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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Avenida João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Monica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
A disciplina visa contribuir para o conhecimento acerca da urbanização e educação e da intrínseca relação de ambas na reprodução social do Espaço. Busca desenvolver a compreensão acerca do fato de que a urbanização e educação são marcos essenciais no processo civilizatório e desenvolvimento social. Sob tal condição, visa construir a reflexão acerca dos encontros e desencontros entre educação e urbanização, em uma perspectiva histórica no contexto da reprodução do espaço urbano no Brasil. Partindo desse fundamento, visa também contribuir para a construção instrumental do ensino da Urbanização na Educação Básica.
JUSTIFICATIVA
A disciplina se justifica pela possibilidade de construir com o educando reflexões acerca das múltiplas possibilidade do Urbano e da urbanização no processo educacional, a partir da mobilização de experiências particulares e universais do viver no espaço urbano. Também se justifica pela possibilidade de desenvolver estratégias de observação/compreensão da cidade como "laboratório" de compreensão da reprodução social, a partir de reflexões sobre os urbanos e urbanizações presentes no Urbano e na urbanização, de forma a ressignificar conhecimentos e experiências particulares e do cotidiano, inserindo-a na compreensão de mundo que se busca por meio do processo educacional.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Compreender o papel civilizatório da urbanização e educação e como a compreensão desses fenômenos como elementos indissociáveis contribui para a melhor apreensão da reprodução social do espaço e, a partir daí, desenvolver estratégias do ensino da Urbanização na Educação Básica.
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Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
TRABALHO DE CAMPO: ( ) SIM* ( ) NÃO |
METODOLOGIA
Serão utilizadas como técnicas de ensino aulas expositivas-dialogadas antecedidas de indicação e leituras prévias; seminários, debates, atividades de deriva (situacionistas) desenvolvimento de pesquisas, demonstrações. Quanto aos recursos didáticos (quadro e giz, lousa branca e recursos audiovisuais.)
AVALIAÇÃO
Tipo de Avaliação |
Época |
Valor |
Avaliação formal |
aula 09 |
30 |
Trabalho - urbano, urbanos - pesquisa e deriva |
aula 14 |
30 |
Trabalho - urbano, urbanos - reflexões e portfólio |
aula 14 |
30' |
Auto avaliação |
aula 15/15 |
10 |
ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO: Conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD n. 46/2022 que aprovou as Normas Gerais da Graduação, “Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular”. Para maiores informações sobre atividades de recuperação, consulte Resolução CONGRAD nº 46/2022 disponível em: http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/ataCONGRAD-2022-46.pdf
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Tipo de Avaliação |
Época |
Valor |
Atividade avaliativa formal |
aula 16 |
100 pontos |
Conforme o Art. 3º da RESOLUÇÃO COLCOCGE Nº 5, DE 06 DE DEZEMBRO DE 2023, o(a) discente considerado(a) aprovado(a) na avaliação de recuperação de aprendizagem terá, como resultado final, para registro, a nota máxima 60,0 (sessenta pontos).
BIBLIOGRAFIA
Básica
LEFEBVRE, H. A Revolução urbana. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 1999.
RIBEIRO, L.C. A cidade contra a Escola? Segregação Urbana e desigualdades educacionais em grandes cidades da América Latina. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2007.
SANTOS, M. Por uma economia política da cidade. São Paulo: HUCITEC, 1997.
Complementar
CARLOS, A. F. A. A Geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.
DAVIS, M. Planeta favela. São Paulo: Boitempo, 2006.
HARVEY, D. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2006.
MARCÍLIO, M. L. A história da escola em São Paulo e no Brasil. São Paulo: Instituto Braudel/Imprensa Oficial, 2005.
ROMANELLI, O.O. História da educação no Brasil: (1930/1973). São Paulo: Vozes, 2010.
APROVAÇÃO
Plano aprovado na 1ª reunião/2024 do Colegiado do Curso de Graduação em Geografia realizada em 22/01/2024
Documento assinado eletronicamente por Glaucia Carvalho Gomes, Professor(a) do Magistério Superior, em 26/02/2024, às 13:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Angela Fagna Gomes de Souza, Coordenador(a), em 13/03/2024, às 15:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.038792/2023-88 | SEI nº 5015366 |