: as disputas políticas em torno de 1964

METODOLOGIA

As aulas ministradas no ensino remoto serão realizadas via Moodle e Microsoft Teams. No Moodle serão disponibilizadas atividades assíncronas e recursos na forma de textos, vídeo aula e áudio aulas. Os textos da bibliografia básica e complementar serão acessados via links, assim como os filmes e canções que serão trabalhadas como fontes históricas. Serão realizadas videoconferências (atividades síncronas) via Microsoft Teams. Quinze encontros síncronos de 2h/a serão gravados e disponibilizados. Fóruns de discussão assíncrona serão disponibilizados para dúvidas. 

Atividades síncronas: 2h/a semanais (1h40) - encontros gravados no Teams e disponibilizados no Microsoft Stream

Horário: terça-feira, das 19h às 20h40

Plataforma de TI : Office.com – Microsoft Teams - Equipe História do Brasil V- GHS036

Atividades assíncronas: 2h/a semanais (1h40)

Plataforma de TI: Moodle – História do Brasil V – GHS036

Assiduidade: controle da frequência nas atividades síncronas via de lista de presença do Teams e da realização das atividades avaliativas assíncronas.

 

AVALIAÇÃO

As atividades avaliativas visam construir a competência na produção de narrativa histórica por meio de atividades disponíveis na plataforma Moodle: tarefas e questionário que serão realizados de maneira assíncrona. Uma tarefa de análise de fontes históricas,  questionário com 04 questões e a produção de duas Base de Dados. A pontuação está dividida da seguinte maneira:

BIBLIOGRAFIA

Básica

MATTOS, Marcelo Badaró. O governo João Goulart: novos rumos da produção historiográfica. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 28, n. 55, p. 245‐263, 2008. Disponível em <http://www.scielo.br>.

NAPOLITANO, Marcos. Recordar é vencer: as vicissitudes da construção da memória sobre o regime militar brasileiro. Antíteses, Londrina, V. 8, n. 15 esp., p. 10-45, 2015. Disponível em:

<  http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/23617/17356>.

QUINALHA, Renan Honorio. Contra a moral e os bons costumes: a política sexual da ditadura brasileira (1964-1988). 2017. Tese (Doutorado em Relações Internacionais) - Instituto de Relações Internacionais, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. doi:10.11606/T.101.2017.tde-20062017-182552.  Disponível em:<https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/101/101131/tde-20062017-182552/pt-br.php>.

Complementar

CARDOSO, Mauricio. O cinema tricontinental de Glauber Rocha: política, estética e revolução (1969-1974). 2007. Tese (Doutorado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. doi:10.11606/T.8.2007.tde-12022008-110659. Acesso em: 2020-07-20. Disponível em:

<https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-12Um a noite em 67022008-110659/pt-br.php

CODATO, Adriano Nervo O golpe de 64 e o regime de 68: aspectos conjunturais e variáveis históricas. HistóriaQuestões & Debates, Curitiba, v. 40,  n. 1, p. 11-36, 2004. Disponível em:<http://revistas.ufpr.br

DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. O Governo João Goulart e o golpe de 1964: memória, história e historiografia. Tempo,  Niterói ,  v. 14, n. 28, p. 123-143,  June  2010 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042010000100006&lng=en&nrm=iso>. access on  20  July  2020.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-77042010000100006.

MELO, Demian Bezerra de; HOEVELER, REJANE CAROLINA.  Muito além da conspiração: uma reavaliação crítica da obra de René Dreifuss.  Tempos Históricos, Paraná, v.18 , n.1, p.13-43, 1º sem. 2014.  Disponível em:< http://e-revista.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/article/view/11096/7916> acessos em  20  jul.  2020.  

RIDENTI, MARCELO. Intelectuais e romantismo revolucionário. São Paulo Perspec. [online]. 2001, vol.15, n.2], pp.13-19. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392001000200003&lng=pt&nrm=iso>.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Angela Aparecida Teles, Professor(a) do Magistério Superior, em 09/11/2021, às 19:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.070949/2021-06 SEI nº 3161708