UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Trabalho de Conclusão de Curso I

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas

Código:

GGO042

Período/Série:

Turma:

GM

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

30

Total:

60

Obrigatória:

(X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Jeane Medeiros Silva

Ano/Semestre:

2020/Período Letivo Especial – Etapa I

Observações:

 

 

EMENTA

Definição do tema de pesquisa. Elaboração do projeto de pesquisa; Coleta de material bibliográfico; Desenvolvimento da pesquisa.

JUSTIFICATIVA

O TCCI é a fase de orientação que resulta na produção de um projeto de pesquisa que será desenvolvido em TCC2, sendo um componente curricular obrigatório do curso.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Elaborar um projeto de pesquisa sob orientação de um docente.

Objetivos Específicos:

Definir o tema a ser pesquisado;

Aplicar uma metodologia;

Elaborar o referencial teórico-metodológico;

Redigir um projeto de pesquisa.

PROGRAMA

1 - Definição das etapas de trabalho de pesquisa, cronograma e execução das atividades;

2 - Elaboração de um projeto de pesquisa;

3 - Início das leituras necessárias ao desenvolvimento da pesquisa;

4 - Início e organização da abordagem do objeto de pesquisa.

METODOLOGIA

Em função da especificidade decorrente da pandemia COVID 19, bem como considerando Resolução nº 7/2020/CONGRAD e Plano de Oferta Para Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais do Curso de Graduação em Geografia – ICH/UFU, o componente curricular TCC I será ofertado de maneira remota e terá duração de 18 semanas, com início em 10/08/2020 e término em 19/12/2020.

Na realização da disciplina, o discente deverá enviar regularmente sua produção para o e-mail jeane.medeiros@ufu.br.  As discussões e produção teórica e prática deverão ser sistematizadas por escrito de acordo com as normas gramaticais e e da ABNT.

Modalidade assíncrona (off-line): Os materiais da disciplina (artigos, livros, textos, tutoriais, vídeos estarão disponíveis na plataforma Microsoft Teams (será enviado por e-mail para todos discentes matriculados na disciplina um link para acessar a plataforma Microsoft Teams onde encontrarão a sala de aula TCCI e alguns materiais necessários para elaboração do projeto), ou, preferencialmente, por meio do email jeane.medeiros@ufu.br, dada a relação pessoal e específica de orientação.

 

Atendimento do aluno

atendimento ao aluno será realizado de forma remota, na modalidade assíncrona, utilizando o e-mail institucional jeane.medeiros@ufu.br. Se o aluno solicitar o atendimento poderá ocorrer de forma síncrona para esclarecer dúvidas por meio das plataformas Google Meet ou Mconf RNP ou Microsoft Teams (o link de acesso será enviado por e-mail para o discente). Serão destinadas semanalmente 2 (duas) horas para atendimento na modalidade síncrona ao aluno (o horário de atendimento será agendado com o discente).

 

Carga horária prática

A disciplina de TCC I prevê carga horária prática. No entanto, justifica-se a oferta deste componente curricular na modalidade remota, uma vez que esta carga horária prática poderá ser compensada por meio de atividades práticas que envolverão aplicação de procedimentos metodológicos como por exemplo levantamento bibliográfico em diferentes plataformas cientificas (periódicos acadêmicos, anais de eventos científicos e banco de monografias, dissertações e teses nos sites das bibliotecas e órgãos públicos), também por meio de vídeos tutoriais (disponíveis no youtube que abordam temas como “técnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa”, “método de pesquisa”, “elaboração de mapas de localização”), entre outros.

 

Carga horária de atividades na modalidade assíncrona:                                   

Serão ministradas 60 (sessenta) horas-aula na modalidade assíncrona, através de um conjunto de atividades que serão desenvolvidas remotamente.

O material necessário para as atividades assíncronas será disponibilizado por meio da plataforma Microsoft Teams (link será enviado para o discente via e-mail (o aluno encontrará alguns textos básicos da disciplina)).

 

cronograma das atividades de TCCI prevê a realização de aulas (assíncronas) sempre aos sábados (período matutino), com 4  horas/aulas, sendo:

- 30 horas/aula na etapa I - 2020 do Período Letivo Especial: 15/08, 22/08, 29/08, 05/09, 12/09, 19/09, 26/09 e 03/10;

- 30 horas/aula na etapa II - 2020 do Período Letivo Especial: 24/10, 31/10, 07/11, 14/11, 21/11, 28/11, 05/12, 12/12.

 

A presença do discente será atribuída durante a elaboração de todo o projeto, por meio do envio dos textos parciais e serão lançadas as presenças no diário.

AVALIAÇÃO

A avaliação será  individual e baseada na

1) elaboração e entrega, em doc ou pdf, conforme solicitação da orientadora, do texto parcial abordando o referencial teórico-metodológico que embasará a pesquisa. O texto deverá ter a redação seguindo as normas gramaticais da língua portuguesa e da ABNT, fundamentando-se em conceitos e teorias da ciência geográfica. 

Valor: 60,0 pontos

Data da entrega29/08/2020 e 10/10/2020 (via e-mail)

 

2) Entrega do projeto final - este trabalho deverá conter a estrutura e conteúdo referente ao projeto de pesquisa, definidos em orientação com o aluno, contendo capa, contracapa, justificativa, problemática, objetivos (geral e especifico), revisão bibliográfica e referencial teórico-metodológico, procedimentos metodológicos, cronograma e referenciais bibliográficos.

Valor: 40,0 pontos

Data entrega12/12/2020 (via e-mail)

BIBLIOGRAFIA

Básica

ASTOS, Cleverson Leite. Aprendendo a aprender: introdução à metodologia científica. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. 111 p.;

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 184 p.;

LAVILLE, Christian. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas.

MARTINS JUNIOR, Joaquim. Como escrever trabalhos de conclusão de curso: instruções para planejar e montar, desenvolver, concluir, redigir e apresentar trabalhos monográficos e artigos. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. 247 p.;

SPOSITO, Eliseu Savério. Geografia e filosofia: contribuição para o ensino do pensamento geográfico. São Paulo: Ed. da UNESP, 2004. 218 p.

VENTURI, Luis Antonio Bittar. Praticando geografia: técnicas de campo e laboratório. 2. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2009. 240 p.

Complementar

AQUINO, Italo de Souza. Como escrever artigos científicos: sem arrodeio e sem medo da ABNT. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2010. 126 p.,

GIBBS, Graham. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Bookman: Artmed, 2009. 198 p., il. (Coleção Pesquisa Qualitativa / coordenada por Uwe Flick);

HUOT, Réjean. Métodos quantitativos para as ciências humanas. Lisboa: Instituto Piaget, 2002. 381 p.,

INÁCIO FILHO, Geraldo. A monografia na universidade. 8. ed. Campinas: Papirus, 2005. 200 p., il. (Magistério: formação e trabalho pedagógico);

INÁCIO FILHO, Geraldo. A monografia nos cursos de graduação. 3. ed. rev. e ampl. Uberlândia: EDUFU, 2003. 205 p.,

VIEIRA, Sonia. Como elaborar questionários. São Paulo: Atlas, 2009. 159 p.

VOLPATO, Gilson Luiz. Bases teóricas para redação científica: -por que seu artigo foi negado?. São Paulo; Vinhedo: Cultura Acadêmica: Scripta, 2007. 125 p.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Jeane Medeiros Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 27/07/2020, às 10:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.040755/2020-97 SEI nº 2158879