UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenação do Curso de Graduação em Geografia - Uberlândia

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

 

 

Componente Curricular:

URBANIZAÇÃO E EDUCAÇÃO

Unidade Ofertante:

INSTITUTO DE GEOGRAFIA

Código:

IGUFU39014

Período/Série:

6º per. -  Licenciatura

Turma:

G

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

30

Total:

60

Obrigatória:

( )

Optativa:

X )

Professor(A):

GLÁUCIA CARVALHO GOMES

Ano/Semestre:

2023/2º

Observações:

Semestre Letivo: Início: 08/01/2024 - Término: 25/04/2024

 

Horário da disciplina:

Turma G: Terça-feira das 19 h às 22:30 h

 

EMENTA

A disciplina visa contribuir para o conhecimento acerca da urbanização e educação e da intrínseca relação de ambas na reprodução social do Espaço. Busca desenvolver a compreensão acerca do fato de que a urbanização e educação são marcos essenciais no processo civilizatório e desenvolvimento social. Sob tal condição, visa construir a reflexão acerca dos encontros e desencontros entre educação e urbanização, em uma perspectiva histórica no contexto da reprodução do espaço urbano no Brasil. Partindo desse fundamento, visa também contribuir para a construção instrumental do ensino da Urbanização na Educação Básica.

 

 

JUSTIFICATIVA

A disciplina se justifica pela possibilidade de construir com o educando reflexões acerca das múltiplas possibilidade do Urbano e  da urbanização no processo educacional, a partir da mobilização de experiências particulares e universais do viver no espaço urbano. Também se justifica pela possibilidade de desenvolver estratégias de observação/compreensão da cidade como "laboratório" de compreensão da reprodução social, a partir de reflexões sobre os urbanos e urbanizações presentes no Urbano e na urbanização, de forma a ressignificar conhecimentos e experiências particulares e do cotidiano, inserindo-a na compreensão de mundo que se busca por meio do processo educacional.

 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender o papel civilizatório da urbanização e educação e como a compreensão desses fenômenos como elementos indissociáveis contribui para a melhor apreensão da reprodução social do espaço e, a partir daí, desenvolver estratégias do ensino da Urbanização na Educação Básica.

 

 

Objetivos Específicos:

  1. Compreender a Urbanização e Educação como fenômenos modernos da reprodução social do espaço.
  2. Analisar e refletir sobre as possibilidades de potencialização mútua do entendimento da acerca da urbanização e educação.
  3. Desenvolver estratégias de ensino da urbanização a partir da realidade urbana em que se está inserido.

 

PROGRAMA

 

  1. Aulas 01, 02, 03 e 04 - O que são Urbano, Cidade, Urbanização e Educação: promessas e possibilidades inscritas na e pela reprodução social. Neste tópico se buscará refletir, a partir das leituras indicadas sobre os tópicos indicados e como estes são fundamentais à reprodução social do espaço contemporâneo. Pretende-se construir, inclusive considerando as realidades específicas sobre reflexões e compreensões sobre o devir histórico e as promessas nele contidas e não realizadas. A partir da discussão, desenvolver atividades que permitam a apropriação desse conhecimento e do espaço urbano em que vivem para desenvolvimento da discussão sobre Urbano, cidade e urbanização na educação básica, destacando as multiplicidades presentes nestes termos e em suas substâncias. 
  2. Aulas 05, 06 e 07 - O Urbano aprisionado e a Urbanização que reduz ou a construção da cidade do pensamento único. Propõe-se nesse tópico refletir como a cidade, também espaço de esperanças, foi sendo moldada, modulada e reduzida a um ou a poucos modelos. Por quê? E, ao assumir tal condição, quais os papéis (im)postos para os diferentes sujeitos na reprodução social. Qual cidade, qual urbano, qual urbanização. E a educação? A que e a quem se destina? É a mesma?
  3. Aulas 08, 19, 10 Realidade urbana local e ensino de Geografia. A partir do cabedal desenvolvido nos dois módulos anteriores, os discentes serão convidados a observar Uberlândia e o/a urbano(s) e urbanização(ões) que contêm. E a partir daí a considerar a educação como UM processo em si ou subprocessos que se vinculam a um processo outro que, entre outros, tem o papel de determinação. 
  4. Aulas 11, 12, 13. Encontros e desencontros da Urbanização e Educação na reprodução socioespacial. A partir do exposto, os discentes serão instigados a desenvolver uma atividade voltada para a educação básica, tendo Uberlândia como o centro da reflexão/proposta.
  5. Observação: as aulas 9 e 14 serão dedicadas à avaliação. A aula 15 será dedidada à entrega de resultado preliminar e realização de atividade de recuperação, a aula 16 será destinada à entrega final de resultados. 

 

TRABALHO DE CAMPO: ( ) SIM* ( ) NÃO

 

METODOLOGIA

Serão utilizadas como técnicas de ensino aulas expositivas-dialogadas antecedidas de indicação e leituras prévias; seminários, debates, atividades de deriva (situacionistas) desenvolvimento de pesquisas, demonstrações. Quanto aos recursos didáticos (quadro e giz, lousa branca e recursos audiovisuais.)

 

AVALIAÇÃO

 

 

 

Tipo de Avaliação

Época

Valor

Avaliação formal

aula 09

30

Trabalho - urbano, urbanos - pesquisa e deriva

aula 14

30

Trabalho - urbano, urbanos - reflexões e portfólio

aula 14 

30'

Auto avaliação

aula 15/15

10

                                                                

 

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO: Conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD n. 46/2022 que aprovou as Normas Gerais da Graduação, “Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular”.

Para maiores informações sobre atividades de recuperação, consulte Resolução CONGRAD nº 46/2022 disponível em:

http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/ataCONGRAD-2022-46.pdf

 

Tipo de Avaliação

Época

Valor

Atividade avaliativa formal

aula 16

100 pontos

 

Conforme o Art. 3º da RESOLUÇÃO COLCOCGE Nº 5, DE 06 DE DEZEMBRO DE 2023, o(a) discente considerado(a) aprovado(a) na avaliação de recuperação de aprendizagem terá, como resultado final, para registro, a nota máxima 60,0 (sessenta pontos).

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

LEFEBVRE, H. A Revolução urbana. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 1999.

RIBEIRO, L.C. A cidade contra a Escola? Segregação Urbana e desigualdades educacionais em grandes cidades da América Latina. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2007.

SANTOS, M. Por uma economia política da cidade. São Paulo: HUCITEC, 1997.

 

Complementar

CARLOS, A. F. A. A Geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.

DAVIS, M. Planeta favela. São Paulo: Boitempo, 2006.

HARVEY, D. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2006.

MARCÍLIO, M. L. A história da escola em São Paulo e no Brasil. São Paulo: Instituto Braudel/Imprensa Oficial, 2005.

ROMANELLI, O.O. História da educação no Brasil: (1930/1973). São Paulo: Vozes, 2010.

 

APROVAÇÃO

Plano aprovado na 1ª reunião/2024 do Colegiado do Curso de Graduação em Geografia realizada em 22/01/2024

 


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Documento assinado eletronicamente por Glaucia Carvalho Gomes, Professor(a) do Magistério Superior, em 26/02/2024, às 13:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Angela Fagna Gomes de Souza, Coordenador(a), em 13/03/2024, às 15:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.038792/2023-88 SEI nº 5015366