UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Estágio Curricular Obrigatório

Unidade Ofertante:

ICENP

Código:

GQI108

Período/Série:

8

Turma:

QI

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

0

Prática:

240240

Total:

 

Obrigatória:

(X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Luis Rogério Dinelli

Ano/Semestre:

 

Observações:

 

 

EMENTA

Lei do Estágio; Normas da UFU com Relação a Estágio Curricular Obrigatório; Orientação Específica Sobre Postura na Empresa; Discussão Sobre a Elaboração do Plano de Estágio; Normas de Elaboração do Relatório de Estágio; Discussão Semanal sobre o Andamento do Estágio; Acompanhamento da Elaboração dos Relatórios Correspondentes.

JUSTIFICATIVA

O estágio tem a finalidade de proporcionar a complementação da formação universitária através do contato direto do aluno com o campo de atuação profissional. Esta atividade permite que o estudante tenha acesso ao seu futuro campo de atuação profissional, num contato direto com questões práticas e teóricas comuns no cotidiano da profissão. Além disso, o aluno terá a oportunidade de colocar em prática os conceitos absorvidos na universidade durante a sua formação, bem como desenvolver novos conhecimentos e relações interpessoais. Para ser caracterizado como complementação da formação curricular e treinamento, o estágio deve ser condizente com o currículo do curso ao qual o aluno pertence.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Orientar o aluno para a realização do Estágio profissionalizante, no sentido de obter o melhor aproveitamento do período de trabalho e a necessária organização das atividades de modo a complementar a formação acadêmica.

Objetivos Específicos:

Fornecer os fundamentos básicos para a elaboração do plano de Estágio e do Relatório de Estágio. Treinar a comunicação através de seminários sobre o estágio, os quais têm a função adicional de permitir a troca de experiências dos colegas em diversos tipos de empresas.

PROGRAMA

  1. LEIS DO ESTÁGIO

 

  1. NORMAS DA UFU COM RELAÇÃO A ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

 

  1. ORIENTAÇÃO ESPECÍFICA SOBRE POSTURA NA EMPRESA

 

  1. DISCUSSÃO SOBRE ELABORAÇÃO DO PLANO DE ESTÁGIO

 

  1. NORMAS DE ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO

 

  1. DISCUSSÃO SEMANAL SOBRE ANDAMENTO DO ESTÁGIO

 

  1. ACOMPANHAMENTO DA ELABORAÇÃO DOS RELATÓRIOS CORRESPONDENTES

METODOLOGIA

O estágio é uma atividade prática que deve ser desenvolvida preferencialmente em laboratórios de empresas ou da própria Universidade Federal de Uberlândia com o acompanhamento de um supervisor.

AVALIAÇÃO

O discente deverá entregar os seguintes documentos para que o estágio seja considerado realizado. A nota final será na forma de conceito (Aprovado ou Reprovado)

 

Plano de Estágio (PE): Deve ser entregue ao coordenador de Estágio do curso em até 15 dias de iniciado o Estágio Supervisionado, seja em empresa, instituição ou equivalência de IC.

Fichas de Avaliação (FA): Terá validade o estágio no qual o aluno obtiver nota superior a 60% na respectiva ficha de avaliação. Esta deve ser preenchida pelo supervisor, quando realizado em empresas ou instituições de ensino. Em caso de equivalência de IC, a ficha de avaliação é preenchida pelo orientador de estágio do aluno. Deve ser entregue junto com o Relatório de Estágio.

Relatório de Estágio (RE): Deve ser elaborado de acordo com as normas de estágio e o modelo proposto que se encontra no site do curso de Graduação em Química/ICENP/UFU. O Relatório deve ser entregue ao coordenador de estágio com antecedência de 10 dias da data da última reunião do colegiado do curso no respectivo semestre.

BIBLIOGRAFIA

Básica

[1] CHAGAS, A. P. Como se faz química: uma reflexão sobre a química e a avidade do químico. 3. ed.

Campinas, SP: Ed. da UNICAMP, 2001.

[2] MATEUS, A. L. Química em questão. São Paulo: Claro Enigma; FIOCRUZ, 2012.

[3] ROCHA-FILHO, R. C.; SILVA, R. R. Cálculos básicos da química. 2. ed. São Carlos: EDUfscar, 2006.

Complementar

[1] OLIVEIRA, J. R. S. Comunicação e linguagem cienfica: guia para estudantes de química. Campinas,

SP: Átomo, 2007.

[2] CONSTANTINO, M. G.; SILVA, G. V. J.; DONATE, P. M. Fundamentos de química experimental. 2. ed.

São Paulo: EDUSP, 2011.

[3]. CIENFUEGOS, F. Segurança no laboratório. Rio de Janeiro: Interciência, 2001.

[4] FERRAZ, F. C. Técnicas de segurança em laboratórios: regras e prácas. São Paulo: Hemus, 2004.

28/01/2020 SEI/UFU - 0765787 - Ficha de Componente Curricular

[5] MORITA, T.; ASSUMPÇÃO, R. M. V. Manual de soluções, reagentes e solventes. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2007.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


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Documento assinado eletronicamente por Hugo de Souza Rodrigues, Coordenador(a), em 07/02/2023, às 16:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.000765/2023-32 SEI nº 4203995