UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Química

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Seminários Gerais da Pós-graduação

Unidade Ofertante:

PPGQUI

Código:

PQ108

Período/Série:

 

Turma:

M e D

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

(x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Rodrigo Alejandro Abarza Munoz

Ano/Semestre:

2023/1

Observações:

Sextas-feiras, das 8h às 11h30 (5G, 5H, 5I, 5J)

 

EMENTA

Normas e técnicas sugeridas para a apresentação de trabalhos científicos; Seminários apresentados por pesquisadores convidados (externos e internos à UFU); Seminários apresentados pelos alunos matriculados na disciplina.

 

JUSTIFICATIVA

Os conteúdos a serem abordados nesta disciplina são importantes para a formação dos discentes de mestrado e doutorado.

 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Renovar, ampliar e aprofundar o conhecimento do aluno nas diversas áreas da Ciência.

Objetivos Específicos:

- Estimular o desenvolvimento da capacidade de análise crítica em temas relacionados às Ciências Exatas, em particular a Química.

- Promover a discussão dos temas abordados, sempre com um enfoque mais acadêmico;

- Estimular o estudante a expor os resultados de pesquisas desenvolvidas, usando critérios científicos;

- Suscitar as discussões entre expositor e assistência, e vice-versa;

- Enfatizar a importância de um comportamento ético e íntegro na pesquisa, expondo e discutindo as consequências dos comportamentos antiéticos.

 

PROGRAMA

O aluno assistirá a seminários apresentados por pesquisadores internos e externos à UFU, segundo temas previamente selecionados. Necessariamente em uma dessas apresentações deverá ser apresentado o tema “Ética e Integridade na Ciência”. Cada aluno regularmente matriculado na disciplina deverá participar ativamente das discussões, devendo também apresentar no mínimo um seminário durante a vigência da disciplina, seguindo cronograma definido na primeira semana de aulas. Os seminários apresentados pelos pós-graduandos poderão versar sobre seu projeto de pesquisa, ou um artigo da literatura de interesse de seu projeto de pesquisa a ser desenvolvido em seu mestrado ou doutorado. No caso de discentes do Mestrado, a apresentação do seminário será preferencialmente do seu projeto de pesquisa.

 

METODOLOGIA

As apresentações deverão ocorrer com a aplicação de recursos visuais (“data show”, por exemplo). Eventualmente, quadro e giz poderão ser utilizados.

 

AVALIAÇÃO

Distribuição das avaliações da disciplina:

- 1 ou 2 Seminários a depender da quantidade de alunos matriculados: 80% aproveitamento  (a estrutura da apresentação, linguagem e desenvoltura, conhecimento sobre o tema e tempo de apresentação, limite: entre 40 e 50 minutos);

- Frequência: 10% aproveitamento;

- Participação: 10% aproveitamento  (através de perguntas/comentários sobre as apresentações ao longo do curso (palestras de convidados e dos colegas). Serão levadas em consideração as intervenções dos discentes durante as apresentações dos seminários, avaliando-se a objetividade e pertinência das perguntas realizadas dentro da temática apresentada).

 

Tabela 1 - Conceito e aproveitamento (Resolução no.3/2020, do Conselho de Pesquisa e Pós-graduação).

Conceitos

Aproveitamento (%)

A

90-100

B

75-89 

C

60-74 

D

40-59 

E

0-39 

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

Norma ABNT-NBR 14724-2002, Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos – Apresentação. Disponível em: www.abnt.org.br.

CARVALHO, M. A. F., SANTOS, S. C. Normas e Técnicas para Elaboração e Apresentação de Trabalhos Acadêmicos. 1ª ed., Petrópolis: Editora Vozes, 2015.

PUCCI JUNIOR, R. L., ZATTI, A. H., PIRAGIS, C. M., CAROLINO, E. F., SILVA, H. J., Normas técnicas: elaboração e apresentação de trabalhos acadêmico-científicos. 3ª ed., Curitiba: Editora UTP, 2012.

Complementar

MASETTO, M. T. Inovação na aula universitária: espaço de pesquisa, construção de conhecimento interdisciplinar, espaço de aprendizagem e tecnologias da comunicação. Perspectiva. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175- 795X.2011v29n2p597/22219. Acesso em: novembro de 2020.

MORAES, J. V. Seminários: Como elaborar e apresentar? Disponível em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/seminarios-como-elaborar-eapresentar.htm. Acesso em: novembro de 2020.

ANDRADE, M. A. A. Guia de apresentação de seminários com os recursos do Microsoft Power Point. Disponível em: http://wp.ufpel.edu.br/seminariozootecnia/files/2011/06/Semin%C3%A1rios_powerpoint.pdf. Acesso em: novembro de 2020.

LAKATOS, E.M; MARCONI, M., Metodologia científica. São Paulo: Editora Atlas, 1983.

WACHOWICZ, M. Noções Fundamentais sobre o plágio acadêmico. In: Dário Moura Vicente, José Alberto Coelho Vieira, Alexandre Dias Pereira, Sofia de Vasconcelos Casimiro, Ana Maria Pereira da Silva. (Org.). Estudos de Direito Intelectual em Homenagem ao Prof. Doutor José Oliveira Ascensão. 50 anos de vida universitária. 1ed.Lisboa: Editora Almedina, 2015, v. 1, p. 419-449.

RUSSO, M. Ética e integridade na ciência: da responsabilidade do cientista à responsabilidade coletiva. Estudos avançados 28 (80), 2014, pp. 189 – 198. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142014000100016.

Rigor e Integridade na Condução da Pesquisa Científica: Guia de Recomendações de Práticas Responsáveis. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Ciências, 2013. 13 p. Disponível em: http://www.abc.org.br/IMG/pdf/doc-4311.pdf Acesso em: novembro de 2020.

THIOLLENT, M. O problema do plágio nas Teses e Dissertações. Disponível em: http://www.peb.ufrj.br/documentos/problema_plagio.pdf Acesso em: novembro de 2020.

Diretrizes básicas para a integridade na atividade científica. Disponível em: http://cnpq.br/diretrizes Acesso em: novembro de 2020.

Base de dados dos periódicos assinados pela Fundação Capes. Disponível em: www.periodicos.capes.gov.br Acesso em: novembro de 2020.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em   /   /2023.

Coordenação do Curso de Pós-Graduação em Química.

 


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Documento assinado eletronicamente por Rodrigo Alejandro Abarza Munoz, Professor(a) do Magistério Superior, em 13/02/2023, às 14:31, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Jefferson Luis Ferrari, Presidente, em 14/03/2023, às 16:21, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.007456/2023-93 SEI nº 4262930