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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
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EMENTA
O Brasil dos anos 1960: cultura, política, movimentos sociais. O movimento político-militar de 1964 e a reconfiguração do país. A reorganização da sociedade civil nas décadas de 1970 e 1980. Estudo da historiografia sobre o tema.
JUSTIFICATIVA
Os estudos historiográficos deste período da história republicana brasileira têm apresentado novos temas e abordagens a partir de pesquisas realizadas com documentação inédita sobre a ditadura militar. Para além dos debates no campo da historiografia, as disputas pela memória acerca do golpe civil-militar, da luta civil e armada contra o regime militar, a anistia e o processo de redemocratização tornam imperativo o estudo das décadas de 1960/80, pois são questões de grande relevância para a formação de professores-pesquisadores comprometidos com o exercício da cidadania.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
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Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
I- O Golpe civil-militar e a Ditadura militar: 1964-1985
II- As lutas políticas e sociais nos anos 1970-80
III- Cultura e participação política nos anos 1960/80
IV- Memória e História: as disputas políticas em torno de 1964
METODOLOGIA
As aulas ministradas no ensino remoto serão realizadas via Moodle e Microsoft Teams. No Moodle serão disponibilizadas atividades assíncronas e recursos na forma de textos, vídeo aula e áudio aulas. Os textos da bibliografia básica e complementar serão acessados via links, assim como os filmes e canções que serão trabalhadas como fontes históricas. Serão realizadas videoconferências (atividades síncronas) via Microsoft Teams. Quinze encontros síncronos de 2h/a serão gravados e disponibilizados. Fóruns de discussão assíncrona serão disponibilizados para dúvidas.
Atividades síncronas: 2h/a semanais (1h40) - encontros gravados no Teams e disponibilizados no Microsoft Stream
Horário: terça-feira, das 19h às 20h40
Plataforma de TI : Office.com – Microsoft Teams - Equipe História do Brasil V- GHS036
Atividades assíncronas: 2h/a semanais (1h40)
Plataforma de TI: Moodle – História do Brasil V – GHS036
Assiduidade: controle da frequência nas atividades síncronas via de lista de presença do Teams e da realização das atividades avaliativas assíncronas.
AVALIAÇÃO
As atividades avaliativas visam construir a competência na produção de narrativa histórica por meio de atividades disponíveis na plataforma Moodle: tarefas e questionário que serão realizados de maneira assíncrona. Uma tarefa de análise de fontes históricas, questionário com 04 questões e a produção de duas Base de Dados. A pontuação está dividida da seguinte maneira:
BIBLIOGRAFIA
Básica
MATTOS, Marcelo Badaró. O governo João Goulart: novos rumos da produção historiográfica. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 28, n. 55, p. 245‐263, 2008. Disponível em <http://www.scielo.br>.
NAPOLITANO, Marcos. Recordar é vencer: as vicissitudes da construção da memória sobre o regime militar brasileiro. Antíteses, Londrina, V. 8, n. 15 esp., p. 10-45, 2015. Disponível em:
< http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/23617/17356>.
QUINALHA, Renan Honorio. Contra a moral e os bons costumes: a política sexual da ditadura brasileira (1964-1988). 2017. Tese (Doutorado em Relações Internacionais) - Instituto de Relações Internacionais, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. doi:10.11606/T.101.2017.tde-20062017-182552. Disponível em:<https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/101/101131/tde-20062017-182552/pt-br.php>.
Complementar
CARDOSO, Mauricio. O cinema tricontinental de Glauber Rocha: política, estética e revolução (1969-1974). 2007. Tese (Doutorado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. doi:10.11606/T.8.2007.tde-12022008-110659. Acesso em: 2020-07-20. Disponível em:
<https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-12Um a noite em 67022008-110659/pt-br.php
CODATO, Adriano Nervo O golpe de 64 e o regime de 68: aspectos conjunturais e variáveis históricas. História: Questões & Debates, Curitiba, v. 40, n. 1, p. 11-36, 2004. Disponível em:<http://revistas.ufpr.br
DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. O Governo João Goulart e o golpe de 1964: memória, história e historiografia. Tempo, Niterói , v. 14, n. 28, p. 123-143, June 2010 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042010000100006&lng=en&nrm=iso>. access on 20 July 2020. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-77042010000100006.
MELO, Demian Bezerra de; HOEVELER, REJANE CAROLINA. Muito além da conspiração: uma reavaliação crítica da obra de René Dreifuss. Tempos Históricos, Paraná, v.18 , n.1, p.13-43, 1º sem. 2014. Disponível em:< http://e-revista.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/article/view/11096/7916> acessos em 20 jul. 2020.
RIDENTI, MARCELO. Intelectuais e romantismo revolucionário. São Paulo Perspec. [online]. 2001, vol.15, n.2], pp.13-19. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392001000200003&lng=pt&nrm=iso>.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Angela Aparecida Teles, Professor(a) do Magistério Superior, em 09/11/2021, às 19:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.070949/2021-06 | SEI nº 3161708 |